Experiência única!

Confira os pilotos que participaram apenas de uma corrida na Fórmula Indy

Na postagem anterior mostramos os pilotos que sentiram o gostinho de sentar em um cockpit de um IndyCar e estavam prontos para treinar, porém não passaram do qualify. Agora, vamos desvendar os quatro pilotos brasileiros que participaram de pelo menos uma prova da Fórmula Indy, e na ordem cronológica dos fatos foram eles:



No ano de 1985 em Portland, o piloto paulista Chico Serra disputou o único Grande Prêmio de sua vida na Indy em dezesseis de junho daquele ano, pela equipe Ensign Racing ostentando o número 15 em seu monoposto. Chico que largara da vigésima sexta posição no grid não conseguiu ir muito longe na corrida, já que na vigésima nona volta o seu motor Cosworth apresnetou problemas e acabou quebrando. Chico correu com um chassi Theodore que raramente entrava nas pistas, na realidade por apenas seis ocasiões este chassi correu na Indy, Chico foi um dos pilotos que conseguiram levar a pista o chassi adaptado para a Indy da equipe Thedore da F1 de 1983. Esta foi a aventura do paulistano na Indy.

Sonho americano de Chico acaba junto com o chassi Theodore, em 1985.

O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet também foi um piloto brasileiro que disputou apenas uma corrida de Indy, e foi a mais importante do ano. Se em 1992 Piquet havia batido no muro nos treinos para as 500 milhas, no ano seguinte a história foi diferente. O piloto carioca conseguiu classificar seu carro da equipe Menards #77, na décima terceira posição. Mas assim como Serra, o tricampeão não teve sorte e na trigésima oitava volta da Indy500 o motor Menard do seu Lola não resistiu e Piquet teve de abandonar a corrida.

Um susto para o mundo do automobilismo com

Piquet volta ao IMS e mostra que superou todos os traumas de 1992.

Os dois pilotos citados acima, correram uma única vez na Fórmula Indy enquanto ela era sancionada pela CART, mas ainda restam dois aventureiros que correram uma única vez na Indy, porém estes, correram sob bandeirada da IRL. O paulista Zaque Marioka, conhecido por Zak Morioka nos autodromos, correu pela primeira, única e última vez na Indy em Foth Worth, no autódromo do Texas no ano de 2000. Zack completou 187 das 200 voltas previstas dos quinhentos quilometros da Excite 500, a bordo de um Dallara/Oldsmobile/Firestone da equipe Tris Star Motorsports, com o patrocínio da revista brasileira motors em sua carenagem de #21. Zak que largou da vigésima quinta posição, terminou a prova em décimo quinto.

Zak correu no Texas com apoio de patrocínio brasileiro

Outro brasileiro que não conseguiu passar de uma prova em seu currículo na Indy, foi o também paulista Thiago Medeiros. Thiago foi campeão da categoria de acesso a Indy, a Infinity Pro Series em 2004, porém não conseguiu correr na Indy no ano seguinte, porém na última etapa o paulista teve uma chance. Com um Dallara/Honda da equipe Dreyer & Reinbold Racing, Thiago destruiu seu carro que ostentava a logomarca da TV Bandeirantes nos treinos para a última etapa do calendário da Indy de 2005, no Super Speedway de Fontana, e acabou por não participar da corrida. Mas no ano seguinte, Thiago teve mais uma chance e não decepcionou. A bordo de um ultrapassado Panoz/Honda da equipe PDM com de #18, Thiago classificou seu fraco carro na última posição do grid, porém um problema elétrico o obrigou a abandonar a prova na vigésima quarta colocação. Thiago deste quatro pilotos, é o único que ainda tem chance de voltar a pilotar um IndyCar, já que ainda é um piloto com idade para poder retornar a categoria.

Sonho de estrear na Indy em 2005 acabou nos muros do Califórnia Speedway

Carro que Thiago disputou as 500 milhas de Indianápolis de 2006

2 comentários:

Anônimo disse...

Foi heróica essa classificação do Medeiros em 2006 pela PDM Racing. Ele havia batido o carro em um treino anterior e sua participação no Bubble Day quase não aconteceu... E eomo diria o Celso Miranda na época: O carro era uma "colcha de retalhos" rs.

Anônimo disse...

Muito legal o Piquet ter voltado um ano após o seu grave acidente . Poderia ter corrido mais provas da Indy , mas devido aos problemas físicos decorrentes do acidente de 92 resolveu fazer poucas e esporádicas corridas a partir dai, principalmente nas categorias de turismo.

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics