500 Milhas de Indianapolis - Um Sonho Realizado!

O Blog da Indy inaugura hoje uma nova série de colunas. Mas desta vez a coluna não será escrita por um membro fixo do Blog, e sim por você torcedor e fã da Indy.

Com a proximidade do Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula Indy e a longínqua data dos últimos Grandes Prêmios da Indy no Rio, vamos expor aqui neste espaço as aventuras dos torcedores que já presenciaram uma corrida da Fórmula Indy.

Começamos esta nova saga com nada menos que um torcedor que esteve no último ano no Indianápolis Motor Speedway e presenciou a terceira vitória de Hélio Castroneves.


Chegada a Indianapolis

Desde pequeno as corridas de automóveis foram uma paixão para mim, acompanhei Nelson Piquet, Nosso saudoso Ayrton Senna, maior piloto de todos os tempos e através de Emerson Fittipaldi e a Band conheci a competitiva Formula Indy e as 500 Milhas de Indianapolis. Já tinha tido a oportunidade de assistir a Indy ao vivo no Rio de Janeiro, mas um sonho era assistir as 500 milhas ao vivo. Bem, como eu sempre tirava férias em Agosto, nunca tive a oportunidade de ir, mas 2009, devido algumas mudanças, saí em Maio e montei as férias baseadas nas 500 milhas, chegou a hora de conhecer o maior circuito do mundo na maior corrida do mundo…wooohoo….E lá fui eu para Indianapolis, cidade do estado de Indiana para as 500 milhas. Meu ingresso foi a primeira coisa que comprei desta viagem toda, que incluiu também Orlando, Alaska e Seattle.
Desembarquei em Indianapolis na noite do dia 20 de maio e a cidade já respirava corrida…Nos balcões das companhias aéreas, bandeirinhas quadriculadas, na cidade, faixas e mais faixas dizendo : “Welcome Race Fans”. Dos meus 7 dias na cidade, 3 seriam dentro do autódromo mais famoso do mundo, o Indianapolis Motor Speedway.

Primeiro Dia no Autódromo

No primeiro dia fui ao Autódromo buscar os meus ingressos e ver os treinos, aproveitei para visitar o Hall of Fame Museum, viajei naquelas imagens e carros. O Museu é fantástico, possui carros de todas as eras, possui também motos e até carros de Formula 1 dos anos que o circo passou por Indianapolis. Um dos lugares mais legais é a parede da fama, com todos os vencedores da Indy 500, incluindo as fotos dos brasileiros que por lá venceram, Emerson Fittipaldi, Helio Castroneves, Gil de Ferran. No Final da visita ao museu, você pode tirar foto em um autentico carro da Formula Indy.
Durante os dias de treino, funciona também uma grande feira das construtoras e equipes, cheia de atrações, com jogos, brincadeiras, autoramas, simuladores, vários prêmios, Feira de automóveis com os lançamentos para o ano, bem divertido também.

Carburation Day

A Sexta feira, também conhecida como o Carburation Day é, tirando o dia da corrida, o dia mais bacana da Indy 500. Pela bagatela de Us$ 10,00, você tem direito a todas as atrações do dia, que não são poucas. Fui para o autódromo logo cedo para não perder nada. O dia começou com os treinos livres para a Indy 500, mais uma vez, o Helinho mostrou sua força e foi o mais rápido, Helinho que já havia conquistado a Pole Position semanas antes no Pole Day. A atração seguinte foi a prova da Indy Lights, com a Brasileira Bia Figueiredo em 4º no grid. Para essa prova e os treinos, o lugar marcado não vale nada, pode sentar onde quiser. A Prova foi bem legal, 100 milhas, com vários acidentes, um deles infelizmente com a Bia que bateu disputando o 4º lugar, a vitória foi do Wade Cunningham que havia largado na pole. O evento seguinte é a divertidíssima competição de Pit-stops, disputada em sistema de playoffs, até que chegue a final e o campeão. Mais uma vez a equipe do Helinho deu show e levou o caneco e o prêmio para casa pela terceira vez consecutiva para casa. O Carburation Day sempre termina com um grande show, desta vez com a banda 3 Doors Down, quase duas horas de show e a reedição do carnaval de New Orleans..rss..Na entrada a galera compra colares e no show, com o povo caindo de Bêbados, as meninas presentes mostram os seios em troca de colares...haha...divertido!
No Carburation Day também estão programados nos estandes e caminhões da equipes encontros com os pilotos que ficam durante um tempo para fotos e autógrafos.

Indy Parade e Downtown

No Sábado não há atividades no autódromo, porém ocorre a parada da Indy 500 no centro da cidade…Foi uma festa, uma parada bem típica americana….intercalando com os pilotos, que vieram ordenados pelas filas de largada, da última pra primeira, se apresentaram bandas marciais, bonecos gigantes, malabaristas, palhaços, astros do Indiana Pacers (NBA), Indianapolis Colts (NFL) e diversas celebridades locais, foram mais de 3 horas de parada…fechando com o pole position, ovacionado, Hélio, que é um grande ídolo também da torcida local que grita : “Rélio-Rélio”…Todos os pilotos foram muito aplaudidos, mas dois foram ovacionados : Hélio Castroneves e a Queridinha da américa, A bela Danica Patrick, primeira mulher a vencer uma prova da Formula Indy, ano passado no Japão. Aliás, os dois são Campeões de vendas de camisetas e acessórios da Indy. Após a parada, aproveitei para caminhar e conhecer bem o centro de Indianapolis….é o centro de cidade mais limpo que já vi na vida, tudo muito bonito também…..o centro é lotado de Cafés, Galerias de Arte, Restaurantes, Museus, Bares e um grande Shopping (Circle Center)….show de bola.

Chegou a Hora, as 500 Milhas de Indianapolis

Domingo acordei na expectativa, chegou o grande dia….Acordei, tomei meu belo café da manhã que tinha no Hotel (Residence Inn Carmel) e assisti pela internet o GP de Mônaco de F1….Aí fui para o autódromo, tudo muito organizado, o trânsito funciona, os estacionamentos não faltam, tanto avulso, quanto para os milhares de trailers que acampam por lá na semana da corrida..Em 30 minutos estava estacionado no meu parking lot e pronto para entrar….Cheguei por volta das 10 da manhã…entrei, andei muito pelo autódromo, tirei umas fotos e faltando meia hora pra corrida, fui para meu lugar, na frente dos boxes, marcado, sem zona como ocorre aqui….A programação é cumprida a risca, minuto a minuto…..por exemplo, tem lá no programa 12:54, Fulano canta, America the Beautiful…todo cronometrado, no horário…..No programa tem até a hora da bandeira verde, 13:12….As 13:03, o momento que faz qualquer fã passar dos 150 bpm…o anúncio : “Ladies and Gentlemen, Start Your Engines”….Nossa, a torcida vai ao delírio…Voltas de apresentações e as 13:12 em ponto, bandeira verde…..show, show e mais show, um espetáculo inacreditável….são 200 voltas pelo oval de 2,5 milhas a uma média por volta de 220 milhas por hora (350 km/h)…De tirar o fôlego, disputa o tempo todo, ultrapassagens o tempo todo, não dá pra respirar, a adrenalina só abaixa nas bandeiras amarelas….Os Brasileiros foram saindo um a um da prova, só restou o Hélio Castroneves que sempre esteve no pelotão da frente…No último pit stop ele estava em 4º, pediu a equipe: “Me põe pra frente que eu vou pra vitória”….Na disputa dos pits, a equipe que sempre trabalha bem, colocou o Helinho em segundo lugar…Na relargada, Helinho pulou a frente e começou a abrir vantagem……Muito popular a galera foi junto com ele, torcendo volta a volta….A essa altura o Penske dele estava sobrando….abriu vantagem enquanto Dan Wheldon e Danica Patrick disputavam o segundo lugar……e foi a contagem regressiva…10 voltas, 9, até a bandeira branca…não dava pra respirar….A última volta parecia a mais longa da história…mas lá vem o carro vermelho e branco da Penske rasgando a reta dos boxes…..Pela terceira vez, o Spiderman, como Helinho é conhecido nos EUA é o primeiro a ver a bandeira quadriculada…..Como de costume, após a volta da vitória, o SpiderMan escalou a cerca da arquibancada, acompanhado da equipe, para delírio dos fans no speedway. Cheguei o mais perto que deu do pódio, deu pra ver alguma coisa de lado, junto com vários fãs americanos, estava lá perto uma quantidade razoável de brasileiros que começaram a entoar gritos e hinos : “Tri-campeão”, “Sou Brasileiro, Com Muito Orgulho….” e por aí vai, Os americanos entraram na festa e começaram a aprender e cantar os hinos….Após as fotos, Hélio passou por lá e veio cumprimentar a torcida………Foi Perfeito!!!!!!

Minhas Dicas para Assistir as 500 Milhas em Indianapolis

Como Ir?

Diversas companhias aéreas fazem viagens para os EUA, é só pesquisar os preços e marcar seu vôo. Todas tem bases fora de Indianapolis, então, é escolher também a melhor em escalas, tempo de espera, etc...A American Airlines tem base em Dallas, normalmente o vôo vai até Dallas e de lá você troca de Aeronave para chegar em Indianapolis. No Caso da Continental Airlines, as bases/paradas são em Huston ou Newark, a Delta em Atlanta. Vale a pena muita pesquisa por aqui, e de preferência consultar um agente de viagens, que as vezes consegue preços melhores até que os sites das companhias. Lembrando que para a viagem aos EUA, é necessário um Passaporte válido por no mínimo 6 meses e o Visto de turista para entrar nos Estados Unidos. Para informações sobre Passaport e Visto, consulte os site de passaportes da Receita Federal e do setor de vistos do Consulado Americano.

Passaporte : http://www.passaporte.tur.br/
Consulado Americano : www.visto-eua.com.br/

Onde Ficar?

Indianapolis e região possui muitos e muitos hotéis, porém, a quantidade de visitantes durante as 500 milhas ultrapassa aos 500000 pessoas, convem fazer sua reserva com bastante antecedência, no mínimo uns 3 meses. Eu recomendo ficar em Hoteis de cidades próximas a Indianapolis. No centro, perto do autódromo, os preços são bem mais caros. Minha recomendação é a Rede Residence Inn, que possui vários hotéis na região. O Hotel tem Café da Manhã incluso, Internet grátis e uma cozinha completa nos quartos e as diárias variam em torno de Us$ 100,00. Me hospedei no Residence Inn de Carmel, a 20 milhas do Autodromo, foi fantástico. Para pesquisar hotéis recomendo o Site Tripadvisor, onde os usuários fazem reviews de suas hospedagens. Abaixo o site do Residence Inn e TripAdvisor
Residence Inn : http://www.residenceinn.com
Trip Adsvisor : http://www.tripadivisor.com

Como se Locomover por Indianapolis?

A melhor forma para se locomover por Indianapolis é alugando um carro, sem dúvida. Diversas locadoras trabalham por lá é é muito simples alugar um carro e andar por Indianapolis. Recomendo, para quem não tiver um, o aluguel de um GPS que vai te poupar muito tempo procurando os lugares em mapas. Para quem não quiser dirigir, há a opção de transporte público, porém já aviso que vai perder um bom tempo com isso. Existe um site da rede de transportes públicos que você pode consultar itinerários, horários, preços, etc...Segue abaixo alguns sites de locadoras e do transporte público.
AVIS RENT a CAR : http://www.avis.com
Hertz RENT a Car : http://www.hertz.com
Alamo Rent a Car : http://www.alamo.com
Transporte Público em Indianapolis : http://www.indygo.net/

Quantos dias ficar?

Para aproveitar a corrida ao máximo, convém chegar na Quinta Feira do GP e ficar até pelo menos a Quarta da semana seguinte, prevendo que pode chover e ser adiada a corrida, eu recomendo 7 dias.

Como Comprar Ingressos para Corrida?

A Melhor forma de adquirir seus ingressos é pelo site da Indy 500. O site é seguro e por lá você escolhe e compra seu ingresso para corrida, Carburation Day, estacionamento, etc...Escolha a opção WILL CALL na compra, nesta opção, o escritório guarda os ingressos para você e você retira direto no Autódromo com um envelope em seu nome que fica guardado no autódromo.
Ingressos e Informações : http://www.indy500.com

Quais as Principais atrações além da Corrida?

Indianapolis e região tem várias atrações, para todos os gostos, vou citar algumas delas:

Downtown Indianapolis

O centro de Indianapolis é um espetáculo a parte, muito aconchegante e limpo, é lotado de Cafés, Galerias de Arte, Restaurantes, Museus, Bares, Teatros e Cinemas e possui também um grande Shopping Center (Circle Center).
Informações : http://www.indydt.com/


White River Park

É um parque muito gostoso com trilha para caminhadas, ciclovias, locais para Picnic, museus, muito verde…show de bola….No mesmo local, fica o Indianapolis Zoo, um Zoo pequeno mas bem legal....
Informações : http://www.in.gov/whiteriver/

Conseco Fieldhouse Arena - Home of the Indiana Pacers

Na época da Corrida estão ocorrendo também os Playoffs da NBA, se der sorte pode pegar um jogo de playoff, se bem que faz tempo que os Pacers não tem um bom time, meio difícil, mas....
Informações : http://www.consecofieldhouse.com/

Lucas Oil Stadium - Home of the Indianapolis Colts

Durante a época da corrida, a NFL (National Football League) está de férias, porém quem quiser conhecer o estádio da sensação do futebol americano, o Indianapolis Colts, fica a dica...
Informações : http://www.lucasoilstadium.com/

Edinburgh Premium Outlets

A uns 40 minutos de Indianapolis, na cidade de Edinburgh, fica o maior Outlet da região, o Edinburgh Premium Outlets, com 85 lojas de fábrica de marcas famosas como Nike, Polo, Adidas, Ralph Lauren, Rebook, entre outras. É visita obrigatória para quem quer fazer compras a preço muito abaixo do mercado.
Informações : http://www.premiumoutlets.com/outlets/outlet.asp?id=51

Six Flags Kentucky Kingdom - Louisville, KY


A pouco mais de 2 horas de Indianapolis, na cidade de Louisville, estado de Kentucky, você encontra um dos parques da famosa de rede de parques SIX FLAGS. O six flags de Kentucky é um misto de parque aquático e parque temático, pequeno perto dos outros parques do grupo, mas vale a pena a visita.

Informações : http://www.sixflags.com/kentuckyKingdom/index.aspx

Video e Fotos

Preparei um vídeo com o resumo do dia da corrida e publiquei em meu blog várias fotos, confiram tudo no meu blog. No Post abaixo, um link para o vídeo e as fotos

Confira o vídeo feito por Marcelo no dia da corrida:



Acesse o espaço de Marcelo Baptista na internet e veja suas fotos no IMS: http://camabap.spaces.live.com

Eu sou o Marcelo Baptista, 39 anos, moro em São Paulo, Capital, sou Engenheiro Eletricista e Músico. Sou Maluco por esportes de todos os tipos desde jogo de taco a Futebol, mas meus preferidos, que não deixo de ver São: Futebol (Torcedor do Tricolor do Morumbi), Automobilismo e os esportes americanos como Basquete (NBA), Baseball (MLB) e Football (Futebol American, NFL). Pratico Kart e Natação.

Quem quiser conhecer um pouco mais, também meu trabalho como musico, acesse meu blog em http://camabap.spaces.live.com

12 comentários:

Pezzolo disse...

sensacional o post, parabéns!

Unknown disse...

Marcelo show de bola!!!Agora me diz uma coisa, como fica os ouvidos depois que termina a corrida??????

Fabio Henrique disse...

Seja bem vindo Marcelo, excelente texto.

Esperamos que suas contribuições venham com frequência para nosso blog.

Abraço

Marcelo disse...

Valeu Galera!!!

Cris...Aquele barulho é música para meus ouvidos, não judia muito não..rsss

arsal disse...

Great ....You have beautifully presented your thought in this blog post.
http://www.unitedstatesautotransport.com/Auto-Transport.aspx

Hot Water Systems disse...

nice post thanks for sharing this article

edward disse...

Marcelo i was in search of your blog as i was so eager to know about you life,this is kool!Thanks for sharing

jim disse...

não judia muito não..rsss

Solar Hot Water systems disse...

Hiya! I just would like to give a huge thumbs up for the nice information you've got here on this post.

Wind turbines disse...

Many thanks for this brilliant post! Many points have extremely useful. Hopefully you’ll continue sharing your knowledge around

Security Management disse...

Great!!! Superb writing!!!

Solar Tubewell disse...

excellent blog i would like to thank you for this wonderful article !!

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics