Fácil entender, difícil aceitar e qual solução tomar?
Gostaria primeiramente nesta coluna agradecer aos amigos do Blog da Indy Hélio Lima e Carlos Henrique por terem informado ao Blog da Indy sobre a transmissão da corrida na Rede 21 durante a semana, graças a eles pude assistir a prova na íntegra ontem. Acompanhei o canal no sábado à noite a partir das 22h00min e vi entrevistas de Tony Kanaan e Hélio Castroneves e uma reportagem do Celso Miranda sobre o Grande Prêmio de Toronto bem mais completa que a exibida no Jornal da Band horas antes na emissora paulista. Com as informações dos amigos citados acima e este tempo que abdiquei de estar com minha namorada, por exemplo, em pleno sábado à noite (assistimos Marley e Eu logo depois), pude tirar algumas conclusões e na noite deste domingo coloquei uma nota sobre a corrida na Rede 21. Incrivelmente minutos depois, a notícia estava espalhada em comunidades do Orkut e alguns blogs que ignoram o nosso não só com este assunto, mas copiam e colam algumas coisas sem dar os devidos créditos a quem garimpa informações, mas a ética vai de cada perfil dos estilos das pessoas. Não somos perfeitos, estamos longe disso, mas não foi atoa que no sábado nossa matéria saiu na página principal da UOL com o acidente do Hélio Castroneves. Ver aqui.

Finalizando ainda sobre a Rede 21, mandamos uma mensagem para o Tony Kanaan pelo Twitter (no qual o piloto baiano nos segue, e você pode fazer o mesmo clicando aqui) dizendo que estávamos vendo a corrida agora, e o piloto baiano disse ser uma falta de respeito isso que vem ocorrendo. Mas uma coisa foi legal hoje, parece que (eu) voltei no tempo dez anos, lembrando de 1999: corridas a noite, Penske, Ganassi, Tracy, Franchitti, Castro-Neves (na época assim mesmo a grafia), Kanaan, Honda, Firestone, Toronto. Enfim, vamos a primeira coluna do mês, ela será longa, esclarecedora sobre a transmissão da Fórmula Indy e do futebol na Band, talvez difícil é aceitar os fatos, mas é simples demais entender, basta retirar o sentimento pela categoria.
Hoje tivemos em Toronto a melhor corrida do ano da Fórmula Indy e infelizmente aconteceu o que já era previsto (ver aqui): a emissora que é detentora dos direitos de transmissão da categoria cortou a corrida às 15h25min para a transmissão do campeonato brasileiro de futebol, mais precisamente a décima rodada do campeonato. O jogo só começa as 16h00min devido ao programa do Faustão, sim, a TV Bandeirantes é submissa a programação da Rede Globo, pois a emissora carioca é quem tem todos os direitos do futebol brasileiro e “repassa” a Bandeirantes. A emissora paulista assinou com a TV Globo em outubro do ano passado para transmitir o Campeonato Paulista e Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-americana de 2009 e 2010. Em março deste ano, a Globo adquiriu os direitos da Uefa Champions League, o principal campeonato de clubes do mundo e fará o mesmo que vem fazendo com as competições futebolísticas nacionais, irá repassar a TV Bandeirantes. A emissora que transmite a Fórmula um terá direito aos jogos das quarta-feiras, lembrando que a UCL tem jogos somente as terças e quartas. O maior empecilho para a Globo ao longo dos anos não transmitir este campeonato não era dinheiro e tão pouco falta de vontade, mas sim a propaganda da cerveja Heineken que vem junto com os jogos, problema porque o futebol na Globo é patrocinado pela Ambev, mas a emissora conseguiu uma brecha na lei da competição para veicular a propaganda da cerveja holandesa em outro horário que não seja no futebol. Quem assistiu a Copa das Confederações viu como as emissoras são obrigadas a repassar os comerciais de algumas marcas, já que estas empresas pagam milhões por essas competições.
A TV Globo paga R$400 milhões de reais pelo campeonato brasileiro de futebol de 2009 a 2011 em acordo fechado com o clube dos treze (um grupo que defende os interesses comerciais dos times de futebol) e paga algo em torno de R$60 milhões pelo campeonato paulista, o principal estadual do país. A TV Bandeirantes paga aproximadamente 12% destes valores para receber o pacote da emissora carioca, e tem direito a passar um jogo no meio da semana e um no domingo as 16h00min, ou seja, nos mesmos horários que a Globo também passa os jogos. Por valores não revelados, a TV Bandeirantes conseguiu neste mesmo estilo de parceria com a Rede Globo os direitos da Copa do Mundo de 2010 e os jogos da seleção, e vendeu quatro das seis cotas previstas já: Cerveja Itaipava, Caixa Econômica Federal, Petrobras e Casas Bahia por R$145 milhões cada uma destas cotas, veiculando propagandas de março deste ano até os dias finais da Copa em julho do ano que vem.
As cotas do futebol 2009 na TV Bandeirantes são a cerveja Kaiser, as loterias da Caixa Econômica, a montadora Ford, a rede de varejo Casas Bahia e o grupo educacional Anhanguera. Não tenho os valores destes patrocínios, mas devem ser altíssimos.
Mas o que tudo isso tem haver com a Fórmula Indy você devem estar me perguntando. E eu respondo. Tudo!
Segundo informações recebidas por nós, a emissora paulista tem um contrato com estes cinco anunciantes do campeonato brasileiro para a transmissão do futebol que não se resume apenas aos jogos, mas sim ao pré – jogo, o jogo propriamente dito e o pós – jogo, além da veiculação de propaganda na programação futebolística da Band.
Durante o campeonato paulista a Bandeirantes conseguiu estar sempre em boa posição com os índices de audiência no futebol, com aproximadamente dez pontos de média, para se ter uma idéia, as 500 milhas de Indianápolis teve picos de três pontos.
As cotas da Fórmula Indy pertencem à cerveja Kaiser, pilhas Duracell, postos Ipiranga, loterias da Caixa Econômica e a Reckitt Benckiser, esta última é uma rede de produtos de limpeza, e utiliza de vários de seus produtos para veicular propagandas, fazem parte desta rede, por exemplo, o Air Wick, que estava estampado no carro de Dario Franchitti no Grande Premio de Saint Petersburg deste ano. Estas cotas foram todas vendias em janeiro e fevereiro deste ano, mas os valores não foram revelados. A Globo recebe R$52 milhões anuais por cada um de seus cinco patrocinadores da Fórmula 1.
Coincidentemente, um dos patrocinadores da Chip Ganassi é o mesmo que bancam a categoria na Rede Bandeirantes de televisão.
Antes de qualquer coisa, vou deixar claro que tenho o mesmo amor pelo futebol quanto pela Fórmula Indy, talvez um pouco mais pela segunda por ter menos eventos que o primeiro.
É um montante absurdo estes valores que o futebol movimentam qualquer um de nós que teríamos uma empresa e estaríamos diante desta situação com certeza iríamos passar o futebol em nossa grade de programação também, ou alguém aqui rasga dinheiro?
A Fórmula Indy além de não ser a categoria mais querida pelos brasileiros, sofrer uma crise de identidade desde 1996, consegue ter uma coisa pior ainda, os horários. Como já foi dito aqui em oportunidades anteriores, a categoria é composta de seu calendário 95% na América do norte e lá temos quatro fusos horários, sendo que as provas acontecem no domingo entre duas da tarde (Toronto e Indy 500 neste ano) e sete da noite (Edmonton) criando um enorme problema para qualquer diretor de TV. Domingo a tarde é o principal horário da televisão para qualquer emissora, já que é quando a maior parte da sociedade está em casa na frente da telinha.
Falando em direção de televisão, muitos sabem que João Saad (faleceu em 1999) é quem fundou a Bandeirantes e hoje seu filho Johnny Saad é o presidente da emissora e poucos sabem que Marcelo Meira é o vice presidente do Grupo Bandeirantes. Relacionou algo? Não? Pois bem, Marcelo Meira é tio do piloto Vitor Meira. A Band não quis mais a Indy em 2001. Vitor Meira estreou na Fórmula Indy em algumas provas de 2002.
Em 2004 e 2005 o piloto brasiliense assinou contrato com a equipe Rahal Letterman para as duas temporadas. Foi quando a TV Bandeirantes adquiriu novamente os direitos de transmissão da IndyCar Series através de Willy Hermann. Se hoje temos a Fórmula Indy passando pela metade como na tarde de ontem com o GP de Toronto, deve-se ao fato do interesse de Marcelo e seu sobrinho se envolverem categoria, já que nem SBT, Record e RedeTV! quiseram mais a categoria, apenas a Bandeirantes acredita ainda na Fórmula Indy.
Vocês devem estar me perguntando se eu sou a favor desta mentalidade de transmissão pelo que coloquei até agora, certo? Não, não sou. Mas o que fazer então se sabemos que ao vivo é impossível ser exibida? Antes de responder espero que não venha nenhum “orkuteiro” de plantão me dizer para correr atrás de “streams” de sites e muito menos pagar o BandSports. Acredito que a Bandeirantes deveria fixar a categoria em algum horário na noite de domingo, já que a Band só tem um programa expressivo nas noites dominicais Canal Livre que começa quando acaba o Fantástico na Globo. Vejo a opção mais lógica sendo logo depois do Programa Terceiro Tempo de Milton Neves que acaba as 20h00min.
Além desta opção acredito também que o Grupo Bandeirantes teria a obrigação de usar o canal chamado Rede 21 (anteriormente chamado de Canal 21 e PlayTv) para fazer as transmissões ao vivo. Embora seja um canal de pouca visibilidade, é um canal aberto da televisão brasileiro que pode ser sintonizado com qualquer antena parabólica, além de ser sintonizado pela NET também. Vale lembrar também que este canal está em forte crise financeira, e das 00h00min até as 22h00min de segunda a segunda tem seu horário vendido para a Igreja Mundial do Poder de Deus, tendo apenas duas horas diárias de programação produzida pela Bandeirantes.
Um canal que acredito que fariam um bom trabalho com a Fórmula Indy seria o Esporte Interativo, outro canal que é aberto, mas apenas nas parabólicas brasileiras com sinal do antigo transponder da AmazonSat, porém a TV ESporte Interativo tem o campeonato inglês, italiano e novamente o alemão que passarão nas tardes de domingo a partir do final de agosto., então é melhor nem pensar em ir para o único canal com programação inteiramente esportivo do Brasil que não é pago. Lembrando que a Fórmula Indy começou a ser exibida pela Bandeirantes, Manchete, CNT, SBT, Record, RedeTV! e voltou para a emissora paulista.
O mais triste ainda é a equipe de profissionais que a emissora tem , não os motivando e deixando trabalhar da forma que gostariam. Téo José o melhor narrador de automobilismo da TV brasileira, Celso Miranda que é um comentarista que está há mais de uma década envolvido com a categoria e tem um imenso conhecimento sobre a mesma e que poderia também ser usado como repórter como nos tempos de Record, além da grande revelação nos comentários deste ano, o ex piloto Felipe Giaffone que três temporadas atrás estava guiando os carros da IndyCar. Se estes profissionais estivessem nos locais da corridas fazendo a transmissão das corridas, o trabalho deles seriam ainda mais motivantes e com certeza teríamos no mínimo algo parecido com as transmissões da época de SBT.
A próxima etapa da Fórmula Indy é as 19h00min no dia 26 de julho próximo no circuito misto de Edmonton montado em um aeroporto da cidade canadense e vai bater de frente com Milton Neves que tem media de cinco a oito pontos de audiência, a Indy não atinge no máximo a metade dos índices do apresentador mineiro, então quem tem antena parabólica procure sintonizar a Rede 21 e quem não tem é torcer para que a Band pelo menos mostre a segunda parte da corrida ao vivo, já que ela mostra a primeira parte como em Iowa, Glen e Toronto.
Em sua opinião, pensando de modo racional o que deveria ser feito para melhoras na transmissão da Fórmula Indy? Comente, é uma causa que todos nós devemos buscar soluções.
Em tempo, vi agora pouco a chamada da Copa do Mundo 2010 pela pela primeira vez na Band. Por incrível que pareça, a Bandeirantes chegou a mudar seu próprio logo, e não se espantem, o logo tem uma bola de futebol no centro ao invés da circunferência que já foi vermelha e hoje é verde. A Copa começa dia 11 de junho e vai até 11 de julho. Vou além, possivelemente teremos uma corrida da Indy no dia da final da Copa, veja porque isso deverá ocorrer aqui.
--------------------
Jackson Lincoln Lopes é graduando no último ano em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá e escreve para o site amigos da velocidade notícias sobre a Fórmula Indy, além de manter o Blog da Indy e possui um acervo de mais de trezentas corridas da Indy em sua coleção.
Para me adicionar no Orkut, clique na foto.
A TV Globo paga R$400 milhões de reais pelo campeonato brasileiro de futebol de 2009 a 2011 em acordo fechado com o clube dos treze (um grupo que defende os interesses comerciais dos times de futebol) e paga algo em torno de R$60 milhões pelo campeonato paulista, o principal estadual do país. A TV Bandeirantes paga aproximadamente 12% destes valores para receber o pacote da emissora carioca, e tem direito a passar um jogo no meio da semana e um no domingo as 16h00min, ou seja, nos mesmos horários que a Globo também passa os jogos. Por valores não revelados, a TV Bandeirantes conseguiu neste mesmo estilo de parceria com a Rede Globo os direitos da Copa do Mundo de 2010 e os jogos da seleção, e vendeu quatro das seis cotas previstas já: Cerveja Itaipava, Caixa Econômica Federal, Petrobras e Casas Bahia por R$145 milhões cada uma destas cotas, veiculando propagandas de março deste ano até os dias finais da Copa em julho do ano que vem.
As cotas do futebol 2009 na TV Bandeirantes são a cerveja Kaiser, as loterias da Caixa Econômica, a montadora Ford, a rede de varejo Casas Bahia e o grupo educacional Anhanguera. Não tenho os valores destes patrocínios, mas devem ser altíssimos.
Mas o que tudo isso tem haver com a Fórmula Indy você devem estar me perguntando. E eu respondo. Tudo!
Segundo informações recebidas por nós, a emissora paulista tem um contrato com estes cinco anunciantes do campeonato brasileiro para a transmissão do futebol que não se resume apenas aos jogos, mas sim ao pré – jogo, o jogo propriamente dito e o pós – jogo, além da veiculação de propaganda na programação futebolística da Band.
Durante o campeonato paulista a Bandeirantes conseguiu estar sempre em boa posição com os índices de audiência no futebol, com aproximadamente dez pontos de média, para se ter uma idéia, as 500 milhas de Indianápolis teve picos de três pontos.
As cotas da Fórmula Indy pertencem à cerveja Kaiser, pilhas Duracell, postos Ipiranga, loterias da Caixa Econômica e a Reckitt Benckiser, esta última é uma rede de produtos de limpeza, e utiliza de vários de seus produtos para veicular propagandas, fazem parte desta rede, por exemplo, o Air Wick, que estava estampado no carro de Dario Franchitti no Grande Premio de Saint Petersburg deste ano. Estas cotas foram todas vendias em janeiro e fevereiro deste ano, mas os valores não foram revelados. A Globo recebe R$52 milhões anuais por cada um de seus cinco patrocinadores da Fórmula 1.
Coincidentemente, um dos patrocinadores da Chip Ganassi é o mesmo que bancam a categoria na Rede Bandeirantes de televisão.Antes de qualquer coisa, vou deixar claro que tenho o mesmo amor pelo futebol quanto pela Fórmula Indy, talvez um pouco mais pela segunda por ter menos eventos que o primeiro.
É um montante absurdo estes valores que o futebol movimentam qualquer um de nós que teríamos uma empresa e estaríamos diante desta situação com certeza iríamos passar o futebol em nossa grade de programação também, ou alguém aqui rasga dinheiro?
A Fórmula Indy além de não ser a categoria mais querida pelos brasileiros, sofrer uma crise de identidade desde 1996, consegue ter uma coisa pior ainda, os horários. Como já foi dito aqui em oportunidades anteriores, a categoria é composta de seu calendário 95% na América do norte e lá temos quatro fusos horários, sendo que as provas acontecem no domingo entre duas da tarde (Toronto e Indy 500 neste ano) e sete da noite (Edmonton) criando um enorme problema para qualquer diretor de TV. Domingo a tarde é o principal horário da televisão para qualquer emissora, já que é quando a maior parte da sociedade está em casa na frente da telinha.
Falando em direção de televisão, muitos sabem que João Saad (faleceu em 1999) é quem fundou a Bandeirantes e hoje seu filho Johnny Saad é o presidente da emissora e poucos sabem que Marcelo Meira é o vice presidente do Grupo Bandeirantes. Relacionou algo? Não? Pois bem, Marcelo Meira é tio do piloto Vitor Meira. A Band não quis mais a Indy em 2001. Vitor Meira estreou na Fórmula Indy em algumas provas de 2002.
Em 2004 e 2005 o piloto brasiliense assinou contrato com a equipe Rahal Letterman para as duas temporadas. Foi quando a TV Bandeirantes adquiriu novamente os direitos de transmissão da IndyCar Series através de Willy Hermann. Se hoje temos a Fórmula Indy passando pela metade como na tarde de ontem com o GP de Toronto, deve-se ao fato do interesse de Marcelo e seu sobrinho se envolverem categoria, já que nem SBT, Record e RedeTV! quiseram mais a categoria, apenas a Bandeirantes acredita ainda na Fórmula Indy.
Vocês devem estar me perguntando se eu sou a favor desta mentalidade de transmissão pelo que coloquei até agora, certo? Não, não sou. Mas o que fazer então se sabemos que ao vivo é impossível ser exibida? Antes de responder espero que não venha nenhum “orkuteiro” de plantão me dizer para correr atrás de “streams” de sites e muito menos pagar o BandSports. Acredito que a Bandeirantes deveria fixar a categoria em algum horário na noite de domingo, já que a Band só tem um programa expressivo nas noites dominicais Canal Livre que começa quando acaba o Fantástico na Globo. Vejo a opção mais lógica sendo logo depois do Programa Terceiro Tempo de Milton Neves que acaba as 20h00min.
Além desta opção acredito também que o Grupo Bandeirantes teria a obrigação de usar o canal chamado Rede 21 (anteriormente chamado de Canal 21 e PlayTv) para fazer as transmissões ao vivo. Embora seja um canal de pouca visibilidade, é um canal aberto da televisão brasileiro que pode ser sintonizado com qualquer antena parabólica, além de ser sintonizado pela NET também. Vale lembrar também que este canal está em forte crise financeira, e das 00h00min até as 22h00min de segunda a segunda tem seu horário vendido para a Igreja Mundial do Poder de Deus, tendo apenas duas horas diárias de programação produzida pela Bandeirantes.
Um canal que acredito que fariam um bom trabalho com a Fórmula Indy seria o Esporte Interativo, outro canal que é aberto, mas apenas nas parabólicas brasileiras com sinal do antigo transponder da AmazonSat, porém a TV ESporte Interativo tem o campeonato inglês, italiano e novamente o alemão que passarão nas tardes de domingo a partir do final de agosto., então é melhor nem pensar em ir para o único canal com programação inteiramente esportivo do Brasil que não é pago. Lembrando que a Fórmula Indy começou a ser exibida pela Bandeirantes, Manchete, CNT, SBT, Record, RedeTV! e voltou para a emissora paulista.
O mais triste ainda é a equipe de profissionais que a emissora tem , não os motivando e deixando trabalhar da forma que gostariam. Téo José o melhor narrador de automobilismo da TV brasileira, Celso Miranda que é um comentarista que está há mais de uma década envolvido com a categoria e tem um imenso conhecimento sobre a mesma e que poderia também ser usado como repórter como nos tempos de Record, além da grande revelação nos comentários deste ano, o ex piloto Felipe Giaffone que três temporadas atrás estava guiando os carros da IndyCar. Se estes profissionais estivessem nos locais da corridas fazendo a transmissão das corridas, o trabalho deles seriam ainda mais motivantes e com certeza teríamos no mínimo algo parecido com as transmissões da época de SBT.
Trabalho realizado pela emissora de Silvio Santos deu exemplo mundial de como transmitir corridas.
A próxima etapa da Fórmula Indy é as 19h00min no dia 26 de julho próximo no circuito misto de Edmonton montado em um aeroporto da cidade canadense e vai bater de frente com Milton Neves que tem media de cinco a oito pontos de audiência, a Indy não atinge no máximo a metade dos índices do apresentador mineiro, então quem tem antena parabólica procure sintonizar a Rede 21 e quem não tem é torcer para que a Band pelo menos mostre a segunda parte da corrida ao vivo, já que ela mostra a primeira parte como em Iowa, Glen e Toronto.
Em sua opinião, pensando de modo racional o que deveria ser feito para melhoras na transmissão da Fórmula Indy? Comente, é uma causa que todos nós devemos buscar soluções.
Em tempo, vi agora pouco a chamada da Copa do Mundo 2010 pela pela primeira vez na Band. Por incrível que pareça, a Bandeirantes chegou a mudar seu próprio logo, e não se espantem, o logo tem uma bola de futebol no centro ao invés da circunferência que já foi vermelha e hoje é verde. A Copa começa dia 11 de junho e vai até 11 de julho. Vou além, possivelemente teremos uma corrida da Indy no dia da final da Copa, veja porque isso deverá ocorrer aqui.--------------------
Jackson Lincoln Lopes é graduando no último ano em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá e escreve para o site amigos da velocidade notícias sobre a Fórmula Indy, além de manter o Blog da Indy e possui um acervo de mais de trezentas corridas da Indy em sua coleção.Para me adicionar no Orkut, clique na foto.



26 comentários:
O futebol só não foi empecilho para as emissoras detentoras da Indy por algumas razões: no fim dos anos 80 e início da década de 90, quando a Band, ou melhor Luciano do Valle abriu as portas da Indy para o Brasil devido ao sucesso de Émerson Fittipaldi nos EUA, acontecia que por exemplo em 1989 a Globo tinha exclusividade do Brasileiro e a Band fazia um verdadeiro show do esporte. Em 1990 e 1991 a Band tomou o Brasileiro da Globo, mas exibia jogos aos sábados e segunda a noite, não havia transmissão domingo. Depois a Indy foi para a Manchete que não tinha direitos sobre futebol, assim como o SBT na época dourada das transmissões da Indy no Brasil, até que Gugu Liberato que batia de frente na audiência com Fausto Silva no domingo a tarde, lembre-se que os jogos da TV aberta no domingo por exemplo em 1995 eram as 7 da noite, ou as 6 e meia da tarde como em 1996. Talvez por conta de um quadro cahamdo prova da banheira, começou a fazer campanha contra a Indy, já que seu programa tinha picos de 20,30 pontos no IBOPE quando era interrompido para a transmissão da prova. No horário da prova, Faustão tomava conta e Gugu dizia que era impossível retomar a audiência. Sílvio Santos bancou a categoria ao vivo até 1998, quando um belo dia vejo na capa da Racing. CART: SBT não transmite mais e agora?. A reportagem dava conta que além disso relatado acima a falta de vitórias dos pilotos brasileiros em 1998 pesou para o SBT tomar essa decisão, mas depois o SBT voltou atrás, mas fixou a Indy as 11 da noite de domingo, com exceção de provas no sábado ou do GP Brasil que eram ao vivo e o GP Motegi por ser madrugada e também ao vivo. Nunca pensei que teria saudade desses VTS. Em 2001, a Record resolve apostar em esporte e leva a Indy para sua emissora. No início provas ao vivo, cobertura ampla até que novamente um programa de auditório (Domingo da Gente do Netinho) e o futebol em 2002 fez com que a Indy fosse relegada a VTS. A prova de Miami que deu o título em 2002 a Cristiano da Matta foi exibido as 16h em VT,era domingo de eleições no Brasil, mas o RS naquela tarde não acompanhou a prova pois a TV Pampa que na época era afiliada a Record, simplesmente colocou um programa local sobre a apuração dos votos. Em 2003, a RedeTV assumia as transmissões. Assisti somente a etapa de Monterrey, já que a TV Pampa tinha se afiliado a RedeTV após um breve desentendimento com a Record, mas voltou para a Record em seguida e assim não havia transissão aqui no RS, somente quem tinha parabólica e NET assistia. A IRL ganhava cada vez mais força e com as prinicipais equipes da CART indo para a IRL, o campeonato foi se esvaziando, ate que a Band em 2004 começou a mostrar compactos das etapas da IRL e em 2005 comprou os direitos de transmissão. Até 2007, a Band transmitia algumas etapas de domingo ao vivo, já que o maior empecilho era o Raul Gil que não abria mão do seu programa, até chegar o futebol em 2008. Mas esse ano a Band aberta está se superando, simplesmente, trata a Indy como um lixo nos seus produtos e quase não dá espaço a categoria em sua programação.
E nesse ano com certeza se o título for decidido em Miami não haverá transmissão da etapa, já que Miami volta a ser disputada domingo.
Belo comentário o seu Jackson. Eu também sou um grande fã de automobilismo, e acompanho a Formula Indy desde o final da década de 80. Lembro muito bem dos bons tempos em que o SBT, juntamente com o Téo José, Dedê Gomes, Antônio Pétrin e o Celso Miranda faziam as transmissões. Éramos felizes e não sabíamos. Eu acho meio estranho que uma emissora compre os direitos de transmissão de uma categoria, e acabe por não transmiti-la na integra, e nem mesmo em VT em horário alternativo. No inicio do ano as transmissões são anunciadas como se as corridas fossem transmitidas na integra, propaganda enganosa! Faço coro com você no que diz respeito à solução para esse impasse. Acredito que a transmissão das corridas ao vivo na Rede 21, com transmissão de VT completo na Bandeirantes em horário alternativo, seria a melhor solução.
GRANDE ABRAÇO, Johny Jr. Florianópolis
Acho que a melhor solução seria passar a corrida no sabado de manhã (depois da corrida)
, já que não passa nada nesse horario, também acho que transmitir a Nascar nesse esquema seria bom(já que sabado temos trinos da F1), mas tenque ser feito tudo sertinho,
sem interromper a corrida para passar outra coisa e sem comerciais.
E tambem podiam passar materias da INDY nesse horario e até corridas historicas da INDY e CART.(bem pode parecer meio idiota, mas acho que seria o melhor).
Enquanto a postagem eu concordo com que vc disse, tambem comcordo com os comentarios, que fala que a chamada para as corridas no inicio do ano pareciam que iam ser transmitida AOVIVO mas foram muito curtas as corridas(tiveram 1hora), bem é "só" isso que tenho a dizer.
666
O motivo da IRL não ter seu lugar nas trasmissões brasileiras é simplismente o fato da nossa população ser o qué: um bando de gente sem cultura que só pensa em mulher pelada, programas de show (gugu e cia ltda), futebol...aff....a F1 só tem esse sucesso todo pq a maioria das corridas é de manhã e pq a GLOBO trasnmite, a maior "formadora" de opinião que existe e jamais existirá (infelizmente) no Brasil..
Com um pouco de empenho, marketing e valorização do que é bom, alguma emissora de TV aberta conseguiria trasformar a IRL em algo querido no Brasil, lembro q me fascinava o fato de Téo José dizer em suas trasnmissões: "a categoria mais equilibrada do automobilismo!"; "os carros mais rápidos do mundo!"...
mas hj, a infelizmente a CART/CCWS uniu-se a IRL, os chassis continuam ridiculos (uma das coisas q me enoja ao assistir à IRL), não há propaganda dos pilotos brasileiros aki no Brasil, e a BAND, um canal q nunca foi nda fica com essa merda d transmitir futebol...pior q soh mostra jogos do corinthians aki em MG...o q dizer? vai tomar no cú!!! é o q da vontade..sempre transmite os MESMOS jogos q a globo minas transmite, em vez de pelo menos mudar os times...é ridicula
Os outros canais q transmitia a CART/CCWS fizeram a mesma merda: exceto o SBT, os outros nunca foram nada, e qnd começavam a engrenar com as corridas passavam pro futebol ou p/ programas inuteis q a pop adora...
BRASIL não tem jeito!
Marcos Antonio,
Santo Antonio de Jesus-BA
marcosantonio356@hotmail.com
Jackson, belo trabalho, se todos os fans entendessem do seu ponto de vista a Band seria outra.
Não é dito que o habito de assistir faz o ibope.
Se, os proprios fans da Indy, pedissem compactos em um horário fixo e não se dedicassem em escrachar a emissora, seria outra história!
É vejo que aqui na Bahia a band exibe aos domingos depois do Milton Neves filmes antiquissímos e videos policias de perseguição da decada passada. Esse horário seria o suficiente para a Indy. Tem as sextas-feiras que a Indy poderia substituir o Toda Sexta que rende um ibope inferior o da Indy ao vivo!
O pior de tudo que ano que vem é copa do mundo e se não mudar vai ser a mesma decepção e empresa sempre tem um foco o lucro, sem isso ela não se sustenta e eu entendo o que a Band faz!
É verdade que nunca veremos a Indy no lugar do futebol e é perfeitamente compreensível essa atitude da Band, o que ela não pode fazer é produzir chamadas dando a entender que transmitirá as provas na íntegra e fazer essas transmissões pela metade como Glen e Toronto, penso que uma saída viável seria a exibição da prova na íntegra num horário definido nos finais de semana em que houver corrida (domingo depois do Terceiro Tempo, um exemplo).
Concordo que seria muito melhor para a qualidade da transmissão se tivesse uma equipe fixa para a cobertura das corridas in loco, mas nem a Globo faz isso para cobrir a F1, imagina a Band para a Indy...
Eu ficaria feliz com a cobertura da Band se eles fizessem essas duas coisas, só isso, nem precisaria do ao vivo pela metade, na minha opinião.
Já que para a Band o interessante financeiramente é passar o futebol, passe o resto da temporada para o Canal 21 e ano que vem cancele a IRL (falsa Indy), deixando apenas para o BandSports. Assim economizaria bons dólares na conta.
Já que não se tem respeito pelo telespectador, que pare logo com isso. Quem sabe o Esporte Interativo pegue e passe, nem que seja em VT, em horários alternativos mesmo, como o próprio 21.
E outra, ver futebol na Band precisa de doses cavalares de paciência para aguentar a turma que transmite. É melhor abaixar o som e ouvir pelo rádio!
O problema maior é a própria categoria Indy Series. Como investir em uma categoria que está sucateada, carros antigos, quadrados, ultrapassados? Como podem os carros de hoje andarem mais lentos que anos anteriores?
O produto Formula Indy está fraco, não gera interesse nos telespectadores.
Se eu fosse o presidente da Band, olhando de forma comercial, faria a mesma coisa que ele está fazendo.
É claro que do pontos de vista de Fã, eu queria que fossem transmitidas todas as corridas ao vivo e "in loco".
O meio termo seria a transmissão em VT no domingo a noite, depois do Canal Livre, um pouco tarde, mas pelo menos mostraria-se toda a corrida.
É UMA DECADÊNCIA NÓS, FÃS, IMPLORAR POR UM "VT" DA CORRIDA. NINGUÉM AQUI GOSTA DE TORCER NÃO? SENTIR A EMOÇÃO DE UMA CORRIDA É ESPERAR PELO QUE VAI ACONTECER SEM SABER NO QUE VAI DAR!
É por isso que, apesar de ser o VT nossa única chance de assistir uma corrida na íntegra da IRL, que eu nunca vou me conformar em implorar à emissora por um horário para o VT.
Prefiro que a BAND assuma de vez que ñ irá trasmitir a IRL. Chega de fazer esse bafuê todo antes das corridas e vão cuidar do seu futebolzinho de última categoria.
Acho que um vt, depois do horário de Milton Neves, seria uma boa. Segundo Fittipaldi "o brasileiro não gosta do esporte, gosta de quem está ganhando", é compreensível que os mandatários da Band pensem assim. Menos eu!!!
Entendo a falta de "espaço", mas soluções claras existem, como já dito, a cobertura local é fundamental para orientação e atração de um novo publico, pois nos que adimiramos e amamos o esporte vamos atrás das informações mas os "outros" mal acompanham pois nem um cronograma com as etapas é exibido, a classificação final, a classificação do campeonato, mal é demonstrada e volto no ponto onde apenas os interessados e que já conhecem que acompanham gerando audiencia. Uma solução seria um acompanhamento e maior informação aos telespectadores, isso pode gerara maior interesse de novos telespectadores, outro ponto horários, como já feito no SBT exibir as corridas pós 23h puxando o canal livre para um horário decente por volta das 20h, ou tambem aos sábados por volta das 10h existe uma brecha despersonalizada e a Indy junto a outros entretenimentos esportivos poderiam cobrir.
Mas se for para continuar como esta melhor tirar de vez da grade.
a verdade verdadeira é q não só a indy mas,tambem f1 estão passando por severa crise de identidade.carros feios,corridas sem ultrapassagens,falta de interesse dos patrocinadores e publico.são alguns fatores q estão deixando essas categorias nessa pindaíba.quanto a prova de toronto,gostei e muito.deu saudade dos bons e velhos tempos da indy.porem:essa temporada pós unificação mostra q apenas a chip ganassi eolhe lá a penske,vão brigar pelo titulo.e do jeito q vai,só os pilotos da ganassi é q brigarão pelo caneco.pois os 2 pilotos da penske,pararam de andar.
No meu caso é pior, na minha cidade, só há transmissão da globo, sbt e redetv, mesmo q a band passe as corridas ao vivo, tenho q me virar e achar na internet.
A Band tem que se mancar... Ou dá, ou desce... É um desrespeito ao telespectador... Na verdade somos também consumidores e exigimos honestidade nas relações de mídia também. Não faz o menor sentido prometer algo e não cumprir. A band já fazia isso nos anos 80 e 90 quando transmitia a Indy misturada com propagandas e reportagens da tv americana (eu me lembro do Jack Arute - ô cara feio!!!)e dizia que o problema era da imagem vinda dos EUA (mentira, pagavam a imagem mais barata, ou seja, a que vinha com os cacarecos americanos) e o pior, a corrida ia ser tipo umas 4 da tarde, aí entrava a Silvia Vinhas, a Simone Mello ou o "Arrelia" Junior e uma enrolação sem tamanho e a corrida era umas 7 da noite. Contavam historinhas, piadinhas "sem graça",propagandas da Band e do governo pra encher linguiça. Era uma bosta!!! Agora estão deslumbrados com o "futibor" canela dura do Brasil. Fazer o quê, dá dinheiro, estão certos. Agora, uma coisa ou outra, ou passam VTs ou cancelam isso e deixam para outra emissora. Não concordo com a afirmação de que a Record ou a Rede TV! não possam pegar a Indy. Suas grades não investem no esporte e a Indy com os pilotos brasileiros podem trazer algumas migalhas de audiência para estas redes. Existe também o projeto do GP Brasil que pode se realizar no ano que vem e isso pode ser uma boa para quem ficar com a categoria. Não acho a Indy um caso perdido, o problema é a Band que mais parece uma repartição pública em alguas coisas (não funciona nada direito) do que uma empresa privada que quer buscar eficiência e lucro tal como a Globo.
Ano passado o Play tv ou canal 21 ou rede 21 como queiram chamar era a opção da Band pra mostrar a F-Indy . Esse ano só entre22 e 00 se quiserem mostrar alguma coisa em vt. Fazer o que ou é isso ou assinar o Bandsports que só agora teve sua transmissão ampliada pra outras operadoras ( a se destacar a net). Aliás tem vários vts durante a semana. Mesmo assim é uma transmissão muito mais fraca e menor que as realizadas nos bons tempos de Emerson e companhia.
Granito
É ridículo (não existe outra palavra, que não seja um palavrão p/ isso) o que a Band vem fazendo com nós,fãs da Indy. É uma falta de respeito...agora, me respondam quem quer assistir ao campeonato inglês de futebol...haja paciência...Ah, dá licença...isso é ridículo... Espero que, no caso de haver mesmo uma corrida da Indy no brasil em 2010 (tomara que aconteça) deveria ser proibido a Band transmitir e participar, pelo desrespeito à categoria e aos fãs...
Ahhhh....Finalmente...Graças....Temos que fazer uma festa, ou criar uma dança para esse grande feito...
Bom, tomara que, pelo menos, siga na sequência de vitórias: com o Helinho em primeiro!!!
Até mais, abraço e parabéns pelo belo trabalho que vocês estão fazendo, Tina
e uma poca vergonha o que a tal de band faz conosco que amamos a formula indy, ela teria que tomar vergonha na cara e tranmiti ao vivi na integra, ou nao transmitir droga nenhuma, porque promete, isto e putaria conosco.
FALTA DE RESPEITO!!!Ja que o futebol é mais importante, que venda os direitos para quem quiser mostrar direito. e tem mais, parar a transmissão para passar propaganda...é demais... não dá!
Tenho acompanhado pelo streaming, não tem narração mas da para ver tudo.
O Único período que assisti com afinco a fórmula indy foi no período que era denominada CART ou fórmula mundial. Como era bom esse período e ultimamente não assisto justamente por ser reprise, nunca gostei de ver reprise de corridas mas quando elas são ao vivo se bobear assisto até a tal fórmula truck. Gostaria que conseguissem de alguma forma dar uma casa que valorize a fórmula indy pois do jeito que está vou continuar acompanhando etapa a etapa só a fórmula um. E concordo com você, saudades da época em que sbt transmitia a indy... Silvio poderia transmiti-la novamente e largar um pouco essa programação de auditório dele que é pra lá de enjoada.
deveria te chamadas q nem a do futebol e da copa. despertando no publico curiosidades sobre a indy, que a categoria mais emocionante do mundo. prova de q não estou mentindo é o final do gp de chicago, em chicagoland speedway do ano passado q chegou a ter ate tres carros em uma mesma linha lutando pelo 1º posto e o vencedor decidido por uma imagem fotografica.
Então é isso, q eu q deveria ser feito.
Ola amigos da Velocidade.
Adoro,(amo) a formula indy, Desda época da TV Manchete.( Saudade da época (que tempo bom que não volta nunca mais..)), hoje a emissora Bandeirantes ficou a desejar c/ a Transmissão da Corrida de Formula Indy, passando o campeonato brasileiro de futebol acho uma porcaria(odeio futebol)além disso só tem briga nos estádios, e as emissoras disputando audiência. Comigo nenhuma tv terá audiência no futebol.
Caso alguém queira falar sobre a formula indy, meu end.e-mail,msn(raimarques7@hotmail.com ) estou a disposição.
E que o HELIO CASTRO NEVES, vença a temporado 2009.
Espero que a 1º corrida no caléndario de 2010 seja na cidade de RIBEIRÂO PRETP - SP.
Raimundo Marques
[i]o Grupo Bandeirantes teria a obrigação de usar o canal chamado Rede 21 (anteriormente chamado de Canal 21 e PlayTv) para fazer as transmissões ao vivo. Embora seja um canal de pouca visibilidade[/i]
em relaçao a visibilidade eu acho que com um pouco de marketing isso iria ser resolvido, ao me ver a indy iria dar muito mais audiencia do que programa evangelico/catoligo e muito mais dinheiro ja que a rede 21 teria comerciais.
mas a maior culpada disso tudo nao é a midia Brasileira por simplismente nao querer mais transmitir a IRL mas sim a propria IRL que vem tirando a emoção das corridas, se a IRL continuar nesse caminho que vem tomando ultimamente vaii acabar que nem a F1 vai se torna um grande negocio ao inves de uma categoria automobilistica
tv band vai para a puta que te pario
é uma falta de respeito o que eles fazem
parar a corrida pela metade para passar aquela porra do caralho do futebol
além de agora ter intervalo comercial dentro das corridas
GLOBO é GLOBO e não se fala mais nisto
libere a formula indy para outro canal para que nós os fãs de corridas possamos assistila ao vivo. Eu não gosto de futebol e quando estou assistindo a formula indy e ela é tirada da transmissão por causa de futebol sinto tanta raiva porem fico impotente tendo em vista que não posso fazer nada...
Postar um comentário