Fórmula Indy e TV brasileira: Desrespeito, compreensão, comprometimento e identidade.


Olá galerinha do Blog da Indy, sei que você não deve estar muito feliz com que a Rede Bandeirantes de televisão fez neste último domingo com a transmissão do Grande Premio do Kansas, ou melhor, a não transmissão dele né. Pois bem, assim como você que não tem o BandSports eu também fiquei sem ver corrida nenhuma, a não ser a largada da mesma uma hora após ter acontecido e ser exibida como se estivesse passando ao vivo e depois as ultimas doze voltas ai sim ao vivo realmente, ou seja, esperamos duas horas em frente a TV para ver pouco mais de seis minutos da Fórmula Indy. No site da TV Bandeirantes estava na grade de programação que das 19:30 as 21:00 teríamos a Indy em compacto.
Acontece que não existiu compacto algum, o que foi exibido no domingo foi sim um hiper resumo por volta das 22:00 horas. O Blog da Indy comunicou a você fã da Indy ainda na noite de sábado que a TV Bandeirantes não exibiria o compacto da prova, mas quem não leu o Blog ficou na espera, e mesmo quem leu não acreditava no que a emissora paulista estava fazendo. Com certeza a TV Bandeirantes poderia ter exibido um compacto digno como foi as duas primeiras etapas do campeonato até então, mas não, preferiram se omitir da corrida e de informações sobre como e quando iria passar, ou não passar.
O próprio Blog da Indy não teve uma cobertura deste GP já que não temos acesso ao canal de assinatura do grupo Bandeirantes. Penso que haja uma certa incoerência dentro da emissora paulista, até o ano de 2007 existia uma certa indignação por parte da TV Bandeirantes e de seus jornalistas esportivos que diziam que a Rede Globo detém os direitos autorais de muitos eventos esportivos e não os transmitem. Hoje acontece o mesmo com a emissora de Johnny Saad, eles tem o evento e simplesmente não os passam, acabam jogando no seu canal de assinatura semelhante ao que a maior rede de televisão da América Latina faz, e olha que esta atitude era criticada.

Confesso que entendo perfeitamente o conflito de horários que a Fórmula Indy tem com a programação brasileira. É evidente que se você tem um produto A que tem mais clientes para ele do que o produto B, o primeiro será vendido. Me lembro que no Grande Prêmio de Milwaukee de 1993 quando ainda pertencia a Rede Manchete a Fórmula Indy (no seu auge com Nigel Mansell, Emerson Fittipaldi, Mario Andretti, Al Unser Jr, Bobby Rahal, Danny Sullivan entre outros pilotos consagrados) na volta 170 das 200 deu espaço para a transmissão de Palmeiras x Corinthians pelo mesmo campeonato paulista que interferiu no último final de semana o GP do Kansas. Vejo até hoje muitas pessoas reclamarem duramente o SBT pelo que fez com a CART em 1999 e 2000, onde transmitiram as corridas de domingo a tarde, com exceção dos GP’s Brasil que foi ao vivo, em VT. Eu também não achava legal, mas foi o menos dos desrespeitos com a categoria, já que você sabia que as 23 horas de dia de corrida lá estava a transmissão. A TV Bandeirantes poderia fixar o horário da IndyCar em sua grade de programação nos mesmos moldes, pois enquanto bater diretamente com os jogos podem esquecer, pois a média de Ibope dos jogos é quase quatro vezes maior que a Indy, aliás a maior audiência da Bandeirantes em sua história foi exatamente em jogos de futebol, durante o campeonato que a Fifa organizou no Brasil e intitulou como o primeiro mundial de clubes. Já disse aqui no nosso espaço que nos Estados Unidos tem quatro fusos horários, o que é complicadíssimo, já que uma corrida é de um lado do país e outra do outro lado, assim fica extremamente difícil, e ainda mais que as corridas tem em média duas horas de duração aproximadamente.

