Toronto recebe 10ª etapa do campeonato da Fórmula Indy 2010.

Último desafio do ano em circuitos de rua será no Canadá.

A Fórmula Indy realiza neste domingo a sua primeira corrida no Canadá nesta temporada de 2010, nas ruas de Toronto, a maior cidade do país que fica localizada na província de Ontário.

O Grande Prêmio de Toronto é realizado nas ruas de um parque de exposições, próximo ao centro da cidade, chamado de Exhibition Place. Durante todo o ano, este local recebe aproximadamente cem eventos festivos, dentre eles shows musicais, feiras e a corrida da Fórmula Indy.

O circuito de Toronto tem 2.824 quilômetros de extensão e onze curvas em durante seu trajeto. A reta oposta tem aproximadamente 900 metros, sendo o local de maior aceleração plena, onde os pilotos têm as maiores chances de ultrapassagens durante a corrida que será disputada em 85 voltas.

Traçado do circuito de rua de Toronto: mesmo circuito desde 1986.

Disputada desde 1986, a corrida de Toronto é uma das mais tradicionais do atual calendário da Fórmula Indy. Desde o ano passado, a corrida é promovida pela IndyCar Series, as edições anteriores foram organizadas pela CART-Champ Car.

Assim como no ano passado, a corrida de Toronto terá como patrocinador principal a montadora Honda, a prova será denominada Honda Indy Toronto. Desde sua primeira corrida em 1986, o evento foi patrocinado pela cerveja Molson, e como nome oficial Molson Indy Toronto até o ano de 2005. Em 2006, os eventos fora dos Estados Unidos não poderiam mais ter o nome Indy, se não fosse ligado ao campeonato da Indy Racing League, como a corrida de Toronto fazia parte do calendário da Champ Car World Series, a prova passou a se chamar Molson Grand Prix of Toronto. No último ano da Champ Car, em 2007, a Molson se retirou depois de duas décadas, e outra marca de cerveja canadense assumiu como patrocinadora do evento, a Steelback.

Michael Andretti (centro) é o maior vencedor em Toronto: 7 vitórias nas ruas canadenses.

O piloto Michael Andretti ficou conhecido como o rei das ruas de Toronto, por ter vencido nada menos do que sete vezes este Grande Premio. Emerson Fittipaldi e Sebastien Bourdais são os recordistas de poles-positions, tendo cada um deles conquistado três poles.

Apenas em duas oportunidades os pilotos brasileiros venceram em Toronto. Em 1987, na segunda edição da prova, Emerson Fittipaldi partindo da terceira colocação no grid, venceu a corrida. Quinze anos depois, o mineiro Cristiano da Matta saindo na pole-position, repetiu o feito de Emerson, vencendo a prova de ponta a ponta.

Dia normal em Toronto na Avenida Lake Shore Boulevard, mais conhecida como a reta oposta do circuito.

O atual líder da temporada 2010 da Fórmula Indy, o australiano Will Power, já venceu a corrida de Toronto em 2007. No grid deste domingo, além de Power, estarão mais três pilotos que já venceram neste circuito pela Indy – Justin Wilson em 2005, Dario Franchitti que venceu nos anos de 1999 e 2009, Paul Tracy nos anos de 1993 e 2003.

Confira a programação para o Grande Prêmio de Toronto:

Sexta – 16 de julho
10h55 – 11h55 – 1º Treino livre.
14h50 – 15h50 – 2º Treino livre

Sábado – 17 de julho
10h10 – 11h10 – 3º Treino livre
13h50 - 15h20 - Treino classificatório que define o grid de largada
Domingo – 18 de julho
9h35 – 10h05 – Warm-up
13h30 – Grande Prêmio de Toronto (85 voltas)

Poles-positions

1986 - Emerson Fittipaldi - Patrick Racing
1987 - Bobby Rahal - Truesports
1988 - Danny Sullivan - Penske
1989 - Emerson Fittipaldi - Penske
1990 - Danny Sullivan - Penske
1991 - Michael Andretti - Newman Haas Racing
1992 - Bobby Rahal - Rahal/Hogan
1993 - Emerson Fittipaldi - Penske
1994 - Robby Gordon - Walker Racing
1995 - Jacques Villeneuve - Green
1996 - André Ribeiro - Tasman
1997 - Dario Franchitti - Hogan
1998 - Dario Franchitti - Green
1999 - Gil de Ferran - Walker Racing
2000 - Hélio Castroneves - Penske
2001 - Gil de Ferran - Penske
2002 - Cristiano da Matta - Newman Haas Racing
2003 - Paul Tracy - Forsythe
2004 - Sebastien Bourdais - Newman Haas Racing
2005 - Sebastien Bourdais - Newman Haas Racing
2006 - Justin Wilson - RuSport
2007 - Sebastien Bourdais - Newman Haas Racing
2009 – Dario Franchitti – Chip Ganassi

Vencedores

1986 - Bobby Rahal - Truesports
1987 - Emerson Fittipaldi - Patrick Racing
1988 - Al Unser Jr. - Galles Racing
1989 - Michael Andretti - Newman/Haas Racing
1990 - Al Unser Jr. - Galles/KRACO Racing
1991 - Michael Andretti - Newman/Haas Racing
1992 - Michael Andretti - Newman/Haas Racing
1993 - Paul Tracy - Penske Racing
1994 - Michael Andretti - Chip Ganassi Racing
1995 - Michael Andretti - Newman/Haas Racing
1996 - Adrian Fernandez - Tasman Motorsports
1997 - Mark Blundell - PacWest Racing
1998 - Alex Zanardi - Chip Ganassi Racing
1999 - Dario Franchitti - Team Green
2000 - Michael Andretti - Newman/Haas Racing
2001 - Michael Andretti - Team Green Motorola
2002 - Cristiano da Matta - Newman/Haas Racing
2003 - Paul Tracy - Forsythe Racing
2004 - Sébastien Bourdais - Newman/Haas Racing
2005 - Justin Wilson - RuSPORT
2006 - A. J. Allmendinger - Forsythe Racing
2007 - Will Power - Walker Racing
2009 – Dario Franchitti – Chip Ganassi

5 comentários:

Anônimo disse...

Uma curiosidade: esse circuito foi imaginado pela primeira vez como pista para o GP do Canadá de Fórmula 1, substituindo o antigo circuito de Mosport Park ainda nos anos 70, mas a ascenção de Gilles Villeneuve na Fórmula 1 acabou levando a prova para Montreal, na província de Quebec. Isso somado a negativa da população em aceitar a prova fez com que os plano fossem adiados em mais de 10 anos, até que a Molson viabilizou a prova de 1986 da CART nesse circuito.

Lembro de ter assistido essa prova inaugural de 1986 pela Band, com transmissão do Luciano do Valle. A vitória do Emerson naquela corrida foi decidida na última volta, quando ele bloqueou uma ultrapassagem do Danny Sullivan e o fez rodar. Luciano do Valle berrava que o Emerson foi muito macho.

Uma coisa que me chamou a atenção na época foi o número de ultrapassagens pelas primeiras posições no começo da corrida. Era uma troca muito mais intensa de posições, mesmo a corrida sendo num circuito de rua onde ultrapassar é difícil.

leonardo-pe disse...

o"Rei De Toronto"Michael Andretti,viabilizou essa prova da qual ela gosta.tanto q venceu 7 vezes.algumas dessas vitórias foram na base do"Dick Vigarista".como em 1989 na qual joga escancaradamente o carro em cima do emerson fittipaldi.em 1995,vi essa prova e o mesmo levou foi sorte ao ter vencido!no mais gosto muito dessa pista!

Anônimo disse...

Quase sempre há boas corridas em Toronto. O circuito, infelizmente, assistiu à morte do piloto Jeff Krosnoff e do comissário Gary Avrin em 1996.
Adriano Reis - Goiânia

leonardo-pe disse...

do qual"ELE"gosta.erro de digitação!

Jean Pierre Domingues Soares disse...

Olá,se alguém tiver sorte,poderiam me conseguir o vídeo do Gp de Toronto de 1987 com a narração de Luciano do Valle.Gostaria de rever aquela grande vitória de Emerson Fittipaldi naquela corrida e a narração espetacular de Luciano do Valle que vibrou até demais da conta.Assim eu agradeço.

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics