As pequenas também já venceram um dia.

Na Fórmula Indy sempre existe surpresas. Em 2010, acontecerá novamente?

As tradicionais equipes Penske, Chip Ganassi e Andretti Autosport (ex- Andretti Green) tem em suas sedes várias glorias representadas por troféus, champanhe, coroas e outros objetos que fazem recordar suas principais conquistas dentro das pistas da IndyCar.

Mas não é só dessas equipes grandes que os pódios da Fórmula Indy são preenchidos no lugar mais alto dele. Por varias vezes tivemos alguns resultados inesperados no mundo da velocidade.

Na temporada passada, a grande surpresa foi a vitória de Justin Wilson com sua Dale Coyne Racing Nº 19 em Watkins Glen. Esta foi a primeira vitoria do time de Dale Coyne em mais de vinte e cinco anos de Fórmula Indy.

Na temporada 2008 as tradicionais equipes Rahal Letterman e Newman Haas venceram provas, mesmo sendo tradicionalíssimas, a primeira estava em grave crise financeira e a segunda acabava de chegar da ChampCar e pouco conhecia sobre os chassis Dallara. Também vale lembrar que na etapa de Long Beach em 2008, Will Power conquistou a última vitória da equipe KV Racing.

Do grid que participar regularmente da atual Fórmula Indy, apenas a Luczo Dragon Racing (estreante em2 009), Vision e CURB/Team 3G não venceram ainda na IndyCar Series. As equipes Conquest e Sarah Fisher Racing que participaram de algumas corridas em2 009 também nunca conquistaram vitórias.

As equipes Dreyer & Reinbold, KV Racing Technology, HVM Racing, Panther e A. J. Foyt já conquistaram vitórias e inclusive as duas últimas, até campeonatos já venceram.

Confira a lista de vitória das equipes que integram o grid atual da Fórmula Indy, desde quando ela passou a ser sancionada pela CART e IRL.

Team Penske – 145
Newman Haas Lanigan Racing* – 107
Target Chip Ganassi Racing – 72
Andretti Autosport** – 55
Panther Racing – 15
A. J. Foyt – 8
KV Racing*** – 7
HVM Racing**** – 6
Dreyer & Reinbold Racing – 2
Dale Coyne Racing – 1

* Em 2007 Mike Lanigan se associou a equipe de Paul Newman e Carl Haas renomeando de Newman Haas Racing para o atual nome.

** Em 1994, a equipe era denomida Forsythe Green. Um ano depois a equipe se chamou apenas Team Green. Em 2001, Michael Andretti e a Motorola se associaram a Barry Green. Em 2003 a equipe mudou de nome para Andretti Green. Em dezembro de 2009 a equipe ganhou o atual nome.

*** A atual equipe KV Racing nada mais é do que a antiga estrutura da Pacwest Racing Group que depois se tornou PK Racing em 2003. Na temporada seguinte a equipe se chamou PKV Racing até 2007. Em 2008 ganhou o atual nome.

**** Até a temporada 2001, a equipe HVM era conhecida como Bettenhausen. Entre os anos de 2002 e 2005 mudou de nome para Herdez Competition. Na temporada 2006 mudou de nome para CTE-HVM Racing. Em 2007 se tornou Minardi Team USA. E finalmente em 2008 retornou ao nome atual.

1 comentários:

Iron disse...

Esse quadro mostra a instabilidade financeira da categoria (tanto IRL quanto CART/Champ Car) principalmente nos anos 2000. Com a separação em IRL e CART e a consequente falência desta última, as equipes enfrentam dificuldades porque o público americano se afeiçoou mais com a NASCAR durante estes anos do que com os monopostos. Neste sentido, as fusões e separações tão costumeiras todos os anos na categoria e a retração do mercado americano por causa da crise financeira de 2008 limitou de vez os investimentos. Eu tinha um suplemento sobre a temporada de 1995 da Indy e lá já apontava para a maior preferência do público americano para os Stock (pintados com cores berrantes parecendo carrinhos de palhaço de circo). Mesmo assim, na mesma revista, estava uma foto do circuito de Nazareth totalmente lotado já que até aquela data a categoria estava intacta e se fortalecendo cada vez mais. Até que um dia o nosso amigão Toninho Jorge...

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics