A Molson Indy Toronto celebrará em 2009 a sua vigésima terceira edição anual de um dos eventos mais importantes e de maior sucesso do automobilismo canadense. Essa é uma tradição iniciada em 1986 no circuito de rua do Exhibition Place, um parque de exposições próximo ao centro da cidade canadense de Toronto, na província de Ontario.
Localizado as margens do Lago Ontário e a apenas 10 minutos do centro da cidade, o Exhibition Place possui 192 acres de um parque de alta qualidade e várias construções históricas e importantes de Toronto. Nas proximidades estão outros pontos importantes da cidade, como o ginásio onde joga o Toronto Raptors, time de basquete da NBA, e a CN Tower, uma gigantesca torre de televisão que é uma das construções mais altas do mundo, com os seus 553,3 metros de altura.
O lugar recebe anualmente mais de 100 eventos especiais, entre feiras e shows. Os principais eventos ali realizados são a Canadian National Exhibition, a Caribana Parade, a Royal Agricultural Winter Air e a corrida Molson Indy Toronto.
A idéia de realizar uma corrida no centro de Toronto surgiu em 1968, mas essa idéia levou quase 20 anos para ser concretizada. Em 1968 John F. Basset Jr (filho do dono do jornal Toronto Telegram) e Don Hunt, executivo da Sun Publishing, anunciaram a intenção de criar um circuito de corridas no Exhibition Place, para receber corridas anuais de indycars e de carros de Fórmula 1.
Para organizar e promover o evento foi criada uma empresa chamada Lakeshore Raceway. A idéia inicial era criar um circuito de 3,7 km com a linha de largada/chegada e os pits localizados no Exhibition Stadium e usando a longa avenida Lakeshore Boulevard como reta oposta.
Infelizmente para eles houve grande oposição inicial por parte dos moradores próximos ao Exhibition Place que temiam o barulho e a bagunça que as multidões provocariam nas vizinhanças, dos proprietários do circuito misto de Mosport Park, então recém inaugurado e que temiam a concorrência e finalmente daqueles que se opunham ao uso de um local público (o Exhibition Place) por uma companhia privada (a Lakeshore Raceway).
Embora tivessem obtido a aprovação em todos os níveis do governo, os planos de Basset e Hunt tiveram que ser abandonados devido a ações judiciais da Ratepayers Association local (espécie de Associação de Moradores). Assim se passaram 7 anos e eis que em 1975 a idéia de correr nas ruas de Toronto ressurgiu, justamente através dos promotores do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 em Mosport Park. Como os custos de realização da corrida e da ampliação das acomodações do circuito de Mosport Park estavam se tornando proibitivos, até eles passaram a defender a realização da prova no centro de Toronto, no Exhibition Place.
Mas mais uma vez os moradores de Toronto não estavam dispostos a ceder e o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 foi para Ile Notre-Dame, em Montreal, no ano de 1977, onde permanece até os dias de hoje.
Em 1984 a poderosa cervejaria canadense Molson comprou os direitos de realização de corridas da então CART no Canadá. Naquele ano eles patrocinaram uma prova da categoria no circuito trioval de 1,2 km de Sanair, próximo a Montreal. Essa prova recebeu a denominação de Sanair Molson Indy e marcou o início da tradição das provas denominadas "Molson Indy" que aconteceriam ininterruptamente nos mais de 22 anos seguintes (houve a interrupção neste ano, devido a união das categorias e a prova canadense não ter data).
A entrada da Molson no negócio fez com que os planos de realizar corridas no Exhibition Place de Toronto voltassem a tona. O grupo Molson fez então uma enorme campanha de convencimento da população local e obteve a aprovação para o evento em todos os níveis governamentais.
Em 26 de Novembro de 1985 uma conferência de imprensa foi marcada para anunciar que Toronto teria finalmente a sua corrida. A primeira edição da Molson Indy Toronto aconteceria então em 20 de Julho de 1986, perante um enorme público de de 60 mil espectadores. O circuito montado no Exhibition Place tinha 2,769 km de extensão e aproveitava a idéia de Bassett e Hunt da reta oposta na avenida Lakeshore Boulevard.
Emerson Fittipaldi marcaria a pole-position daquela histórica prova, mas ao final a vitória seria de Bobby Rahal.
Mas a frase que mais foi usada para descrever a primeira Molson Indy Toronto de 1986 foi "an idea whose time had come" (uma idéia cuja hora havia chegado), mas talvez o cronista Frank Orr, do Toronto Star, tenha melhor descrito a mágica daquele momento ao escrever num artigo que a corrida era "an idea that took a very long time to get here" (uma idéia que precisou de um tempo muito longo para ser concretizada").
Naquele mesmo ano de 1986 a CART se despediria do acanhado circuito oval de Sanair e a partir de 1987 a prova de Toronto se consolidaria como o principal evento da categoria em território canadense.
O sucesso da Molson Indy Toronto abriu as portas da categoria para a entrada de novas provas em território canadense, patrocinadas também pela Molson: a partir de 1990 até 2004 com a Molson Indy Vancouver e a partir de 2002 com a Molson Indy Montreal. Isso sem contar com uma grande geração de bons pilotos canadenses que vieram na esteira dos eventos: Paul Tracy, Greg Moore, Jacques Villeneuve, Scott Goodyear, Alex Tagliani, Patrick Carpentier, etc...
Ao longo dessas quase 22 edições, a Molson Indy Toronto sempre se caracterizou pela presença maciça de público e pela dificuldade do traçado, onde é muito difícil ultrapassar. O ponto mais claro de ultrapassagem no circuito é na freada forte da curva fechada no final da reta oposta (a Lakeshore Boulevard). O circuito atual tem 2,77 km de extensão e 11 curvas e pela primeira vez será usado com atuais chassis da IndyCar e com motores aspirados.
Mas história é o que não falta nessa corrida. Eis alguns fatos marcantes de algumas de suas edições:
1987: Emerson Fittipaldi vence a prova após disputa acirrada com Danny Sullivan na última volta. Eles se tocam, Sullivan roda e Emerson vence. Luciano do Valle transmite a prova pela Band e delira, dizendo que Emerson tinha sido acima de tudo muito homem na disputa com Sullivan, não deixando barato a ultrapassagem.
1989: No ano em que Emerson conquistaria o título da temporada, ele estava irresistível ao volante do seu Penske/Chevrolet. Em Toronto ele tenta uma difícil ultrapassagem sobre Michael Andretti na freada no final da reta oposta e ambos se tocam. Só que desta vez quem se dá bem é Michael Andretti, que vence a prova e Emerson tem que se conformar com o segundo lugar.
1996: A tragédia. Final de prova e o piloto mexicano Adrian Fernandez, da equipe Tasman, se encaminha para a surpreendente primeira vitória da sua carreira na CART. Eis que no final da reta oposta os carros dos pilotos Stefan Johansson e Jeff Krosnoff, em disputa por posições intermediárias na prova, emparelham e tocam rodas. O carro de Krosnoff voa e é arremessado violentamente contra o muro interno da pista, atinge uma árvore e se despedaça, aterrissando na pista que fica coberta de destroços. Krosnoff e um fiscal de pista atingido pelos destroços morrem, numa grande tragédia para a CART.
2001: A corridas em circuitos de rua naquela época vinham sendo disputadas num marasmo e monotonia que irritavam. Então aconteceu o milagre em Toronto. Numa recuperação inacreditável, Michael Andretti, que rodara e quase levara volta dos líderes no início da corrida, ultrapassa praticamente todos os adversários e vence de forma sensacional a Molson Indy Toronto numa das maiores atuações individuais de um piloto da CART numa corrida. Andretti provava que naquela pista ele era o rei sem nenhuma contestação, conquistando a sua sétima vitória na prova, um recorde até hoje imbatível.
A visão e os esforços pioneiros de John Bassett foram reconhecidos pelo corpo diretor da Molson Indy em 1988, com a criação do prêmio John F. Bassett Jr Award, para premiar pessoas, organizações ou eventos no Canadá que tivessem contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento e para o crescimento do automobilismo no Canadá. O primeiro premiado no caso foi o próprio John F. Bassett, numa premiação póstuma, já que infelizmente Bassett não viveu o bastante para assistir ao sucesso tardio da sua idéia.
Confira o traçado e os vencedores do circuito de Toronto.
| Ano | Piloto |
| 2007 | Will Power (DP01/Cosworth) |
| 2006 | A.J. Allmendinger (Lola B2K/03 - Ford) |
| 2005 | Justin Wilson (Lola B2K/03 - Ford) |
| 2004 | Sebastien Bourdais (Lola B2K/03 - Ford) |
| 2003 | Paul Tracy (Lola B2K/03 - Ford) |
| 2002 | Cristiano da Matta (Lola B2/00 - Toyota) |
| 2001 | Michael Andetti (Reynard 01I - Honda) |
| 2000 | Michael Andetti (Lola B2K/00 - Ford) |
| 1999 | Dario Franchitti (Reynard 99I - Honda) |
| 1998 | Alex Zanardi (Reynard 98I - Honda) |
| 1997 | Mark Blundell (Reynard 97I - Mercedes) |
| 1996 | Adrián Fernandez (Lola T9600 - Ford) |
| 1995 | Michael Andetti (Lola T9500 - Ford) |
| 1994 | Michael Andetti (Reynard 94I - Ford) |
| 1993 | Paul Tracy (Penske PC22/93 - Chevrolet) |
| 1992 | Michael Andetti (Lola T9200 - Ford) |
| 1991 | Michael Andetti (Lola T9100- Chevrolet) |
| 1990 | Al Unser Jr. (Lola T9000 - Chevrolet) |
| 1989 | Michael Andetti (Lola T8900 - Chevrolet) |
| 1988 | Al Unser Jr.. (March 88C - Chevrolet) |
| 1987 | Emerson Fittipaldi (March 87C - Chevrolet) |
| 1986 | Bobby Rahal (March 86C - Ford) |

5 comentários:
Saudades de Toronto!!!
Esse cotovelo logo na largada é da hora!
Pra Indy ficar 100% ainda falta Elkhart Lake!
Abs!
Para Indy ficar 100% ainda faltam muitas pistas, a própria Elkhart Lake, Cleveland, Lagnda Seca, etc.
Mas está vagarosamente no caminho, muito bom a presença de Toronto!!
Vamos ver se o Marco Andreti consegue repetir os feitos de seu pai nessa pista heaehahehe
Jackson: faltou citar que o Michael Andretti comprou os direitos de realização dessa prova em Toronto e conseguiu inclui-la no calendário da IRL a partir de 2009.
Para indy ficar 100% é só trocar de emissora!!! Fico indignado com os comerciais no meio da transmissão, a interrupção da transmissão para passar futebol e a total incompetência dos narradores pois até quem está assistindo pela tv está mais por dentro do que eles que possuem as informações!!! Acho um absurdo um campeonato tão competitivo ser tão mal divulgado, tão mal narrado e principalmente ignorado em detrimento do "Campeonato Brasileiro de Futebol". Hora bolas, se não tiverem interesse na transmissão que vendam os direitos a utras emissoras. Até as menores transmissoras possuem mais competência!!!!
Postar um comentário