O dia que o Champ Car foi mais rápido que o F-1.

Sebastien Bourdais diminuiu tempo da Toyota de Zonta.

Olá galerinha fã da Indy. Semana passada escrevemos sobre a Fórmula Indy ter a oportunidade de correr em Interlagos e tal feito não se concretizar por inúmeros fatores e como disse, cheguei a ler em algum lugar que seria vergonhoso se a Indy corresse no principal autódromo brasileiro devido a levar “uma surra” com relação aos tempos de volta de um carro de Fórmula 1.

Mostramos aqui as diferenças de voltas de vários anos e as voltas em Montreal de 2002 a 2006, além de um teste da Toyota F1 em Laguna Seca realizado por Ricardo Zonta. O piloto curitibano baixou o tempo de Hélio Castroneves que era recorde desde 2000.

No primeiro dia de testes, um sábado em 20 de agosto de 2006, Zonta fez a marca de 1min07seg. Já no segundo dia, o brasileiro diminuiu esta marca fazendo sua melhor passagem com 1min06seg309 como vocês podem ver no vídeo abaixo. Ricardo Zonta acelerou tudo o que podia em quatro voltas voadoras e cravou esta marca no domingo. O carro de Zonta neste teste foi o TF106 da Toyota impulsionado por um motor de 19000 rpm com 740hp de potência.


Vídeo da Toyota em Laguna Seca

Alguns meses deste feito se passaram, e a Champ Car partia para sua segunda bateria de testes coletivos com o novo carro para a temporada de 2007, o Panoz DP01 impulsionado pelo motor Cosworth de cerca de 12000 rpm e com 750hp de potência.

Na sexta, o canadense Paul Tracy fez a marca de 1min06seg707 e fechou como o mais veloz do primeiro dia de testes.

O sábado começou com o anuncio de que o piloto que baixasse a marca de Ricardo Zonta com sua Toyota sete meses antes deste Spring Training levaria cinco mil dólares como premio.

Pela manhã, o francês da Newman Haas Lanigan fez a marca de 1min06seg380, ficando muito próximo da marca de Zonta (1min06seg309). Mas na parte da tarde, Bourdais diminuiu o tempo do piloto de testes da Toyota em exatos 0,5 segundos, cravando 1min05seg880.

“Não fosse as bandeiras vermelhas que atrapalharam, com certeza poderíamos ter baixado ainda mais este tempo”, disse Sebastien Bourdais após o final desta quarta sessão de treinos que foi realizada entre os dias 09 e 10 de março de 2007, com duas sessões em cada dia.

Sebastien Bourdais em Laguna Seca, 2007.

Apenas Sebastien Bourdais conseguiu tal marca, já que o segundo colocado do sábado foi Will Power com o tempo de 1min06seg424 correndo pela Walker Team Australia.

Com certeza em uma sessão qualificatório valendo a pole position e com o melhor carro da F1, acredito que este tempo de Zonta poderia ser melhorado em até dois segundos. Mas vale lembrar que os DP01 estava sendo desenvolvidos, era apenas o segundo teste destes carros em pista com os pilotos da categoria.

Esta matéria é dedicada ao meu amigo Tarcísio Holanda de Fortaleza, também conhecido como "Racelike", a quem sempre tem colaborado com este site quando precisamos de seus favores e me ajudou também fazendo o abstract do meu TCC.

31 comentários:

racelike disse...

Valeu Jackson, é nóis!

Queria dizer que, mantendo meu vício na CART/Champ Car, ontem estava jogando o CART Racing (ou indycar racing 2), e quebrei o recorde da pista de Elkhart Lake. Em breve estará registrado no www.cartracinghq.com

Dedico este recorde à você brother!

IIron disse...

parabens racelike... queria aproveitar este espaço para dizer: como era bonito os últimos CARTs!!! É uma possibilidade para o futuro, trazer de volta os carros turbo sem aquele air box desajeitado em cima do santo antônio. Não sou apenas um fã das corridas da Indy, sou também fã da categoria e de sua história. E como eu já disse: O nome INDIANÁPOLIS jamais cairá em descredito no automobilismo. Viva a INDY!!!!!!!

Iron disse...

Queria acrescentar que esse chassi Panoz era o verdadeiro herdeiro dos antigos Colt, Coyote, Chapahal, Penske, Lola, March, Swift, Reynard e outros tantos que eu não me lembro (até McLaren, Lotus e Ferrari) da antiga Indy. Já o Dallara e aquele outro Panoz G-Force são uma outra (infeliz) sequência histórica.

Flávio disse...

Pessoa.. mas vocês estão esquecendo de uma coisa... Este teste que o Zonta (F1) realizou.. foi feito no ano de 2006 onde não era o melhor carro da temporada e com um piloto de testes da temporada e esta tomada de tempo que foi realizada na INDY em 2007 foi quebrado, porque cada ano as equipes melhoram os carros e estava com um piloto princiapl... agora se fosse realizado um teste com os carros do mesmo ano e com o melhores pilotos da atual temporada, acredito que a diferença de tempo seria bem maior e o carro de Formula 1 iria estar bem mais afrente.

Jackson Lincoln Lopes disse...

Você não deve ter lido toda a matéria Flávio. Era apenas o segundo teste deste carro DP01 em pista. Com certeza ele iria melhorar muito ainda. E claro, a Toyota era uma equipe fraca no ano de 2006. Mas não pense que a diferença seria assustadora como foi em Montreal.

Anônimo disse...

Cara comparar as duas categorias tem que levar muitas coisas em consideração:
- Rotação do motor (F-1 é maior);
- Aerodinamica aplicada (F-1 é maior);
- Hoje em dia, com a IRL, os carros são preparados pra correr em oval em mistos, e na F-1 não existe isso.
- F-1 visa a tecnologia e investimentos altos, Indy visa espetáculo.

Mais uma coisa é certo, raramente eu vou acordar cedo nos domingos pra ver uma corrida da F-1 do jeito que esta, mais uma corrida da Indy é dificil perder.

Lourival disse...

Só gostaria de fazer um comentário em relação ao colega que tocou no assunto de chassi "herdeiro" (no caso o Panoz). Tudo é questão de ponto de vista, colega. Se um dia a Dallara fizer um chassi TURBO duvido se ele não fica igual (ou até melhor) do que esses que você citou. A herança que você fala diz respeito tão somente a isso.

Unknown disse...

formula 1 dá um baile em qualquer categoria, já fui em muitas corridas de muitas categorias diferentes, inclusive formula indy, não há comparação. Mas também gosto da indy, não vou perder esta corrida em são paulo por nada.

Anônimo disse...

Queria ver como ficaria o tempo se fosse o Michael Schumacher ou o Raikkonen correndo em uma:

Ferrari 2004
McLaren 2005
Williams 2003...

Hahaha

Anônimo disse...

Não vi Zonta pilotar no limite em momento algum...

Anônimo disse...

Acho que e o seguinte,a F-Indy esta arriscando a segurança dos pilotos fazendo sua corrida nas ruas de São Paulo, pois em Interlagos a segurança é garantida pode acontercer acidentes espetaculares mas iria ter 1 nivel de segurança maior do que num circuito de rua

Alan disse...

Alan acho que a F-indy muito chata com os circuito ovol pois poderia mudar isso fico tonto so de ver os carros rodando acho que pode mudar para melhor.em termo da F1 A CORRIDA QUE EU ACHO QUE PODERIA TER SUMIDO DA TEMPORADA É A DE MONACO POIS TAMBEM É UMA CORRIDA MUITO CHATA NÃO TEM ULTRAPASSAGEM.EM RELAÇÃO AS DUAS CATEGORIAS EU SOU MUUUUUITO MAIS A F1 É MAIS TECNOLOGIA OS CARROS SÃO MAIS VELOZES DE ARRANCADAS,SO NÃO É DE VELOCIDADE FINAL POR CAUSA DAS VÁRIAS MUDANÇAS OCORRIDAS NOS CARROS E DE MOTORES NA ÉPOCA USAVA TURBO,V12,ATÉ CHEGAR O V8 COM LIMITE DE GIRO.

Anônimo disse...

um carro de F1 de ponta ficaria abaixo dos 0:59:00 facil,e se tivesse algum interesse em baixar esse tempo.Não tem como a cart ser mais rapido,pq os F1 tem muito mais tecnologia.

Anônimo disse...

Awe manda esse babaca postar o tempo da cart vs f1 para vcs verem a diferença de tempo,e de quae 9 seg,sem comparações F1!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

anonimo polêmico disse...

Não tem comparação... Agora isso não quer dizer que o Schumacher por exemplo pode chegar na Indy e matar a pau como fez o Mansell em 93. O que se discute aqui é o automobilismo como um todo e não apenas a capacidade deste ou daquele carro de determinada categoria ser o mais rápido. Eu acho que qualquer piloto de ponta da F1 pode ser competitivo até porque o equilíbrio é maior entre os carros. No caso do Andretti no mesmo ano ele apanhou na Mclaren porque era segundão do Senna e também pelo fato do carro não ser muito rápido em relação as Williams com suspensão ativa. É isso que a gente tem que ver ... Casos como Montoya, Jackie Villeneuve, Cristiano da Matta entre outros pilotos na F1 devem ser analisados levando-se em conta a competitividade das equipes em que estes estiveram naquela categoria. Quase sempre os pilotos egressos da Indy que se deram mal pegaram verdadeiras carroças inguiáveis como foi o caso do Zanardi na Williams em 1999. Pra mim automobilismo não é só tecnologia, é principalmente competição. Pra mim um Jim Clark que correu em um carro muito mais lento nos anos 60 que os Ferrari do seu "Sapateiro" dos anos 2000 foi mais importante na historia da F1 que qualquer piloto da era "Kers". Portanto, não reduzam as competições de automóveis a meros segundos a mais...

anonimo errata disse...

Errata... Eu queria dizer "Eu acho que qualquer piloto de ponta da F1 pode ser competitivo NA INDY..." - faltaram essas duas palavras...

anonimo chapman hall barnard disse...

Os carros da Champ Car na época tinha mais downforce e pneus slick (na F1 no mesmo perído os pneus tinham ranhuras e os carros menos arrasto aerodinâmico). A defasagem tecnológica da Indy em relação a "F bernie 1" é sabidamente imensa, mas acho que naqueles anos os monopostos americanos não faziam feio em relação ás outras grandes categorias da época!!!

Anônimo disse...

F1 X INDY ? É BRINCADEIA , É IGUAL A MAVERICK x F 430 ... HA HA HA

Anônimo disse...

gente, acrescentaria ainda que Zonta ñunca foi piloto......

Anônimo disse...

eu acrescento que enquanto um F1 nao voltar pra laguna seca pra bater esse recorde, entao o recorde continua com a Newman/Haas, Bourdais e o Panoz DP-01

chupa!!!! Champ Car forever!!!

Anônimo disse...

Só não vale comparar o pior carro de uma com o melhor da outra...

Comédia... champ x F1...

Se champ fosse tão boa assim, teria comprado a IRL e não ao contrario.

Anônimo disse...

Gostaria de perguntar pro carinha que diz que Zonta nunca foi Piloto se ele sabe quem foi o campeão do FIA GT 1988-1989???Pilotando ai sim uma macchina - Jaguar XJR9. Ele e muito mais piloto do que o carinha jamais sonhou saber oque e um piloto.

Anônimo disse...

Cara as vezes eu me pergunto.. O nome do Blog é BLOGDAINDY, e muitos fanaticos da F-1 vem aqui meter o pau, pq nao vão la no blog da G1 e ficam la postando. Não quer dizer que a Indy nao tem os seus problemas, que nao tem isso ou aquilo. realmente os carros da Indy podem ser mais lentos. Tecnologicamente os carros da F-1 são superiores, mais nao sgnifica que os carros da Indy tb nao tem tecnologia. Os carros naturalmente ja tem uma diferença gritante, na Indy, todos os carros são iguais, na F-1 nao. Existe um investimento monstro na F-1, que nao existe na Indy. mais o que me intriga é uma coisa. Pra que tanto investimento, tanta tecnologia, se a assencia de toda corrida, na F-1 nao existe? F-1 nao existe emoção, não tem ultrapassagens. É legal ver um piloto 40 voltas atras do outro sem poder ultrapassar? é Legal ter ultrapassagens nos boxes? É legal apenas duas equipes ganhar o ano todo? O que eu acho, que cada um tem um gosto, se vc acha legal a F-1, legal é um gosto respeitável, se vc curte a Indy, legal é um gosto respeitável. Não adianta ficar discutindo por uma coisa sem sentido. É a mesma coisa discutir quem é melhor, Vasco x Flamengo, Palmeiras x Corintians. Vendo em alguns blogs o pessoal metendo pau no evento da São Paulo Indy 300, poxa, teve falhas, teve, como todo evento. Vcs acham que nao existem falhas na F-1? claro que existe, mais eles nao mostram. Vc quer maior falha que esta acontecendo? uma mudança de regulamento que colocou equipes novas, sem condições nenhuma de disputar nada. Aquela corrida em Indianápolis, que por problemas no asfalto, so 6 pilotos correram. Famoso problema no Canada que tiveram que colocar cola na pista. Seria um grande problema se o que aconteceu em São paulo, nao tivesse solução, mais teve e foi um sucesso. Vamos deixar de valorizar as coisas dos outros e valorizar a nossa, vamos dar dicas construtivas, para que na proxima temporada, essas coisas nao acontecam. tenho certeza que muitos dos comentários que são postados aqui, pessoas com influencia de opinião podem ler, e levar a ideia em diante. e como dizem.. Cada um no seu quadrado.

Anônimo disse...

Disse tudo o comentario ai em cima!!

Anônimo disse...

Eu rio com os comentários e comparações idiotas entre categorias. Adoro automobilismo e jamais vou ficar fazendo comparações entre Indy e F1. São duas categorias diferentes, visando coisas diferentes. Mas as duas são emocionantes, as duas tem excelentes pilotos e maus pilotos, equipes pequenas e equipes grandes. Idiota é a pessoa que fica fazendo o joguinho, ah a Indy é isso, a F1 é aquilo. Como amante de corridas, torço para ver uma boa corrida, não importa a categoria.

