Fórmula Indy: A história que deveria ser contada corretamente.

Veja quem são os principais pilotos da história da Indy

Como o próximo final de semana não temos corridas, voltamos nossas atenções para a história da categoria. É incrível como ainda tem gente que consegue considerar a Fórmula Indy como sendo a partir de 1996. Se for assim, Emerson nunca venceu as atuais 500 milhas de Indianápolis por exemplo. Acredito que deveriam unificar todos os dados. A situação mais esdrúxula seria em 1996, onde teríamos três campeões da categoria: Jimmy Vasser, Scott Sharp e Buzz Calkins.

Infelizmente não tem como voltar no tempo e corrigir os erros de Tony George, então acredito que a solução mais ideal seria esta, a unificação dos dados.

Eu já penso ser errado começar a contar os números a partir de 1979 que dirá de 1996 em diante. São inegáveis os títulos de A. J. Foyt, Tom Sneva, Mario Andretti, Bob Unser, Joe Leonard, Jimmy Bryan e Ted Horn. Não fosse a história que estes pilotos construíram ao longo do século XX hoje não teríamos a Fórmula Indy.

Mas a contagem oficial da Fórmula Indy é apenas a partir do ano 1979. Com isso resolvemos fazer um TOP10 de largadas, poles-positions e vitórias. Você faria uma lista dos melhores da história da Indy sem incluir Al Jr., Michael, Bobby, Emerson, Rick entre outros?

Pois bem, a IndyCar Series parece fazer isso, porém quando a categoria retorna a uma pista que pertence a história da categoria, eles voltam atrás e soltam matérias como na semana passado relacionando Michael Andretti com Toronto, devido ao dono da Andretti Green Racing ter vencido por sete vezes nas ruas da pista canadense.

É muito legal para nós brasileiros observamos a lista abaixo e ver que os pilotos brasileiros têm destaque em todas elas. Curioso também é ver que Hélio Castroneves, Paul Tracy, Bobby Rahal e Emerson Fittipaldi estão em todas as listas. Sendo que dois destes pilotos ainda competem nos dias atuais, e o brasileiro ainda tem pelo menos mais três anos de carreira.

Lembrando que os dados abaixos são contados de 11 de março de 1979 com o Grande Premio de Phoenix até o último domingo, 12 de julho de 2009 quando foi disputado o Grande Prêmio de Toronto.

Recordistas de largadas

1 - Al Unser Jr. 329 (274 CART – 55 IRL)
2 - Michael Andretti 317 (309 CART – 8 IRL)
3 - Paul Tracy 268 (262 CART – 6 IRL)
4 - Bobby Rahal 264
5 - Jimmy Vasser 238 (233 – CART – 5 IRL)
6 -Mario Andretti 208
7 - Hélio Castroneves 202 (79 CART – 123 IRL)
8 - Tony Kanaan 201 (93 CART – 108 IRL)
9 - Raul Boesel 199 (172 CART – 27 IRL)
10 - Emerson Fittipaldi 195

Recordistas de Poles-positions

1 - Rick Mears 39
2 – Hélio Castroneves 37 (7 CART – 30 IRL)
2 - Michael Andretti 32
3 - Sebastien Bourdais 31
4 - Mario Andretti 29
5 - Paul Tracy 25
6 - Gil de Ferran 21 (16 CART – 5 IRL)
7 - Dario Franchitti 21 (11 CART – 10 IRL)
8 - Emerson Fittipaldi 17
9 - Bobby Rahal 17
10 - Scott Dixon 15

Recordistas de vitórias

1 - Michael Andretti 42
2 - Al Unser Jr. 34 (31 CART – 3 IRL)
3 - Sebastien Bourdais 31
4 - Paul Tracy 31
5 - Rick Mears 26
6 – Bobby Rahal 24
7 – Emerson Fittipaldi 22
8 - Hélio Castroneves 22 (6 CART – 16 IRL)
9 - Dario Franchitti 21 (10 CART – 11 IRL)
10 - Scott Dixon 20 (1 CART – 19 IRL)

4 comentários:

Anônimo disse...

Mto bem Jackson. Legal ver estes números, eu msm nao fazia idéia de q o Michael Andretti era o recordista de vitórias, pensava que alguem das antigas (Mears, ou Al Unser... enfim) fosse o maior vencedor, parabéns.

Anônimo disse...

Sim a história tem que ser considerada pois ela é quem constroem uma categoria...

granito disse...

Ao pé da letra deveriamos contar com os campeonatos da USAC realizados de 56 a 79, ai surgiria o maior nome da f-indy, orecordista de títulos e vitorias seria AJ Foyt. Entre os primeiros aparecriam Al Unser , Bobby Unser e Mario andretti

Pablo disse...

Já vou mais longe. Se observarmos nos sites onde encontramos as estatísticas mais completas(vejamos por exemplo o Champcarstats, link abaixo), temos o primeiro campeonato em 1916, e depois retroativamente, foram atribuídos os pontos e títulos de 1905 e de 1909 a 1915, mais 1917-1919, embora os resultados destes anos não sejam considerados oficiais para fins estatísticos.
http://www.champcarstats.com/Year.htm

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics