Hélio Castroneves fatura mais de três milhões de dólares.As 500 milhas de Indianápolis não é só tão importante devido a sua tradição, mas sim também pela sua premiação em dinheiro. Nesta 93ª edição da corrida de Indianápolis foram distribuídos U$14.315.315,00.
O piloto brasileiro Hélio Castroneves que foi o pole-position, vencedor do concurso de pit-stop e vencedor da corrida, faturando mais de três milhões de dólares como premiação. Para se ter idéia, o segundo colocado da prova recebeu mais de um milhão de dólares também, algo que somente o primeiro colocado de cada 500 milhas recebia anteriormente.
Os cinco primeiros colocados da prova recebem respectivamente:
1º - U$2.500.000,00.
2º - U$1.240.000,00.
3º - U$750.000,00.
4 – U$445.000,00.
5 – U$345.000,00.
Os demais participantes da corrida recebem valores iguais: trezentos mil dólares para todos os carros classificados para a corrida que integram a temporada completa da IndyCar Series e duzentos e setenta mil dólares para os carros que só participaram desta prova no campeonato.
Também há premiações pelo desempenho durante a corrida. O piloto brasileiro que se sagrou tricampeão em Indianápolis também foi o piloto que mais liderou a corrida com sessenta e seis voltas. O veterano Alex Tagliani que nunca havia participado da prova em Indianápolis, recebeu vinte e cinco mil dólares por ser o novato melhor colocado, mas não compensou os trinta mil dólares de diferença se tivesse classificado seu carro que participa integralmente do campeonato, vale lembrar que Bruno Junqueira que classificou o carro #36 da equipe Conquest.
1 Hélio Castroneves U$3.048.005,00.
2 Dan Wheldon U$1.258.805,00.
3 Danica Patrick U$763.305,00.
4 Townsend Bell U$445.305,00.
5 Will Power U$345.305,00.
6 Scott Dixon U$374,155,00.
7 Dario Franchitti U$386.305,00.
8 Ed Carpenter U$302.805,00.
9 Paul Tracy U$271.805,00.
10 Hideki Mutoh U$301.805,00.
11 Alex Tagliani U$295.305,00
12 Tomas Scheckter U$280.305,00.
13 Alex Lloyd U$270.305,00.
14 Scott Sharp U$270,305,00.
15 Ryan Briscoe U$349.755,00.
16 A.J. Foyt IV U$271.805,00.
17 Sarah Fisher U$270,305,00.
18 Mike Conway U$300.555,00.
19 John Andretti U$276,805,00.
20 Milka Duno U$301.805,00.
21 Vitor Meira U$300.305,00.
22 Raphael Matos U$308.305,00.
23 Justin Wilson U$300.305,00.
24 E.J. Viso U$300,305,00.
25 Nelson Philippe U$270,555,00.
26 Oriol Servia U$271.805,00.
27 Tony Kanaan U$303,305,00.
28 Robert Doornbos U$305.555,00.
29 Davey Hamilton U$271,805,00.
30 Marco Andretti U$315.305,00.
31 Graham Rahal U$305.805,00.
32 Ryan Hunter-Reay U$353.305,00
33 Mario Moraes U$301.805,00
Total em premiação: U$14.315.315,00.
4 comentários:
Muito bom teu blog, estou lendo desde que fez o contato no site da Band, abraços e boa sorte, marcos
Por essas e outras o grid da Indy 500 sempre vai ter 33 carros. Basta o carro largar para ganhar um prêmio fabuloso de mais de 200 mil dolares.
Atualmente há carros e equipes o bastante, com a vinda das equipes ex-Champ Car para a IRL, mas até poucos anos atrás a IRL tinha poucos carros e era um desespero para completar o grid.
Apareciam então carros de última hora de equipes de fundo de quintal de olho no prêmio de participação, se aproveitando do desespero do Tony George e da Honda para completar o grid.
Para essa turma de oportunistas a união da IRL com a Champ Car foi realmente péssimo negócio.
Obrigado Marcos.
Pelo menos a união da Champ Car com a IRL dissipou as PDM, Hemelgarm e outros que vinham largar com chassis G-Force remendados de pancadas anteriores e de anos mais atrás que os atuais Dallara que perduram desde 2003 mais ou menos.
Postar um comentário