Mudança no calendário de Indianápolis.

Indy 500 de 2010 terá apenas quinze dias de ação em pista.

A corrida mais importante do mundo no cenário automobilístico perderá um pouco de sua tradição e também o evento será reduzido, pelo menos no que se diz em quantidade de dias de duração do evento.

Com exceção dos anos de 1998 a 2000, as 500 milhas tinha um calendário competitivo de mais de vinte dias. A pedido das equipes, a organização da IndyCar Series decidiu reduzir a quantidade de dias do evento para conseqüentemente diminuir os custos para as equipes, principalmente as pequenas e para aqueles times que surgem as vésperas do grande evento.

Serão doze dias de atividades na pista, e diferentemente dos anos anteriores, a definição do grid de largada será em apenas dois dias. “Do ponto de vista do espetáculo, essa nova programação da Indy 500 será mais emocionante na formação do grid, tanto para pilotos quanto para os fãs. Definindo o grid com as 33 vagas em um único final de semana, não poderá haver erros por parte das equipes e dos pilotos. A pressão estará sobre todos eles”, disse Brian Barnhart, presidente de operações de competições da IndyCar Series.

Entre os anos de 1998 e 2000, o Pole Day aconteceu no sábado quinze dias antes da prova exatamente como ocorrerá em 2010 e no mesmo sábado foram definidas as 22 primeiras posições. Embora a IndyCar Series não divulgou quantas posições serão estabelecidas no sábado, o Bump Day do domingo deverá ser para preencher apenas as últimas onze vagas do grid, como foi no período de uma década atrás.

Esta alteração no calendário partiu das equipes para a redução dos gastos dos times no mês de maio. “Estamos ansiosos para defender nossa pole e nossa vitória em Indianápolis. Este novo calendário das 500 milhas reduzirá custos para todas as equipes”, disse Roger Penske que contará com três carros para a temporada 2010 da IndyCar com Ryan Briscoe, Hélio Castroneves e Will Power.

Confira como ficou o calendário para as duas semanas de atividades na Indy 500 2010.

Sábado, 15 de maio: abertura de cerimônias e programa de orientação aos novatos.
Domingo, 16 de maio: Programa de orientação aos novatos.
Segunda 17 a quinta 20 de maio: treinos livres para todos os pilotos.
Sexta, 21 de maio: último treino livre antes do Pole Day.
Sábado, 22 de maio: Pole Day.
Domingo, 23 de maio: Bump Day.
Quinta, 27 de maio: Definição do grid da Indy Lights
Sexta, 28 de maio: Carb Day e 100 milhas da Indy Lights.
Domingo, 30 de maio: 94ª edição das 500 de Indianápolis.

2 comentários:

Natanael disse...

Sei que a Indy500 tem toda a tradição de quase 100 edições, mas estava na hora mesmo da programação ser diminuída. Praticamente 1 mês de atividade para uma prova é muita coisa para as equipes que penam, hoje em dia, para conseguir patrocínios, para manter-se a temporada inteira. A categoria está abarrotada de pilotos pagantes. Então a decisão de cortar pela metade as atividades vão bem ao encontro da categoria em cortar custos. E a bem da verdade, do mês de maio todo, a pista era aberta praticamente a metade disso. Alguns podem contestar dizendo que a tradição foi jogada fora. A IRL já jogou a tradição fora a bastante tempo afinal, mesmo depois da junção da Champ Car e da CART, provas tradicionais não voltaram ao calendário.

Iron disse...

Do ponto de vista operacional como o Natanael disse é melhor, mas e do ponto de vista do mankenting, ou melhor, da demonstração de saúde financeira da categoria? Isso não pode ser uma coisa totalmente "boa" em ser tratando de 500 milhas já que rompe com uma tradição de muitos anos....TROCANDO DE ASSUNTO: vocês viram o teste do Cristino da Matta na F-Truck ? Muito legal,ne´??? É muito bom ver o Kiki de volta!!! Um abraço!!!

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