As 300 milhas argentinas.

A corrida no super oval de Rafaela em 1971


Muito se engana quem pensa que somente nós brasileiros tivemos a oportunidade de sediar corridas da Fórmula Indy na América do sul. Enquanto nós brasileiros conseguimos apenas na parte final da década de noventa realizar cinco grandes prêmios, nossos vizinhos argentinos conseguiram levar a Fórmula Indy (sancionada pela USAC) em seu território trinta e cinco anos antes da primeira corrida de Indy no Rio.


O circuito oval de Rafaela fica na província de Santa Fé.

Em 1971 a Indy teve doze etapas em seu calendário, e as duas primeiras seria na Argentina, em uma rodada dupla no oval de Rafaela. A corrida estava marcada para o dia vinte e oito de fevereiro de 1971, um domingo, havendo duas baterias com cerca de cento e cinqüenta milhas cada prova. Semana antes do dia da prova, cinco pilotos argentinos almejavam correr na primeira, única e última etapa da Indy no país até o momento, que eram eles: Jorge Ternengo, Omar Cuvertino, Juá Carlos Salatino, Jorge Cupeiro e Carlos Pairetti.Porém somente o último dos pilotos citados, conseguiu correr a Indy 300, o demais não conseguiram verbas suficientes para correr que na época eram cerca de US$10.000,00, alguns não se conformaram em ter cerca de 200 cavalos a menos de potencia que os competidores vindo da América do norte. Já Pairetti junto a Ford da Argentina e Dick Simon que conseguiu um chassi competitivo e um motor Ford. Eram esperados todos os famosos pilotos da categoria, mas Mario Andretti eu defendia a equipe Ferrari na Fórmula um, só correu nas 500 milhas de Indianápolis naquele ano e Mark Donohue também. Não vieram também Dan Gurney que já tinha se retirado das competições como piloto e A. J. Foyt, que estava com problemas em seu país. O campeão da Indy do ano anterior tinha presença marcada no evento e era o principal nome da prova: Al Unser.

Al Unser ídolo mundial e Pairetti, ídolo nacional argentino.

O circuito oval pavimentado de Rafaela tem aproximadamente 2,8 milhas de extensão, e era tido como o segundo mais veloz do mundo, inclusive mais rápido que Indianápolis, só perdendo em velocidade para o circuito de Ontário Motor Speedway. A premiação da corrida foi cerca de US$75 mil para os competidores.

Al Unser ídolo mundial e Pairetti, ídolo nacional argentino

Confira o Grid de largada da corrida:

Posição – Número – Piloto - Tempo
1. (12) Lloyd Ruby, 54s74
2. (42) Swede Savage, 59s81
3. (1) Al Unser, 1m00s7
4. (4) Mike Mosley, 1m00s26
5. (2) Bobby Unser, 1m01s05
6. (15) Joe Leonard, 1m01s09
7. (21) Cale Yarborough, 1m01s26
8. (41) Roger McCluskey, 1m01s38
9. (16) Gary Bettenhausen, 1m01s62
10. (94) Bentley Warren, 1m01s89
11. (7) Gordon Johncock, 1m02s60
12. (10) Dick Simon, 1m03s
13. (17) Johnny Rutherford, 1m03s02
14. (28) Bill Simpson, 1m03s10
15. (29) Jim Malloy, 1m03s41
16. (43) Denny Zimmerman, 1m03s50
17. (44) Carlos Pairetti, 1m03s94
18. (51) Dee Jones, 1m06s38
19. (50) Dave Strickland, 1m08s25
20. (39) Don Brown, 1m08s28
21. (34) Tom Bigelow, 1m09s87
22. (61) Max Dudley, 1m12s22
23. (55) Ludwig Heimrath, 1m12s67
24. (47) Larry Cannon, 1m13s43

Lloyd Ruby conquistou a pole position.

Confira a classificação final das duas etapas:

1ª Corrida
1 Al Unser, 53 laps, 0h 54m 46.530s
2 Lloyd Ruby, 53 laps, Finished
3 Mike Mosley, Flagged
4 Swede Savage, 52 laps, Flagged
5 Roger McCluskey, 52 laps, Flagged
6 Joe Leonard, 52 laps, Flagged
7 Johnny Rutherford, 52 laps, Flagged
8 Cale Yarborough, 51 laps, Flagged
9 Gordon Johncock, 51 laps, Flagged
10 Bentley Warren, 51 laps, Flagged
11 Gary Bettenhausen, 50 laps, Flagged
12 Carlos Pairetti, 50 laps, Flagged
13 Dick Simon, 49 laps, Flagged
14 Jim Malloy, 48 laps, Flagged
15 Salt Walther, 47 laps, Flagged
16 John Mahler, 47 laps, Flagged
17 Bill Simpson, 46 laps, Flagged
18 Don Brown, 46 laps, Flagged
19 Dave Strickland, Flagged
20 Max Dudley, 44 laps, Flagged
21 Tom Bigelow, 43 laps, Flagged
22 Rick Muther, 40 laps, Engine
23 Larry Cannon, 21 laps, Lost oil pressure
24 Denny Zimmerman, 21 laps, Magneto
25 Ludwig Heimrath, 8 laps, Black flak, oil
26 Dee Jones, 4 laps, Black flak, oil
27 Bobby Unser, 3 laps, Burned piston

Al Unser arrasou com seus adversários e mostrou porque era o atual campeão da Indy.

2ª Corrida
1 Al Unser, 53 laps, 1h 01m 26.100s
2 Lloyd Ruby, 53 laps, Finished
3 Joe Leonard, 53 laps, Finished
4 Roger McCluskey, 53 laps, Finished
5 Swede Savage, 53 laps, Finished
6 Dick Simon, 52 laps, Flagged
7 Gary Bettenhausen, 52 laps, Flagged
8 Cale Yarborough, 51 laps, Flagged
9 Carlos Pairetti, 51 laps, Flagged
10 Gordon Johncock, 51 laps, Flagged
11 Salt Walther, 51 laps, Flagged
12 Dee Jones, 49 laps, Flagged
13 Bill Simpson, 49 laps, Flagged
14 Don Brown, 48 laps, Flagged
15 Dave Strickland, 48 laps, Flagged
16 John Mahler, 46 laps, Flagged
17 Max Dudley, 46 laps, Flagged
18 Ludwig Heimrath, 44 laps, Flagged
19 Denny Zimmerman, 33 laps, Brkn intake manifold
20 Johnny Rutherford, 30 laps, Blown engine
21 Jim Malloy, 23 laps, Brkn t'charger wheel
22 Tom Bigelow, 21 laps, Engine failure
23 Mike Mosley, 9 laps, Broken valve
24 Bentley Warren, 9 laps, Wrecked
25 Rick Muther, 8 laps, Engine failure
26 Larry Cannon, 2 laps, Spun off track
27 Bobby Unser, 0 laps, DNS

Bentley Warren rodou, bateu e abandonou na segunda prova.

Fiquem a vontade para comentar sobre a corrida, tirar dúvidas e postar mais informações. Bom final de semana a todos do Blog, e obrigado pelo apoio que tenho recebido.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse oval de Rafaela é gigantesco, maior que Indianapolis (que tem 2,5 milhas de extensão) e maior até que Talladega (que tem 2,66 milhas). Ele ainda existe e alguns anos atrás sediou uma corrida da TC 2000 argentina.

Ele pertence a um clube de futebol chamado Atlético Rafaela e é mais usado numa configuração de circuito misto que utiliza parte do oval.

Em 1971 essa pista mostrou velocidades mais altas do que as observadas na Indy 500 do ano anterior. Certamente se os atuais indycars corressem ali ainda hoje, eles seriam... mais lentos que em Indianapolis, pois a IRL arrumaria um jeito de modificar o pacote aerodinâmico para evitar que os carros fossem mais rápidos em Rafaela do que em Indianapolis. É por essas e outras que detesto a IRL...

Maiores informações sobre a prova de 1971 em Rafaela no site abaixo:
http://atleticorafaela-com-ar.server-anonimo.com/automovilismo_300Indy.asp

Marcos Antonio disse...

ótimo trabalho não fazia ideia que a Indy visitou a Argentina muito antes do Brasil. E Esse oval ainda é maior que Talladega?putz!

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics