Dan Wheldon nasceu em Emberton, Inglaterra. Desembarcou na IRL em 2002. Sua estréia foi no circuito Chicagoland Speedway. Em 2004, conquistou sua primeira pole no Phoenix International Raceway e sua primeira vitória em Motegi. Foi campeão em 2005, quando defendeu a Andretti-Green. Têm 30 anos, é casado, tem um filho e atualmente reside em St. Petersburg, na Flórida.
Ao final da temporada passada, mudou radicalmente sua vida na IndyCar. Saiu da toda poderosa Chip Ganassi e foi para a modesta Panther, ex-equipe de Vitor Meira.
Na etapa de St. Petesburg, estava entre os cinco primeiros, mas se envolveu num acidente com Robert Doornbos no final da prova e terminou em 14º. Já em Long Beach, fez uma corrida discreta, largando em 14º. no grid, mas terminou em 5º. Tudo isso devido a boa estratégia e trabalho de boxes da Panther, nas duas etapas.
Foi o vencedor na prova do Kansas nos dois últimos anos. No ano passado, a pole foi de Scott Dixon, na época seu companheiro de equipe. Também pela Ganassi, em 2007, liderou o maior número de voltas. A pole foi de Tony Kanaan, mas, novamente, o Inglês faturou a etapa.
Detalhe do National Guard Panther Racing, de Dan Wheldon.
Ainda acredito que Wheldon vencerá esse ano, mas a Chip Ganassi é a grande favorita no Kansas. E ainda vou além, com Dario Franchitti.
P I T A C O S
* Me pegou de surpresa Will Power fora da prova no Kansas. Talvez só correrá as 500 milhas de Indianápolis. Realmente um sinal de que a crise está presente -- e muito fortemente -- nos EUA.
* Estou confiante numa boa prova de Raphael Matos. Aguardo sua estréia em ovais na IndyCar. A estratégia valerá muito.
* A Dale Coyne foi muito bem -- na pista -- em St. Petesburg e em Long Beach. Será que terá o mesmo bom rendimento em oval?
* A primeira corrida da NHL em circuito Oval após a junção CCWS e IRL. Acredito que Graham Rahal andará entre os ponteiros, mas não ainda lutando pela vitória.
* Helio Castroneves e Tony Kanaan sempre geram expectativa de um bom resultado. De olho neles!
P A L P I T E S
Pole: Marco Andretti
Vitória: Dario Franchitti
Um abraço;
Moisés Miranda Jr.
3 comentários:
"A primeira corrida da NHL em circuito Oval após a junção CCWS e IRL. Acredito que Graham Rahal andará entre os ponteiros, mas não ainda lutando pela vitória".
Como assim, cara pálida? Que eu saiba a junção aconteceu em 2008 e a NHL correu a temporada toda de 2008. Portanto a corrida de domingo não vai ser a primeira em circuito oval após a junção, mas apenas a primeira da temporada em circuito oval, o que aliás vale para todas as outras equipes da IndyCar Series.
A primeira corrida -- em Oval -- após uma temporada completa da categoria unificada. Isso que tentei enfatizar, ok?
Continue participando, grande abraço!
Acredito que a vitória fique, mais uma vez, com Penske ou Ganassi e correndo por fora Tony Kanaan.
Postar um comentário