Histórias do automobilismo contadas por quem faz acontecer.
Olá galerinha do Blog da Indy! É com imenso prazer que escrevo estas próximas linhas, desde já, espero que gostem. Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela cobertura (aliás, pela falta dela) neste final de semana do Grande Prêmio de Sonoma, 13ª etapa do campeonato 2010 da Fórmula Indy. Tive um enorme problema para conseguir acessar a internet no hotel que eu estava hospedado em Londrina para acompanhar a Fórmula Truck. Após uma hora de insucessos, acabei desistindo. O grande amigo Fábio Henrique também estava viajando, mas para outro lugar e o Blog acabou ficando sem atualizações no sábado o dia todo e no domingo até a hora da prova. Desde a primeira etapa de 2009, realizada em Saint Petersburg, este foi o primeiro dia que “perdemos a hora”.

Como disse no parágrafo acima, estive em Londrina para acompanhar a 6ª etapa do campeonato da Fórmula Truck realizada no autódromo Ayrton Senna a convite do grande Téo José, pelo terceiro ano consecutivamente. Se considerar por quem me convidou, por isso apenas já seria levado em conta para acompanhar a corrida, Téo é um dos caras que mais entende de automobilismo no país e uma das pessoas mais dignas no meio jornalístico. Para mim, é um exemplo. A Fórmula Truck no meu modo de ver é a maior categoria do Brasil sem dúvida alguma, basta apenas observar a qualidade do grid, os patrocinadores, o calendário que não repete pista, as provas são exibidas ao vivo e na íntegra, além claro, do público. Penso eu, que em Londrina só não tinha mais gente por não ter uma estrutura melhor do autódromo que talvez não tenha capacidade suficiente para receber um evento deste porte. A pista é aparentemente chata para quem vê pela TV, mas para os pilotos o desafio é enorme, pelo menos pensam assim Felipe Giaffone, Cristiano da Matta e Bruno Junqueira, três pilotos que correram em todo o tipo de pista da Fórmula Indy ao longo da última década. Para o publico, seja nas arquibancadas ou nos camarotes, a visão da pista é terrível.
Para quem acompanha este endereço eletrônico desde o ano passado, pode perceber que realizamos uma bela entrevista com Felipe Giaffone na corrida da Truck em Londrina em 2009. Além do convite do Téo e do fantástico campeonato que é a Truck, este ano estão competindo na categoria os mineiros Cristiano da Matta e Bruno Junqueira. Embora já os entrevistamos, seria diferente estar pessoalmente com estes dois grandes pilotos brasileiros que honraram e muito o nome do Brasil na Fórmula Indy. Somando tudo isso, a vontade de acompanhar de perto esta etapa da Truck era imensa, acredito que foi um ótimo motivo para se desligar um pouco da Indy em Sonoma.
Quando me encontrei com Téo José próximo a hora do almoço, ficamos conversando por aproximadamente uma hora, claro, fomos na lanchonete no autódromo. Além de Téo e eu, estavam minha namorada, Nicéia e o produtor de esportes da Band, Fernando Svevo. O assunto não poderia ser outro naquele momento, automobilismo. Téo como sempre elogiou muito o nosso trabalho do @BlogdaIndy e quando foi me apresentar para o Cristiano da Matta, disse que tínhamos o melhor site da Indy no Brasil. Ele já tinha dito isso para o Danilo Dirani no ano passado quando o entrevistamos também. Ouvir isso com sinceridade de uma pessoa como o Téo é motivo de muito orgulho, ainda mais sabendo que nosso espaço não tem fins lucrativos algum e que não sou jornalista. Cristiano estava cercado de sua mãe, seu pai e depois acabou chegando seu companheiro de equipe, Beto Monteiro. O piloto do Truck Nº 33 me cumprimentou e começamos a conversar.
“Eu ouço falar muito deste blog, eu ouço mais do que acesso, sei que é o negócio é legal”, disse o campeão da CART de 2002, Cristiano da Matta. Isso foi apenas uma conversa de apresentação, nossa entrevista foi marcada para depois do treino classificatório da Truck.

Diferente do ano passado, as garagens dos boxes na parte de trás estavam totalmente fechadas, salvo uma ou duas, o que dificultava a integração com os pilotos. Fiquei de plantão na garagem do Bruno Junqueira para marcar a entrevista com ele, mas não o encontrei. As 14h começava o treino classificatório, então desliguei um pouco do “trabalho” e fui me divertir acompanhando a sessão de tempos.
Alguns minutos depois da Super pole na Fórmula Truck onde os oito mais rápidos do classificatório disputam a pole, voltei a circular pelo paddock em busca de Bruno Junqueira. Quando eu já estava quase desistindo, ele aparece em minha frente. Estava com receio de falar com ele, afinal, fazia pouco tempo do final da classificação e penso que gostaria de uma folga. Mas, era a única chance, pois no domingo seria impossível. Cheguei e me apresentei a ele, quando comecei a falar que eu era do Blog, ele me interrompe. “Sim, eu sei, eu entro sempre no seu site, é muito bom”. Poxa quando escutei aquilo, todo o tempo dedicado ao Blog pude confirmar que realmente valeu a pena. Ele topou a entrevista na hora. Tanto para o Bruno quanto para o Cristiano, eu havia preparado todas as corridas que eles ganharam na Indy em DVD e iria presenteá-los, eu achava que eles iriam gostar. Eles simplesmente adoraram. Agradeceram muito. Encontrei o Bruno um pouco longe de sua garagem, então fomos caminhando até lá. Próximo de entrar na garagem, Bruno disse aos seus mecânicos que estavam por ali. “Ele me deu de presente as vitórias que eu tive na Indy. Tenho que rever minhas vitórias para eu voltar a ganhar”, brincou Junqueira. Acomodados em sua salinha na garagem, começamos a entrevista. Fantástica, simplesmente fantástica. Após uma hora conversando com ele, fui em busca de Cristiano da Matta. Bruno agradeceu muito o presente que levei para ele.

Com Cristiano seria mais tranqüilo, pois o Téo já tinha me apresentado para ele. Cheguei na garagem e pedi para chamá-lo. Prontamente fomos atendidos (quando digo no plural, é porque estava com a Nicéia, que já tinha virado fotógrafa nesta altura). Assim como fizemos com Bruno, a entrevista com Cristiano foi sob a sua carreira na “Fórmula Mundial”. Para Cristiano tinha um presente a mais. Quatro anos atrás ele passou pelo terrível acidente em Elkhart Lake. A Fórmula 1 realizaria a etapa de Interlagos em outubro, dois meses depois dele deixar a UTI nos Estados Unidos. Eu e alguns amigos tivemos a idéia de fazer uma faixa incentivando Cristiano a voltar ao automobilismo e superar aquele momento difícil. Cristiano viu DVD por DVD, assim como Bruno, e mesmo com os dois não tendo aquelas corridas em casa, certamente elas passaram em suas cabeças em questão de segundos, afinal, eles foram protagonistas de tudo aquilo. O papo com Cristiano foi um pouco mais longo, até mesmo por um dos assessores de imprensa da Iveco, equipe do mineiro na Truck fez uma matéria sobre a faixa para o site da marca.

As entrevistas vocês poderão acompanhar aqui no Blog a partir da semana que vem, foram longas e sensacionais. O que Bruno e Cristiano não sabem, é que quem ganhou o maior presente neste sábado (21) não foram eles, com DVD ou faixas, mas fomos nós do Blog da Indy, quando digo nós, incluo todos os leitores, claro que tive um lugar privilegiado para transmitir isso para vocês, mas penso que vale para todos. Aquelas horas que passei com os dois, significou um dos dias mais legais da minha vida, não só por estarem com eles, mas pela forma como nos atenderam. Os dois conversam comigo como se fossemos amigos, eles viram o real interesse que temos pelo passado deles e não me respeitaram e confiaram em mim como fã ou “jornalista”, é algo que não consigo nem dizer com palavras. No domingo, encontrei Felipe Giaffone e conversamos um pouco sobre a temporada 2010 da Indy e também sobre a corrida da Truck. Ele se lembrou do Blog e elogiou também.

Quando você observa estas atitudes em pessoas que fizeram tudo isso dentro da pista e respeitam nosso trabalho, isso mostra que estamos no caminho certo. Não temos os textos bem redigidos como os principais jornalistas do país, mas a vontade de levar informação ao fã da Indy não é menor do que a de ninguém, isso posso garantir.
Obrigado a todos vocês por estes 18 meses que estamos juntos.
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Jackson Lincoln Lopes é Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá e colabora com o site Amigos da Velocidade escrevendo notícias relacionadas a Fórmula Indy. Criou o Blog da Indy no início de 2009. Também é colecionador de miniaturas da categoria e de corridas da Indy, onde possui um acervo com mais de 500 corridas da Indy desde 1979 em sua coleção.--------------------------------------------------------------
14 comentários:
Grande Jackson, muitíssimo obrigado por mais essa por que vc é o nosso embaixador e representante nesses momentos em que nós amantes e saudosistas temos aquelas curiosidades e boas lembranças da nossa amada Indy.Mas valeu muito a pena mesmo por que pra nós a sua satisfação pessoal é a nossa alegria e achei legal o seu comentário de que vc não visa fins lucrativos no seu blog e que vc faz tudo isso de coração mesmo e que a credibilidade do nosso blog ja esta se concretizando nos bastidores das corridas pelo Brasil.Eu nunca ví tanta generosidade de uma pessoa com seu entrevistado e gostei dos presentes que vc deu a eles. Mas acho que esta faltando aquela entrevista com o nosso Téo, mas acho que vc ainda não fez por falta de tempo mesmo e ainda sugiro que se houver uma possibilidade gostaria que fosse feita uma entrevista com o Luiz Carlos Azenha, um abraço e que daqui pra frente seja uma atraz da outra.
Emocionante!
Essa é a palavra que melhor descreve o que foi descrito no texto!
Para ter entrevistas como essas, encontros com esses Pilotos (com P maiúsculo) Sensacionais (com S maiúsculo também) não há nenhum problema em deixar o blog sem atualização por alguns dias. Agora o Blog vai ter assunto por muitas semanas ainda!
Parabéns, Jackson! É por isso que esse Blog merece meus mais de 10 page-views diários. Já sou um viciado nele!
Além do serviço prestado aos leitores, tenho certeza que essas entrevistas são de uma satisfação pessoal sem descrição. Afinal nós vimos as vitórias tanto de Bruno Junqueira quanto de Cristiano da Matta, além do titulo da Fórmula Mundial em 2002, com o carro preto da Newman-Haas número 6. E ter a palavra do campeão aqui será de uma leitura prazerosa. Além das palvaras do, se não me engano, 3 vezes vice-campeão da Fórmula Mundial e pole em Indianápolis em 2005 Bruno Junqueira, que também foi piloto de testes da Williams. E o Alexandre tem razão, já que tens contato com o Téo José por que não uma entrevista ao blog, afinal foi na sua voz que assisitmos a melhor cobertura já realizada por uma emissora brasileira da Indy. Será que ele não tem histórias boas sobre Michael Andretti, Paul Tracy, Alessandro Zanardi, Jimmy Vasser, Greg Moore, fora os brasileiros? Que que ele acha da categoria hoje em relação a década de 90? Como foi narrar duelos memoráveis entre Nigel Mansell e Émerson Fittipaldi?Qual sua reação quando comunicado que o SBT passaria as provas apenas em comapcto? A volta a narrar a Fórmula Mundial na RedeTV? Por que não trabalhou na Record com a categoria? Fora ter o reconhecimento daqueles que estão envolvidos com a Indy ou participaram dela e ajudaram-nos a formar a paixão pela categoria. E tenho certeza Jackson, que mesmo que esse blog não lhe dê lucros, tenho certeza que como prazer pessoal, satisfação, reconhecimento de trabalho acaba valendo muito a pena pra ti e consequenetemente pra quem frequenta, pra quem lê e pra quem participa do blog
Leio mas do que comento, mas dessa vez não podia deixar de parabenizar seu trabalho. O que o Téo falou não é mentira, esse é o melhor blog que fala sobre a Indy no Brasil disparado. Escrevo sobre a Indy mas nem me comparo ao trabalho de vcs que simplesmente ótimo. E fico muito feliz que vc tenha alcançado esse êxito, que venham muitos outros e quem sabe vc não cobre uma 500 milhas de Indianápolis "in loco"?
Muito mais sucesso pra vc! Abraços!!!!
Complementando o Marcos, não é o melhor blog, é o melhor site em português que fala sobre a Indy. Sem dúvida o mais completo.
Imagino a sua satisfação! Eu lembro esse ano quando pela primeira vez fui ver uma corrida da Indy... Gostei tanto que já estou juntando dinheiro pro ano que vem !!!(espero que os ingressos não fiquem mais caros, desta vez quero ficar perto dos pits)
Estou ansioso pelas entrevistas! Admiro muito o Cristiano e o Felipe que tem muita história no automobilismo. Giaffone está com um desempenho fantástico na Truck, que vai muito bem por sinal.
O Cristiano tá ficando "pouco telha"
(puxou a genética do Toninho. E o Bruno taí tendo de aprender a correr de caminhão. Quem sabe ele Bruno vá brilhar como o Giaffone na Truck.
Vou sugerir uma pauta pra vocês: Comparar a organização e o sucesso da Truck com o atual momento da Indy. Daí podem surgir grandes idéias, o que acham?
legal o texto jackson.sobre a prova da indy,perdeu nada!
Aê Jackson, mais uma vez parabéns pelo trabalho. Muito original a idéia de presentear os pilotos com os dvds, acho que essa seria a última coisa que eles esperariam de um fã ou jornalista.
E seguindo o Marcos vc precisa começar a se planejar para cobrir a Indy500 in loco. Eu pretendo ir em 2012.
Abraços
Parabéns!
No aguardo das entrevistas!!!
Exelente materia, eu nao sabia q a Truck tava com essa bola toda, nunca assisti uma corrida da truck, as unicas informações q tive acesso da truck era a quase dez anos nas reportagens do siga-bem caminhoneiro, como já coloquei em varios comentário aqui na minha cidade nao há transmissões de muitos canais da tv aberta brasileira, entre elas a band, aqui a população somente tem aceesso ao conteudo da globo praticamente, seria legal se o Portal Terra tambem passasse a Truck.
Caro Marco Matsumoto, se realmemte resolver ir pra Indy 500 em 2012, por favor compartilhe conosco, ou melhor com o blog da Indy algumas fotos se puder, um abraço!!!!
Tenho o projeto de juntar dinheiro para ir na Indy 500. É o meu sonho. Mas devido a restrições orçamentárias, só posso juntar dinheiro para a Indy em SP, e olhe lá... Como termino o doutorado em 2012 (início), devo arrumar um emprego com um salário bom que dê pra fazer econimia. em 2013 ou 2014 eu vou.
Sugestão, que tal fazermos aqui no blog um banco de imagens, por exemplo, todos que estiveram na SP Indy 300 poderiam mandar fotos para que ela sejam exibidas em um mural, eu acho bem interessante .
Vou sempre as corridas em Londrina e o problema da visibilidade apresentado na matéria poderia ser resolvido quando da montagem das arquibancadas.Porque montar nas retas???? Para ver carro ou caminhão passando correndo é só ficar em uma rodovia ou avenida, senhores promotores montem as arquibancadas nas curvas, na caixa d'agua que as pessoas verão realmento o que é uma corrida !!!!!!!!!!
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