Claro que a Band não é vítima da Indy, alias está com este produto porque quer. O que falta também para a televisão brasileira que exibe a Indy, é ter vontade de fazer um trabalho legal para em cima dela. A Fórmula Indy no Brasil talvez não é nem a quarta categoria mais amada hoje em dia, seu processo histórico da cisão de 1996 dividiu fãs, e mais do que isso, o espaço. De 1996 a 2006 no Brasil as duas categorias eram transmitidas por diversos canais, cada vez com menos interesse e audiência. Hoje o produto para o Brasil não é tão interessante, mas como disse, falta alguém se comprometer com a categoria e mostrar dedicação a ela.
A própria IndyCar precisa de mais comprometimento. A categoria única do automobilismo corre com carros do ano de 2003 e ainda não criou uma identidade própria, não sabe se segue o que era antes da divisão, se segue o caminho da CART e cada vez menos segue o caminho do motivo da cisão, que era uma categoria com indícios de Doutrina Monroe, América para americanos, ou seja, pistas, carros e pilotos americanos, já que a Indy estava sendo invadida de todos os modos por forasteiros. Hoje a Indy pouco tem de produto “Made is USA”, seu grid é dominado por pilotos estrangeiros, e tem um carro onde é impulsionado por motores japoneses, desenhado por italianos e roda através de borracha também nipônica.
Como disse na coluna anterior, a categoria precisa de ídolos, e a Indy está sem eles. Um de seus maiores pilotos atuais, quase foi preso e o maior produto de marketing da categoria é uma piloto que não é regular e é mais conhecida por sua beleza e seus ataques de histeria.

Desta forma o que temos é um campeonato que não é atrativo bastante para o publico de uma forma geral, não só no Brasil, mas como em todo o mundo. Segundo a analise de muitas pessoas, este ano nos Estados Unidos a IndyCar fechou o pior acordo televisivo que foi a perda da ESPN, TV líder mundial em coberturas esportivas pela desconhecida Versus, claro que algumas provas são transmitidas pela ABC, como as 500 milhas de Indianápolis o ponto alto da Indy, e que no Brasil também ainda gera bons sinais de audiência, mais pela sua história de fato, porém é nela que a TV que tem os direitos de imagem poderia trabalhar em cima para conquistar um pouco mais de fãs do automobilismo.

10 comentários:

Moisés Miranda Jr. disse...

Acredito que fixar um horário no domingo a noite (21, 22, 23h...) seria o mais coerente!!!

José Pedro Morgado disse...

Ja que não passa ao vivo, pelo menos fixasse um horário
concordo plenamente
mas não pode desrespeitar o espectador
a Band não é mais aquela que transmitia os eventos esportivos como na década passada
que vergonha

Anônimo disse...

Ola Jackson é o Roberto Taborda de Uruguaiana.
Cara, é hora de começar uma campanha para passar a Indy para o Esporte Interativo. E aí sim, costurar lá uma forma de transmissão num horário fixo. Eles tem horário para isso, claro que muitos teriam que fazer o investimento de comprar uma parabolica, mas seria um investimento com retorno. E eles são um canal de esportes mesmo, tem propaganda tudo o mais, mas tenho certeza que eles trariam uma equipe competente (alias, vcs do blog seriam indicadíssimos...) e a transmissão seria completa, cobertura idem. BAND não dá mais! Me desculpe. Sei que vc é muito amigo do Téo, mas ele não tem culpa! Ele é contratado pela empresa. Nota-se que ele tá "fora do time" nas transmissões, por um unico motivo: Ele não consegue acompanhar a categoria! Aí, meu amigo.. Fica dificil!

Anônimo disse...

Sou fã numero 1 do Blog da Indy e também da IndyCar, mas não consigo ver mais as corridas, por causa deste desrespeito que a Band tem com seus telespectatores, acho que se o produto não dá mais retorno financeiro porque persistir.
Na minha opinião acredito que a rede Record está carente na área do automobilismo e seria bom para eles e para nós fãs da IndyCar que comprassem os direitos de transmitir este esporte tão competitivo e emocionante.
Acredito também que a rede Record sim poderia encaixar na sua grade um horário fixo para transmissão das corridas mesmo que seja em V.T.

Sou Denilson de Ponta Grossa - PR

Carlos Henrique Pereira disse...

A Band poderia trasmitir a corrida inteira em VT depois do Terceiro Tempo se ela quisesse, mas não, ao inves da corrida passa o E24 repetido que já passa na Terça-feira e depois um filme ruim que dá menos da metade da audiencia da Formula Indy. Se a Band estivesse interessada ela poderia muito bem colocar a Rede 21 ou a PlayTv para funcionar e nela colocar ao vivo a Formula Indy, e quem quisesse futebol ficaria na Band.

Muriel Henrique Gomes Miguel disse...

Quando futebol e automobilismo se cruzam numa emissora,não dá certo.Me lembro também que em 2005 na Globo,estava estava sendo transmitido o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1,na metade da corrida 15:00 horas,começava o jogo Brasil x México pela Copa das Confederações,então o pessoal resolveu dar preferência ao jogo.Resultado:transmissão só das primeiras e últimas voltas.
E no final das contas o Brasil acabou perdendo por 1 a 0.

Anônimo disse...

Ainda bem que continua no Bandsports, mas não entendi pq tirar do canal 21, não é mais do grupo bandeirantes ou venderam o horario todo pro pastor chucro que adora por velhinhos em pé pra deopois os assistentes irem arrastando o véio e dizendo que ele esta´andando.
Hoje em dia na tv por assinatura temos acesso a corridas de quase todas as categorias ficando muito poucas importantes sem transmissão, porém em canal aberto só sobrou F-1 e Truck praticamente, com a stock e irl mutiladas por globo e band e gt3 e maserati jogada pro quase sem abrangência record news e A1 GP completamente esquecida pela Rede Tv

E toma hoário alugado a programas religiosos , de vendas e game caçaníquel na tv aberta e viva o congresso nacionalç que renova a concesssão desses fdp

Granito

Natanael disse...

A PlayTV foi transformada em Rede21 e a Rede21 tem sua programação quase que totalmente terceirizada além de não abranger todo território nacional. Esse ano já que possuía TV paga e o Bandsports como entrou na grade acabei assinando, já que com a aquisição das eliminatórias da Copa pela Band, a Indy teria menos espaço na grade do que já tem. A Globo quando cortou o GP Eua para passar Brasil x México pela Copa das Confederações, a mesma teve sorte já que aquela foi a etapa de 6 carros, já que os carros equipados com pneus Michelin, atendendo recomendação da mesma não participaram da prova se retirando após a volta de aquecimento dos pneus. E era um jogo da seleção. Pior é eu que moro no RS e tenho que aguentar jogos de Corinthians, Palmeiras, São Paulo na Band com Neto comentando ao invés das corridas.

Anônimo disse...

A BAND TEM AQUELAS PROPAGANDAS CHATAS(DE PRODUÇÃO RESPONSAVEL POLOS SEUS IDEALIZADORES)DARIA MUITO BEM PARA PASSAR NESSE HORARIO.Ou eles deveriam tirar aquele E24, aqueles filmes toscos, se for presiso até videos incriveis e esibir a corrida por inteiro.Ou passar no Esporte interativo(como um cara disse acima)mas tem que ter parabolica, mas eu acho que esse canal tem no MEGACUBO e é so baixar e assistir.
666

Anônimo disse...

Oi, Boa tarde.

Meu nome é Rafael Mangetti e sou um enorme fã das corridas da Indy. O problema maior da Indy no Brasil é que ela é pouco divulgada e por isso existe uma certa resistência a corridas em circuitos ovais da maior parte do público. A Globo é quem detem os direitos da Formula 1, considerada a categoria máxima no automobilismo. Pra quem gosta muito de automobilismo deve estar achando as corridas da formula 1 um tédio, e o povo brasileiro tem aquela cultura de que a porcaria da Globo é melhor que a coisa boa de outro canal fala que a Formula 1 é emocionante. É deprimente ouvi o Galvão Bueno tentar colocar emoção em corridas que pra quem tem insônia é perfeita pra dormir. Se a Indy fosse transmitida na Globo certamente faria sucesso e digo mais teria mutia repercução não só aqui no Brasil como na América do Sul inteira. Se quesermos que as corridas sejam transmitidas adequadamente, temos que todos que fazer campanhas para tentar convencer as emissoras de TV que a Indy está crescendo no país. A tendência é melhorar com as corridas da Indy em São Paulo e a gente vai ter que aguardar também pra acompanhar a indy com mais detalhes no Brasil.

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics