Fórmula Indy? Indy-CART? Fórmula Mundial? Atenção telespectadores, a CART, organizadora do evento, mudou o nome do evento pela segunda vez. Na próxima temporada, a Indy estará sendo chamada de Campeonato FedEx, por causa do seu novo patrocinador, a Federal Express. Os Indy-Cars passam a se chamar Champioship Cars (carros de competição). Desta vez, a mudança não ocorreu por causa de briga judicial, como em 1996, quando a CART e IMS (Indianápolis Motor Speedway) disputaram a marca "Indy" na justiça. A IMS ganhou, e a CART teve que mudar o nomeda categoria. Passou a chamá-la apenas CART em 1997. O SBT, não querendo entrar na briga, chamou q categoria nas transmissões de Fórmula Mundial. Imagine se ano que vem a FedEx retirar o Patrocínio?
Blog da Indy - 08/07/2009
A Fedex tinha um contrato de quatro anos com a categoria, fato que a Revista Racing não informou, ou não quis informar para "satirizar" a categoria. Em sete de novembro de 2001, quando o contrato estava sendo expirando, a Fedex resolveu renovar por mais quatro anos.
Embora o SBT não chamasse de Championship Series, nas 59 corridas que o SBT transmitiu entre 1998 e 2000 (que tinha como nome oficial da categoria de FedEx Championship Series) a abertura oficial da emissora paulista, aparecia o logotipo da FedEx/CART.
Veja o vídeo abaixo:
"A CART é uma entidade que é de extrema eficácia para oferece a FedEx um retorno publicitário na mídia, vimos nos últimos quatro anos esta evolução de nossa exposição". Através da Championship Series (Fórmula CART/Mundial) nossa marca aparece em mais de duzentos países", disse o vice presidente de marketing da FedEX Brian Philips (em novembro de 2001).
Mas no final da temporada de 2002, a FedEx decicidiu se retirar da T"itle Sponsor", patrocinador que dá nome ao evento, já que a categoria perdeu equipes, pilotos, mootores e patrocinadores para a Indy Racing League.
A FedEx continuou no automobilismo norte-americano patrocinando equipes na Nascar. Nos monopostos, apareceu mais uma vez apenas, e novamente na ChampCar (ex-CART) estampando sua marca no carro do brasileiro Cristiano da Matta, coincidentemente o último campeão da FedEx Championship Series, em 2002.
1 comentários:
E antes da chegada da FedEX, o patrocinador era a PPG, se não me engano era uma empresa de tintas e era com tintas dessa marca que eram pintados os carros da CART. Bons tempos do FedEX Championship Series que graças ao Tony George e seu intuito de destruir o automobilismo de monoposto americano por querer se adonar de tudo, conseguiu que isso se tornasse apenas lembranças de quem pôde ver essas provas. A Indy nunca mais será a mesma.
Postar um comentário