Ryan Briscoe lidera primeiro treino livre em Chicagoland Speedway

Pilotos da Oceania dominam primeira sessão de tempos em Joliet.

A primeira sessão de treinos livres para o Grande Prêmio de Chicago que acontece neste sábado (28) à noite, foi realizada nesta manhã. Este treino marcou a volta da Fórmula Indy às pistas ovais na temporada 2010. As quatro últimas etapas da categoria serão realizadas neste tipo de circuito neste fim de ano.

Ryan Briscoe foi o mais rápido nesta manhã de sexta-feira (27) em Chicago. O piloto da Penske que venceu em uma pista semelhante a Chicago neste ano, no Texas, cravou o tempo de 25s1154. Scott Dixon da equipe Chip Ganassi foi o que mais se aproximou do australiano, ficando em segundo. O líder da temporada 2010, o australiano Will Power foi o terceiro.

A equipe Andretti Autosport apresentou bom desempenho na pista oval de Chicago e colocou seus quatro pilotos entre os sete primeiros. Marco Andretti foi o quarto neste treino, seguido de Danica Patrick em quinto, Ryan Hunter Reay em sexto e do brasileiro Tony Kanaan em sétimo. Hélio Castroneves ficou logo atrás de Tony, em oitavo.

Dario Franchitti que disputa o título com Will Power foi apenas o décimo. O treino apresentou algumas surpresas como o novato Bertrand Baguette ficando a frente de seu novo companheiro de equipe, o sul-africano Tomas Scheckter no time de Eric Bachelart, a Conquest Racing. Alex Lloyd com o fraco carro da Dale Coyne Racing foi o 13º.

O ensaio começou com vários carros deixando o pit-lane e aproveitando o maior tempo na pista de Chicagoland Speedway. Nos primeiros dez minutos, o lance que chamou mais atenção foi a escapada de Ed Carpenter, de volta a categoria pela equipe Vision Racing em parceria com a Panther. O piloto raspou o muro de proteção na curva quatro. Os danos do carro Nº 20 foram na suspensão dianteira.

Ed Carpenter raspou no muro de proteção e teve avarias em sua suspensão dianteira.

Pouco depois, foi dada a ordem para os carros retornarem à pista. A equipe Andretti com Ryan Hunter Reay e Marco Andretti dominou boa parte desta sessão. O norte-americano do carro Nº 37 estava em primeiro com o tempo de 25s2902, mas Scott Dixon com aproximadamente quarenta minutos de treino ficou assumiu a liderança, com Power em segundo.

Takuma Sato está correndo com um novo anúnio em seu carro. Você sabe o que vai acontecer neste dia e nesta mesma hora?

A segunda amarela veio com exatos 45 minutos de treino. Como muitos pilotos foram para a pista e treinaram em ritmo de corrida, muita borracha ficou jogada na lateral externa da pista. A pista foi limpa e os pilotos voltaram a acelerar, mas por apenas mais dez minutos. A curva três apresentou mais sujeira, e uma terceira bandeira amarela foi acionada, durando apenas três minutos.

Logo na volta da bandeira verde, o australiano Ryan Briscoe da equipe Penske fez o melhor tempo deste primeiro treino livre com 25s1154.

O treino classificatório que definirá o grid de largada acontece a partir das 15h00.

Confira os tempos deste primeiro treino livre:

P.

Nome

Equipe

Tempo

Diferença

Ryan Briscoe

Penske

25s1154

--.----

Scott Dixon

Chip Ganassi

25s2650

0s1496

Will Power

Penske

25s2716

0s1562

Marco Andretti

Andretti Autosport

25s2801

0s1647

Danica Patrick

Andretti Autosport

25s2812

0s1658

Ryan Hunter-Reay

Andretti Autosport

25s2902

0s1748

Tony Kanaan

Andretti Autosport

25s3075

0s1921

Helio Castroneves

Penske

25s3084

0s1930

Ernesto José Viso

KV Racing Technology

25s3100

0s1946

10º

Dario Franchitti

Chip Ganassi

25s3106

0s1952

11º

Graham Rahal

Newman Haas Racing

25s3471

0s2317

12º

Dan Wheldon

Panther Racing

25s3768

0s2614

13º

Alex Lloyd

Dale Coyne Racing

25s3893

0s2739

14º

Vitor Meira

A J Foyt Racing

25s4334

0s3180

15º

Bertrand Baguette

Conquest Racing

25s4653

0s3499

16º

Hideki Mutoh

Newman Haas Racing

25s4892

0s3738

17º

Tomas Scheckter

Conquest Racing

25s4952

0s3798

18º

Justin Wilson

Dreyer & Reinbold Racing

25s5017

0s3863

19º

Takuma Sato

KV Racing Technology

25s5017

0s3863

20º

Mario Moraes

KV Racing Technology

25s5076

0s3922

21º

Raphael Matos

De Ferran Dragon Racing

25s5308

0s4154

22º

Ana Beatriz

Dreyer & Reinbold Racing

25s5323

0s4169

23º

Simona de Silvestro

HVM Racing

25s5528

0s4374

24º

Alex Tagliani

FAZZT Race Team

25s5573

0s4419

25º

Jay Howard

Sarah Fisher Racing

25s5854

0s4700

26º

Sarah Fisher

Sarah Fisher Racing

25s6063

0s4909

27º

Davey Hamilton

De Ferran Dragon Racing

25s6302

0s5148

28º

Milka Duno

Dale Coyne Racing

25s8269

0s7115

29º

Ed Carpenter

Vision/Panther Racing

29s3971

4.2817



10 comentários:

Anderson disse...

Entre os estreantes que tem impressinado é a Simona, claro, e o Baguette. Veio com pinta de piloto pagante mas vem tendo desempenho satisfatório pelo carro que tem.

Rodrigo disse...

Gostaria apenas de agradecer ao(s) criador deste blog, pois é muito difícil achar conteúdo pela net ao que diz respeito a indy, comentada no Brasil. moro no interior do Tocantins e todos os dias visito o blog, sou fá de automobilismo, e espero uma boa prova do Tony...

Anônimo disse...

Sobre a pintura no carro do Sato, 16:45 horas do dia 30 de Setembro de 2010 será o momento em que será mostrado ao mundo o novo carro de rua Lotus Sprit, no salão de Paris.

Fonte: http://www.worldcarfans.com/110071927457/lotus-mentions-esprit-in-latest-paris-verbal-teaser

sexbeach disse...

Muita ousadia do Clive Chapman em lançar um novo carro de rua... Isso mostra que ele está otimista principalmente com a volta do nome Lotus na F1 e Indy. Vamos ver em 2012 se o carro dele vai vencer como nos bons tempos... Agora cá entre nós... E o Sato heim???

Alexandre Lourenço -SP disse...

Eu achei que essa pintura no carro do Sato fosse a indicação do dia e da hora da demissão dele.
rsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Pelo artigo não é só o Esprit não. Espera-se que a Lotus apresente 5 carros novos de uma vez no salão de Paris, incluindo um super-esportivo para concorrer com a Ferrari e a McLaren! Corram para as colinas que é o fim do mundo.

Anderson disse...

Não da pra criticar o Sato. A KV tá muito mal. Muitas batidas foram causadas por falhas mecânicas ou por mau acerto do carro. Também tem errado muito nos pits. Tá todo mundo devendo nessa equipe

Luciana disse...

Sobre o Sato, se não fosse pela data embaixo, eu diria que "16:45" é o tempo que levaria para ele bater em Chicagoland. xD
Tá, então é o anúncio da novidade da Lotus.

Honda Civic disse...

Muito bem luciana....
Pra mim, essa Japa é um ultraje para o nome Lotus (nada contra os Japas, já que eu confio no Kobaiashi na F1 e achei que o Aguri Suzuki era um piloto de grande potencial). Acho que esse negócio de entrar por causa do patrocínio tá acabando com o automobilismo. No lugar dele deveria correr o Bruno Junqueira, o Tomas Schekter ou mesmo o gordinho Paul Tracy.
Mas segundo os atuais critérios da Indy não adianta ser bom para guiar os carros: tem que ter "retorno de marketing". Nesse contexto só podem correr no Lotus-Honda ou um piloto japonês, ou uma menininha bonitinha, ou o filho do Clive Chapman. Bem diferente da época do Colin Chapman que só contratou superhomens (Clark, Emerson, Ronnie Peterson, Andretti, Mansell...)

Anônimo disse...

Ryan Briscoe é favorito em qq oval... e tem gente q ainda quer ele longe da Penske... Roger sabe muito bem o talento que possui.
Outro que impressiona é Tomas. Um grande talento... Com certeza dará um show nas próximas corridas, mesmo com o limitado carro da Conquest. É um especialista...

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics