A emocionante vitória de Moreno nas ruas de Vancouver.

Piloto brasileiro venceu pela segunda vez com a equipe Patrick.

A equipe Patrick Racing que fechou suas portas no ano de 2005 após disputar a temporada do ano anterior na Indy Racing League após correr 25 anos pela CART, e dentre estas mais de duas décadas, uma década completa neste time teve pilotos brasileiros. Emerson Fittipaldi correu de 1984 a 1990, conquistando um título da Indy, uma Indy 500 e outras onze vitórias. Raul Boesel foi o segundo brasileiro a correr na equipe de Pat Patrick na temporada 1997 com o apoio da cervejaria Brahma, quando a equipe foi renomeada para Brahma Sports Team, mas não teve sucesso e como melhor resultado apenas o terceiro posto em Portland.

No ano de 2000, o brasileiro Roberto Pupo Moreno foi contrato para substituir Jan Magnussen que já havia substituído P. J. Jones na temporada 1999. Moreno foi companheiro de Adrian Fernandez em 2000 e terminou na terceira posição no campeonato com uma vitória em Cleveland.

Para a temporada seguinte, a equipe perdeu o mexicano Adrian Fernandez e o combustível financeiro da cerveja Tecate e dos demais patrocínios que o piloto latino levara por três temporadas para Pat Patrick. A Visteon foi a única patrocinadora do time neste ano e o orçamento estava apertado para manter o carro de Moreno e de Jimmy Vasser.

Depois de conquistar um terceiro lugar em Detroit e um segundo lugar em Portland em fins de semana consecutivos, Moreno ficou ausente do pódio por mais de dois meses.

Sua volta ao pódio foi com grande êxito, o piloto do carro Nº 20 venceu a corrida de Vancouver após largar da sétima colocação e começava a despontar com aspirações para o título da CART naquele ano. Mas os resultados seguintes não foram agradáveis para Moreno e para a equipe Patrick. Roberto terminou o ano na 13º posição com apenas 76 pontos, praticamente a metade dos 147 que havia feito um ano antes.

Confira como foi a surpreendente vitória do brasileiro em Vancouver.

4 comentários:

Igor Rabelo disse...

Não foi na corrida da Alemanha que o Zannardi perdeu as pernas?

Daniel disse...

Muito legal essas lembranças da F-Indy! O Moreno sempre demonstrando muita emoção em suas vitórias e resultados importantes!

Sempre foi subestimado em sua carreira. Sempre que teve um bom carro, fez um trabalho exemplar. E mesmo quando não tinha, conseguia resultados surpreendentes, como por exemplo aquele podium em Michigan (em 1996 acho) com um Lola-Ford XB da Payton-Coyne.

Gostaria de fazer um pedido, se possível. Acho que nesta mesma temporada de 2001, no GP de Fontana, ele estava novaemente entre os primeiros, mas o motor quebrou. Lembro que ele deu uma entrevista muito emocionante, agradecendo a equipe, etc, etc em portugues. Vcs teriam essa entrevista?

Daniel

Anônimo disse...

Lembro bem dessa corrida. O Moreno ultrapassou na pista 2 vezes o Gil de Ferran, num circuito de rua dificílimo. Foi uma corridaça, talvez a melhor acontecida nesse circuito.

Anônimo disse...

Vamos fazer um grande abaixo-assinado para tirar a concessão do direito de transmissão na integra da fórmula Indy pela Band. Se a Band não transmite até o fim devemos exigir que a concessão vá para uma emissora que respeite sem boicotes nem mentiras. Dizer que vai transmitir e não fazê-lo é crime. Quem concedeu a permissão também está cometendo crime porque sabe do papelão que a "BANDida" está fazendo com seu público que começa a desistir da emissora!

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics