A Fórmula Indy realizou na tarde deste domingo nas ruas de Toronto a décima etapa do campeonato 2010. Mais uma vez a vitória ficou com o australiano Will Power da equipe Penske, esta foi a quarta vitória de Power no ano, a segunda nas ruas de Toronto, o piloto havia vencido este Grande Prêmio no ano de 2007 também. O australiano do carro Nº 12 aumentou sua vantagem na liderança do campeonato em 45 pontos para Dario Franchitti, segundo colocado da prova de hoje e também no campeonato. Completando o pódio, Ryan Hunter Reay cruzou a linha de chegada na terceira colocação.
O brasileiro Tony Kanaan que largou em oitavo lugar foi o melhor brasileiro da corrida, concluído-a em quarto. Graham Rahal que reestreou na Fórmula Indy, agora pela equipe Newman Haas veio a seguir, em quinto. Danica Patrick foi a sexta colocada, seguida de Justin Wilson em sétimo. Marco Andretti finalizou a corrida em oitavo lugar, enquanto que a suíça Simona de Silvestro foi a nona colocada, melhor piloto estreante nesta prova. O inglês Dan Wheldon fechou os dez primeiros em décimo.
Entre os demais pilotos brasileiros, apenas Vitor Meira em 11º lugar e Mario Moraes em 14º completaram a corrida, os demais acabaram de envolvendo em acidentes.
Logo na largada, Justin Wilson manteve a liderança, enquanto Hélio Castroneves pulou para segunda posição. Will Power que largou na segunda colocação caiu para a quinta colocação.
Na volta, os pilotos da equipe KV Racing Technology, Mario Moraes e Takuma Sato se envolveram em um acidente no final da reta oposta, pior para o japonês que deixou a prova. Os fiscais da Fórmula Indy agitaram a bandeira amarela e grande parte dos pilotos entraram para realizarem as primeiras trocas de pneus e o reabastecimento. Na saída do pit, o brasileiro Hélio Castroneves voltou na frente do inglês Justin Wilson. O canadense Paul Tracy e o brasileiro Vitor Meira em estratégias diferentes, não fizeram a parada durante esta bandeira amarela.
A relargada aconteceu na volta 22, o brasileiro Hélio Castroneves que vinha em terceiro lugar, partiu para cima de Vitor Meira, segundo colocado neste momento da prova, o piloto da Penske acabou acertando o carro Nº 14 da A. J. Foyt, tendo sua suspensão dianteira direita destruída e se retirando da corrida. O diretor de prova paralisou a corrida mais uma vez com a bandeira amarela.
Durante esta paralisação, os pilotos Paul Tracy e Vitor Meira finalmente fizeram suas paradas no pit. O brasileiro voltou a frente do canadense. Após quatro voltas em bandeira amarela, a relargada aconteceu. Neste momento Dario Franchitti estava na liderança da corrida com Will Power em segundo. Tony Kanaan era o melhor brasileiro da prova neste instante, no quinto posto.
A segunda janela de parada nos boxes aconteceu a partir da volta 54, Dario Franchitti que estava na ponta da corrida foi o primeiro a parar. Will Power e Justin Wilson que vinham na seqüência pararam nos pits uma volta depois que o escocês. O inglês Justin Wilson voltou na frente depois da parada, seguido de Will Power, Dario Franchitti retornou na terceira colocação.
Na luta pela décima colocação, Alex Tagliani atacou Raphael Matos na curva quatro, o brasileiro levou a pior após um toque do canadense. Ernesto Viso que vinha a seguir, também ficou parado na confusão, esta foi a quinta bandeira amarela da corrida, durante a volta 66.
Com cinco voltas de bandeira amarela, veio mais uma relargada, Will Power passou Justin Wilson ainda na reta dos boxes após uma má relargada do piloto inglês, na seqüência, o pole-position da prova acabou rodando e perdendo varias colocações. Na volta seguinte, Tomas Scheckter acertou o piloto canadense Ale Tagliani na curva um, os dois ficaram parados na barreira de proteção de pneus, mais uma vez o diretor acionou a bandeira amarela pela última vez.
Depois que aconteceu a relargada na volta 77, Will Power continuou na frente, com Dario Franchitti na segunda colocação e Ryan Hunter Reay em terceiro completaram o pódio.
A próxima corrida da Fórmula Indy acontece no próximo domingo (25) também no Canadá, mas no circuito de Edmonton, montando em uma pista de aeroporto.
Confira o resultado final do Grande Prêmio de Toronto:
| P | Piloto | Equipe | Diferença |
| 1º | Will Power | Penske | 85 voltas |
| 2º | Dario Franchitti | Chip Ganassi | 1.2757 |
| 3º | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 1.7605 |
| 4º | Tony Kanaan | Andretti Autosport | 3.5382 |
| 5º | Graham Rahal | Newman Haas Racing | 9.7349 |
| 6º | Danica Patrick | Andretti Autosport | 11.9439 |
| 7º | Justin Wilson | Dreyer & Reinbold Racing | 12.3783 |
| 8º | Marco Andretti | Andretti Autosport | 16.3360 |
| 9º | Simona de Silvestro | HVM Racing | 21.5321 |
| 10º | Dan Wheldon | Panther Racing | 23.1537 |
| 11º | Vitor Meira | A J. Foyt Racing | 25.8960 |
| 12º | Hideki Mutoh | Newman Haas Racing | 26.2878 |
| 13º | Paul Tracy | KV Racing Technology | + 1 volta |
| 14º | Mario Moraes | KV Racing Technology | + 1 volta |
| 15º | Tomas Scheckter | Dreyer & Reinbold Racing | + 1 volta |
| 16º | Bertrand Baguette | Conquest Racing | + 1 volta |
| 17º | Alex Tagliani | FAZZT Race Team | + 1 volta |
| 18º | Ryan Briscoe | Penske | + 2 voltas |
| 19º | EJ Viso | KV Racing Technology | + 3 voltas |
| 20º | Scott Dixon | Chip Ganassi | Acidente |
| 21º | Raphael Matos | De Ferran Dragon Racing | Acidente |
| 22º | Mario Romancini | Conquest Racing | Acidente |
| 23º | Alex Lloyd | Dale Coyne Racing | Acidente |
| 24º | Helio Castroneves | Penske | Acidente |
| 25º | Takuma Sato | KV Racing Technology | Acidente |
| 26º | Milka Duno | Dale Coyne Racing | Problemas mecânicos |




12 comentários:
Quem disse que o Tracy devia se aposentar? Não fosse pela rodada e ele teria condições de brigar pela vitória. Uma judiação a rodada do Wilson, ele merecia ganhar essa para a Dreyer!
Boa corrida do Ryan e do Kanaan, o resto dos brasileiros só mostraram o quanto são péssimos!
Mario Moraes chega a dar vergonha andando em último com o carro da KV e só causando acidentes, que pilotinho sem vergonha! Não fosse ser neto de quem é não ia dirigir nem carrinho de pipoca, péssimo!
Romancini é mais outra porcaria que devia correr no demolition derby!
Naum sei como um cara tao entendido igual o Gil de Ferran consegue mantar o Matos num carro tao bom. O Matos eh melhor do que os Marios mas ainda assim eh piloto pra correr no maximo numa HVM! Iamgino o q o Wilson nao faria se tivesse nas maos uma estrutura igual da de ferran dragon!!
Não concordo com o comentário acima em relação ao Romancini. Qual foi a culpa dele no acidente?
Concordo com todos os outros, principalmente o Moraes. Esse ano ele só serviu para causar acidentes e tirar os outros da prova. Deveria pensar em correr em uma categoria mais fraca, do nível dele. Pq não arrisca a Stock ou o GT3?
O Hélio também está se especializando em perder provas ganhas.
De restante, pena o Wilson ter rodado, mas de qq forma merece uma equipe de ponta, assim como o Graham Rahal.
Sobre a vitória, indiscutível. Ganhou o melhor. Will Power mostrou, mais uma vez, que é o melhor piloto do melhor carro em circuitos mistos.
O Dario, com boas atuações em mistos e ovais, está construindo mais um campeonato... E com méritos...
Se o título ficar com qualquer um dos dois, estará em boas mãos.
Discordo com relação ao Mario Romancini. Não atrapalhou a corrida de ninguém. No acidente do Lloyd não foi reprisado, então, não pode afirmar que foi ele.
Acho o Romancini um bom piloto, não tem o que fazer ocm um carro ruim como o da Conquest. É a mesma situação da Simona, ficar na corrida longe das confusões, mas nem sempre é possível, como vimos hoje com ele, já que o seu xará, o tirou da prova.
Concordo em todos os aspectos com vc, Jackson. O Romancini é um bom piloto e merece um carro melhor no futuro. Dificilmente erra e leva o carro no braço em mistos e ovais. Aliás, a limitada Conquest conta com uma boa dupla de pilotos. O Baguette tbm me parece um piloto que se adaptou bem à categoria.
Na minha opinião, a dupla da Conquest é melhor do que o trio da KV!
Gostaria e ver o Romancini numa KV ou numa Luczo Dragon, mas confesso que a cada prova que passa ele tem queimado mais a minha lingua, bem feito pra mim.O Helinho na primeira entrevista que deu pra Versus se tocou da besteira que tinha feito pra cima do Vitor que por sinal fez a sua melhor prova usando uma tática diferente e chegando em 10.O Graham mostrou que é dono de uma vaga a NH e que fica por muito mais tempo, pena que o Justin rodou por que eu estava na torcida por ele pra ver se o campeonato embola um pouco.De Silvestro e Danica estão de parabéns, e finalmente a Andretti termina uma prova com seus 4 carros inteiros,já M.Moraes ta maus viu.Mas no geral , me diverti muito com essa prova !!!!
Acho que foi um recorde, 6 comentários da prova e nenhuma menção a Milka Duno, hehehe.
Depois o demente sou eu... o que esperar de um cara que assina com o nome de um pastor de igreja??? Ele foi tirar a bênção dos pilotos lá em Toronto em troca das ofertas para a tua igreja?????
Eu iria comentar sobre a corrida, mas deixa quieto....
Para mim, a prova mais emocionante até agora. O Hélio, coitado, se complicou muito hoje, o Power ganhou com méritos, mas se todos esses acidentes não tivessem ocorrido, provavelmente a vitória não teria ficado com ele. O Tony fez uma boa prova e Hunter-Reay também foi ótimo hoje a tarde.
Em relação ao Romancini, eu não gosto da pilotagem dele. O Raphael Matos guia melhor do que ele, mas sempre aconteçe algo a ele quando ele faz uma boa prova.
Já o Mario Moraes, nossa, ano passado ele foi totalmente diferente do que é hoje, só causando acidentes, fechando todos arbitrariamente. A KV virou uma bagunça só esse ano. Aliás, que bom foi ver o Tracy em ação, ele bem que podia fazer que nem o Tagliani e criar a sua própria equipe para poder corre sossegado.
Will Power está imbatível nos mistos. Assim como damos pau na Band por cortar a transmissão por um pré-jogo do Brasileiro, hoje tenho de elogiar a postura da emissora que não fez isso e mostrou a prova na íntegra mesmo avançando das 15h30min que seria o horário do pré-jogo do Brasileiro, mesmo que tenham encerrado a transmissão em seguida a bandeirada. Quanto ao Hélio Castroneves, estou achando que assim com o Barrichello na F1 é bom piloto mas não tem a estrela de campeão.
o rafael matos paga por ser um piloto afobado!ou seja,anda mais q o carro.nessa acabou complicando sua otima prova.falando em prova,vi pelo TERRA.esse Will Power,me lembra o al unser jr.de 1994.quando pensa q vai dar tudo errado,acaba dando certo.vai ganhar o campeonato.está entre ele e o dario franchitti.coitado do justin wilson.podia ter terminado em 2o tranquilamente.mostrou q está acima do resto.caiu para ultimo depois da rodada e chegou em 7o.sobre danica e simona:a danica fez o q podia.como aliás,a ANDRETTI equipe,fez o q podia.a simona veio se arrastando.ficou no lucro ao chegar em 9o.bela prova do tony kanaan.sobre o ryan hunter-reay,forçou a barra sobre o scott dixon.não precisava!
foi uma bela prova.tudo q gostamos de ver numa corrida.sobre o campeonato:temos a PENSKE e a CHIP GANASSI.essas(como foi no ano passado)é q vão brigar pelo titulo.depois vem o resto.mesmo a indy sendo monomarca,temos a série A,B e C.na C,está a milka duno.na B,temos do wilson pra baixo.na A,os 3 da penske,os 2 da ganassi,o hunter-reay,o kanaan e o tagliani.embora o mesmo tenha ido mal nesse fim de semana!
Postar um comentário