Preparação dos Rookies da Indy 500.

Novatos se preparam em busca do sonho em Indianapolis.

O campeonato 2009 da Fórmula Indy conta com quatro estreantes na IndyCar: Stanton Barrett, Mike Conway, Robert Doornbos and Raphael Matos. Até agora eles correram em circuitos de rua e um oval. Mas a principal corrida deles e dos outros pilotos serão as 500 milhas de Indianapolis, a próxima etapa do mundial de Fórmula Indy.

Nos dias cinco e seis de maio estes pilotos que competem regularmente na Indy se juntam ao frances Nelson Philippe para a realização da programação de orientação aos novatos, que na realidade é um dia de testes apenas para os pilotos que nunca correram as 500 milhas de Indianapolis.

Barrett e Conway
Doornbos e Matos.

Barret, um nativo da Califórnia, foi "fisgado" pela Indy 500 antes mesmo de começar sua carreira de piloto, ainda adolescente. "Eu estive lá várias vezes e assisti esta corrida antes mesmo de eu começar a correr", disse Barret. "Nos anos 80 e 90, quando eu ainda não competia e assistia esse evento da arquibancada, penasava que essa era "a corrida" para se assistir. Eu lembroque você sempre procurava saber quem ganhou". Mas a carreira de Barret o levou para as corridas de stock car, onde ele fez quase 200 largadas entre as categorias NASCAR Nationwide Series e a Sprint Cup Series

Já os europeus Robert Doornbos e Mike Conway tiveram suas carreiras direcionadas para a Fórmula 1, já que tiveram uma formação voltada para o continente onde a F1 tem domina, mas não esqueceram das 500 milhas mais famosas do mundo. “As 500 milhas são famosas na europa, principalmente na minha terra, já que meu compatriota venceu a corrida por duas vezes, vou tentar fazer o meu melhor” disse o piloto holandes referindo as vitórias de Arie Luyendyk. “Cresci com o objetivo de chegar a Fórmula 1, realizei o feito, mas senti que do outro lado do oceano também poderia ter grandes oportunidades. Além disso poderei pilotar na corrida mais importante do mundo em altíssimas velocidades, é um verdadeiro sonho competir naquela pista” finalizou o holandes emocionado em correr pela primeira vez as 500 milhas.
"A Indy 500 é o topo de todo meu sonho de criança", Barret afirma. "Igualmente pensam vários pilotos da NASCAR que ama esta corrida também". Quando eles souberam que eu iria participar da Indy 500, eles me disseram coisas como "Cara, eu vou para as 500 Milhas assistir você" ou "Eu sempre quis uma vaga na Indy 500". Eu acho que essa é A CORRIDA. Não importa em que tipo de competição você está, todos os pilotos querem fazer parte dessa corrida".

O piloto inglês Mike Conway ecoou as palavras de Robert. “Quando Wheldon e Franchitti venceram a corrida (2005 e 2007 respectivamente) em Indianapolis foi algo importante para o Reino Unido, e agora eu tenho a chance de disputar essa corrida pelo meu país”.
Para o brasileiro Raphael Matos a Indy 500 será menos novidade que para os outros pilotos, já que ele disputou a corrida valendo pelo campeonato da Indy Lights no ano passado, mas agora o piloto mineiro estará no maior evento do automobilismo mundial. “Significa muito para mim, desde os sete anos de idade eu e meu pai sentavamos juntos na frente da televisão para ver esta corrida. Será uma realização enorme e de muita emoção, é este o sentimento da equipe toda e esperamos ser competitivos”.

Estes pilotos terão dois dias para aprenderem sobre a pista de Indianapolis e no dia nove de maio eles partem para o primeiro dia de qualificação, o Pole Day, que irádefinir nos dias nove e dez de maio os vinte e dois primeiros colocados do grid de largada.

1 comentários:

Muriel Henrique disse...

Acho que o estreante com mais chances de chegar entre os primeiros,é o Raphael Matos.Porque foi o único Rookie,que nesse início de temporada conseguiu chegar nas primeiras posições.

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics