Por Jackson Lincoln e Fábio Henrique
Neste domingo (11) a Fórmula Indy está de folga, mas as especulações para o calendário da temporada do ano que vem está no ritmo das corridas. Novidades concretas até o momento são a corrida de New Hampshire no dia 31 de julho e o Grande Prêmio de Baltimore uma semana depois.
No final de semana passado em Watkins Glen, o presidente da IndyCar Series, Randy Bernard foi entrevistado pela revista Sports Ilustrated sobre o futuro da categoria e as possíveis novidades para 2011.
A meta para o calendário do ano que vem são dezessete corridas, assim como acontece desde 2007. “Agora nós vamos continuar olhando para todos os mercados e adquirir os 17 melhores locais que podemos. Nós não estamos jogando nada fora ainda, mas nós temos que ir para os mercados que querem a Fórmula Indy e aqueles que podem suceder”, disse o CEO da IndyCar Series, Randy Bernard.
Foto: Divulgação IndyCar Series
New Hampshire é mais uma pista em que a IndyCar Series e a Speedway Motorsports, Inc. fecharam acordo para 2011.Randy reafirma que o mais importante no momento seja a qualidade dos contratos de corrida e não a quantidade de provas. "Nós não estamos preocupados com datas, nós estamos apontando para compromissos. Eu estou muito otimista que nós vamos terminar com o número de 17 grandes praças no ano que vem", comentou o dirigente.
Um baixa que o calendário da Fórmula Indy pode sofrer na temporada do ano que vem é a perda da corrida do Kansas, já que a Nascar está de olho para realizar mais uma corrida neste oval de 1,5 milhas.
Bernard está consolidando uma relação com um antigo parceiro da Fórmula Indy. “Bruton Smith é um grande promotor e nós precisamos fazer mais negócios com ele e com o SMI (Speedway Motorsports, Inc.), porque Bruton realmente tem a mão disso”, afirmou.
Atualmente a SMI tem administra corridas em nove autódromos norte-americanos, dentre as quais estão Sonoma, Kentucky e Texas, que estão no atual calendário da categoria e também administra o oval de uma milha de New Hampshire, que fará parte do certame da Indy em 2011.
A relação de Bernard com Smith pode ainda trazer mais duas corridas em circuitos da SMI, o presidente da Indy está de olho em uma corrida em Las Vegas para encerrar a temporada do ano que vem.
Outra perda que a categoria pode sofrer é com relação a pista de Watkins Glen, local da última corrida da Fórmula Indy. O contrato com a pista próxima de Nova Iorque era de quatro anos, de 2007 a 2010. "Eu vejo isso, eu amo isso, eu acho que é um bom lugar. Eu gostaria de ver Glen continuando no calendário. Por que não temos este fim de semana antes?", disse o presidente da IndyCar Series, ironizando a data que caiu a prova neste ano, no dia da Independência do país mais nacionalista do mundo e devido a este fato, a presença do público foi pífia em Glen semana passada.
Foto: Ron McQueeney/IndyCar Series
A corrida de Watkins Glen realizada no último domingo (4) pode ter sido a última prova do tradicional circuito misto na Indy.Nos Estados Unidos existe outra grande corporação que gerencia circuitos, a ISC (International Speedway Corporation). "Eu amo Lesa (presidente da ISC), ela é uma boa amiga. Todas as minhas conversas com ela no passado tem sido como um amigo. Será divertido sentar com ela na minha posição e ver o que acontece", disse o presidente da Fórmula Indy, que pretende realizar uma etapa de sua categoria no oval de Fontana, que pertence a ISC.

15 comentários:
Se New Hampshire só correu na IRL até 1997, como é que o Franchitti poderia estar aí mais recentemente??? Foi uma foto montagem ou apenas testes????
Grande Jozele, que fica me insultando la no Fórum Super Licença.
O anúnico de New Hampshire foi há duas semanas, quando a Nascar correu nesta pista. A equipe Ganassi levou o Dallara Honda Firestone para algumas voltas de demonstração perante aos fãs da Nascar.
Bom se perdermos Glen, por favor reintegren Fontana ou Road América novamente no calendário por que a Indy no momento não pode ficar pulando de galho em galho por que eu até entendo que é uma questão de negócios, mas temos que manter algumas pistas tradicionais e fazer um calendário meio a meio entre ovais, mistos e rua.
[[Anonimo-RJ]]
eu acho que deveriam tirar a pista do Alabama, esta sim é horrível (mais parece uma pista de F1, só com um ou dois pontos para ultrapassagem). Que venham Surfers Paradise e Michigan de volta!!!! rsrsrs
Abraços
Pois é, entendemos a questão financeira e etc, mas tirar Watkins Glen do calendário da Indy é uma atitude bem "Ecclestoniana".
Não me lembro de ter ofendido a pessoa do Jackson lá no fórum super licença, até porque perguntar sobre uma foto não ofende ninguém. Se eu fiz uma colocação ofensiosa ou caluniosa sobre uma foto ou outra coisa qualquer, então me retiro daqui. Pode ficar com os caras que assinam "anônimo" e que não acrescenta nada sobre esses assuntos.
Agora me lembrei: foi aquele post meu sobre os Panoz da CART e o que aconteceu para contribuir com o fim da Champ Car???? Eu falei alguma mentira por acaso??? Vocês falavam que a Champ Car era tudo maravilha quando não era, e no final aconteceu o que aconteceu com a categoria. Queriam ver a Champ Car incorporar a IRL, mas aconteceu foi o contrário. Isso também foi culpa da prepotência dos dirigentes que deixaram Tony George criar a IRL e também acabar matando a CART. Se os dirigentes da Champ Car tivessem matado a cobra lá em 1995, nada de IRL teríamos e hoje a Indy poderia estar mais forte ainda. Fruto de interesses de muita gente que a CART acabou do jeito que acabou. Agora você vai falar que estou comparando CART e IRL. Eu nunca comparei, mas constatar é a mesma coisa que comparar ou ofender a CART. Essa atitude sua parece comportamento de viúva de Champ Car, que é isso...
Cara, se tem alguém aqui que é viúva é você...não disse que você me ofendeu em nenhum momento.
Eu passei anos discutindo em fóruns, não vou discutir aqui com você. Se quiser parar de frequentar aqui, OK. Se quiser continuar, OK também.
O mais engraçado, é que como sempre, você fugiu do assunto do tópico e foi buscar outros temas para debater como faz na internet toda criticando Danica, defendendo Bia. E agora faz o mesmo aqui...
Mas, esperar o que de uma pessoa que trás um nick de um piloto medíocre da história da Indy que o máximo que conseguiu foi um segundo lugar em noventas provas disputadas e só conseguiu esse bom resultado porque apenas oito carros terminaram a prova.
Randy Bernard vem fazendo um bom trabalho esse ano, só que Glen é um circuito legal, seria uma pena se ele sair do calendário. Já Kansas, bem, com a vinda de New Hampshire acho que não sentiremos falta dele. Mas que Road America faz falta, ah isso faz!
Las Vegas é belo apelo mercadologico, mas Homestead é um dos melhores ovais da temporada. Deveriam trocar Iowa por Michigan ou Surfers Paradise.
essa pista de watkins glen,por mim,sairia faz tempo.essa e a de sonoma.duas pistas altamente CHATAS!q volte mesmo road america,sufers paradaise,vancouver e por aí,vai!
Sonoma é chata, mas Watkins Glen não é não. A corrida deste ano foi fantástica, com ultrapassagens de montão. Watkins Glen vai fazer muita falta, pena que não estava dando público.
Já tiraram uma porcaria que era Richmond, tinham que tirar Sonoma e não Watkins Glen que é uma pista épica. New Hampshire não é fantástica nem horrível.. tá na média então é até bom voltar, mas queria que voltasse Laguna, Michigan e Elkhart Lake.
Seria uma pena se Watkins Glen saísse do campeonato no ano que vem. É uma das melhores pistas que já vi.
É uma pena que Glen saia do calendário, não é de toda ruim, por mim poderiam tirar St. Pete, Edmonton, Barber, Sonoma, são corridas chatas demais.
Tragam de volta Fontana, Michigan e Road America.
Tenho certeza que se todo mundo trabalhar direitinho, Fontana, Michigan e Road America poderia voltar em 2012 para frente, e chamariam a atenção de um público espetacular, e com certeza a volta desses circuitos dará emoção a qualquer um, principalmente a nós, brasileiros que adoramos tudo isso : ] .
Postar um comentário