Dissecando mais a SP Indy 300

Olá amigos do Blog da Indy. Venho aqui para dividir com vocês as minhas impressões sobre tudo que foi divulgado com relação à São Paulo Indy 300 até o presente momento.


Bom, começando pelo quesito que acredito ser o de maior interesse dos leitores, vamos falar sobre os ingressos. Assim como todos vocês eu também fiquei realmente triste de saber que não teremos a opção de adquirir o PIT PASS (ingresso especial e geralmente de valor individual que dá acesso aos boxes em horário determinado pela organização), como era possível fazer no período que a saudosa CART correu no Rio de Janeiro de 1996 até 2000.
É muito chato perceber como no Brasil nunca teremos a possibilidade de desfrutar do automobilismo com a mesma qualidade e custo benefício oferecidos aos fãs que estão na Europa, na América do Norte e em muitos países da Ásia. Por que em nosso país tudo sempre deve ser tão restrito a uma determinada minoria? É como um dos nossos leitores comentou recentemente, existe um elitismo irracional sem tamanho em nosso país.

O pit pass, algo acessível para qualquer um nos outros países, é transformado em objeto com status “VIP” quando no Brasil. Infelizmente a prova só terá a perder com isto, tendo em vista as declarações de leitores demonstrando indisposição para comparecer ao evento apenas para poder contemplar das arquibancadas.

Mas nem tudo é crítica! Afinal, depois de tanta discórdia, “olho gordo” e “agouros”, finalmente a prova será realizada e as obras para a adequação das vias da região próxima ao sambódromo estão indo a todo vapor, como o BLOG DA INDY acompanha diretamente junto dos envolvidos com o evento!

Fãs perto do tradicional victory lane: não é preciso ser VIP para curtir esses momentos lá fora.

Todos já devem ter visto o video da volta virtual no futuro circuito. Pessoalmente achei espetacular! As retas longas e as curvas angulosas lembram muito o circuito de Toronto no Canadá, um dos mais prestigiados da história da Fórmula Indy. O traçado Paulistano também nutre uma semelhança com uma das pistas preferidas dos fãs da Fórmula Indy, o circuito de Surfers Paradise na Austrália. Creio que em termos de traçado a corrida será bem disputada, pois pude identificar bons pontos de ultrapassagem e pelo visto os pilotos terão um grande trabalho quanto ao acerto de seus carros. Deverão ajustar o spoiler e a asa traseira de uma maneira que o carro tenha um bom downforce nas curvas de média e baixa velocidade da pista, mas também de uma forma que não “mate” a velocidade do carro nas enormes retas, principalmente a de 1.400 metros que passará pela Marginal Tietê. Acredito que esta delirante reta é o que mais causa curiosidade nos fãs que mal podem esperar para ver o circuito pronto.

O acerto mecânico (suspensões, amortecedores e caster) também será um grande desafio, tendo em vista que a pista será de concreto em um trecho e de asfalto em sua maioridade.

Outros pontos positivos do circuito em minha opinião, são as curvas com ângulos bem definidos e quase sempre retos. Isso faz com que o traçado realmente tenha boas chances de ultrapassagens nas freadas e até no contorno das curvas, pois em trechos com esta característica a maleabilidade do carro é muito mais tranquila para os pilotos do que em curvas mais “redondas”, aonde muitas vezes não há necessidade de redução de marchas, o que acaba sendo mais um fator para dificultar ultrapassagens em circuitos de rua.

Partindo para outro fato relacionado à corrida, gostaria de deixar claro o repúdio do BLOG DA INDY diante dos meios de comunicação totalmente PARCIAIS que há tempos desaprovam a idéia da SP 300 e visivelmente torcem para o seu insucesso. Não somos contra a liberdade de expressão, muito pelo contrário, nosso site é um exemplo raro de um veículo comunicador livre de influências comerciais e políticas. Somos contra é o pseudo jornalismo que usa uma “máscara” politicamente incorreta mas que descaradamente induz o receptor a tomar “partido” (literalmente falando) de uma visão que talvez o leitor não formaria caso estivesse diante de textos e informações IMPARCIAIS que dão espaço ao livre pensamento e formação de opinião de cada indivíduo.

Muitos devem estar se perguntando se fui parcial quando deixei bem claro neste site a minha total contrariedade à realização da etapa brasileira da IRL em Ribeirão Preto. Pois bem, digo que naquela época deixei bem explícito o fato de que minhas palavras faziam parte de uma visão PESSOAL, totalmente digna de ser publicada em uma coluna, texto cuja função é exatamente a de ferramenta de visões pessoais do escritor.

Continuo acreditando que uma cidade que já destruiu sua única praça esportiva automobilística e onde é proibido praticar o kartismo em um kartódromo, sendo que o local sempre é destinado para eventos mundanos como micaretas e rodeios, JAMAIS será digna de receber uma grande competição automobilística enquanto não mudar suas atitudes tacanhas e de ignorância bossal.

Garanto que jamais no BLOG DA INDY iram encontrar opiniões pessoais embutidas nas matérias e notas que soltamos no site. Também jamais publicaremos qualquer imagem, banner ou link que direcionará o leitor para um pensamento parcial. Quando nossa intenção for dar uma visão pessoal e conseqüentemente parcial, sempre deixaremos estas intenções bem claras.

Pois bem amigos, finalizo desejando os melhores votos de sucesso a este evento tão esperado. Como paulistano e apaixonado incondicionalmente pela cidade de São Paulo, fico muito feliz de ver uma categoria até pouco tempo tão distante para todos nós, agora passar por lugares tão característicos da minha cidade. Quando que a partir dos meus cinco anos de idade, data que passei a frequentar na companhia de meu pai a feira livre do automóvel do Anhembi, sempre realizada todos os domingos, poderia imaginar que aquele local onde passava horas olhando os carros e saboreando o tradicional yakissoba e o conhecido hot dog de calabresa, um dia receberia os bólidos de 650 cavalos da Fórmula Indy?

Pode parecer algo superficial, mas é uma sensação muito especial ver acontecer o esporte do seu coração, um esporte tão peculiar e único, justamente em um lugar de lembranças tão familiares.

É clichê falar de todos os problemas de São Paulo. Mas pensem bem, com tantos eventos deploráveis realizados pelo Brasil afora, será que algum benefício traria a não realização desta corrida? Acredito que desvantagens é que este evento não irá trazer para a nossa cidade, muito pelo contrário!

Protestemos contra o que está errado, mas não podemos torcer pelo insucesso de um evento tão raro e tão surreal, uma chance única para muitas pessoas que talvez jamais conheceriam um carro da Fórmula Indy durante todas as suas vidas, caso a categoria não realizasse a SP 300!

2 comentários:

Daniel disse...

ótimo texto !!!!

pra quem mora em São Paulo ou cidades próximas, não tem pq não ir ao evento. Levando-se me conta outros eventos esportivos ou espetáculos internacionais, o preço é bastante convidativo.
No entanto, pra quem mora fora do estado de São Paulo e pensa em pegar avião, preocupar-se com gastos de hospedagem, transporte e alimentação é um pouco complicado, uma vez que em provas de rua, principalmente no caso da SP INDY 300, o público verá apenas 15% da prova. Sem contar que caso vc compre ingresso da reta principal, não verá as emocionantes paradas nos boxes durante as bandeiras amarelas.

Acho que vale à pena sim investir em uma viagem caso seja disponível o PIT PASS a um preço real, como foi feito no RJ e ainda é oferecido no EUA e CANADÁ. Já compareci aos boxes e falo que o PIT PASS dá uma diferença absurda ! Lé vc sente de perto o clima do evento com a organização de primeiro mundo, os carros roncando ao lado, os mecanicos trabalhando, os pilotos transitando, famosos e anonimos juntos desfilando, pessoas bonitas e fãs misturados. É um clima único !

Ao passo que ficar na arquibancada te limita ao som dos carros e ver somente a reta á sua frente, fora que pegará um belo calor, uma vez que as arquibancadas serão descobertas.

Tanto no Autódromo de Jacarépaguá no RJ, quanto em Interlagos, vc fica na pior arquibancada mas vc 70% da prova.


Sendo assim, provavelmente não comparecerei ao evento e ficarei na minha poltrona em casa assistindo pela BAND e torcendo que a transmissão seja em HDTV !

Anônimo disse...

beleza amigos, estou muito triste ao saber q não tenho acesso aos boxes, sendo q os proprios pilotos dando entrevistas, comentaram que a F-indy era diferente e q o publico tem acesso aos boxes e pilotos, o Emilio Surita ancora no programa Panico na Radio JP ressaltou esta oportunidade de acesso aos boxes, turante a semana toda.
o que dizer né abraço

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics