Dario Franchitti vence pela segunda vez no ano e diminui diferença na pontuação para Power.

O líder da temporada continua sendo Will Power que chegou em segundo neste domingo.

A 12ª etapa do campeonato 2010 da fórmula Indy foi realizada neste domingo (8) no circuito misto permanente de Mid-Ohio. A vitória ficou com o escocês Dario Franchitti da equipe Chip Ganassi. Esta foi a segunda vitória do piloto do carro Nº 10 no ano. Com esta vitória, Dario soma 420 pontos no campeonato se mantendo em segundo.

O líder do campeonato, Will Power completou a prova na segunda colocação e agora soma 461 pontos na tabela geral. O pódio foi completado pelo brasileiro Hélio Castroneves em terceiro, subindo para a quinta posição no campeonato com 340 pontos conquistados.

Alex Tagliani com uma tática diferente conquistou a quarta colocação, seu melhor resultado na temporada. Scott Dixon foi o quinto, seguido de Ryan Briscoe em sexto e de Raphael Matos em sétimo. Simona de Silvestro completou a prova na oitava colocação sendo a melhor entre os estreantes da temporada, Marco Andretti foi o nono e Ryan Hunter Reay o décimo.

Entre os demais pilotos brasileiros, Mario Moraes foi o 12º, Vitor Meira o 15º e Tony Kanaan o 17º.

Foto: Ron McQueen
Nas voltas iniciais, Power esteve sempre na frente de Franchitti.

Logo na largada, o japonês Takuma Sato ultrapassou o escocês Dario Franchitti, assumindo a segunda colocação. Will Power continuou na liderança da prova. O brasileiro Tony Kanaan escapou na primeira volta e logo depois foi para os pits realizar uma troca de pneus e reabastecimento.

Na volta 24 aconteceu a primeira bandeira amarela da prova, Ernesto Viso e Justin Wilson disputavam posições intermediarias da corrida acabaram se tocando na curva quatro da pista tendo avarias em seus carros, sendo obrigados a abandonarem a corrida.

A volta 26 marcou a primeira janela para troca de pneus e reabastecimento. Algumas alterações nas principais posições. Dario Franchitti ganhou a posição de Will Power.

Foto: Ron McQueen
Primeira parada para troca de pneus e reabastecimento: Franchitti saiu na frente de Power.

A bandeira verde veio três voltas depois das paradas no pit, mas logo na relargada, Takuma Sato disputando a décima colocação com Scott Dixon passou reto na curva quatro, abandonando a prova e ocasionando a segunda amarela da prova.

O diretor de prova ordenou a relargada na volta 33, Tagliani que ainda não havia parado para o reabastecimento vinha pela liderança da prova com Tony Kanaan em segundo.

As confusões continuaram na 12ª etapa da Fórmula Indy, Jay Howard perde o controle do carro na curva dois e acabou parado na área de escape obrigando o diretor de prova agitar mais uma bandeira amarela. Esta bandeira amarela foi mais rápida e quatro voltas depois a corrida voltou ao seu ritmo competitivo.

A partir da volta 55 começou a segunda janela de pit-stops, Ryan Briscoe e Scott Dixon que estavam entre os seis primeiros foram os primeiros a entrarem. O líder da prova, Dario Franchitti parou na volta 60, retornando em primeiro.

Mais uma bandeira amarela surgiu após varias voltas em bandeira verde. O estreante desta prova, Francesco Dracone da equipe Conquest perdeu o controle do carro na curva nove, ficando na caixa de brita. Logo após a relargada, o italiano voltou a rodar provocando outra amarela.

Na última relargada, Dario Franchitti manteve a liderança até receber a bandeira quadriculada, com Power em segundo e Castroneves em terceiro.

Foto: Ron McQueen
Dario cruzou a linha de chegada a menos de um segundo de Power.

A próxima etapa do campeonato da fórmula Indy acontece no dia 22 de agosto em Sonoma, na Califórnia, última etapa em circuito misto neste ano.

Foto: Ron McQueen
Pódio em Mid-Ohio: Power (2º), Dario (1º) e Castroneves (3º)

Confira o resultado final do GP de Mid-Ohio:

P

Piloto

Equipe

Diferença

Dario Franchitti

Chip Ganassi Racing

--.----

Will Power

Team Penske

+ 0s5234

Helio Castroneves

Team Penske

+ 4s0883

Alex Tagliani

FAZZT Race Team

+ 5s6423

Scott Dixon

Chip Ganassi Racing

+ 5s9150

Ryan Briscoe

Team Penske

+ 6s5100

Raphael Matos

De Ferran Dragon Racing

+ 6s7518

Simona de Silvestro

HVM Racing

+ 10s1451

Marco Andretti

Andretti Autosport

+ 10s9555

10º

Ryan Hunter-Reay

Andretti Autosport

+ 13s2344

11º

Bertrand Baguette

Conquest Racing

+ 14s8260

12º

Mario Moraes

KV Racing Technology

+ 16s0461

13º

Alex Lloyd

Dale Coyne Racing

+ 16s5570

14º

Dan Wheldon

Panther Racing

+ 19s3518

15º

Vitor Meira

A J Foyt Enterprises

+ 20s0782

16º

John Hildebrand

Dreyer & Reinbold Racing

+ 20s2169

17º

Tony Kanaan

Andretti Autosport

+ 25s4286

18º

Hideki Mutoh

Newman Haas Racing

+ 26s5918

19º

Adam Carroll

Andretti Autosport

+ 27s3302

20º

Graham Rahal

Newman Haas Racing

+ 27s6341

21º

Danica Patrick

Andretti Autosport

+ 28s2099

22º

Francesco Dracone

Conquest Racing

+ 3 voltas

23º

Milka Duno

Dale Coyne Racing

+ 4 voltas

Não completaram a prova

24º

Jay Howard

Sarah Fisher Racing

Acidente

25º

Takuma Sato

KV Racing Technology

Acidente

26º

Ernesto Viso

KV Racing Technology

Acidente

27º

Justin Wilson

Dreyer & Reinbold Racing

Acidente


10 comentários:

Marco Matsumoto disse...

Nao e' so' no Brasil que as provas nao sao transmitidas ao vivo. Aqui na Australia liguei a tv e nao tinha nenhum canal aberto passando a prova, isso pq o Will Power e' o lider do campeonato.

Anônimo disse...

nem canal de assinatura passa ai??

Alexandre Lourenço disse...

Mas esse Takuma Sato ja demorou demais pra abrir o olho, to achando que ele não é mais o japa que vai ganhar alguma coisa no automobilismo para os japoneses.Já o Tony, não sei por que fez o terceiro pit , ele estava na mesma balada do Tagliani, se foi falta de sorte então não me surpreenderei.E acho que na Indy tem muito pilotinho que ja deveria ter dado meia volta e quem diria, ainda ficam insistindo com essa Milka Duno, acho que só na hora que ela matar alguem é que ela vai ser espirrada mesmo.

Anônimo disse...

Merecem destaque:
- Dario diminuindo a diferença. Tendência é conseguir melhores resultados que o Power nos ovais e o campeonato pode ser decidido só nas últimas corridas... Ainda bem que surgiu alguém para fazer frente ao Power;
- Boas corridas do Baguette e da Simona, pois ambos contam com estruturas bastante limitadas e levaram o carro com o talento;
- Alex Tagliani cosquistou um memorável 4º lugar com o carro de sua FAZZT, lembrando que a equipe foi erquida do espólio da Roth Racing;
- Fim de semana péssimo para o Justin Wilson e Tony Kanaan. Para o Kanaan, já está virando rotina;
- A KV precisa de pilotos com mais talento. Urgentemente!

leonardo-pe disse...

registros:concordo com o q o"anonimo"(20:33)escreveu.e acrescento.otima prova do Rafa Matos!se tivesse mais umas 3 voltas,passava o Ryan Briscoe!deve ter se"acomodado".a nossa"Capitão América"Danica Patrick,maL.assim como toda a Andretti.a Milka Duno não está sozinha.tem o Francesco Dacrone!o nosso takuma sato,deu uma de"Satoru Nakajima"(para os mais velhos).no mais,uma prova de razoavel para boa.vi pelo Terra!

leonardo-pe disse...

escrevi errado o sobrenome.é"Dacrone".mas o q foi a prova dele?sem falar q a Duno,quase tirou o power.volta Romancini!

Anônimo disse...

Tinha muita gente hoje em Mid-Ohio. Acho que agora a categoria voltou de forma definitiva. É por aí...

Alexandre Lourenço disse...

Eu gostaria de ver o Romancini novamente na Indy e acho que ele retorna mais pra frente em alguma prova, ja o Dracone, dou um desconto por que afinal é novato.Gostaria de ver o Tony na KV em 2011 por que a Andretti so vai pra frente se correr com dois carros, aquilo lá ja virou bagunça assim como a KV,e acho que a De Ferran esta se achando e so tem a melhorar daqui pra frente

Anônimo disse...

O Takuma tá lá na KV por causa da Honda. Na minha opinião o Dan Wheldon merece uma chance em uma equipe melhor já que ele é também campeão da Indy e ainda tem grande potencial. O Tony tem contrato com a Andretti até 2013 e isso pode ser um empecilho até pra carreira dele já que não pode barganhar um carro melhor da equipe porque não pode ameaçar ir embora do time.

Anônimo disse...

Acho uma tremenda sacanagem não passar em nenhum canal de TV, a melhor categoria do automobilismo mundial. Assim, nem a mídia esportiva faz comentários e o grande público fica completamente por fora. É uma vergonha!!!

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics