Fórmula Indy deve ganhar mais espaço na TV aberta em 2010.

Rede Bandeirantes deve transmitir 12 das 17 etapas ao vivo e na íntegra este ano.

Pela sétima temporada consecutiva a Fórmula Indy será transmitida pela Grupo Bandeirantes de Televisão para o Brasil, esta será a vigésima temporada que a emissora paulista exibe a categoria, lembrando que a Band começou a passar as imagens da Indy em 1986 até 1992. No ano de 1996, a Band adquiriu os direitos de transmissões da Indy Racing League e transmitiu a categoria que corria em pistas ovais até as 500 milhas de Indianápolis da temporada 2001. Três anos depois, a emissora comandada hoje por Johnny Saad adquiri novamente os direitos da IndyCar Series que os tem até os dias atuais.

Depois de uma temporada composta por dezessete corridas e a emissora paulista transmitir apenas sete delas ao vivo e na íntegra, a Rede Bandeirantes de Televisão tem grandes chances de subir este numero para doze etapas neste ano de 2010. O maior problema enfrentado pela Fórmula Indy na TV brasileira, mais uma vez será o futebol. E neste ano de 2010, teremos Copa do Mundo.

A etapa de abertura da Fórmula Indy neste ano de 2010 será justamente no Brasil, e teremos a corrida da Indy de volta em nosso solo uma década depois, graças ao apoio da Rede Bandeirantes. Com certeza a corrida nas ruas de São Paulo é a que terá maior cobertura por parte da emissora paulista. A corrida do Brasil é uma das duas apenas que não tem seu horário definido (a outra é a Indy 500) mas deverá ser em torno das 14h00 horário de Brasília, já que as 16h00 do mesmo dia teremos Santos x Palmeiras pela 14ª rodada do campeonato paulista que a Band dará total exclusividade. Portanto para ter uma tarde repleta de eventos esportivos e para agradar todos os patrocinadores, a corrida brasileira deverá ter sua largada entre 13h00 e 14h00 para não atrapalhar o futebol. Este horário é mais ou menos o horário local de cada corrida da Indy nas demais etapas do campeonato.

Se a primeira etapa do campeonato 2010 da Fórmula Indy promete ter uma das maiores coberturas já feitas pela Band no automobilismo, as três etapas seguintes devem ser exibidas apenas alguns flashes da largada e da bandeirada, isso porque os GP’s de Saint Petersburg, Alabama e Long Beach tem seus horários justamente coincidindo com os jogos do Paulistão 2010. A corrida de Saint Petersburg que deverá ter largada para as 15h30 terá um fortíssimo candidato na Band, pois valendo pela 18ª rodada do campeonato paulista, Corinthians x São Paulo farão o jogo das duas maiores torcidas do estado. Nas duas etapas seguintes, as corridas terão como adversárias os dois jogos das semi finais do campeonato estadual mais importante do país.

A quinta etapa do campeonato, o Grande Premio do Kansas passou do domingo que vinha sendo disputada nos últimos anos para o sábado e deverá ter transmissão ao vivo da Band, assim como a sexta etapa, as 500 milhas de Indianápolis que ainda não tem seu horário definido, mas deverá retornar para seu antigo horário, onde a largada acontece as 13h00, horário de Brasília. A etapa do Texas, a sétima do certame 2010 também devera ser ao vivo, já que será em um sábado a noite e nos últimos anos, corridas noturnas não tem sido problema para a Band, já que todas vem sendo transmitidas ao vivo e na íntegra, exceção feita ao GP de Richmond nos últimos dois anos, quando a prova coincidia com o Festival de Parintins que a Band tem direito até o ano de 2012, mas neste ano a etapa que acontecia no estado da Virgínia está fora do calendário.

A oitava etapa do campeonato que será realizada em Iowa, dificilmente terá transmissão, já que uma hora após a largada a seleção brasileira de futebol entra em campo pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo da África do Sul contra a seleção da Costa do Marfin.

Se a Copa do Mundo atrapalhou a oitava etapa da Indy para o Brasil, a mesma Copa ajuda a Indy a ser transmitida ao vivo e na integra no dia 04 de julho com o GP de Watkins Glen. Como as quartas de finais serão disputadas na sexta (02/07) e no sábado (03/07), o domingo fica livre para a corrida na tarde da Band, lembrando que neste período de Copa do Mundo, o campeonato brasileiro de futebol estará em recesso, retornando apenas no dia 14 de julho. Portanto, sem campeonato brasileiro e sem Copa do Mundo, o GP de Glen deverá ser exibido completo.
Na segunda metade do mês de julho acontece as duas corridas da Fórmula Indy em solo canadense, sendo a primeira delas em Toronto e teve sua largada adiantada em meia hora em relação ao ano passado. No ano passado, esta etapa teve justamente meia hora aproximadamente cortada devido ao futebol. Caso a corrida comece no horário marcado pela IndyCar Series em seu calendário oficial, o Brasil deverá ter transmissão completa do evento pela Band. A segunda corrida no Canadá é o Grande Prêmio de Edmonton e tem seu inicio as 19h00, mesmo horário do ano passado pela Band, mas a emissora passou a corrida a partir das 20h00 esperando o programa Terceiro Tempo de Milton Neves acabar para começar a transmissão ao vivo. Vale a ressalva que no GP de Sonoma a Band exibiu a corrida ao vivo e na integra invés do programa futebolístico do apresentador mineiro.

A etapa de Mid-Ohio que teve sua largada mudada em relação ao ano passado (15h00 em 2009) para 1h30 mais tarde este ano, não deverá ser exibida, sendo uma das cinco provas que com extrema certeza não será transmitida ao vivo pela emissora paulista.

Já a partir da 13ª etapa que acontece em Sonoma até a última em Miami, as corridas deverão ser exibidas ao vivo e na íntegra, pois duas delas serão noturnas, uma do outro lado do mundo no Japão, portanto de madrugada, a etapa de Sonoma será as 19h00 (mesmo horário do ano passado que foi exibido na íntegra) e a ultima corrida do ano será em um sábado no oval de Homestead, em Miami e teve seu horário modificado para as 20h00 horário de Brasília. No ano passado a corrida foi às 18h00 e teve a largada prejudicada na Bandeirantes devido ao campeonato brasileiro de futebol que coincidentemente também teve seus jogos no sábado devido ao jogo da seleção brasileira no domingo valendo pelas eliminatórias da Copa do Mundo deste ano.

É importante lembrar que este é um panorama criado pelo Blog da Indy sem nenhuma confirmação com a TV Bandeirantes, até mesmo porque eles mudam a programação deles de acordo com a audiência e as cotas dos patrocinadores que mais importam para eles. Fizemos este quadro com informações baseadas na temporada 2009, já que a política do futebol continuará a mesma com os patrocinadores do futebol tendo seu espaço na mídia meia hora antes da bola rolar e de forma alguma a emissora deixará de exibir os jogos de futebol que conquistam até o triplo de audiência da Fórmula Indy.

Etapa

Data

Grande Prêmio

Horário

14/03

São Paulo Indy 300

13h00

28/03

Saint Petersburg

15h30

3

11/04

Alabama

16h00

4

18/04

Long Beach

17h30

01/05

Kansas

15h30

30/05

500 milhas de Indianápolis

13h00*

05/06

Texas

21h00

20/06

Iowa

14h30

04/07

Watkins Glen

16h30

10ª

18/07

Toronto

13h30

11ª

25/07

Edmonton

19h00

12

08/08

Mid-Ohio

16h30

13ª

22/08

Sonoma

19h00

14ª

28/08

Chicago

21h00

15ª

04/09

Kentucky

21h00

16ª

18/09

Motegi

24h00

17ª

02/10

Homestead

20h00


Em vermelho as corridas que devem ser exibidas ao vivo e na íntegra pela Rede Bandeirantes.


* As 500 milhas de Indianapolis ainda não tem seu horário definido. Mas a corrida que aconteceu às 14h00 do ano passado, deverá retornar para seu antigo horário, às 13h00.

20 comentários:

Igor Rabelo disse...

Excelente artigo!

Rodrigo B. Nobre disse...

Que bom!
Resta fazer um marketing e uma transmissão decente para que a cada vez mais tenhamos mais pessoas acompanhando a Indy.

Kleber Nunes disse...

Quem vai narrar a corrida em São Paulo? O Luciano do Valle ou o Téo José. Prefiro o Téo, pois ele tem mais conhecimento do que o Luciano.

Anônimo disse...

eu preferiria assistir todas as corridas da formula indy ao vivo e com exclusividade na band a emissora deveria cortar o futebol paulista e o campeonato brasileiro e só exibir os jogos da copa do mundo

Gilberto disse...

pra mim não faz diferença tenho q olhar na internet mesmo, pois na minha cidade não há tranmissão da band, queria q as corridas fossem pro sbt, eu perdi as corridas da CART na record e da ChampCar na redtv pq só a globo está presente em todo país, isso também contribui para a indy perder ainda mais audiencia.

Iron disse...

Duvido que a nossa querida "bund" vai deixar de passar o "futibor" nojento e sonolento brasileiro para transmitir as corridas. O povo não gosta de coisa boa, gosta de porcaria. É só ver as grandes de programação de quase todas as redes (incluindo as de assinatura). Para agradar ao povão acéfalo brasileiro tem que passar Ana Maria Brega, Hoje em Dia com Zucatteli, A fazenda, Fantástico, Ratinho, Dapena etc. E nesse pacote de coisas ruins está o atual futebol que já deixou ha muito tempo a desejar em matéria de espetáculo, ainda mais na Bund com os comentários de Neto e Godói. O mundo tá acabando...

Iron disse...

Desculpa gente, eu queria dizer "grades de programação..." e no caso do Godói eu ia dizer "Godoido"...

Jackson Lincoln Lopes disse...

Cara, não é porque você gosta da Indy que as outras coisas não prestam. A Indy no Brasil sempre teve, tem e terá um enorme problema na grade de programação, pois as corridas acontecem à tarde.
Em um país com a cultura voltada para o futebol que é o esporte mais popular e mais acessível para todos, é claro que vai ter mais adeptos ao esporte com a bola do que o esporte com uma máquina.

Se a Indy fosse tão boa assim, não tinha metade do grid pagando para sentar em um carro e a categoria não ter apenas 12 carros.

Da mesma forma que queremos respeito com a IndyCar, tambpem devemos respeitar os demais esportes, programas, etc.

Iron disse...

Quase todo mundo fala mal da programação brasileira. Existem programas (por exemplo, o "Ver TV" na TV Câmara que discute sobre a qualidade da programação das Tvs abertas). Muito se fala sobre os programas em função da importância que eles tem na formação das pessoas (suas opiniões, posturas, etc). Não é aqui nenhum desrespeito não. Acho sim que tive uma postura um pouco brincalhona até porque não sou jornalista e o meu comentário não é para ser tão levado a sério como de um Celso Miranda ou Reginaldo Leme. Mas acho que ele está dentro de um contexto em que há sim uma péssima cobertura da Indy há muitos anos. E convenhamos, a televisão brasileira, passa ou não por uma crise de criatividade ? Isso Jackson qualquer um pode perceber... Até mesmo você, apesar de ter sido muito rígido com o meu comentário. Não é por aí...

Natanael disse...

O GP Iowa não deve ter transmissão ao vivo nem no Bandsports, já que o canal também estará envolvido com a Copa do Mundo.

Gilberto disse...

Isso q aqui no brasil tem a cultura de interromper qualquer evento esportivo para passar comerciais como nas emissora americanas, qdo eu tentava assistir as corridas da indy e da nascar pela internet os canais americanos interrompiam a corrida em bandeira verde para passar comerciais, e qdo voltava, a corrida estava em bandeira amarela e qdo era dada a verde voltava os comerciais. Na minha opnião as melhores emissoras de TV para assistir eventos esportivos são as européias.

Duhílio de Menezes disse...

12 provas? Nada mal... Entendo que as pessoas que gostam da Indy fiquem revoltadas, mas é isso, a Indy anda mal das pernas, o fim de temporada foi horroroso, a temporada 2009 foi horrorosa, mesmo com duas ou três provas boas, e tenho dito que isso é uma soma de fatores. 1 - Carro feio 2 - Uma categoria que corre em solos americanos, sem pilotos americanos em equipes fortes, teremos o Hunter Reay mas não se sabe por todo o ano, e tão pouco se a Andretti será forte 3 - Marketing muitíssimo fraco, onde se brinca dizendo que o Genne Simons é o cara do marketing da categoria(rs) 4 - Calendário sem muita inspiração, Indy 500 e mais uma pista ou outra que se diga "pista de verdade" 5 - Grid fraco, espero que seja como na F1, uma entre-safra, só que tá durando demais. 6 e último, afinal, um pouco de audácia, não faz mal a ninguém, como aquela famosa frase "AUDÁCIA... SEMPRE AUDÁCIA'

Duhílio de Menezes disse...

Ah... Isso pq esqueci, entre futebol e indy, se eu fosse dono de rede de televisão, passaria o futebol.Sem zoeira!

Jackson Lincoln Lopes disse...

Iron, eu e você não gostamos destas programações. Mas tem gente que gosta...Não fui rígido não. É que você defende fala da Indy como se ela fosse a salvação da TV brasileira, e tanto eu quanto você sabemos que não é assim.
Mas relaxa. Não flaei nada demais.
Abraço

Anônimo disse...

Por favor alguem poderia me dizer como eu consigo alugar um espaço no evento da formula indy? me ajudem não consegui nenhuma informação a respeito nem com a prefeitura, é um empurra para o outro.

desde ja agradeço,

Jorge (ondesign@ajato.com.br)

Anônimo disse...

Alguem sabe quantas voltas vaõ ser,obrigada

Anônimo disse...

Péssima transmissão da BAND.
Se o diretor de TV não é bom, não adianta montar uma mega estrutura e fazer uma transmissão ridícula.

wilson disse...

wilson
Olá amigos,hoje dia de prova, por favor transmitam a corrida, não é facil ser admirador da formula Indy e não ser tranmitida pela Band, obrigado.

Anônimo disse...

Eu sou um fã de F1 e de Fórmula Indy, mas me decepconei com a transmissão das 500 milhas deste ano. A band deixou de transmitir pelo menos meia hora da prova para passar um "incrível" Atlético-MG X Fluminense.E o pior é que faz 4 anos,pelo menos que acompanho as 500 milhas e foi a primeira vez que isso aconteceu.Se fosse pelo menos final de campeonato dava pra entender... PS:OBRIGADO,JACKSON,POR POSTAR AS DATAS E AS HORAS DAS PROVAS. GOSTO MUITO DA INDY MAS ASSISTO MAIS A GLOBO,POR ISSO QUASE NUNCA SABIA O HORÁRIO E AS DATAS DAS MESMAS.

Anônimo disse...

sacanagem para quen gosta de formula indy e ter que dividir espaço com futebol.

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics