Brasileiro foi penalizado no final da prova canadense.
Após o polêmico final no Grande Prêmio de Edmonton realizado no último domingo, o Blog da Indy entrou em contato com a assessoria de imprensa da IndyCar Series para tirar algumas dúvidas com relação a punição sofrida por Hélio Castroneves.
No comunicado que recebemos, a assessora Amy Konrath comentou com relação aos pilotos, que foram advertidos por Brian Barnhart durante o briefing, a tradicional reunião com os pilotos antes dos treinos e corridas.
Segue o que foi falado na reunião dos pilotos, segundo Amy Konrath.
“Você tem muitas opções sobre onde colocar o seu carro e não deve ter qualquer defesa ou bloqueio. Novamente nós estaremos visualizando dividir o ponto de freada da curva no meio, você pode apenas estar por dentro uma vez que esteja tentando ultrapassar alguém. Se você estiver na metade de dentro porque você está sob ataque de outro piloto, ele está bloqueando. Não mova o seu carro em reação ao carro que o segue e não impeça o progresso de um carro que está te acompanhando”
Abaixo, segue o regulamento em da IndyCar Series:
Regra 9.2 (A) - O procedimento de penalização é o resultado da conduta na pista e geralmente imposto durante a atividade de pista. Se a imposição da penalidade é feita perto do fim das atividades na pista, o carro e o piloto não precisam cumpri-la na hora. O oficial chefe estabelecerá a posição do piloto nos resultados, refletindo a punição em pista. A penalidade está incluída sem nenhuma limitação, reposicionamento e não é protestável, apelável.
Regra 9.3 (B) - Um piloto não deve alterar a sua linha de traçado baseado na ação de perseguir pilotos ou usar uma linha anormal para inibir ou prevenir ultrapassagens. Bloquear resultará no mínimo em bandeira preta - drive through.
Regra 7.1 (B) (4) (C) (4) - O oficial principal deve determinar o tipo e a duração da bandeira preta. O carro penalizado deve proceder ao pit como mandam os oficiais e talvez retornar a corrida, só com a permissão dos fiscais. No caso do piloto violar as regras, nenhum trabalho será permitido no carro durante a execução da bandeira preta. Se algum trabalho ocorrer, as condições da penalidade são indefinidas e o procedimento pode ser executado novamente na próxima volta. A penalidade não pode ser protestada ou sofrer apelação.
Abaixo, acompanhe imagens nos dois momentos principais da provas praticamente nos mesmos pontos da pista. Imagens da TV Bandeirantes.
Confira as imagens do ataque de Hélio Castroneves sobre Will Power na volta 76:


Confira a manobra de Hélio Castroneves se defendendo de Will Power na volta 93:

34 comentários:
Acho que a punição foi devida. O que está errado nessa história toda é o piloto não poder vir na linha de dentro para defender sua posição. Absurdo isso...
A Indy sempre foi conhecida pelos pegas de carros mais rápidos contra carros não tão rápidos assim. Com esta regra vc tendo um carro mais lento, mas bom de braço para se defender não o poderá.
Ficou muito chato para a categoria. Principalmente no Brasil...
Abs!
A regra é ridicula, e por ser uma regra ridicula, a punição também é ridicula. Basta proibir zigue-zague e pronto. Já vi coisas muito piores este ano em pistas bem mais estreitas.
-.-''
Não!!! Discordo totalmente!!! Se for assim acabam as ultrapassagens, esportivamente falando - porque isso é esporte, e esporte envolve disputa entre os pilotos. Sendo assim, do jeito que disseram pra vocês, o que conta não é a capacidade do piloto e sim se o carro tem melhor rendimento ou não. Me parecia que a regra era (ou é, eu simplesmente não entendi), que você não pode mover o carro para se defender mais de uma vez (acho que isso é uma regra da FIA). Mas agora, o Power ultrapassou o Hélio, e o Hélio saíu mais forte na curva seguinte "espalhando" o seu carro - coisa históricamente aceita no automobilismo, "bloqueando" o nosso Power - tal como, por exemplo, a disputa do Emerson e Nigel Mansell em 1993 em Cleveland. Agora com esse "push to pass" e mais esse negócio de não poder se mover para se defender (foi assim que eu entendi do sr. Brian) estão mediocrizando o automobilismo a meros carrinhos que seguem um ao outro e tudo e a disputa fica sendo apenas o acerto ou desenvolvimento de um carro ou outro. Aí não!!!
"e a disputa fica sendo apenas o acerto ou desenvolvimento de um carro ou outro"
Caramba, espetacular a sua frase Denner!
qdo conheci essa regra achei que era somente para ovais, em circuitos mistos essa regra é ridícula mesmo, vou continuar assistindo a Indy mesmo assim, pois a corrida em si estava disputada, não perco e não ganho nada assistindo as corridas e não assisto as corridas pra torcer por brasileiros, não fico chateado qdo acontece algo como o que aconteceu ou qdo um brasileiro abandona, como um colega do curso que deixou de assistir a corrida de São Paulo qdo bateram no Kanaan.
sem comentários
Pra mim essa regra da FIA sobre o piloto da frente não poder se defender na segunda vez quando for ultrapassado ja é mais do que suficiente, imaginemos que essa regra rídicula que puniu o Helinho não existisse ai eu lhes pergunto, alguem notaria alguma diferença?
Tanto é que nenhuma equipe se manifestou antes da direção de prova quando a esse fato e a direção de prova ta vendo chifre em cabeça de cavalo.
Se isso foi combinado na reunião dos pilotos antes da corrida então acho que o Hélio foi punido com justiça. As fotos acima matam a charada: Will Power jogou limpo de acordo com as regras e foi ultrapassado pelo Hélio, que em condição similar jogou sujo bloqueando por dentro. Daí a revolta do Power ao final da corrida, defendendo a punição ao Hélio.
Poxa, então pelo que entendi, o Helinho tinha q abrir pro Power passar??? ou o que q ele tinha q fazer então??
IGOR, LÊ A MATÉRIA DE NOVO SEU BURRAUM!!!!!!!!
resumo da obra(isso mesmo):RIDÍCULO!e o pateta do power diz"é o q merecia".como?mas,nem na indy se pode ultrapassar.e o pior,até agora,não ouvi nem vi os"entendidos"falarem desse fato,tirando este blog,é claro!tá na hora de voltarem aqueles textos do Fábio,Jackson ou Leandro por que não entendo mais nada se for nesse caminho!
Encerrando o assunto... Para o bem do esporte, o Hélio vai ter que recorrer, senão acabou o automobilismo!!!
O Hélio se manteve na mesma linha... Para fazer a tomada da curva é que tem que abrir. Na corrida anterior um monte de gente bloqueou e causou acidentes e ninguem foi punido. Engraçado. Sempre tem alguém bloqueando. Nas próximas corridas terão que punir sempre que isto acontecer, e isso acontece em todas as corridas, essa é a graça da Indy. Esse regulamento ridículo é válido só pra ovais, pra mistos/de rua não tem o menos cabimento.
RIDÍCULO!!
marmelada!!!!!
esse final de semana é para se esquecer mesmo!tanto"na outra"quanto na indy!concordo.ou o helio recorre para ganhar a vitoria q teve na pista ou a indy pode ir junto com"a outra".pro lixo da história!
No começo da corrida o IMBECIL do Paul Tracy deu um toque na traseira do carro do Rafael Mathos e não fizeram nada, não puniram o Paul Tracy.
MAS NO CASO DO HELINHO OS IMBECIS TIRARAM A VITÓRIA DELE.
CRITÉRIOS ABSURDOS.
O Paul Tracy cometeu um acidente de corrida em cima do Rafael Matos no ponto de vista dos comissarios, agora pro comissáros o Helinho foi pego pra Cristo mesmo e justamente no final da prova sendo que foi a unica punição que eu acho que aconteceu de verdade , eles cometeram esse absurdo com o Helio foi só pra aparecer mesmo,alguem ai sabe o nome desses infelizes aí? mauditos !!!!!
vergonha ,roubaram o Helio
Roubo não foi. A regra era essa, ele sabia disso. Aliás, todos sabiam disso, talvez até a Milka sabia. Você pode contestar que a regra é ridícula, mas não a punição.
Jackson, a regra é essa, mas o problema é que ela é invocada só em alguns casos. Na corrida passada, antes de Edmonton, deu pra ver vários carros bloqueando. Isto sempre acontece. A regra deve ser sempre cumprida. Pegar alguém pra cristo de vez em quando pra lembrar que a regra existe não faz sentido.
E tem o fato que a regra em si é ridícula. Quer dizer que o piloto não pode defender sua posição? Até concordo que isso beneficia a segurança, mas não poder defender a posiçao nas últimas voltas é absurdo. Deveria ter um numero de voltas, tipo as 5 últimas, que é permitido defender posição.
Para refletir: se Dixon também viesse colado no Power, isso significaria que Power também estaria bloqueando? Este e mais alguns exemplos mostram o quão absurdo é essa regra.
Faz muito mais sentido aquela regra que permite que o piloto altere sua linha apenas uma vez para defender a posiçao. No caso do Hélio, ele não teria alterado a linha nenhuma vez, pois manteve a linha de dentro desde a saída da última curva. Ainda seria permitido abrir para tangenciar a curva. Tanto que ele ia fazer isso, percebeu que Power ia passá-lo e recuou.
Os pilotos fazem reunião antes das corridas e esse tipo de coisa deveria ser discutido e acertado ali. Acho que nem mesmo eles se entendem entre eles e por isso surgem essas regras exdrúxulas. Não adianta o seu Helinho dar um pitis depois da punição se ele sabia das consequências da sua atitude na pista. Por que é que ele não exerceu a sua influência sobre os demais pilotos e não combinaram alguma coisa mais racional na reunião antes da prova?
O Hélio parece aquele jogador de futebol que ouve o apito do juiz, sabe que está impedido mas faz o gol assim mesmo só para jogar a torcida contra o juiz. Merece um cartão amarelo, no caso uma multa pesada.
Acabo de ver na coluna do Victor Martins
(http://colunistas.ig.com.br/victormartins/2010/07/28/helio-e-a-nascar/comment-page-2/#comment-13033)
que o Hélio pode, depois dessa gororoba de Edmonton, sair da Indy no final do ano e ir para a NASCAR. Já ví ele dizer que queria fazer isso, mas que seria campeão antes da Indy. Pelo visto, pode ser antes...
complo contra brasileiro isso....
um não ganha pq a equipe manda o outro passar... e agora qdo ganha os fiscais que tiram a vitória... o brasil dominado o automobilismo... e eles tão ficando doidos.. dando um jeito para tentar combater-nos
O Hélio não vai para a Nascar. Ele tem contrato com a Penske na Indy.
Por favor, parem de colocar links de jornalistas que só ficam atrás de notícias sensacionalistas para causar confusões
Sim, é uma falta de respeito colar esse tipo de notícia fictícia e sensacionalista em nosso blog.
Falta de respeito porque suamos a camisa pra correr atrás das informações COM AS FONTES e não toleramos que colem qualquer asneira vomitada neste espaço.
Obrigado
Sei que o assunto já tá meio passado, mas eu estava assistindo a corrida de St de novo e não pude deixar de notar 2 coisas:
Um belo bloqueio do Dixon aos 6:00 de vídeo, que deveria ser punido, pois fez algo muito parecido com o Hélio, já que "a linha de dentro é só para ultrapassagens"
http://www.youtube.com/watch?v=1F5oz92quD4
Um bloqueio do Viso aos 8:25 do vídeo, mas que não ultrapassou a "linha imaginária que divide a pista ao meio", portanto nao é passível de punição de acordo com a tal regra.
http://www.youtube.com/watch?v=1mJzweNfWLs&feature=related
E se procurarmos, em cada dorrida haverá pelo menos 1 bloqueio que seria passível de punição, mas Brian Barnhardt "não viu". Daí eu pergunto: essa regra "apareceu" depois da corrida de Toronto, que teve várias batidas causadas por bloqueios (que não resultaram em punição), ou está a mais tempo na Indy???
Acima eu quis dizer que assistia a corrida de St Pete.
Fabio não é bem "uma asneira vomitada neste espaço", é sim de um cara que tem um espaço no portal IG, você conhece? E outra, basta apenas dizer que não procede a informação... Blz???
Bem Srs. Muita discussão à toa. O que manda mesmo é a grana. E não podemos considerar corridas de carros um esporte. Pois o mais importante é o equipamento, não o atleta. Quem ganha é o engenheiro que fica sentadinho, desenhando o melhor projeto.
Respondendo ao "x man": O cara ter espaço no portal IG é diploma de credibilidade? Ter grande espaço não significa absolutamente nada, tendo em vista a quantidade de chutes e bolas foras que o sujeito em questão já deu neste ano.
Perdão se estou sendo grosso, mas é de se questionar a capacidade de discernimento de alguém que pensa que "ter grande espaço" é automaticamente sinônimo de credibilidade. Se você não fosse um sujeito de visão tão tacanha como parece ser, iria encarar os fatos e não o "marketing". Tal sujeito tem tanta "credibilidade" que tomou um esporro esta semana de Rubens Barrichello, exatamente por soltar uma de suas típicas notas sensacionalistas, o típico "jornalismo gonzo" que usa e abusa da filosofia "falem mal mas falem de mim", enfim, um grande exemplo do chamaso "datenismo" que anda se espalhando feito peste pelo jornalismo automobilístico.
Quer dizer então que tudo que é divulgado na grande mídia, a sua pessoa absorve apenas pela complacência diante da "grandeza" de números e portais?
Meus pêsames cara..
E pra finalizar, cuidado com o tom que escreve as coisas neste espaço. A mim "basta dizer" o que bem me entender, ok? Se existem pessoas que suportam a arrogância, incompetência e falta de ética de certos veículos de comunicação, então quem és tu para me dizer o que basta ou o que não basta?
Pois na minha opinião tudo o que for dito sobre jornalismo porco e sensacionalista é POUCO, tendo em vista que existem pessoas sem capacidade de distinguir a honestidade com as notícias, facilmente entorpecidas por detalhes fúteis feito "grandeza de portais" e etc..
Espero que tenha sido claro, ok?
que cara de pau desse xis homem vir aqui pra querer fala de um cara q disse q o helio vai pra nasscar!!!
Muito bem apos varios comentarios atesto como conhecimento Do fato que a punicao foi feita indevidamente,mas que a prova nao muda resultados.o resultados permanecera infelizmente nosso campeao foi penalizado injustamente.agora eu pergunto cade esse fiscal que viu coisa onde nao tinha
Discussão interessante, mas a verdade é que a regra existe e foi aplicada. O maior problema é que o piloto não pode entrar com um pedido de revisão quando é aplicada a bandeira preta. Entretanto, imagino que todas as equipes e pilotos conheçam a norma antes de decidirem correr na categoria.
Entendo também o Helio, que ficou nervoso e descontrolado depois do término da prova. É normal.
Para mim, o pior de tudo foi o Will Power, que não esperou falar com a equipe para ir para a imprensa e dizer que o Helio tinha bloqueado sim. Isto sim que ficou feio. O resto (oficiais da IRL aplicando a regra, Helio se descontrolando) é completamente aceitável. Will Power fez feio.
Isso parece mais regra de impedimento do futebol... Totalmente 100 noção!
Postar um comentário