Colunas referente a ponte Indy -> F1

Algum tempo atrás, escrevi duas colunas sobre Montoya, Villeneuve e Andretti. Iria (e vou) escrever sobre Zanardi, da Matta e Bourdais serias somente no final da temporada, mas mandaram ele embora, como vi que a maioria aqui gostou de opinar no minusculo texto que escrevemos, aqui vai as colunas:

Estrada onde os talentos se acabam - Parte 1 - (Villeneuve e Montoya)

Estrada onde os talentos se acabam - Parte 2 - (Michael Andretti)

É impressionante como para Montoya e Andretti a Fórmula não fez falta alguma em suas vidas.

Estava vendo um programa chamado "O mundo da velocidade" onde falava da ida de Montoya para a Nascar, em um trecho falava que em Indianápolis a Goodyear teve problemas com algum tipo de pneu. O Montoya lembrou da corrida de 2005 da F1 onde os carros com Michelen não foram para a pista. O Chip Ganassi respondeu: "Se fosse a F1 hoje aqui, novamente não correriam".

3 comentários:

Natanael disse...

Essa prova foi um festival de pneus estourados. A Goodyear errou feio na composição para Indianápolis naquela prova.Acho que a maioria dos pilotos que vieram da Indy para a F1 sofreu com carros pouco competitivos. Michael Andretti além de encontrar uma Mclaren decadente ainda tinha como companheiro Ayrton Senna, vamos ser coerentes, muito difícil dar certo e ainda mais com ele não abrindo mão de morar nos EUA. Zanardi também pegou uma Williams decadente e encontrou um promissor Ralf Schumacher e depois da saída dele da Ganassi nunca mais se achou. Cristiano da Matta bateu de frente com chefe de equipe da Toyota a época e acabou rifado da F1, mas fez boas corridas na Toyota, inclusive liderando a prova de Silverstone que Barrichello venceu. Bourdais sofreu com carro ruim, com um piloto promissor Sebastian Vettel e agora com a falta de $$$ da Toro Rosso que vendeu seu lugar ao que tudo indica para Jaime Alguersuari, o que relembra o tempo da F1 em fim de temporada quando os Taki Inoue compravam vagas na Footwork, Lotus nos últimos dias. Pilotos sem expressão, participando por pura diversão assim como o Marty Roth fazia na Indy ano passado. Montoya tinha sido campeão da F-3000 foi, emprestado pela Williams, para a CART e voltou para a Williams, ali conquistou vitórias e poles, até achar ser traído pela equipe no GP França 2003. Ali acertou com a Mclaren, onde também obteve vitórias e poles, mas não estava mais com prazer de guiar na F1 e seu ambiente, assim aceitou o convite de Chip Ganassi onde foi para a Nascar e está até hoje. Não dou como um fracasso a passagem do Montoya na F1, afinal era lindo ver ele mandando Michael Schumacher para a grama como em Interlagos 2001 ou 2002 e em A1Ring em 2001,2002.

leonardo-pe disse...

quer saber:concordo com o comentário do natanael.me lembro q em 1993,o seu galvão"pé frio"vivia descendo o cacete no andretti por ser"fraco tecnicamente".chegando ao cúmulo de dizer q"aqui,o nível é outro".mas,não fala q o mimado senna forçou a barra para ir para a williams.o resultado,todos nós sabemos no q deu.gostaria q o mesmo"narrador"criticasse os"pilotos"barrichello e massa.pois são do mesmo nível ou até piores q o andretti.mas,o telespectador fica nessa ilusão de"o novo senna",se ferra e legal!button(q não é isso tudo)deve ser o campeão desse ano com o mesmo carro do rubinho.quanto a indy,dará a volta por cima.pois gente competente e q já correu no auge da categoria(2 deles são al unser jr.e scott goodyear)trabalham e estão trabalhando para o ressurgimento da indy!

Anônimo disse...

Enxergo F1 e Indy como categorias muito diferentes uma é uma vitrine para o mundo sendo também uma categoria muito disciplinada em termos de pilotagem, já a Indy é uma categoria liberal, competitiva onde o piloto faz a diferença pois os equipamentos estão mais pareados e diferente da F1 não apenas o conjunto na F1 faz a diferença, que por mais piloto que você seja se não tiver um conjunto nunca vai chegar a nada...pode se fazer uma coluna ao contrario mostrando campeões da F1 que se deram bem na Indy, Manssell por exemplo para os criticos não era um grande piloto apesar de ser campeão quando chegou a Indy arrasou de cara.

Defino a F1 como: disciplinada, autoritarismo, hierarquia
A Indy como: liberal, democrática e competitiva

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