Hoje se confirmou a demissão de Sebastien Bourdais da Toro Rosso.
Sei que Bourdais teve um rendimento abaixo do esperado. Acredito que ele, desde a ida de Zanardi foi o pior piloto da Indy na Fórmula 1. A equipe era pequena, mas Vettel detonou o francês ano passado, e até para Buemi ele está perdendo, e até mesmo para as Force India.
Claro, a equipe precisava de grana (que vai vir com Jaime Alguersuari), Bourdais não vinha tendo o rendimento esperado = demissão do Tetracampeão da ChampCar.
Mas não tem problema, a vida segue, tenho certeza que ele será bem vindo novamente nos Estados Unidos se ele tiver vontade de retornar. Aposto que Carl Hass e Mike Lanigan e até mesmo Paul Newman lá de cima já devem estar pensando nele para o ano que vem.
Abaixo, encontrei uma foto que é linda demais, e mostra o espírito da Indy.
Bourdais não precisa do ambiente da Fórmula 1. Embora na ChampCar estava em uma super equipe e os adversários não faziam frente, as manobras e vitórias aniquiladoras que vimos dele, mostrou a nós o excelente piloto que ele é.Números na ChampCar:
Largadas: 77
Vitórias: 31
Poles: 28
Pódios: 44
Acredito que não precisa ser dito mais nada. Seja feliz Sebastien, você não precisa da Fórmula 1.
11 comentários:
Volta para a Newman/Has quem sabe as coisas voltam a dar certo pra Bourdais e para a grande equipe que passa por um mau momento de adaptação a nova Indy...
Isso prova a falta de competividade da F1, eles tem que mudar radicalmente(até mais que a indy) os chassis são muito feios(e parecem que são tods iguais) tem que mudar o traçado das pistas(já que quase não vemos ultrapassagens)ou colocar pistas novas e tirar umas pistas(monaco) tambem devia ir para pistas americanas tanto ovais como mistos.
666
Uma pena, lembro da primeira etapa dele na Australia ano passado, marcando pontos...fazer o que a F-1 tem costume de detonar bons pilotos vindo dos EUA, vide Da Mata e Zanardi...se voltar seja qual for a equipe, será uma boa pra Indy.
Tomara q volte e possa ser feliz onde ele conquistou muito sucesso. No final das contas, ele fez o que podia na STR, deu azar de ter Vettel como companheiro ano passado e jah entrou desanimado e pressionado neste ano. Seria msm uma boa pedida pra NHL.
Bourdais realizou seu sonho de correr na F1. Estreou em Melbourne na Austrália, estava chegando no pódio daquela etapa quando o motor do seu carro estourou a 2 ou 3 voltas do fim, mesmo assim terminou nos pontos em 7°, sua melhor posição de largada foi a quarta em Monza, prova essa vencida por Vettel, seu companheiro de equipe e pole na mesma prova. Infelizmente a necessidade de grana da Toro Rosso falou mais alto e assim Bourdais, que verdade seja dita, não faz nada de excepcional nessa temporada e assim acaba rifado da F1. Deverá ser um dos pilotos mais cobiçados pelas equipes da Indy para a próxima temporada, quem sabe ainda esse ano.
Eu simplismente não consegui entender o fraco desempenho de Bourdais, o tetracampeão da CCWS, na F1, eu esperava muito desse grande piloto.
Bom, bola p/ frente! Espero que Bourdais retorne aos EUA e participe da IRL!
Não dá pra entender isso. Da Matta e Bourdais tiveram desempenhos ruins mesmo vindo de "escolas" européias, o mesmo com Zanardi, Gil de Ferran. Imagino se for mesmo efetivada a criação da USF1, e a provável ida de Marco Andretti para a F1, o resultado será o mesmo. Por que tanta diferença assim, mesmo para aqueles vindos da experiência de circuitos mistos? O problema é a "escola de pilotagem" ou o ambiente da F1 (vide Nelsinho Piquet)?
Acho que Da Matta não foi demitido por causa de pilotagem e sim por não compartilhar das idéias do chefe de equipe da Toyota na época, ele sugeria um caminho para o carro e não era atendido. Zanardi foi decepcionante pois a Williams entrava em sua curva decadente foi aniquilado a época por um promissor Ralf Schumacher. Cristiano da Matta não foi amplamente batido por Olivier Panis. Mas é minha opinião.
A verdade é muito simples... Os pilotos da champcar/indy são sabotados em suas atuações na F1... O Michael Andretti que sempre em treinos andava melhor que o Berger (era ruim, mas era o dono do carro)simplesmente foi prejudicado sendo que até o Senna (segundo o Marco Andretti) reclamava por ele. O Zanardi vem da escola européia. Era rápido, arrojado e muito experiente quando foi para a Williams cadeira elétrica e não teve muita chance. O Cristiano da Matta foi o primeiro piloto da Toyota que liderou um GP com aquele carrinho. Ele reclamava do acerto de suspensão o tempo todo e foi estupidamente sacado da equipe e teve ótimos desempenhos em se tratando do nível do carro que era para andar só lá trás.O Bourdais na primeira corrida na Toro Rosso marcou pontos. Me lembro do ano passado quando ele conseguiu andar em algumas corridas a frente do Vettel. De fato, este ano ele anda muito ruim, mas é um piloto de grande prestígio entre os técnicos e pilotos e com certeza está desmotivado ou está sendo desmotivado a continuar. É por isso que devemos defender a volta da Indy sem Danica Patrick, sem chassis com aparência de Osella dos anos 80,sem macaquices americanóides do Helinho Dançarino. É preciso que o show dos carros turbo, circuitos ovais de verdade e mais montadoras apoiando o esporte como no final dos anos 90 possa de novo acontecer para que todos saibam que a vida é muito maior do que aquela coisa chamada "F1".
Referente ao Cristiano, Mike Gascoyne era uma pedra (uma montanha inteira) no sapato dele e da equipe. Tanto que o Vijay Mallya, dono da Force India, estava de saco cheio dele e mandou embora no final do ano passado. O carro continua uma nhaca, mas o ambiente melhorou.
Eu gostava muito mais da Indy original do que essa IRL, pelos circuitos, pelos pilotos, pelas equipes. A IRL, pra mim, é uma espécie de Nascar de monopostos. Uma grande F-Ford, tudo pasteurizado. Carros, pneus, motores, e até nível de pilotos (salvo algumas exceções) iguais.
Com a compra da Indy, talvez melhore e atraia outras equipes. Eu mesmo vendo as corridas fico imaginando uma equipe da Ferrari na Indy. Seria ótimo, e ao volante o Jacques Villeneuve (com laços dos dois lados, tanto equipe, quanto categoria).
É uma pena que o Bourdais tenha perdido a vaga na F-1. Eu gostaria de vê-lo numa equipe competitiva e tenho certeza de que ele teria resultados bem melhores. É um piloto maduro. É um desperdício colocar um piloto como ele para pilotar em equipes pequenas..
Postar um comentário