De volta ao calendário da Fórmula Indy
No próximo domingo será realizado a décima etapa do campeonato mundial de Fórmula Indy nas ruas da cidade de Toronto. O Grande Prêmio de Toronto volta para a Fórmula Indy depois de ficar de fora da temporada passada quando a Champ Car e IndyCar se uniram. A corrida nas ruas de Toronto acontece desde 1986, e é um dos GP’s mais tradicionais da história da Indy.
Cidade
A cidade de Toronto é a maior cidade do Canadá e fica localizada na província de Ontário. Tem aproximadamente 2,5 milhões de habitantes. Toronto é a principal cidade do Canadá também quando se fala em economia, já que tem o maior pólo industrial do país. O catolicismo prevalece entre as religiões de seus habitantes e a língua mais falada é o inglês.
O cartão postal de Toronto é a CN Tower, ficando a incríveis 553 metros de altura do chão e sendo a estrutura mais alta do mundo. Geralmente da para ver esta torre nas tomadas de transmissões durante a corrida. A cidade de Toronto é uma das melhores cidades do mundo para se viver, de acordo com pesquisas atuais.
Circuito
O Grande Prêmio de Toronto é realizado nas ruas de um parque de exposições que fica próximo ao centro da cidade de Toronto, que é chamado de Exibition Place. Este local recebe anualmente aproximadamente cem eventos festivos, dentre eles shows musicais, feiras e festivais.
O circuito é composto de onze curvas e tem 2.770 metros de extensão. O maior ponto de ultrapassagem nesta pista é na reta oposta que te quase mil metros de extensão. Todas as curvas são de baixa velocidade e a maioria em ângulos de 90⁰, o que facilita os pilotos arriscarem ultrapassagens. A corrida será percorrida em 85 voltas, somando 235.450 metros.

História
Neste ano a corrida de Toronto terá como patrocinador principal a montadora Honda, e será denominada como Honda Indy Toronto. Desde sua primeira corrida em 1986, a corrida era patrocinada pela cervejaria Molson, e tinha como nome Molson Indy Toronto até 2005. No ano de 2006, os eventos fora dos Estados Unidos não poderiam ter o nome Indy se não fosse ligado ao campeonato da Indy Racing League, como a corrida de Toronto fazia parte do calendário da Champ Car World Series, a corrida passou a se chamar Molson Grand Prix of Toronto. No último ano da Champ Car, em 2007, a Molson se retirou depois de duas décadas, e outra cervejaria canadense assumiu como patrocinadora do evento, a Steelback.
O piloto Michael Andretti ficou conhecido como o rei das ruas de Toronto, por ter vencido nada menos do que sete vezes este Grande Premio. Emerson Fittipaldi e Sebastien Bourdais são os recordistas de poles-positions, tendo cada um deles conquistado três poles.
A nota triste da história de Toronto fica por conta do ano de 1996, quando Jeff Krosnoff se envolveu em um acidente e acabou decolando para o alambrado e batendo em uma arvore. O piloto veio a falecer.
Dos pilotos que alinharam no grid neste domingo, quatro pilotos já venceram provas em Toronto: Dario Franchitti em 1999, Justin Wilson em 2005, Will Power que volta a categoria venceu em 2007 e Paul Tracy venceu em 1993 e 2003.
Michael Andretti o maior vencedor nas ruas de Toronto: Sete vezes.
Brasil
Embora os pilotos brasileiros gostam bastante deste circuito de rua, as vitórias brasileiras são raras por lá, das vinte e duas edições realizadas até o presente momento, apenas por duas vezes a bandeira brasileira estava no topo do pódio em Toronto. Em 1987 na segunda edição da prova, Emerson Fittipaldi partindo da terceira posição venceu a corrida e em 2002, o mineiro Cristiano da Matta saindo na pole-position venceu de ponta a ponta a corrida canadense.
Quando o assunto é pole-position, o Brasil domina. Os pilotos canarinhos saíram na posição de honra do grid de largada em oito oportunidades, sendo Emerson Fittipaldi por três vezes.
Em categorias de base como a Indy Lights, o Brasil também tem duas vitórias nas ruas de Toronto, com Gualter Salles e Hélio Castroneves.
Programação
Sexta feira – 10 de julho
10h00min – 10h30min - Reunião dos pilotos
11h10min – 11h40min – Treino para novatos e os pilotos fora do Top10
11h40min – 12h40min – Primeiro treino livre
14h50min – 15h50min – Segundo treino livre
Sábado – 11 de julho
10h40min – 11h10min – Treino livre G1
11h10min - 11h40min – Treino livre G2
15h05min – 16h35min – Treino qualificatório
17h30min – 18h30min – Sessão de autógrafos
Domingo – 12 de julho
10h00min – 10h30min – Warm-up
12h30min – 13h00min – Reunião dos pilotos
13h00min - 13h30min – Preparação para a corrida
14h00min – 16h00min – Grande Prêmio de Toronto
Confira os poles positions e vencedores em Toronto.
Poles
Ano Piloto Equipe
1986 Emerson Fittipaldi - Patrick Racing
1987 Bobby Rahal - Truesports
1988 Danny Sullivan - Penske
1989 Emerson Fittipaldi - Penske
1990 Danny Sullivan - Penske
1991 Michael Andretti - Newman Haas Racing
1992 Bobby Rahal - Rahal/Hogan
1993 Emerson Fittipaldi - Penske
1994 Robby Gordon - Walker Racing
1995 Jacques Villeneuve - Green
1996 André Ribeiro - Tasman
1997 Dario Franchitti - Hogan
1998 Dario Franchitti - Green
1999 Gil de Ferran - Walker Racing
2000 Hélio Castroneves - Penske
2001 Gil de Ferran - Penske
2002 Cristiano da Matta - Newman Haas Racing
2003 Paul Tracy - Forsythe
2004 Sebastien Bourdais - Newman Haas Racing
2005 Sebastien Bourdais - Newman Haas Racing
2006 Justin Wilson - RuSport
2007 Sebastien Bourdais - Newman Haas Racing
Vencedores
Ano Piloto Equipe
1986 Bobby Rahal - Truesports
1987 Emerson Fittipaldi - Patrick Racing
1988 Al Unser Jr. - Galles Racing
1989 Michael Andretti - Newman/Haas Racing
1990 Al Unser Jr. - Galles/KRACO Racing
1991 Michael Andretti - Newman/Haas Racing
1992 Michael Andretti - Newman/Haas Racing
1993 Paul Tracy - Penske Racing
1994 Michael Andretti - Chip Ganassi Racing
1995 Michael Andretti - Newman/Haas Racing
1996 Adrian Fernandez - Tasman Motorsports
1997 Mark Blundell - PacWest Racing
1998 Alex Zanardi - Chip Ganassi Racing
1999 Dario Franchitti - Team Green
2000 Michael Andretti - Newman/Haas Racing
2001 Michael Andretti - Team Green
2002 Cristiano da Matta - Newman/Haas Racing
2003 Paul Tracy - Forsythe Racing
2004 Sébastien Bourdais - Newman/Haas Racing
2005 Justin Wilson - RuSPORT
2006 A. J. Allmendinger - Forsythe Racing
2007 Will Power - Walker Racing
Cidade
O cartão postal de Toronto é a CN Tower, ficando a incríveis 553 metros de altura do chão e sendo a estrutura mais alta do mundo. Geralmente da para ver esta torre nas tomadas de transmissões durante a corrida. A cidade de Toronto é uma das melhores cidades do mundo para se viver, de acordo com pesquisas atuais.
Circuito
O Grande Prêmio de Toronto é realizado nas ruas de um parque de exposições que fica próximo ao centro da cidade de Toronto, que é chamado de Exibition Place. Este local recebe anualmente aproximadamente cem eventos festivos, dentre eles shows musicais, feiras e festivais.
O circuito é composto de onze curvas e tem 2.770 metros de extensão. O maior ponto de ultrapassagem nesta pista é na reta oposta que te quase mil metros de extensão. Todas as curvas são de baixa velocidade e a maioria em ângulos de 90⁰, o que facilita os pilotos arriscarem ultrapassagens. A corrida será percorrida em 85 voltas, somando 235.450 metros.
História
Neste ano a corrida de Toronto terá como patrocinador principal a montadora Honda, e será denominada como Honda Indy Toronto. Desde sua primeira corrida em 1986, a corrida era patrocinada pela cervejaria Molson, e tinha como nome Molson Indy Toronto até 2005. No ano de 2006, os eventos fora dos Estados Unidos não poderiam ter o nome Indy se não fosse ligado ao campeonato da Indy Racing League, como a corrida de Toronto fazia parte do calendário da Champ Car World Series, a corrida passou a se chamar Molson Grand Prix of Toronto. No último ano da Champ Car, em 2007, a Molson se retirou depois de duas décadas, e outra cervejaria canadense assumiu como patrocinadora do evento, a Steelback.
O piloto Michael Andretti ficou conhecido como o rei das ruas de Toronto, por ter vencido nada menos do que sete vezes este Grande Premio. Emerson Fittipaldi e Sebastien Bourdais são os recordistas de poles-positions, tendo cada um deles conquistado três poles.
A nota triste da história de Toronto fica por conta do ano de 1996, quando Jeff Krosnoff se envolveu em um acidente e acabou decolando para o alambrado e batendo em uma arvore. O piloto veio a falecer.
Dos pilotos que alinharam no grid neste domingo, quatro pilotos já venceram provas em Toronto: Dario Franchitti em 1999, Justin Wilson em 2005, Will Power que volta a categoria venceu em 2007 e Paul Tracy venceu em 1993 e 2003.
Brasil
Embora os pilotos brasileiros gostam bastante deste circuito de rua, as vitórias brasileiras são raras por lá, das vinte e duas edições realizadas até o presente momento, apenas por duas vezes a bandeira brasileira estava no topo do pódio em Toronto. Em 1987 na segunda edição da prova, Emerson Fittipaldi partindo da terceira posição venceu a corrida e em 2002, o mineiro Cristiano da Matta saindo na pole-position venceu de ponta a ponta a corrida canadense.
Quando o assunto é pole-position, o Brasil domina. Os pilotos canarinhos saíram na posição de honra do grid de largada em oito oportunidades, sendo Emerson Fittipaldi por três vezes.
Em categorias de base como a Indy Lights, o Brasil também tem duas vitórias nas ruas de Toronto, com Gualter Salles e Hélio Castroneves.
Programação
Sexta feira – 10 de julho
10h00min – 10h30min - Reunião dos pilotos
11h10min – 11h40min – Treino para novatos e os pilotos fora do Top10
11h40min – 12h40min – Primeiro treino livre
14h50min – 15h50min – Segundo treino livre
Sábado – 11 de julho
10h40min – 11h10min – Treino livre G1
11h10min - 11h40min – Treino livre G2
15h05min – 16h35min – Treino qualificatório
17h30min – 18h30min – Sessão de autógrafos
Domingo – 12 de julho
10h00min – 10h30min – Warm-up
12h30min – 13h00min – Reunião dos pilotos
13h00min - 13h30min – Preparação para a corrida
14h00min – 16h00min – Grande Prêmio de Toronto
Confira os poles positions e vencedores em Toronto.
Poles
Ano Piloto Equipe
1986 Emerson Fittipaldi - Patrick Racing
1987 Bobby Rahal - Truesports
1988 Danny Sullivan - Penske
1989 Emerson Fittipaldi - Penske
1990 Danny Sullivan - Penske
1991 Michael Andretti - Newman Haas Racing
1992 Bobby Rahal - Rahal/Hogan
1993 Emerson Fittipaldi - Penske
1994 Robby Gordon - Walker Racing
1995 Jacques Villeneuve - Green
1996 André Ribeiro - Tasman
1997 Dario Franchitti - Hogan
1998 Dario Franchitti - Green
1999 Gil de Ferran - Walker Racing
2000 Hélio Castroneves - Penske
2001 Gil de Ferran - Penske
2002 Cristiano da Matta - Newman Haas Racing
2003 Paul Tracy - Forsythe
2004 Sebastien Bourdais - Newman Haas Racing
2005 Sebastien Bourdais - Newman Haas Racing
2006 Justin Wilson - RuSport
2007 Sebastien Bourdais - Newman Haas Racing
Vencedores
Ano Piloto Equipe
1986 Bobby Rahal - Truesports
1987 Emerson Fittipaldi - Patrick Racing
1988 Al Unser Jr. - Galles Racing
1989 Michael Andretti - Newman/Haas Racing
1990 Al Unser Jr. - Galles/KRACO Racing
1991 Michael Andretti - Newman/Haas Racing
1992 Michael Andretti - Newman/Haas Racing
1993 Paul Tracy - Penske Racing
1994 Michael Andretti - Chip Ganassi Racing
1995 Michael Andretti - Newman/Haas Racing
1996 Adrian Fernandez - Tasman Motorsports
1997 Mark Blundell - PacWest Racing
1998 Alex Zanardi - Chip Ganassi Racing
1999 Dario Franchitti - Team Green
2000 Michael Andretti - Newman/Haas Racing
2001 Michael Andretti - Team Green
2002 Cristiano da Matta - Newman/Haas Racing
2003 Paul Tracy - Forsythe Racing
2004 Sébastien Bourdais - Newman/Haas Racing
2005 Justin Wilson - RuSPORT
2006 A. J. Allmendinger - Forsythe Racing
2007 Will Power - Walker Racing
0 comentários:
Postar um comentário