O lendário Nº 27 vai tirar folga na temporada 2010 da Fórmula Indy?

Número marcou a carreira de Dario Franchitti e Jaques Villeneuve.

Quando estamos assistindo uma corrida na TV ou no próprio autódromo sempre nos identificamos com algum carro, algum piloto, alguma marca e até mesmo algum número.

Nesta semana a equipe Andretti Autosport anunciou o piloto Ryan Hunter Reay para ocupar o quarto carro da equipe com o Nº 37. Curiosamente, a equipe que hoje pertence apenas a Michael Andretti, que tinha sociedade com Kim Green até o ano passado e usava o número 27 desde 1997 ininterruptamente.

Por opção da IZOD e suas estratégias de marketing que manterá financeiramente o carro de Reay para este ano ou para desvencilhar o número que ficou ligado a equipe Green durante mais de uma década, a Fórmula Indy até o momento não contará com o número que estava em seu grid desde 1997.

Pouco utilizado na década de oitenta na CART, o número 27 fez parte da equipe Alsup Racing na temporada 1984 com o piloto Bill Alsup. Na temporada seguinte, Ian Ashley fez apenas a ultima etapa na corrida de Miami utilizando o #27.

Na década de 90, o número voltou ao grid através do brasileiro Nelson Piquet para as 500 milhas de Indianápolis, mas durantes os treinos para a corrida mais importante do mundo Piquet bateu no muro do oval de Indiana e ficou de fora da corrida. No ano seguinte, o #27 voltaria para Indianápolis com o australiano Geoff Brabham e em 1994 com Eddie Cheever.

No ano de 1995, a equipe Green se separou da Forsythe e ficou com a Player’s e Jaques Villeneuve utilizando o número 27. Foram quatro vitórias, incluindo as 500 milhas de Indianápolis daquele ano e o título da categoria.

Como a Green foi campeão da IndyCar em 1995, no ano seguinte o time utilizou o número 1 com o brasileiro Raul Boesel. O número 27 só voltaria na CART na temporada seguinte com Parker Johnstone pela mesma Green. Mas a Indy Racing League havia sido criada, e a equipe Blueprint Racing utilizou o # 27 também, ficando com o número até o ano de 2001 principalmente com o piloto Jim Guthrie a bordo do bólido. A equipe não participava integralmente de algumas temporadas da Indy como em 2000 e 2001 por exemplo, mas tentava ao menos, se qualificar para as 500 milhas de Indianápolis sempre com o #27 estampado em sua carenagem.

Enquanto isso na CART, a Green contratava o escocês Dario Franchitti para o ano de 1998. Dario Franchitti conquistaria dez vitórias até 2002 na categoria. Na temporada de 2003, o escocês migrou para a IndyCar Series junto com a equipe Green, que seria renomeada para Andretti Green Racing. Michael Andretti já era sócio da equipe desde 2001 ainda na CART com o combustível financeiro da Motorola.

Na IndyCar Series, Franchitti venceu mais dez corridas entre 2003 e 2007, mas no seu ano de estréia sobre o comando de Michael Andretti, o escocês teve um sério acidente de moto na escócia e ficou de fora da temporada quase que toda, deixando seu carro Nº 27 ser guiado por Dan Wheldon no Japão, Robby Gordon nas 500 milhas de Indianápolis e o restante do ano para o norte-americano Bryan Herta. A partir de 2004, a sorte do Nº 27 voltou, Franchitti conquistaria uma Indy 500 e o título da categoria em seu último ano na equipe de Michael Andretti.

Para substituir o campeão Franchitti, a equipe AGR contratou o japonês Hideki Mutoh com apoio da Honda ficando por duas temporadas na equipe.

Veja abaixo a lista dos pilotos que utilizaram o Nº 27 na CART e IRL

1984 – Bill Alsup
1985 – Ian Ashley
1992 – Nelson Piquet
1993 – Geoff Brabham
1994 – Eddie Cheever Jr.
1995 – Jaques Villeneuve
1996 – Jim Guthrie (IRL)
1997 – Parker Johnstone (CART) e Jim Guthrie (IRL)
1998 – Dario Franchitti (CART) Claude Bourbonnais e Robbie Groff (IRL)
1999 – Dario Franchitti (CART)
2000 – Dario Franchitti (CART) Niclas Jönsson e Jimmy Kite (IRL)
2001 – Draio Franchitti (CART) e Jim Guthrie (IRL)
2002 – Dario Franchitti (CART - IRL)
2003 – Patrick Lemarie, Max Papis, Mika Salo (CART) Dan Wheldon, Robby Gordon, Bryan Herta e Dario Franchitti (IRL)
2004 – Dario Franchitti (IRL)
2005 – Andrew Ranger (CCWS) e Dario Franchitti (IRL)
2006 – Andrew Ranger (CCWS) e Dario Franchitti (IRL)
2007 – Dario Franchitti (IRL)
2008 – Hideki Mutoh
2009 – Hideki Mutoh

3 comentários:

leonardo disse...

com certeza este número deixara saudades no grid da Indy...tomara que por pouco tempo

Iron disse...

O número 27 foi lendário na F1 também. Foi usado pela antiga equipe Williams quando Alan Jones ganhou o campeonato de 1980. No ano seguinte passou a ser utilizado pela Ferrari de Gilles Villeneuve (daí a associação do número com o seu filho Jacques na equipe Green em 1994 e 1995)e ficou nesta equipe até 1995.

Josele Garza disse...

Tem um detalhe a acrescentar: em 1990 o canadense Ross Bentley estreou no GP de Vancouver com o número 27. Foi ele que estava sendo empurrado pelos fiscais que foram atropelados por Willy T. Ribbs e que morreu um deles.

Nas 500 milhas de Indianápolis de 1992, Al Unser substituiu Nelson Piquet e com esse carro com o mesmo 27, chegou em 3º lugar na corrida.

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics