Os ridículos chassis novos da F - Indy e o desperdício do Panoz DP01

Chassis DeltaWing revoltam os fãs da Fórmula Indy.

Quando na finada Champ Car foi percebido que os antigos chassis Lola B03/00 já não eram mais rentáveis e sofriam uma grande defasagem tecnológica, logo foi pensando em construir um novo carro para a saudosa categoria. Depois de muita pesquisa e desenvolvimento, a Panoz apresentou o moderníssimo chassi DP01, um monoposto muito bem fabricado e que encheram de esperanças os fanáticos fãs da extinta categoria.

Logo nos primeiros testes do DP01, realizados em Laguna Seca no início de 2007, o carro mostrou que realmente tinha um potencial incrível. Sebastien Bourdais, até então piloto da Newman Haas, marcou o tempo de 1min05seg880, sendo meio segundo mais rápido do que Ricardo Zonta que possuía o recorde supremo da pista californiana, obtido ainda em 2006 com um Toyota TF106 F1.

O chassi da Panoz foi utilizado pelas equipes da Champ Car durante toda a temporada de 2007 e também na última corrida da categoria, realizada no início de 2008 em Long Beach. Após a “reunificação” com a IRL, ficou decidido que a “nova Fórmula Indy” utilizaria os velhos e defasados chassis Dallara e isso praticamente decretou a “morte” do chassi Panoz DP01. Decidiram utilizar o Dallara que tem projeto de 2003 em vez de utilizar um carro feito em 2007 e cujos chassis tinham realizado pouquíssimas corridas. Na época alegaram que o carro da IRL tinha um custo mais baixo e que não haviam DP01s suficientes para suprir todas as equipes que já utilizavam os Dallara. Também falaram que o DP01 não havia sido projetado para andar em ovais, já que a Champ Car tinha virado uma categoria de mistos.

Os chassis Panoz DP01 da extinta Champ Car. Carros tão bem elaborados e rápidos como estes não mereciam virar peça de museu ou ficarem largados em galpões pelo mundo.

Duvido muito que um DP01 não possui condições técnicas para andar em um oval. E também não acredito que ele seja menos seguro que um Dallara em caso de acidente neste tipo de pista. Sabemos que durante sua história os chassis Dallara da IRL já apresentaram falhas estruturais gravíssimas, como por exemplo, no acidente sofrido por Tony Kanaan em 2003 no circuito de Motegi, aonde além de quebrar o braço o piloto baiano quase teve sua perna cortada por pasmem, um braço da suspensão que adentrou o cockpit durante a batida!

Claro que ainda assim o Dallara é um chassi muito seguro, basta ver as batidas absurdas que sofreu ao longo dos anos e seus pilotos quase sempre saíram ilesos. Porém é sabido entre os entendidos do meio que a segurança poderia ser ainda maior e que talvez o DP01 apresentaria resultados muito mais favoráveis.

É capaz que o futuro carro da F-indy seja algo parecido com isto, um carrinho da Hot Wheels

Agora a Indy Racing League pretende finalmente aposentar o Dallara para a temporada de 2012. Ao mesmo tempo em que os fãs estão mais do que ansiosos para ver um carro novo nos circuitos da Indy, a decepção é geral quando observamos os protótipos apresentados até agora.

Ousadia é algo que a Fórmula Indy necessita para sair da crise que enfrenta, porém todos os projetos apresentados até agora parecem aberrações, beiram o ridículo. Não é preciso ser engenheiro e nem especialista em aerodinâmica para notar a incrível falta de funcionalidade dos carros apresentados até agora: Os três Dallara que mais parecem carros do desenho Speed Racer ou veículos em miniatura imaginários da Hot Wheels, o Swift que mais parece um Batmóvel e finalmente o DeltaWing que é praticamente um insulto à inteligência dos fãs.

O DeltaWing nos remete aos primórdios das corridas de carros semi-supersônicos realizadas em desertos de sal, cuja finalidade era quebrar a barreira do som. Observem fotos destes eventos nos anos 50 e 60 e vão observar grande similaridade entre o DeltaWing e aqueles “carros”.
Isto é mais um avião de caça F15 com rodas do que um carro. É nítido que ou é uma estratégia de marketing ou alguma brincadeira do Chip Ganassi, proprietário do carro. Só de observar o chassi é possível notar que não possui a mínima chance de andar em uma pista. Reparem na distância ridícula entre as rodas dianteiras, é quase que uma moto. Simplesmente “mataram” todas as experiências e estudos realizados em carros de fórmula ao longo dos últimos 50 anos. É visível que se trata de alguma piada, pois o “carro” nem apresenta entradas de ar, certamente um motor instalado neste “chassi” iria ferver em poucos minutos. A própria expressão nos rostos de Scott Dixon e Dario Franchitti quando apresentados ao carro, mostra o tamanho do absurdo que foi apresentado.

O Spirit of America 1, recordista mundial de velocidade em 1963. Lembra alguma coisa?

Os outros carros, mais “convencionais” que o DeltaWing também apresentam características inexplicavelmente inúteis. O Swift, por exemplo, em algumas partes ele é bastante similar aos Panoz DP01, mas pra que o motor semi descoberto, por exemplo? Particularmente achei um detalhe bacana, pois sou um fã nostálgico. Quando bati o olho na metade do motor para fora, automaticamente lembrei do Renault RS01 1977 de Fórmula 1, o primeiro carro com motor turbo da era moderna da principal categoria de monopostos do mundo. Mas convenhamos, características como estas são grandes retrocessos diante da tecnologia que temos hoje em dia.

Digo que a única coisa que me animou nestas aberrações apresentadas até agora, foi o fato de que nenhuma delas apresenta tomada de ar acima do santoantonio do cockpit, o que diz que estão projetando um carro que usará motor turbo, aonde o ar chega ao motor empurrado pelo turbocompressor em vez de ser capturado pela tradicional tomada dos carros de motores atmosféricos.

Não consigo entender a mentalidade de alguns chefões da IRL. Por que não usar os Panoz DP01, carros que são novos, modernos, rápidos e que possuem um custo de manutenção muito mais baixo do que os atuais Dallara? Não seria muito mais fácil e prático do que perder tempo e dinheiro projetando carros de gibis, carros com painéis eletrônicos na carenagem, aviões com rodas e aberrações que mais parecem carros alegóricos ou brinquedos?

Santa Sacanagem Batman, vão usar o seu carro em vez deste daqui.

Definitivamente, em minha opinião o Panoz DP01 é o símbolo máximo de como pode haver tamanho desperdício e incoerência no automobilismo.

Para quem cresceu vendo os Lola, Reynard, Swift, Eagles e Galmer dos anos 90, é muito dolorido ter que encarar a real possibilidade de ver a categoria ser protagonizada por carros que beiram o ridículo. Parece que os atuais comandantes da IRL estão se esforçando para matar de vez a categoria.

30 comentários:

Lúcio disse...

Jackson, eles não usam o DP01 porque ele se parace demais com os carros de F1 de 3 a 5 anos atras. Eles querem fazer algo diferente da F1, para dizer que são alternativas. Concordo com você que é desperdicio, mas os projetos mais realistas da Dallara e da Swift não são de se jogar fora. O erro maior continua em querer ser monomarca. Tem que ter de dois a três fornecedores de chassi, pneus e motores. Multimarca. Tem que incentivar a concorrencia para assim reduzir os preços e custos. Do jeito que está, vai ser dificil. A Nascar corre com "bolhas" ao invés de carros? Sim, mas olha quantos eles tem. E isso atrai o público. Portanto, o caminho é esse. Parabéns pelo blog e abraços.

Jackson Lincoln Lopes disse...

Lúcio, este texto é do Fábio, não meu.
Mas concordo com tudo o que ele diz.
Também gostaria de ver a Indy multi-marca....mas acredito que nos próximos dez anos isso será impossível....concorrência gera um custo altíssimo, vide a CART no fins da década passada.
a Indy precisa mais do que nunca de custo baixo.
Um abs

Adriano Muha disse...

Excelente texto. Realmente o layout dos carros apresentados são inovadores e bonitos, mas na hora eu pensei:" e esses carros vão andar"? Lembravam mesmo carros do Speed Racer. Nada funcionais, só serviram para conseguir mídia.

Bhruno Miranda disse...

Parabens pela postagem Fábio, descreveu tudo q eu tava pensando.. lamentavel... comentei até com o Jackson sobre isso, da os carros pra Lola que ela sabe fazer(tomara q eu nao queime minha lingua) mas realmente os DP01 são muito evoluidos e concerteza iria bater de frente com a F1 com carros tão potentes quanto, agora so falta desenvolver para os ovais... dificil?

Anônimo disse...

Lúcio, hj em dia acho inviável ter tamanha variedade de chassis, motores e pneus como era na mágica época da Cart. Nem tanto pelos custos, mas pela falta de vontade das montadoras em investir na categoria.
Sobre os chassis novos, eu até achei os modelos 1 da Dallara e Swift interessantes e usáveis sem ter nada de ridículo. Qto aos panos, eles não andaram algumas etapas em Milwaukee? Tudo bem que era um oval pequeno, mas foi em oval... Mas realmente um grande desperdício se a Panoz quisesse voltar a estar na Indy.

Jackson Lincoln Lopes disse...

Paulo, em 2007 Milwaukee já estava fora do calendário da ChampCar.
Mesmo assim, poderiam colocar os Panoz para misto e os Dallara para ovais. Os Panoz eram bem mais em conta e outro. Para mistos e ruas não precisariam utilizar de chassis batidos.

Rodrigo DuContra disse...

Cara, excelente texto, concordo com com relação as escolhas equivocadas da IRL, aliás, não adianta, A IRL É UMA MERDA, A IRL FOI NA CONTRAMÃO DO QUE DAVA CERTO QUE ERA A CART.

Ricardo FF Pontes disse...

Galmer! Esse foi tirado do baú!
Faltaram o Truesports.

Gilberto Gehrke disse...

O automobilismo mundial uma bagunça mesmo, Indy com sucatas e futuros chassis da Hot Wheels e a F1 com carros que tem aparencia de monopostos de categorias de base. Só falta estragarem a Le Mans Series.

Anônimo disse...

Concordo com o Rodrigo DuContra. A IRL Só se mantém por causa da indy 500, eles quase acabaram com a categoria, por isso sou a fafor de voltar os carros panoz, quem sabe um PD02 (uma evolução do carro sem radicalizar) trariam mais velocidade principalmente em circuitos mistos já que foram feitos para isso e a cada temporada entra novos circuitos mistos. Para mim quanto mais parecida com a CART melhor, gostaria muito de ver os indycars voltando a andar em Elkhart Lake e Laguna Seca

Unknown disse...

concordo com os caras acima: o automobilismo mundial ta uma merda, a indy foi no caminho contrario do q dava certo.
Os prototipos são horriveis e dão a empressão q não andariam en nenhuma pista(exeto o 1 da dallara e swift).
E tambem quanto mais proximo a cart melhor.
Parece q as coisas estão mudando + é cedo pra dizer se realmente esta mudando pra uma NOVA CART

José Morelli disse...

Não, olha, pode parar tudo, parece que eu to num pesadelo e não acordei ainda...não dá pra acreditar que existe uma coalisão de equipes/engenheiros na F-Indy dos quais poderíamos dizer que têm um certo renome no automobilismo americano estão por trás desta loucura de LSD chamada DeltaWing...

Não sei se alguém chegou a ver isso, mas no dia da apresentação do carro - nada mais, nada menos do que Michael Andretti que estava entre os presentes no Chicago Auto Show e possivelmente um dos vários membros da companhia DeltaWing estava elogiando aquela aberração...Sabe, um cara que eu tinha o maior respeito em décadas conseguiu a proeza de me fazer sentir enojado em menos de um minuto de entrevista. Nunca imaginei que os fãs do automobilismo americano seriam tão ofendidos por pessoas que protagonizaram a própria História da categoria, é de doer. Desculpa o desabafo mas é que essa história desse carro ainda não passou pela minha garganta e nunca vai passar. Eu espero simplesmente que a direção da Indy não tenha o menor pudor em dizer um sonoro "NÃO" a este projeto ridículo. Eles aliás nem deveriam ter noticiado no site oficial da categoria o lançamento daquele carro.

Sobre os Panoz, este é um chassis que embora seja bonito sou radicalmente contra também porque é óbvio que ele é uma porta de entrada pra fazer o automobilismo americano degringolar para o que é a Fórmula 1, ou seja, não é desenhado para correr em ovais mais e se assemelha muito ao que tem no automobilismo europeu. Isso é outro caminho que não pode ser tomado, Fórmula 1 é Fórmula 1, Indy é Indy e acabou. Um carro de Fórmula Indy deve seguir um padrão de custo e tecnologia que seja adequada à filosofia do automobilismo americano, ou seja, de corridas em ovais, rua e misto. Até gostaria de ver os Panoz correndo poque também acho um desperdício ver estes carros parados, mas na Fórmula Indy também não dá.

O que tem que acontecer é o modelo #1 da Dallara, cor vinho ser adotado e ponto final.

Eduardo disse...

Sabe aquela frase "Quanto mais conheço os homens, mais gosto do meu cachorro"?

Pois é, quanto mais assisto a Formula Indy (IRL) mais sinto saudade da Champ Car.

ANONIMO INCONFORMADO disse...

Devemos esperar... pra quem vai a São Paulo Indy 300 cabe o protesto... DELTA WING NOOOOO !!!!!!!!

Anônimo disse...

fora delta wing, foraaaaaaaaaaaaaaaaa

Celso disse...

È uma pena que Paul Newman faleceu se estivesse vivo concerteza não ia gostar nada dessa porcaria de Delta Wing e outra coisa que Paul Newman falou na época da Champcar que ele odiava a IRL.

Celso disse...

É também uma pena que o DP01 não foi aproveitado um carro tão bonito que tinha novas idéias e quem teve a grande honra de testar esse carro foi o grande Roberto Moreno mas acho que poderiam adaptar ele para circuito oval ou fazer um modelo próprio para esse tipo de pista toda essa grande decadencia que está acontecendo com a Fórmula Indy graças ao desgraçado do Tony George.

anonimo designer disse...

Dêem uma olhada neste site http://areadeescape.wordpress.com/2010/02/11/colin-chapman-e-o-futuro-da-indy/

lá está uma matéria interessante comparando o Delta Ruingue com a tentativa megalomaníca do Colin Chapman de fazer o Lotus Turbina nos anos 60 e 70 que não deu certo. A comparação com os dois é inevitável em virtude da total falta de bom senso (ou excesso de ousadia) que gerou um carro totalmente maluco que não deu para nada... Claro que serviu também para a concepção do Lotus 72, este sim campeão da F1 durante muitos anos mas muito mais comedido em sua configuração do que os Lotus turbina.

Josele Garza disse...

O automobilismo americano de monopostos tá uma merda tão enorme que não sai do buraco tão cedo. Acho os Panoz da Champ Car lindos, mas foi um erro grotesco não tê-lo desenvolvido para circuitos ovais. Outro erro da extinta Champ Car foi ter tirado os circuitos ovais da categoria e adotar coisas para se parecer com a Fórmula 1 (largada estática no grid por exemplo). Não precisava de nada daquilo na minha opinião. A Champ Car tentou fazer algumas medidas para sair do buraco e infelizmente acabou sendo derrotada no final pela turma da IRL (diga-se Tony George), e agora a IRL tá essa merda que está aí. Não adianta nada trazer os chassis Panoz de volta e atrair equipes como Walker, Forsythe e Rocketsports, por exemplo. Elas vão acabar falindo como aconteceu com a Mo Nunn, Fernandez, Rahal Lettermann e Patrick Racing, e com o risco da Newmann Haas ir para o mesmo caminho. Aliás, Pat Patrick também foi outro traíra, além da dupla Rahal e Fernandez. Conseguiu jogar uma história que vinha desde os tempos pré-CART, no ralo, ao deixar a Champ Car e ir para a IRL. Tony George pegou o número 20, de tradição da equipe e o pôs para Ed Carpenter. Mas isso não vem ao óbvio. Para mim, não precisa de projeto mirabolante como os Delta Wing ou os Swifts novos. As fábricas podem fazer um modelo mais em conta, sem ser horrível como esses crapwagons, e também um pouco de Champ Car como esse Panoz ou os antigos Lola e Reynard. É só querer fazer. Passar a impressão de que com conceito de carros do futuro a categoria vai decolar, pra mim é muita heresia mesmo.

Guilherme F. São Paulo/SP disse...

Por que não sonhar com dois chassis diferentes, um específico para ovais e o panoz para ser usado em mistos e ruas?

A Toyota estava com o chassis dela da F1 de 2010 pra vender.

Iron disse...

Essa teoria de que se usa um chassi para os ovais e outro para os mistos se comprova na história da Indy, principalmente nos anos 80, quando se usava dois chassis, um pra cada tipo de circuito. O carro dos mistos geralmente tinha uma distância menor entre os eixos e tinha diferenças muito grandes de aeorodinâmica para os carros nos ovais. É só dar uma olhada nos Penske usados naquela década e dá para reparar muitas modificações de um tipo de circuito para o outro. A idéia da volta do Panoz DP01 (pelo menos até 2011)nos mistos não é má!!! Até que a Honda poderia dar uma forcinha...

Fabio Henrique disse...

Ricardo FF Pontes.

Boa lembrança da saudosa equipe Truesports e seus carros patrocinados pela Budweiser. Mas a equipe usava os também saudosos e bonitos chassis March, os quais esqueci de por na lista.

Iron disse...

Estava olhando no Youtube o vídeo "Rick Mears Tribute" e vi um Penske muito parecido com o McLaren MP4 dos anos 80 (aquele com uma frente em forma de bico de pato e pintura da Marlboro)Pela asa traseira e tipo de curva em que ele foi fotografado dá pra ver que não era circuito oval. Isso reforça a minha tese de que não havia o mesmo carro tanto para ovais quanto para circuitos mistos. Gostaria que alguém comentasse sobre isso...

Josele Garza disse...

O Teddy Meyer, ex-dono da McLaren, depois que vendeu a equipe integralmente para Ron Dennis, virou um manager da Penske na CART. Isso deve explicar um pouco a semelhança do carro Penske com o McLaren de F-1. Lembrando que a McLaren construiu chassis para a Indy até 1982 se não me engano.

ALEX disse...

TEMOS Q OFICIALIZAR UM PROTESTO E MANDAR PRO SITE OFICIAL (ORGANIZADORES) DA INDY...

Mateus Barbosa disse...

Discordo do texto acima. Eu achei as propostas muito interessantes, principalmente da Lola. Estou torcendo muito para que o projeto dela seja o escolhido. Simplesmente sensacional.

Fernando Bento disse...

Gostaria de ler a opinião de alguns engenheiros e físicos sobre este chassis da DeltaWing.
Apenas ler a opinião de entusiastas que entendem da história da competição, é até válido, mas falta o aval dos especialistss... Até parece uma história que li há alguns anos sobre o receio de alguns pilotos da F1 na época da introdução dos pneus slick, eles tinham medo destes pneus serem um tanto "escorregadios".
Este chassis é feio, estranho, mas... e esse casso andar bem? Se for funcional? E se forem veloz e seguros como pretendem? Pô, ter performance semelhante à dos carro atuais, mas com apenas 300cv é obra. Agora é esperar pelos protótipos rais, pois o das fotos é estático.

Além disso a idéia de dar a Indy identidade própria, afastada da F1 e de outras categorias formula é bem adequada. Afinal a Indy 500 completará um século no ano que vem e a história da competição surgida entorno desta corrida, tem paralelos com o automobilismo europeu, mas deve evitar as semelhanças.
E acho que esta discussão está inserida num contexto mais amplo, que é a rivalidade entre EUA e Europa no esporte. Há esportes de europeus, que não são populares nos nos EUA e esportes norte americanos que não são populares entre os europeus, assim há nos EUA Futebol Americano, Rugby, Basquete, Hóquei, Basebol. Nos países europeus, e nos "culturalmte" mais influenciados pela Europa há Futebol, Rugby, Handebol. Há ainda outros que são populares nos dois lados, como Volei, Tênis, não lembro de mais.
Mas esta impenetrabilidade é bem acentuada no automobilismo. F1 X Nascar e Indy, Superbike X Moto GP (mas esta última aumentou sua popularidade nos EUA) também há as categorias de turismo e Rally, que a execssão de Pikes Peak não tem visibilidde alguma nos EUA.

Acho que um dos motivos para a Camp não ter dado certo, foi ter ficado em cima do muro num terreno de rivalidade bem marcada: Competia por público e investidores contra a F1 e a Indy ao mesmo tempo, por uma época até conseguiu píublico, aquela temporada em que o Da Matta foi campeão foi inesuecível: disputas de alto tanto nível nos ovais qaunto nos misto, bons pilotos, audiencia em muitos países. Mas faltou grana... bom exemplo foi a saída da Penske, a Marlboro quria mais presença no automomobilismo caserio norte-americano, para a Europa e e outros países a empresa já patrocinava a Ferrari, assim Roger Penske foi bater à porta de Tony George.

Anônimo disse...

Jackson Lincoln, sou Marcio(Engenheiro), vc é saudosista e eu também, sou fã desta categoria desde a época de Emerson, Al Unser Jr., Rick Meaers, Andretiis, etc. Tenho certeza absoluta que a verdadeira personalidade desta categoria são monopostos com moteres turbo e corridas em ovais. Não gostaria de ver estas coisas aspiradas correndo por muito tempo na categoria. Será que veremos os motores turbos de volta, ou continuaremos saudozistas??

Anônimo disse...

por que a formula indy no brazil nao aconteceu em interlagos? alguel pode responder

Anônimo disse...

ridiculo esse circuito da formula indy no brazil

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