Agência ligada ao governo brasileiro é um dos patrocinadores oficiais da IndyCar Series

Patrocínio da Fórmula Indy pela Apex-Brasil gera R$370 milhões em novas exportações para os EUA.

Fonte: UNICA

O saldo do primeiro ano de patrocínio da principal categoria do automobilismo mundial movida a etanol foi muito positivo para a APEX-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Ao final da temporada 2009 da Formula Indy, a primeira com a presença da agência entre os patrocinadores, foram computados R$370 milhões em novos negócios fechados por empresas e entidades brasileiras que utilizaram a estrutura criada pela APEX-Brasil para fomentar negócios.

Os resultados foram apresentados pelo presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, em evento realizado em novembro na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Teixeira destacou o ineditismo da iniciativa, que uma vez compreendida pelas empresas brasileiras interessadas em penetrar no mercado americano, passou rapidamente a render dividendos.

"Frequentemente as empresas tinham alguma dificuldade para entender como poderiam fechar negócios em eventos de automobilismo, mas logo ficou claro que a Indy, por ser algo tão inserido no contexto americano, é um ambiente ideal pois o comprador em potencial se sente ``em casa´´ enquanto discute negócios," destacou Teixeira.

O presidente da Apex-Brasil agradeceu a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) por participar da temporada 2009 da Formula Indy como fornecedora oficial dos combustíveis utilizados em todas as corridas. Ao longo da temporada, a Apex-Brasil destacou a participação da UNICA adotando o slogan "Experience our Energy" (Experimente nossa Energia), alusivo ao etanol, e exibindo continuamente nos ambientes criados para contatos entre empresas brasileiras e americanas um video sobre os benefícios do etanol de cana produzido no Brasil, especialmente a redução de gases causadores do efeito estufa que o biocombustível brasileiro proporciona.


Tony Kanaan é garoto propaganda da APEX nos Estados Unidos. Comercial é vinculado na TV norte-americana durante as corridas.

Empresas como Braskem, Embraer e Tatuzinho-Velho Barreiro participaram do evento com breves depoimentos, detalhando negócios encaminhados ou fechados em corridas da Indy, em função das características do projeto e do apoio dos profissionais da Apex-Brasil. A UNICA foi representada por seu diretor de comunicação corporativa, Adhemar Altieri, que em seu depoimento frisou a importância dos contatos realizados durante corridas da Indy para uma presença maior do etanol brasileiro nos Estados Unidos no futuro. Ele apontou o valor mais amplo da iniciativa: "Há anos, por não ser pro-ativo, o Brasil vinha perdendo espaço no maior mercado consumidor do mundo, os Estados Unidos. A iniciativa da Apex-Brasil começa a reverter esse quadro e serve de exemplo para outras ações que podem gerar ainda mais resultados positivos," concluiu.

O represente-chefe da UNICA para a America do Norte, Joel Velasco, que acompanhou de perto o envolvimento da UNICA na temporada 2009 da Formula Indy e o trabalho em parceria com a Apex-Brasil, ressaltou a visão pioneira da agência, que além de promover as exportações brasileiras de etanol e de outros produtos, também trabalha com outros países para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, divulgando internacionalmente os benefícios do etanol brasileiro. "Os Estados Unidos são um mercado com 9 milhões de carros flex, onde iniciativas como esta podem ajudar a promover o etanol de cana brasileiro como fonte de energia limpa, renovável e com preço altamente competitivo."

Durante a temporada 2009 da Formula Indy, a UNICA marcou presença nas corridas de Sonoma, na California, Homestead, na Florida, e no principal evento anual da categoria, as 500 Milhas de Indianápolis. Em Sonoma, a entidade organizou diversas iniciativas em parceria com a Apex-Brasil, entre elas um café da manhã com workshop para empresários locais, co-organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida, e um "Ralli do Etanol", em um posto de combustíveis da região de Miami.

Realizado em parceria com o Clube do Carro Flex dos Estados Unidos (FlexFuel Vehicle Club of America) e a Fundação dos Combustíveis Limpos (Clean Fuels Foundation), o Ralli buscou conscientizar proprietários de carros flex sobre os benefícios econômicos, ambientais e de segurança energética do etanol comparado com a gasolina. Atraídos por uma campanha publicitária local, os motoristas formaram longas filas para adquirir E85 (mistura de 85% etanol e 15% gasolina comercializada nos EUA) a preços promocionais. Também foram distribuidas entradas para a corrida da Formula Indy em Homestead, e cartões autografados por dois pilotos da Indy que prestigiaram o evento: o brasileiro Mario Moraes e o francês Philippe Nelson.

A participação da UNICA no evento aconteceu dentro do escopo do projeto Apex-Brasil/UNICA, iniciado em janeiro deste ano, parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo do projeto Apex-Brasil/UNICA é promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo.

1 comentários:

Anônimo disse...

Jackson, você cometeu um erro: inverteu o nome de Nelson Philippe. Corrija!

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