Senhoras e Senhores, liguem seus motores!

Vai começar mais uma temporada da Fórmula Indy!


No próximo final de semana acontece à abertura do mundial de Fórmula Indy, em Saint Petersburg, Estados Unidos. Podemos dizer mundial já que serão realizadas corridas em três países e participarão pilotos de todos os continentes do globo terrestre. Serão dezessete etapas ao longo do ano. O campeonato inicia e termina no estado da Flórida, a última etapa será realizado no oval de Homestead, em Miami que depois de dois anos volta a ser disputado durante a tarde.



As 500 milhas de Indianápolis serão realizadas no dia 24 de maio.
Será o décimo quarto campeonato organizado pela IRL, ou o trigésimo primeiro se contarmos desde quando foi criada a Fórmula Indy moderna, que em 1996 se dividiu em CART e IRL.

Pilotos


Serão vinte e três pilotos que disputarão o campeonato de 2009 da IndyCar Series, sendo que seis são norte-americanos: Danica Patrick, Ed Carpenter, Graham Rahal, Marco Andretti, Ryan Hunter Reay e Stanton Barret, quatro brasileiros: Mario Moraes, Raphael Matos, Tony Kanaan e Vitor Meira, quatro ingleses: Dan Wheldon, Darren Manning, Justin Wilson e Mike Conway, dois australianos: Ryan Briscoe e Will Power, dois venezuelanos: Ernesto Viso e Milka Duno, um escocês: Dario Franchitti, um neozelandês: Scott Dixon, um holandês: Robert Doornbos, um japonês: Hideki Mutoh, um canadense: Alex Tagliani e um sul africano: Tomas Schekter. Além destes, já estão confirmados para disputar as 500 milhas de Indianápolis, a piloto norte americana Sarah Fisher que correrá também mais três provas este ano e o inglês Alex Lloyd que correrá em uma parceria da Ganassi com a Sam Schimidt, além da corrida do Japão, em Motegi que contará com o ex- Fórmula Indy Roger Yasukawa. Desde 1995 quando ocorreu a divisão da Fórmula Indy, os Estados Unidos não tinha o grid dominante como tem hoje, teve apenas quando a IRL era disputada praticamente por pilotos norte-americanos. O Brasil vem aos poucos perdendo a hegemonia na categoria. A principal baixa entre os pilotos brasileiro é Hélio Castroneves que está tendo problemas particulares e não corre enquanto não houver decisão de seu julgamento no problema que se envolveu com o fisco norte-americano. Outra baixa também para o Brasil, é o mineiro Bruno Junqueira que já tem oito temporadas pilotando carros nos Estados Unidos. Dos pilotos em atividade, o maior vencedor em número de corridas é Dario Franchitti que venceu dez provas na CART e outras oito na IRL.

Equipes


Entre as equipes, as tradicionais e campeãs Chip Ganassi, Penske, Andretti Green e Newman Haas serão provavelmente as equipes que brigarão por vitórias e por mais um campeonato. A equipe Panther e a equipe A.J. Foyt que tem dois títulos cada da IRL correm por fora este ano, mas podem representar alguma ameaça com relação a pódios. Pela primeira vez, a equipe Luczo Dragon que é comandada por Jay Penske, filho de Roger, fará uma temporada completa na IndyCar Series. A grande surpresa pode vir a ser a KV Racing, que vem apenas com um carro para esta temporada.

Carro


O carro da IndyCar continua sendo fabricado pela Dallara. O tanque de um carro da Indy hoje é de aproximadamente oitenta litros e o combustível usado é o etanol, ou seja, o álcool. Desde o ano passado o carro da IndyCar Series tem cambio seqüencial borboleta, iguais aos usados na F1, porém vai apenas até a sexta marcha, enquanto o carro de Fórmula 1 em algumas equipes chegam a sétima velocidade. O carro tem comprimento mínimo permitido de 488cm e no mínimo 188cm de largura. Um chassi completo chega a custar aproximadamente US$ 300.00,00 e é feito de fibra de carbono. Os motores serão Honda V8 aspirados com 10300 rotações por minuto, chegando aos 650 cavalos de potencia. Os pneus utilizados são os Firehawk da Firestone. O carro da Indy é feito na Itália, e impulsionar por um motor japonês e roda com pneus também nipônicos.

Calendário


Este ano teremos dez provas em circuitos ovais, quatro provas em circuitos mistos e outras três em circuitos de rua. O GP de Detroit seria a décima sexta etapa da temporada de 2009 da IndyCar Series, mas foi cancelado devido a crise econômica na cidade. O campeonato terá cinco provas sendo realizadas no sábado e outras doze no domingo.

05/04/2009 GP de São Petersburgo
19/04/2009 GP de Long Beach
26/04/2009 GP de Kansas
24/05/2009 500 Milhas de Indianápolis
31/05/2009 GP de Milwaukee
06/06/2009 GP do Texas
21/06/2009 GP de Iowa
27/06/2009 GP de Richmond
05/07/2009 GP de Watkins Glen
12/07/2009 GP do Canadá
26/07/2009 GP de Edmonton
01/08/2009 GP de Kentucky
09/08/2009 GP de Mid-Ohio
23/08/2009 GP de Sonoma
29/08/2009 GP de Chicago
19/09/2009 GP do Japão
10/10/2009 GP de Miami

Televisão


A maior audiência da IndyCar é nos Estados Unidos, e este ano a ESPN não mais cobrirá a categoria que há décadas está com a Indy. A partir deste ano a TV Versus fará cobertura da IndyCar em doze etapas e as outras cinco ficam por conta da rede ABC como de costume. Já no Brasil, a responsável pela transmissão da Indy será mais uma vez a TV Bandeirantes que de 1985 a 1992 transmitiu a Fórmula Indy e de 1996 a 2001 a IRL. Desde 2004 a TV Bandeirantes vem sendo a emissora oficial da Indy para o Brasil e tentando trazer uma prova para nosso país. No canal por assinatura BandSports a temporada será exibida ao vivo todas as provas.

Pontuação


Neste ano, a organização da IndyCar Series continuou com o mesmo sistema de pontuação, o vencedor leva cinqüenta, o segundo leva quarenta e assim por diante até o trigésimo terceiro que levaria dez pontos caso tivesse esse numero de carros no grid. O piloto que mais liderar voltas leva dois pontos.
A novidade fica por conta da bonificação de um ponto para o piloto que conquistar a pole position de cada corrida, além de US$10.000,00.

Categoria de base


Em conjunto com a IndyCar Series, serão realizadas quinze etapas do campeonato de base da Indy, a Indy Lights. Ano passado o brasileiro Raphael Matos foi o campeão e conseguiu uma vaga na categoria principal dos Estados Unidos graças a seu título na base. Esta categoria é disputado desde 1986, mas em 2001 com uma grave crise econômica na CART ela se extinguiu. Foi criada então a Infiniti Pro Series sob comando da IRL em 2002. Já em 2006 passou a ser chamada de Indy Pro Series e a partir do ano passado com a união entre ChampCar e IndyCar, por estratégia de marketing e tradição voltou a usar o nome Indy Lights. Além de Rapha Matos no ano passado, o brasil já foi campeão com Tony Kanaan (1997), Cristiano da Matta (1998) e Tiago Medeiros (2004). Neste ano Ana Beatriz Figueiredo e Mario Romancini tentarão defender o título para nós brasileiros.







6 comentários:

Gustavo AM disse...

Essa será uma temporada de transição para a ICS, com a crise o grid diminuiu e está com poucos carros a mais do que antes da fusão com/aquisição da CC, o grid está no mesmo nível do ano passado, saíram pilotos como Bruno Junqueira, Oriol Serivà mas deram lugar a Doornbos, Conway.
O calendário podia melhorar, algumas pistas vindas da ChampCar começam a fazer parte do campeonat, mas algumas como Portland, Cleveland, Laguna Seca e oad America seguem de fora.
Os próximos anos serão de melhoras, com uma provável expansão para fora da américa do norte e chassis e motores novos.

Gustavo AM disse...

Esse ano, o combustível da Indy será o etanol brasileiro de cana no lugar do etanol de milho dos EUA.
Pergunta: há alguma diferença de performance entre os dois tipos de etanol ou esta é irrisória?

Adilson Antunes disse...

Pra Indy realmente voltar a ser interessante. Tem que mudar a configuração destes carros horriveis!!! Tanto layout como motor!

Natanael disse...

Os carros realmente estão defasados. Os DP01 da Champ Car eram muito mais competitivos, não sei como se comportariam nos ovais, mas como a crise está aí, vão esperar mais um pouco para alterações. Pistas como Richmond e Iowa no calendário em detrimento de Elkhart Lake, Portland, Laguna Seca e Clevelnad é uma afronta a quem gosta da Indy.E finalmente a pole volta a contar pontos para o campeonato. A temporada começa domingo e que Tony Kanaan consiga superar a Ganassi, mesmo perdendo muito tempo com os demais da AGR.

Muriel Henrique Gomes Miguel disse...

Tenho saudades da Fórmula Mundial,quando a transmissão era feita pelo SBT,e quando tinha o Tema da Indy.Hoje a Band transmiti tudo em VT´S,a transmissão e meio que sem graça ,e os carros horríveis.A Fórmula Indy perdeu a emoção.Mas será que dá para voltar como era antigamente?Que seja feita a vontade de DEUS.

Muriel Henrique Gomes Miguel disse...

Na Indy Ligths o Brasil também tem chances de vitória com a Beatriz,com o Rodrigo e com o Mario

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