Jackson Lincoln Lopes disse...

Você diz gostar muito de automobilismo, mas pelo visto não deve entender nada. Pior, não entende deve entender de corridas e menos ainda saber intepretar um texto.

Vou falar pela última vez aqui, se não entenderem, me perdoe, mas ai já é burrice.

Ninguém quer comparar categorias, aconteceu um fato: Um carro da ChampCar correu na mesma pista que um carro da Fórmula 1. Os dois tiveram seus tempos cronometrados.

Se o piloto de uma categoria era o melhor ou o pior que o da outra categoria, isso não vem ao caso. Os equipamentos são totalmentes diferentes. A tecnologia da Fórmula 1 é anos luzes a frente da Indy, principalmente da IndyCar atual.

Seria legal se tivessemos a mesma oportunidade que comparar uma volta de um carro da StockCar com um carro da Nascar se eles tivessem a chance de correrem na mesma pista.

A matéria foi a título de aumentar o conhecimento e ampliar um pouco o mundinho de quem pensa que categoria X é mais veloz que categoria Y. Cada categoria tem seu propósito, cada circuito tem uma característica que se adequa melhor a um carro.

Mas são pessoas como você anônimo que nos motivam a fazer este site, é com pessoas que tem uma péssima leitura e uma interpretação pior ainda que testamos abrir um pouco a cabeça.

Ulisses disse...

Paz irmãos!!! Que é isso?? Até parece o BBB do automobilismo!!! Antes de mais nada, tem que aprender a escrever o Portugues correto, depois tem que dar a notícia com imparcialidade(sem impor emoções particulares e pessoais)!!! Cadê o profissionalismo!?
Paz irmãos, afinal tudo é diversão e alegria! Não é esse sentimento que o Automobilismo deve gerar aos apaixonados pela velocidade? Se continuar assim, aí é que as mulheres vão dominar também o automobilismo!!
Pensem nisto. Juntos é melhos que divididos. Abraços a todos.

champ car disse...

Não rola essa guerra não!!! Isso é errado! Devemos primar pela civilidade e não essa de dar estocadas como se fôssemos pessoas medíocres que não querem saber sobre o ponto de vista dos outros. Vejam os políticos. São safados e hipócritas, mas sabem enrolar os outros porque no começo de suas falas (171) começam com a frase "eu concordo com você..." para depois dizer o contrário. Devemos ser um pouco mais educados e polidos, porque só assim a gente convive com os contrários. Não é atôa que os caras que pegam mulher são os que concordam com quase tudo que elas dizem (ou apenas falam que concordam). O que vocês acham???

ws disse...

E quanto a esse assunto da CART/Champ Car x Indy, nós tivermos o Michael Andretti, Jacques Villeneuve, Juan Pablo Montoya, Cristiano da Matta e Sebastian Bourdais. Villeneuve e Montoya foram vencedores na F1, enquanto os outros fracassaram (apenas o Michael esteve em equipe de ponta, já o Bourdais e o Cristiano pegaram carroças). Os pilotos da F1 que foram para a Indy, apenas o Mansell e o Zanardi foram campeões, agora nós temos o Justin Wilson que ganhou corridas na Champ Car e na IndyCar. O carro da F1 é mais rápido nos mistos, isto é fato. Mas os Indy não tem direção hidráulica e provavelmente tem menos aderência nas curvas, apesar de terem mais downforce (algo relacionado com o tipo de suspensão, acho). Portanto, para mim, o nível de exigência na Indy é bem maior do que na F1 porque a competitividade é maior e a diversidade de pistas também. Neste sentido, acho que essa polêmica vai longe e na minha opinião, cada macado no seu galho, ou seja, quem não gosta da Indy evite esse site aqui.

ws disse...

desculpe, quis dizer "e quanto a esse assunto da CART/Champ Car x F1!

Anônimo disse...

Nem os carros da F1 atual são tão desenvolvidos/rápidos como poderiam ou deveriam. Porque, se vc pegar os melhores desenvolvimentos em segurança E desempenho do automobilismo de monopostos em geral (a maioria da F1, que sejam), os recordes dos F1 atuais virariam piada. Não? V8 com limite de giro, remoção de adereços aerodinâmicos, proibição de suspensão ativa ou qualquer outro tipo de "acerto inteligente", limitação na largura da asa traseira, entre outros...referência tecnológica no automobilismo, pra mim, é a F1 do passado, pq a do presente virou piada. E de mau gosto.
Quanto à IRL, gostaria muito que usassem chassis distintos p/ circuitos mistos e ovais (pois, pra mim, chassis p/ correr em circuito oval não precisa - nem deveria - ser simétrico), mas encareceria muito os orçamentos das equipes. Infelizmente, não é uma viável nem pra médio prazo...

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