Região do Anhembi se transforma em canteiro de obras para receber a Fórmula Indy.

Muito trabalho para montar o primeiro circuito de rua no Brasil da Fórmula Indy

Pela segunda vez em sua história, a Fórmula Indy inicia um campeonato na América do Sul. A primeira vez que isso ocorreu foi há 39 anos, no oval de Rafaela, na Argentina. Desta vez, a abertura será na maior cidade das Américas, em São Paulo, no dia 14 de março.

O local escolhido para um dos maiores eventos do automobilismo do Brasil neste ano foi a região do Anhembi. A pista considerada de rua englobará o estacionamento do Pavilhão de exposições do Anhembi, uma via da Marginal Tietê, a passarela do sambódromo, e Avenida Olavo Fontoura.

Embora todos estes locais já estejam pavimentados, seja de asfalto ou de cimento, várias obras estão sendo feitas para proporcionar as condições mais próximas do ideal para os carros da IndyCar acelerarem na corrida denominada de São Paulo Indy 300. É muito comum algumas pistas de rua nos Estados Unidos e no Canadá serem formadas por estes dois tipos de pisos citados, principalmente porque a maioria dos autódromos utilizam-se de vias publicas e também de estacionamentos.

Nesta semana, no mesmo Parque Anhembi está sendo realizada a Couromoda, uma das grandes feiras mundiais que acontece em São Paulo. Para não atrapalhar este evento, as obras no estacionamento do Pavilhão de Exposições estão sendo realizadas durante a noite.

A raspagem do asfalto já foi feito na área onde serão os boxes.

Na semana passada, o local onde foram feito as obras na parte conhecida como concentração das escolas de samba. O piso foi todo raspado e recapeado. Nesta semana, este mesmo trabalho está sendo feito no estacionamento que será o local do pit-lane e de toda a área dos boxes. O estacionamento também servirá de parte da pista antes dos carros chegarem para contornarem o Pavilhão.

Reforma da parte da concentração já está pavimentada com o alfasto onde os carros da Indy irão desfilar para o público. Esta parte do circuito poderá ser visto pelo público na arquibancada do sambódromo, além de possuir uma grande área para a construção de arquibancadas tubulares.

Na manhã de hoje tiveram inicio as obras na Avenida Olavo Fontoura onde os carros devem percorrer uma distância de aproximadamente 900 metros depois de feita a alteração no traçado que ainda não foi divulgado oficialmente. Antes da mudança, os bólidos percorreriam apenas 150 metros e entrariam no estacionamento do Parque Anhembi.

Já na principal reta que será a passarela do sambódromo, as obras só terão inicio depois do dia 15 de fevereiro logo depois do término do carnaval paulista. O piso que é considerado muito liso no local, terá se ser adaptado para um calçamento mais aderente para os carros. De acordo com a organização da prova, será retirada a camada mais lisa que fica por cima, uma faixa bem fina de tinta e deixando esta parte da pista no concreto.

Vista da passarela do samba e da concentração antes da reforma.

Trabalhador pintando a passarela do samba em 2009: Para os carros acelerarem neste local, terá que ser feito um trabalho contrário ao da foto para a remoção desta camada mais lisa.

A Marginal Tietê já vem sendo transformado ao longo do último semestre, pois passa por obras para desafogar o transito paulistano. Os pilotos irão disputar a corrida pela via local da Marginal Tietê, enquanto a outra via ficará livre para o transito fluir no final de semana do evento.

O leitor do Blog da Indy, Jardel Corrêa de Almeida fez um vídeo de toda a extensão da marginal que será utilizada no circuito brasileiro. Observem os mais de 1300 metros de reta, cortados por uma chicane.



Reta oposta do circuito da SP Indy300.

A chuva é a maior adversária da Prefeitura de São Paulo nessa jornada extensiva de trabalho. Não se tem uma expectativa para a entrega destas obras, mas com certeza até a sexta feira dia 12 de março, haverá homens trabalhando para deixar tudo pronto para a realização da primeira corrida de Fórmula Indy na capital paulista.

Você pode acompanhar o andamento das obras do circuito da Fórmula Indy no Brasil no Twitter oficial da corrida, basta clicar em @IndyemSaoPaulo e começar a seguir para ler informações diariamente sobre todas as novidades da prova. As fotos desta matéria são de exclusividade da organização da prova.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics