A primeira sessão de treinos livres para o Grande Prêmio de Chicago que acontece neste sábado (28) à noite, foi realizada nesta manhã. Este treino marcou a volta da Fórmula Indy às pistas ovais na temporada 2010. As quatro últimas etapas da categoria serão realizadas neste tipo de circuito neste fim de ano.
Ryan Briscoe foi o mais rápido nesta manhã de sexta-feira (27) em Chicago. O piloto da Penske que venceu em uma pista semelhante a Chicago neste ano, no Texas, cravou o tempo de 25s1154. Scott Dixon da equipe Chip Ganassi foi o que mais se aproximou do australiano, ficando em segundo. O líder da temporada 2010, o australiano Will Power foi o terceiro.
A equipe Andretti Autosport apresentou bom desempenho na pista oval de Chicago e colocou seus quatro pilotos entre os sete primeiros. Marco Andretti foi o quarto neste treino, seguido de Danica Patrick em quinto, Ryan Hunter Reay em sexto e do brasileiro Tony Kanaan em sétimo. Hélio Castroneves ficou logo atrás de Tony, em oitavo.
Dario Franchitti que disputa o título com Will Power foi apenas o décimo. O treino apresentou algumas surpresas como o novato Bertrand Baguette ficando a frente de seu novo companheiro de equipe, o sul-africano Tomas Scheckter no time de Eric Bachelart, a Conquest Racing. Alex Lloyd com o fraco carro da Dale Coyne Racing foi o 13º.
O ensaio começou com vários carros deixando o pit-lane e aproveitando o maior tempo na pista de Chicagoland Speedway. Nos primeiros dez minutos, o lance que chamou mais atenção foi a escapada de Ed Carpenter, de volta a categoria pela equipe Vision Racing em parceria com a Panther. O piloto raspou o muro de proteção na curva quatro. Os danos do carro Nº 20 foram na suspensão dianteira.
Pouco depois, foi dada a ordem para os carros retornarem à pista. A equipe Andretti com Ryan Hunter Reay e Marco Andretti dominou boa parte desta sessão. O norte-americano do carro Nº 37 estava em primeiro com o tempo de 25s2902, mas Scott Dixon com aproximadamente quarenta minutos de treino ficou assumiu a liderança, com Power em segundo.
Takuma Sato está correndo com um novo anúnio em seu carro. Você sabe o que vai acontecer neste dia e nesta mesma hora?A segunda amarela veio com exatos 45 minutos de treino. Como muitos pilotos foram para a pista e treinaram em ritmo de corrida, muita borracha ficou jogada na lateral externa da pista. A pista foi limpa e os pilotos voltaram a acelerar, mas por apenas mais dez minutos. A curva três apresentou mais sujeira, e uma terceira bandeira amarela foi acionada, durando apenas três minutos.
Logo na volta da bandeira verde, o australiano Ryan Briscoe da equipe Penske fez o melhor tempo deste primeiro treino livre com 25s1154.
O treino classificatório que definirá o grid de largada acontece a partir das 15h00.
Confira os tempos deste primeiro treino livre:
| P. | Nome | Equipe | Tempo | Diferença |
| 1º | Ryan Briscoe | Penske | 25s1154 | --.---- |
| 2º | Scott Dixon | Chip Ganassi | 25s2650 | 0s1496 |
| 3º | Will Power | Penske | 25s2716 | 0s1562 |
| 4º | Marco Andretti | Andretti Autosport | 25s2801 | 0s1647 |
| 5º | Danica Patrick | Andretti Autosport | 25s2812 | 0s1658 |
| 6º | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 25s2902 | 0s1748 |
| 7º | Tony Kanaan | Andretti Autosport | 25s3075 | 0s1921 |
| 8º | Helio Castroneves | Penske | 25s3084 | 0s1930 |
| 9º | Ernesto José Viso | KV Racing Technology | 25s3100 | 0s1946 |
| 10º | Dario Franchitti | Chip Ganassi | 25s3106 | 0s1952 |
| 11º | Graham Rahal | Newman Haas Racing | 25s3471 | 0s2317 |
| 12º | Dan Wheldon | Panther Racing | 25s3768 | 0s2614 |
| 13º | Alex Lloyd | Dale Coyne Racing | 25s3893 | 0s2739 |
| 14º | Vitor Meira | A J Foyt Racing | 25s4334 | 0s3180 |
| 15º | Bertrand Baguette | Conquest Racing | 25s4653 | 0s3499 |
| 16º | Hideki Mutoh | Newman Haas Racing | 25s4892 | 0s3738 |
| 17º | Tomas Scheckter | Conquest Racing | 25s4952 | 0s3798 |
| 18º | Justin Wilson | Dreyer & Reinbold Racing | 25s5017 | 0s3863 |
| 19º | Takuma Sato | KV Racing Technology | 25s5017 | 0s3863 |
| 20º | Mario Moraes | KV Racing Technology | 25s5076 | 0s3922 |
| 21º | Raphael Matos | De Ferran Dragon Racing | 25s5308 | 0s4154 |
| 22º | Ana Beatriz | Dreyer & Reinbold Racing | 25s5323 | 0s4169 |
| 23º | Simona de Silvestro | HVM Racing | 25s5528 | 0s4374 |
| 24º | Alex Tagliani | FAZZT Race Team | 25s5573 | 0s4419 |
| 25º | Jay Howard | Sarah Fisher Racing | 25s5854 | 0s4700 |
| 26º | Sarah Fisher | Sarah Fisher Racing | 25s6063 | 0s4909 |
| 27º | Davey Hamilton | De Ferran Dragon Racing | 25s6302 | 0s5148 |
| 28º | Milka Duno | Dale Coyne Racing | 25s8269 | 0s7115 |
| 29º | Ed Carpenter | Vision/Panther Racing | 29s3971 | 4.2817 |



10 comentários:
Entre os estreantes que tem impressinado é a Simona, claro, e o Baguette. Veio com pinta de piloto pagante mas vem tendo desempenho satisfatório pelo carro que tem.
Gostaria apenas de agradecer ao(s) criador deste blog, pois é muito difícil achar conteúdo pela net ao que diz respeito a indy, comentada no Brasil. moro no interior do Tocantins e todos os dias visito o blog, sou fá de automobilismo, e espero uma boa prova do Tony...
Sobre a pintura no carro do Sato, 16:45 horas do dia 30 de Setembro de 2010 será o momento em que será mostrado ao mundo o novo carro de rua Lotus Sprit, no salão de Paris.
Fonte: http://www.worldcarfans.com/110071927457/lotus-mentions-esprit-in-latest-paris-verbal-teaser
Muita ousadia do Clive Chapman em lançar um novo carro de rua... Isso mostra que ele está otimista principalmente com a volta do nome Lotus na F1 e Indy. Vamos ver em 2012 se o carro dele vai vencer como nos bons tempos... Agora cá entre nós... E o Sato heim???
Eu achei que essa pintura no carro do Sato fosse a indicação do dia e da hora da demissão dele.
rsrsrsrsrs
Pelo artigo não é só o Esprit não. Espera-se que a Lotus apresente 5 carros novos de uma vez no salão de Paris, incluindo um super-esportivo para concorrer com a Ferrari e a McLaren! Corram para as colinas que é o fim do mundo.
Não da pra criticar o Sato. A KV tá muito mal. Muitas batidas foram causadas por falhas mecânicas ou por mau acerto do carro. Também tem errado muito nos pits. Tá todo mundo devendo nessa equipe
Sobre o Sato, se não fosse pela data embaixo, eu diria que "16:45" é o tempo que levaria para ele bater em Chicagoland. xD
Tá, então é o anúncio da novidade da Lotus.
Muito bem luciana....
Pra mim, essa Japa é um ultraje para o nome Lotus (nada contra os Japas, já que eu confio no Kobaiashi na F1 e achei que o Aguri Suzuki era um piloto de grande potencial). Acho que esse negócio de entrar por causa do patrocínio tá acabando com o automobilismo. No lugar dele deveria correr o Bruno Junqueira, o Tomas Schekter ou mesmo o gordinho Paul Tracy.
Mas segundo os atuais critérios da Indy não adianta ser bom para guiar os carros: tem que ter "retorno de marketing". Nesse contexto só podem correr no Lotus-Honda ou um piloto japonês, ou uma menininha bonitinha, ou o filho do Clive Chapman. Bem diferente da época do Colin Chapman que só contratou superhomens (Clark, Emerson, Ronnie Peterson, Andretti, Mansell...)
Ryan Briscoe é favorito em qq oval... e tem gente q ainda quer ele longe da Penske... Roger sabe muito bem o talento que possui.
Outro que impressiona é Tomas. Um grande talento... Com certeza dará um show nas próximas corridas, mesmo com o limitado carro da Conquest. É um especialista...
Postar um comentário