Indy Responde 1

Olá pessoal! É com muito prazer que percebi a participação dos leitores do blog neste novo seguimento. Afirmo que não estou aqui para dizer que sei mais do que os outros. Só estou compartilhando as minhas experiências e vivências do automobilismo com todos vocês.

Vamos então ao que realmente interessa!



O nosso primeiro contato foi feito pelo Marcelo Antunes e ele fez a seguinte pergunta:

Virgílio, gostaria de saber o número de carros que a Indy terá em 2010. Abraços.


Bem Marcelo, temos visto nas temporadas passadas uma grande irregularidade no número de carros participante nas provas da Indy. Indianapolis com toda a carga de sua tradição sempre leva 33 carros para o grid, e este ano não será diferente. Mas nas provas restantes desta temporada, espero ver um número variando entre 20 e 24 carros por evento.

Para a prova de abertura, a SP Indy 300, foi declarado que 48 carros desembarcarão por aqui. Tomando por base que para cada piloto estarão dispostos um carro títular e outro reserva, teremos um total de 24 pilotos na corrida. Isto cai dentro do esperado para o restante da temporada.

O segundo email é de Silvio Ferreira. Garoto esperto! Já mandou duas perguntas de uma só vez! Vamos lá!

a) Em relação a pista de São Paulo, quais os lugares nas arquibancadas já divulgadas considera o melhor ponto para assistir a corrida?

b) Em relação a tecnologia envolvida nos carros, o Indy deve algo a Fórmula 1?

Vamos por partes.

Quanto o melhor lugar para assistir a corrida é complicado te responder. Nunca estive na região por onde acontecera a corrida. Digo pela minha experiência em provas da F-1 que o ideal é buscar um local onde se possa ter o maior campo de visão da pista. Mas isto é relativo mesmo, vai do gosto de cada um, e principalmente de quantos você está disposto a gastar no evento. Sabe-se que existirão setores com acessos preferencias e outras mordomias. É melhor esperar até segunda feira próxima e ver os reais valores dos ingressos e seus respectivos lugares ao longo da pista.

Quando estiver com este dados trago mais informações sobre o assunto.

Em sua segunda pergunta você cutucou uma pauta para um longo debate, mas acredito que a idéia seja a seguinte. Eu não buscaria comparações entre carros de duas categorias que se aproximam unicamente pelo fato de serem de monopostos. São filosofias diferentes, regulametos diferentes, e principalmente, propostas diferentes.

Mas no geral, acredito que a Indy está defesada com relação a ela mesma e, tecnologicamente falando, o atraso mais acentuado está nos seus carros, os quais não sofrem grandes alterações desde 2003. Este ano por exemplo, a novidade é uma nova caixa de cambio, a qual disponibiliza agora a marcha ré, que até então não havia na categoria.

No quesito segurança, por exemplo, acho que a atuação da Indy é bem legal. O desenvolvimento de recursos como o soft-wall, que são estruturas ligadas aos muros externos das pistas ovais, ajudaram muitos pilotos em acidentes mais fortes, como o do Vitor Meira na Indy500 do ano passado. Além disto, temos hoje um ítem obrigatório para os pilotos de todas as grandes categorias que é o HANS, Head And Neck Suport, que o colete que se apoia nos ombros dos pilotos e é ligado ao seu capacete, reduzindo os movimetos bruscos provocados por um acidente. Este ítem foi desenvolvido pelos pilotos da então CART, que se transformou em CCWS, e que posteriormente se fundiu com a IRL, formando a Indycar, tal como temos hoje. ( Complicado né?). Isto mostra que a Indy é capaz de desenvolver tecnologicamente alguns recursos de segurança sem afetar financeiramente pilotos, equipes e ela própria.

Por isso este é um assunto tão debatido ( e que sempre pede por mais debate ).

Vamos pro terceiro e último email do dia. É do Agostinho Zanon Júnior.

Gostaria de informações sobre as características dos carros, tais como: dimensões LxAxP, distância entre eixos, altura do chão, peso, etc...

Existe algum desenho esquemático?

Temos sim, colocarei para vocês os dados que estão disponíveis no site oficial da SP Indy 300, ok?

Nome: Honda Indy V8

Cilindros: oito em “V”

Capacidade: 3,5L

Combustível utilizado: etanol

Peso: 127,00kg

RPM máximo: 10.300 giros

Potência: 650 cavalos


» Chassi Dallara

Tipo: roda descoberta, assento único, cockpit aberto, efeito solo, aerofólios dianteiro e traseiro

Construção: o monocoque contém o cockpit, o tanque de combustível e a suspensão dianteira. O motor é uma parte externa ao chassi. A parte posterior é formada pela caixa de câmbio e a suspensão traseira.

Materiais: fibra de carbono

Peso mínimo: 726kg, incluindo todos os fluídos do motor, mas não o piloto e o combustível

Comprimento mínimo: 487,68cm

Largura mínima: 198,12cm, com tolerância de 1,27cm a mais ou a menos

Caixa de câmbio: XTRAC #295. Seis marchas, acionamento sequencial

Célula de combustível: à prova de ruptura com capacidade para 100L

Custo: R$ 552.000,00


» Pneus Firestone

Dianteiros

Diâmetro máximo: 66,00cm

Diâmetro mínimo: 63,50cm

Largura máxima: 31,75cm

Largura mínima: 27,94cm

Tamanho: 10.0/25.8R15

Pressão: 22 a 27 libras

Peso: 8,160kg

Traseiros

Diâmetro máximo: 69,85cm

Diâmetro mínimo: 67,31cm

Largura máxima: 42,55cm

Largura mínima: 38,74cm

Tamanho: 14.5/28.0R15

Pressão: 20 a 25 libras

Peso: 10,430kg


Por enquanto é só. Mais uma vez muito obrigado a todos. Segunda feira estarei de volta com mais informações.


Enviem suas perguntas para indyresponde@yahoo.com.br ou acessem http://twitter.com/virgiliofranco e deixe seu recado!

Cuidem-se!

2 comentários:

anonimo desanimado disse...

Muito legal... mas eu tenho saudade da Indy-Cart dos anos 90. 4 chassis (Reynard, Penske, Swift, Lola), 4 motores (Mercedes, Honda, Ford, Toyota) todos turbos - Tempos que não voltam nunca mais...

Unknown disse...

muito bom esse post

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