DeltaWing apresenta seu modelo revolucionário em Chicago.


Construtora promete mudar identidade da Fórmula Indy em 2012.

O conceito dos chassis dos carros DeltaWing para a temporada de 2012 da Fórmula Indy é definitivamente bem próximo da realidade. Apresentado para a mídia automobilística no Chicago Auto Show, o carro apesar de esquisito pode ser também visto como um salto para a mudança.

Lustroso, prateado e com as rodas dianteiras muito próximas uma da outra (60,96cm de distância mais próximas que o atual chassi da IRL), com uma grande asa traseira (1 metro e 77 centímetros) e um enorme “flap” substituíndo o tradicional aerofólio, o desenho do Delta Wing é radicalmente mais ousado do que os dos chassis apresentados na semana passada pela Dallara, Swift e Lola. O carro definitivamente lembra um avião de caça, talvez um F15. Possui até as características entradas de ar laterais, já testadas no automobilismo através da Ferrari F92 de 1992.

Modelo apresentado pela DeltaWing.

“Hoje marca uma fundamental alavancada em como os fãs de automobilismo e o público em verão todos os carros de corrida no futuro, este é um jogo de mudanças”, disse Dan Partel, CEO da Delta Wing. “Esse protótipo radical leva o automobilismo de monopostos a um nível de engenharia automobilística jamais presenciado pelo espectador”, completou.

Ben Bowlby, engenheiro chefe da equipe Chip Ganassi e ex-engenheiro de design da Lola, disse que a idéia do projeto do DeltaWing é reduzir o arrasto aerodinâmico e ter um carro de baixo peso. Com isso o Delta Wing poderá oferecer alta performance na pista com apenas metade da potência dos atuais motores, também melhorando a eficiência do combustível, que será menos consumido devido às características deste chassi.

Scott Dixon e DArio Franchitti estavam no lançamento do carro. Pelas expressões dos dois...

Bowly disse que espera que o carro seja vendido todo completo, com o motor instalado, por aproximadamente 600 mil dólares: “Ele talvez possa ser construído em Indianápolis”, disse Bem, que entretanto afirmou que a Delta Wing não quer ser apenas uma fábrica de chassis, mas sim talvez criar uma plataforma que encorage múltiplos fabricantes e apoiadores para contribuições

Segundo ainda Dan Partel, são visíveis as intenções que a IRL possui em cima deste novo chassi: “Estamos confiantes que esse carro superará a atual geração dos monopostos da IRL e farão isso de uma maneira mais amigável ambientalmente. O automobilismo sempre foi uma poderosa ferramenta de marketing para propagar novas tecnologias nos corações e mentes dos consumidores. E a nossa meta é fazer a participação na IRL cada vez mais atrativa para os fabricantes de automóveis, assim como para os setores relacionados aos combustíveis, tecnologia, entretenimento e corporações”.

Partel espera que o protótipo esteja pronto para ser testado na pista em Agosto deste ano.

Entre os pilotos, Graham Rahal já deu a sua opinião sobre o carro após olhar o mesmo por vários ângulos e se imaginar dirigindo o monoposto em Indianápolis, durante a apresentação onde estiveram presentes as equipes e pilotos da Fórmula Indy: “O design é revolicionário, nunca vimos um carro de fórmula com um visual destes. Se esse carro causará sensação? Sim, ele nos “arranca os globos oculares” e irá chamar muita atenção dos patrocinadores pelo espaço disponível nele”.

33 comentários:

Marco Matsumoto disse...

aí sim, fomos surpreendidos novamente... :(
a foto com a expressão do Dixon e do Franchitti ficou espetacular!

Anônimo disse...

Era só o que me faltava se o Blog da Indy me apoiar esse negócio aí ein...como este blog é a maior fonte de comunicação sobre a categoria no Brasil atualmente, eu estou esperando extensa campanha contra DeltaWing Company aqui. Caso contrário, a leitura que será feita é de que vocês estão apiando. A partir deste momento este blog tem que ser uma central de reivindicação CONTRA esse projeto ridículo!!!

Jackson Lincoln Lopes disse...

Na boa, não precisa ser muito inteligente pra ver que isso aí não vai para ligar algum...

Passarinho contou que isso aí é apenas uma brincadeira...

Eu já disse no Twitter hoje, se isso for aprovado desisto da Indy e o Blog acaba.

Gilberto Gehrke disse...

se essa porcaria for aprovada, será mais do um tiro no pé, será um "head shot" da IRL nela mesma, tomra mesmo q isso seja somente uma brincadeira,pq os primeiros modelos da dallara e da swift são muito bons, parecem mesmos IndyCars ao contrário dos outros apresentados.

Leonel Mattera disse...

Incrível é alguem achar isso futurista... é totalmente anos 50/60 isso ai!!

Parece que os dirigentes e emissoras de tv com direitos da Indy adoram fazer a gente passar vergonha. É prá desistir mesmo!

James Azevedo disse...

Se um carro vem e enche de lado outro, como aconteceu com Junqueira que acertou Fernandez no meio do chassi em Vancouver 2002, tchau segurança no cockpit né... E essas rodas com abertura na parte dianteira do carro??? Impraticável... como o Jackson disse esse "treco" aí vai é ficar no museu como algo que nunca foi realmente pra valer para uma corrida que nem o Ferrari modelo de Indy 1988.

James Azevedo disse...

Vai ver tb a Delta Wing não tem projetos consistentes e quer aparecer na mídia... só pode... OMG...

Anônimo disse...

isso aí esta + parecendo o sucessor dos caças
americanos F22 RAPTOR...
vi essa foto aí e já lembrei do jogo ACE COMBAT
isso aí é uma vergonha... se essa palhaçada virar o carro da indy... nem as equipes vao querer participar, mesmo que ganhem o carro de graça... e quem vai querer patrocinar um avião de caça??????????????

Lúcio disse...

Dixon para Franchitti:
E ai Dario, o que achou?
Franchitti:
Que m.... é essa?

Na boa, o carro é tenso. Liga pra Reynard que resolve o problema. Ou então, deixa a Penske fazer chassis!

Iron disse...

devemos protestar, detotonar essa porcaria de projeto... Isso não é carro de corrida, é carro alegórico de escola de samba homenageando a Força Aérea... Não vai dar certo!!! Queria ver o que o R. Penske, O Caal Haas e o Ganassi pensam disso!!!

Projeto Dallara ou Swift JáÁ

Antonio Mietto disse...

De fato... Se esse excremento motorizado emplacar, juro que nunca mais assisto a uma prova dessa categoria! Meu! Que decadência!! Olha os modelos de 1992, 1993... Agora olha esse arremedo de batmóvel aí... Tá lôco!!

Thiago Moya disse...

Nossa que coisa mais ridícula!Se isso for aprovado, NUNCA mais assito a indy.

Erich Feitosa disse...

Cara, sinceramente, precisamos de inovações sim!

O carro da delta wing pode não parecer a primeira vista um carro legal, mas a indy tem que revolucionar sim!!! chega de mesmice. Se o carro for muito bom de performance, tem que ser ele o escolhido. Devemos esperar o protótipo ir para a pista para analisarmos. Eu apoio todas as inovações, desde que não perca competitividade e emoção! já tivemos carros foram sem aerofólio e essa é uma nova era, um novo momento! Já disse: vamos esperar o protótipo ir para a pista. Se ele cumprir o que prometeu, ele tem que ser o escolhido!

Adilson Antunes disse...

Piada! Foi a primeira palavra que veio em mente quando vi esse carro! Fala sério!

E eu pensando que com a saída do Tony George a categoria ia pra frente!

Guilherme F. São Paulo/SP disse...

Num outro tópico desse blog postei um link de um outro forum contendo fotos de uma carro que parecia ser esse Delta, não era nada a ver com esse trem ai, era um carro revolucionário, mas espetacular.

Esse carro aí me faz chegar a conclusão de que essa deltawing é um braço forte da lockheed martin. kkk ou alguém dessa companhia é fã da nascar e quer matar de vez a concorrente.

Natanael disse...

Me desculpem, mas isso mais me parece ser um novo Batmóvel do que um carro de corrida. A Indy precisa é recuperar o espaço perdido ao longo dos anos e deveria deixar de ser mono-chassi. Poderiam ter carros das 3, mas a Delta que mude esse projeto, pra mim, não parece nem um pouco um monoposto de corrida.

Anônimo disse...

Isso não é indy, e sim uma outra categoria de carros/jato.
os verdadeiros carros da indy foram extintos em 2008 quando acabou a champ car/formula mundial (carro que aparece do lado direito da pagina em vermelho e amarelo), esses carros eram muito bons e andavam bem em todos os tipos de circuitos, os atuais IRL tem dificuldades em circuitos mistos. Pensei até que com a junção da IRL e a CCWS a indycar voltaria a usar aquele modelo (que pra mim seria a solução do problema de identidade da categoria)

João Gabriel disse...

Calma pessoal ...

No final das contas eles devem escolher mesmo um dos projetos mais clássicos.

Wellington Lucas disse...

Eu paro de assistir a Indy e começo assistir a Stock Car Brasil.

José Morelli disse...

Meu Deus do céu, quem apoia isso só pode ter problemas mentais!!! Ou então não ter acompanhado nem metade do automobilismo americano e mundial nos anos 90 (Isso é pra vc Erich Feitosa). Eu nunca pensei em toda a minha vida que a Fórmula Indy fosse chegar a esse ponto...uma coisa é inovar, outra é mudar completamente o esporte. Eu to indignado com quem acha que isso é "futuro", gente do céu...Automobilismo SEMPRE foi um espaço de inovação, seja na F-1 seja na F-Indy, só que nunca se pisou no fator tradição. É a mesma coisa que transformar a F-1 hoje numa categoria de "Red Bull Air Race" da noite para o dia, seria mais ou menos isso. Isso não pode acontecer meu Deus do céu. A NASCAR nunca precisou radicalizar pra ser um fenômeno nos EUA, por que a Indy precisaria? Além do mais esse projeto é uma insanidade, por mais que se argumente que é um carro ecológicamente correto, seria enterrar a Fórmula Indy, seria um ato de boicote a si mesmo. Se isso for aprovado então será o ponto CULMINANTE da mais pura DECADÊNCIA do automobilismo de fórmula nos Estados Unidos da América contando a partir do início de declínio em 1996. Significará o fim da Indy, apenas isso...e eu estaria profundamente arrependido comigo mesmo de SEMPRE ter acreditado no futuro saudável da Fórmula Indy desde os tempos do split IRL x CART.

Anônimo disse...

Aew pessoal axei 1 simulação com esse Delta Wing no youtube
fikei pensando o q aconteceria em casso de acidente? como seria a troca d pneus? seria facil d ultrapassar? os pilotos gostariam d pilotar 1 carro desses?
então veja o video e tire suas "conclussoes" de como seria 1 "corrida" com esses chassis

www.youtube.com/watch?v=rah0RSIEVC8

Lu Matos disse...

É ridículo o projeto da Delta Wing. Quando vi no twitter as primeiras fotos, comecei a rir pensando ser uma piadinha. Parece uma mistura de caça com aquelas motos triciclos horrorosas.
Pegunto: Como esse negócio fará curvas?? ¬¬

Anônimo disse...

aí sim, fomos surpreendidos novamente... :( [2]

Que negócio horroroso, a primeira coisa q pensei tb foi como fazer curvas com esse treco. Ficou parecendo um projeto de um F1 do futuro, que agora nao lembro onde vi, temos q ter inovações? Sim temos, mas tudo com os pés no chão, isso ae jah foi demais pra cabeça de todos que curtem a Indy.

Gilberto Gehrke disse...

Duvído q as equipes grandes queiram correr com essa anolidade, imagina se a penske q tem até história na F1 vai querer correr com isso aí!

Se for aprovado poderá ter outra cisão ou as equipes migrarão de vez para a NASCAR.

anonimo p...to disse...

Os americanos conseguiram se superar... Na minha opinião isso deve ser fruto de uma pesquisa entre os bobalóides "homer simpsons" que escolheram o "melhor design" para a Indy. Como eles não estão preocupados com esporte e sim com "Show" (o mundo para eles é uma Hollywood eterna) desconfio que até entre eles tem gente com bom senso e esse projeto maluco não vai passar, por que aí vai ser o fim. Pela expressão do Dixon e principalmente a do Dario dá pra ver o nível de desânimo que esse trambolho vai trazer para a categoria.

Anônimo disse...

PARECE AQUELAS CADEIRAS DE RODAS USADAS NA PARAOLIMIADAS NOS 100M RASOS

http://www.ufscar.br/~integra/paraolimpiada.jpg

Anônimo disse...

Gente, vamos com calma: a IRL nao pediu para a Delta Wing apresentar projeto de carro. Algumas pessoas se reuniram e desenvolveram este modelo, mas nao tem nada com a IRL. Nao houve envolvimento da Liga. Qualquer um pode criar um carro e apresentar como sugestao... Duvido que seja aceito, ate porque, acho que nao daria tempo para eles testarem a seguranca do carro. Nao vamos culpar a IRL, por favor.

anonimo projetista disse...

O melhor projeto pra mim é o 3º dallara (aquele vermelho) por que ele traz inovações sem descaracterizar os carros. Para mim, uma coisa que eu já tinha pensado que podia acontecer, é aquele apendice aerodinâmico (carenagem) atrás das rodas traseiras que otimizam o ar que passa por ali além de servir de suporte para o aerofólio... Gostaria que as pessoas comentassem sobre isso!!!

Celso disse...

Eu também vi o tau Delta Wing os cara estão de brincadeira colocar um foguete sobre rodas como é que as rodas vão virar nessa geringonsa sou fã dos modelos tradicionais colocar uma porcaria dessas é matar de vez a Fórmula Indy espéro que nem seja aprovado só falta ver os modelos da Lola e ser definido se continua a tradição ou se vão sepultar de vez a categoria espéro que não inovações temos que ter mas não precisava esculaxar tanto assim isso não é futuro nem inovação se fosse assim empresas de carros como a FORD teria fabricado em 1997 o GT90 que até hoje é um Protótipo e nunca vai ser fabricado.

Erich Feitosa disse...

Todo mundo me crucificando! Isso é ótimo porque temos opiniões e é bom para a formula indy no brasil. Sou fã da categoria e quero o melhor para ela, e para todos nós. Todos viram o video que mostram os carros antigos e, virão só! mudanças radicais nos últimos 50 anos. Antigamente os carros pareciam uns barris com rodas. Nada contra! Depois começaram a aparecer os aerofólios. Inovação? sim! Mudaram porque viram melhor performance dos carros. E se os DeltaWings forem melhores que os F1? Um cara me disse que eu não conheço os monopostos dos anos 90. Sim eu não to preocupado em conhecer ou não, eu quero corridas mais emocionantes e quero a formula indy sendo revolucionária como sempre foi, quando obrigou todos os pilotos a usarem o hans e depois a f1 copiou, como copiou o sistema de pontos agora. Se o monoposto é louco, parabéns a DeltaWing por ser revolucionária. Se vai funcionar ou não aí são outros 500. Mas se funcionar amigo, dou total apoio a marca e que vença o melhor. Obs.: meu chassi preferido foi o primeiro da Swift!!!! Abraços!!!!

Celso disse...

Erich Feitosa você esqueceu da segurança como é que um carro desse que parece Dragster pode virar as rodas em um circuito oval,como os caras vão fazer concertos se for assim é melhor o terceiro modelo de cada ao invés disso pelo menos os carros tem eixos.

leonardo-pe disse...

scott dixon e dario franchitti na apresentação do"carro".pela expressão dos 2 com certeza absoluta NÃO GOSTARAM!dizem q"quanto mais velho melhor".no caso do michael andretti é ao contrario."quanto mais velho,pior"!espero jackson q isso não passe.se passar,adeus indy!

Josele Garza disse...

Esse pessoal da IRL e da Delta Wing pensa que o amante da velocidade é otário, só pode ser isso... fazer a gente acreditar que a Indy vai ser essa aberraçao das pistas. Duvido que o carro seja economicamente e esportivamente viável. Faz uma coisa parecida com os Lola ou Panoz da Champ Car que fica muito melhor que essa porra de carro do futuro...

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics