Nesta manhã de sábado em Toronto foi realizado terceiro treino livre nas ruas deste circuito desafiador. O inglês Justin Wilson da equipe Dreyer & Reinbold repetiu seu bom desempenho desta sexta-feira (16), mas hoje foi ainda mais rápido. Wilson fez sua melhor volta com o tempo de 1min01s1837. Ernesto Viso da equipe KV Racing Technology foi a grande surpresa desta manhã e veio logo atrás do inglês. Ryan Hunter Reay foi o terceiro colocado, seguido dos brasileiros Hélio Castroneves em quarto e de Tony Kanaan em quinto.
Os pilotos não pouparam energia neste último ensaio antes do treino que definirá o grid, a partir das 13h50. Muitas rodadas e alguns acidentes durante esta sessão que teve duração de uma hora. Em determinadas partes do treino, os pilotos estavam em ritmo de classificação e muitos erros cometeram. A pista estava bastante escorregadia e com muitos detritos de pneus em torno da linha por onde os carros percorrem a volta completa em Toronto.
A pista canadense de Toronto estava com muitos detritos de pneus fora da linha por onde os carro aceleram.O treino começou disputado com alguns erros dos pilotos. Scott Dixon estava na liderança do ensaio, com o tempo de 1min02s8029 quando Simona de Silvestro rodou na curva oito. O piloto canadense Alex Tagliani fez o tempo de 1min02s7372, mas enquanto fechava a volta, Raphael Matos errou na curva seis e acabou parando na barreira de proteção de pneus. A bandeira amarela apareceu e Tagliani perdeu sua volta. A bandeira permaneceu em todo circuito nos próximos dez minutos.
Depois da bandeira verde, Tony Kanaan chegou a fazer o melhor tempo nesta manhã até então, com 1min02s7244, mas logo foi superado por Will Power em mais de meio segundo. Neste instante do treino, praticamente todos os pilotos estavam na pista, e em muitos casos as voltas foram prejudicadas devido ao intenso tráfego no circuito de Toronto. Justin Wilson que esperou os carros retornarem aos boxes, continuou na pista e assumiu a ponta do treino, com 1min02s1287. Este já era o melhor tempo do final de semana em Toronto neste ano.
A segunda bandeira amarela veio com 25 minutos de treino, Milka Duno da equipe Dale Coyne Racing errou o ponto de frenagem na curva um e passou reto, raspando no muro de proteção, mas sem danificar seu Dallara-Honda-Firestone. A equipe de resgate da IndyCar Series rapidamente ligou o motor do carro da venezuelana para ela poder voltar aos boxes.
Ernesto Viso foi mais um piloto que escapou na curva oito nesta manhã de sábado, assim como ontem. Ryan Briscoe começou a andar forte, em ritmo de classificação e fez o melhor tempo, sendo o primeiro piloto a baixar na casa de 1min01s, com a marca de 1min01s8209. Na seqüencia, o piloto australiano errou o ponto de freada na curva um e foi conhecer algumas áreas de escape do circuito de Toronto.
Companheiro de Briscoe na Penske, o mesmo aconteceu com o brasileiro Hélio Castroneves, fez o melhor tempo em 1min01s6456 e também fez o caminho que o australiano fez nas belas ruas de Toronto após o final da curva um.
Outro brasileiro, Vitor Meira, da equipe A. J. Foyt também conheceu as áreas de escapes do circuito de rua de Toronto. A bordo do carro Nº 14, Vitor passou reto na curva oito, deixou o motor de seu carro apagar e foi resgatado pela equipe de segurança da Fórmula Indy, mas sem ocasionar uma bandeira amarela no circuito todo.
As disputas estavam intensas, todos pilotos estavam tentando diminuir suas marcas, inclusive Hélio Castroneves, que também foi vitima da curva oito. O piloto apenas foi para a área de escape, retornou aos boxes para trocar pneus e voltou a pista para melhorar sua marca, que ainda lhe dava a liderança do último ensaio antes do treino classificatório.
Na parte final do treino, faltando pouco menos de dez minutos para o término, Justin Wilson cravou o melhor tempo do final de semana, com a marca de 1min01s1837. Ernesto Viso conseguiu superar Ryan Hunter Reay que vinha em segundo no último minuto de treino, deixando o norte-americano em terceiro.





O treino que define o grid de largada é logo mais, a partir das 13h50 com cobertura ao vivo do Blog da Indy.
Confira os tempos desta manhã de sábado em Toronto:
| P. | Piloto | Piloto | Tempo | Diferença | Voltas |
| 1º | Justin Wilson | Dreyer & Reinbold Racing | 1m01s1837 | - | 26 |
| 2ºº | Ernesto José Viso | KV Racing Technology | 1m01s4726 | 0.2889 | 29 |
| 3º | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 1m01s6058 | 0.4221 | 28 |
| 4º | Helio Castroneves | Penske | 1m01s6456 | 0.4619 | 27 |
| 5º | Tony Kanaan | Andretti Autosport | 1m01s7569 | 0.5732 | 29 |
| 6º | Ryan Briscoe | Penske | 1m01s8209 | 0.6373 | 23 |
| 7º | Marco Andretti | Andretti Autosport | 1m01s9328 | 0.7491 | 32 |
| 8º | Scott Dixon | Chip Ganassi | 1m02s0127 | 0.8291 | 27 |
| 9º | Will Power | Penske | 1m02s0334 | 0.8498 | 28 |
| 10º | Dario Franchitti | Chip Ganassi | 1m02s0782 | 0.8945 | 26 |
| 11º | Vitor Meira | A J Foyt Racing | 1m02s1302 | 0.9465 | 36 |
| 12º | Danica Patrick | Andretti Autosport | 1m02s1328 | 0.9491 | 23 |
| 13º | Graham Rahal | Newman Haas Racing | 1m02s3451 | 1.1614 | 26 |
| 14º | Alex Tagliani | FAZZT Race Team | 1m02s4660 | 1.2824 | 24 |
| 15º | Paul Tracy | KV Racing Technology | 1m02s4669 | 1.2833 | 21 |
| 16º | Hideki Mutoh | Newman Haas Racing | 1m02s5555 | 1.3718 | 26 |
| 17º | Takuma Sato | KV Racing Technology | 1m02s5683 | 1.3847 | 30 |
| 18º | Tomas Scheckter | Dreyer & Reinbold Racing | 1m02s6024 | 1.4187 | 30 |
| 19º | Mario Moraes | KV Racing Technology | 1m02s7391 | 1.5555 | 27 |
| 20º | Mario Romancini | Conquest Racing | 1m02s.7443 | 1.5606 | 26 |
| 21º | Bertrand Baguette | Conquest Racing | 1m02s8712 | 1.6876 | 25 |
| 22º | Simona de Silvestro | HVM Racing | 1m03s1972 | 2.0135 | 24 |
| 23º | Alex Lloyd | Dale Coyne Racing | 1m03s3186 | 2.1350 | 33 |
| 24º | Dan Wheldon | Panther Racing | 1m03s5482 | 2.3645 | 29 |
| 25º | Raphael Matos | De Ferran Dragon Racing | 1m03s7896 | 2.6059 | 3 |
| 26º | Milka Duno | Dale Coyne Racing | 1m09s3389 | 8.1553 | 12 |





2 comentários:
Justin está repetindo o trabalho que fez na Dale Coyne e mostra um desempenho impressionante com o mediano carro da DRR.
EJ Viso confirma que é o melhor piloto da KV, deixando os outros da equipe totalmente para trás...
Raphael Matos vai muito mal esse ano... Acredito que alguns pilotos mereceriam mais essa vaga do Matos na De Ferran Dragon. Tem ainda a seu favor o bom retrospecto em todas as categorias de base. O mesmo vale para o fraco Moraes, que até hoje não ganhou nada.
Não lembro direito se foi Long Beach ou Toronto 99, mas o Robby Gordon com aquele carro de equipe própria passeou umas "500 vezes" fora do traçado dessa forma lá no ano de 99...
Postar um comentário