No Vácuo - Por Moisés Miranda

Olá pra você e pra todos que acompanham o blog da Indy!

A força do tabaco.

Hoje eu passei o dia pensando num detalhe: quanta falta faz a propaganda tabagista nas competições automobilísticas. Vale ressaltar que, em detalhe momento, o Grupo Phillip Morris foi patrocinador principal na Cart, nas equipes Penske, com a Marlboro e Forsythe, estampando a marca Player’s, adquirida na durante a temporada. Por uma questão de bom censo, uma empresa não poderia patrocinar duas equipes. Se minha memória não me traiu agora, a Penske foi para a Irl ao final da temporada referida e a Player’s continuou com a Forsythe, na Cart. A Penske, atualmente, continua com o apoio da Phillip Morris (agora Altria Group), mas não pode estampar marcas de cigarro em seus carros.

Voltando ao tempo na F-1:

* Wiliams na F-1 viveu anos dourados com a Rothmans (Grupo Phillip Morris).
* Após perder a Benson & Hedges, Eddie Jordan rapidamente vendeu a Jordan Grand Prix.
* A Benetton com a Camel e Mild Seven.
* A Mclaren perdeu a Malboro em 1996, mas conseguiu o patrocínio da alemã West.
* A Ferrari, por sua incrível capacidade, tem o patrocínio da Marlboro desde 1984. Atualmente não pode estampar a marca, mas por quanto tempo terá a verba da gigante tabagista? O contrato vai até 2011. Em 2010, qual o espaço da Vodafone (que vai deixar a Mclaren ao final desse ano) na categoria?

Nosso editor do blog, Jackson, fez uma observação muito importante: carros limpos, sem marcas estampadas. É lógico que é reflexo da crise econômica mundial. Na entrevista concedida ao Virgílio, o mineiro Cristiano da Matta disse que tem dificuldade de voltar a competir (deixou claro que não pensa na IRL), por falta de patrocínio.
Mas, ao final do dia, vejo que até agora está de bom tamanho para a temporada 2009 da Indy, pelo cenário depreciativo que o mundo vivencia. É fato raro, conforme a ótima reportagem do blog, parceiras como Target / Ganassi.

Pitacos

·Bom desempenho de Mario Moraes. Acredito que ganhe antes de Vitor Meira (torço para o Brasiliense calar a minha boca, ele merece!). A KV está na frente da A. J. Foyt. É início de temporada e tudo pode mudar, mas vai aqui este palpite.
·Bruno Junqueira poderá assinar muito próximo do início da temporada, já comprometendo de maneira irreparável seu desempenho, ainda mais em uma equipe limitada. O mesmo vale para meu conterrâneo, Jaime Câmara.
·Ganassi, Penske e Andretti Green, em ordem de favoritismo. Entre os pilotos, apostaria em Dixon!
·Ryan Briscoe vai andar na frente de Will Power, caso Hélio Castroneves não corra em 2009!
·Dan Wheldon vai vencer pela Panther nesse 2009!

Valeu, gente! Grande abraço.

3 comentários:

Anônimo disse...

Em um esporte com tanto prestígio como o automobilismo não se pode pensar só em verba. Se por uma lado foi uma perda, por outro foi um ganho para a imagem do esporte, pois tabagismo e esporte não combinam. Pensando que milhões de pessoas assistem esse espetáculo, as propagandas de tabaco poderiam ser interpretadas como incentivos para a população. Se esse mundo tem a capacidade de influenciar pessoas, não se pode pensar em verba, mas em responsabilidade social.

Anônimo disse...

Polyana, tudo bom?

Analisei a questão financeira - exclusivamente. Justamente pelo apelo ao cigarro, as equipes "foram usadas". Estratégias de marketing...e que apelo o marketing tem, não é mesmo?

Pensava que após o tabaco, a bola da vez seriam os grandes bancos e as telefônicas. Mas todos estão com cautela...

Anônimo disse...

Agora me lembrei de um dado que tinha visto há muito tempo mas não postei aqui, li no Blog do Capelli uma curiosidade interessante, Hamilton foi o primeiro campeão da F-1 desde Nelson Piquet que não era patrocinado por marcas de cigarro:
Abaixo, lsitas dos campeões patrocinados por marcas de cigarro:

1984 - Marlboro (Lauda, McLaren)
1985 - Marlboro (Prost, McLaren)
1986 - Marlboro (Prost, McLaren)
1987 - Barclay (Piquet, Williams)
1988 - Marlboro (Senna, McLaren)
1989 - Marlboro (Prost, McLaren)
1990 - Marlboro (Senna, McLaren)
1991 - Marlboro (Senna, McLaren)
1992 - Camel (Mansell, Williams)
1993 - Camel (Prost, Williams)
1994 - Mild Seven (Schumacher, Benetton)
1995 - Mild Seven (Schumacher, Benetton)
1996 - Rothmans (D. Hill, Williams)
1997 - Rothmans (J. Villeneuve, Williams)
1998 - West (Hakkinen, McLaren)
1999 - West (Hakkinen, McLaren)
2000 - Marlboro (Schumacher, Ferrari)
2001 - Marlboro (Schumacher, Ferrari)
2002 - Marlboro (Schumacher, Ferrari)
2003 - Marlboro (Schumacher, Ferrari)
2004 - Marlboro (Schumacher, Ferrari)
2005 - Mild Seven (Alonso, Renault)
2006 - Mild Seven (Alonso, Renault)
2007 - Marlboro (Raikkonen, Ferrari)

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics