Fórmula Indy 2010 – A decisão começa do outro lado do planeta

Campeonato pode ser decidido na próxima corrida.

Depois de quinze etapas realizadas na temporada 2010, a Fórmula Indy apresenta três pilotos com chances matemáticas de conquistar o título, mas o neozelandês Scott Dixon da equipe Chip Ganassi tem remotíssimas possibilidades de conquistar o campeonato.

Na próxima etapa do campeonato, em Motegi, no Japão, 25 pilotos deverão estar inscritos na corrida que acontece no dia 18 de setembro. Dixon aparece 83 pontos atrás do australiano Will Power da Penske, o líder com 552 pontos na classificação geral. Apenas por classificar o carro em Motegi e Homestead, as duas corridas finais, Power somaria mais vinte pontos nestas duas provas e aumentaria sua vantagem para 103 pontos em relação ao neozelandês da Chip Ganassi e apenas 106 pontos estarão em disputa nessas duas corridas.

Para ter uma idéia, nenhum piloto conseguiu ser pole, liderar o maior número de voltas e vencer a corrida, repetindo estes feitos por duas vezes consecutivamente. Por conta disso, a briga fica restrita entre Dario Franchitti e Will Power. A vantagem do australiano é de 17 pontos.

Will Power é o único que pode sair do Japão com o título da Fórmula Indy. Para isso acontecer, o piloto do carro Nº 12 teria que conquistar a pole-position, liderar o maior número de voltas e vencer a corrida, uma tarefa nada fácil, já que ele nunca venceu uma prova em oval e também nunca correr na pista japonesa, sede da 16ª etapa do campeonato. Ale disso tudo, Dario Franchitti teria que chegar no máximo na 13ª colocação, assim Power ficaria com 605 pontos contra 552 de Franchitti.

Caso Dario Franchitti tenha algum problema neste final de semana e não consiga a pole, liderar o maior número de voltas e terminar a prova entre o 18º e o 24º lugar, Power teria que vencer a corrida para sair do Japão com o título.

Histórico dos dois pilotos no automobilismo norte-americano (CART – ChampCar – IRL - IndyCar)

George Dario Marino Franchitti

Largadas: 213

Poles: 24

Vitórias: 26

Pontos: 3816

Melhor resultado em uma temporada: campeão em 2007 (IRL) e 2009 (IndyCar)

Equipes: Hogan (1997), Team Green (1998 - 2002), Andretti Green (2003 - 2007) e Chip Ganassi (2009 - 2010)



William Stephen Power

Largadas: 68

Poles: 15

Vitórias: 9

Pontos: 1590

Melhor resultado em uma temporada: 4º colocado em 2007 (ChampCar)

Equipes: WalkerTeam Australia (2005 - 2007), KV Racing Technology (2008) e Penske (2009 - 2010)



Retrospectiva de pontos 2010 – corrida a corrida

São Paulo Indy 300 – 1ª etapa

Will Power: venceu a corrida – 50 pontos
Dario Franchitti: pole-position, liderou maior número de voltas e foi o sétimo colocado – 29 pontos.
Campeonato: 1º Power 50 x 29 Franchitti 7º

Honda Grand Prix of St Petersburg – 2ª etapa

Will Power: pole-position, liderou maior numero de voltas e venceu a prova – 53 pontos.
Dario Franchitti: quinto colocado – 30 pontos
Campeonato: 1º Power 103 x 59 Franchitti 3º

Indy Grand Prix of Alabama – 3ª etapa

Will Power: pole-position e quarto lugar na corrida – 33 pontos
Dario Franchitti: terceiro colocado na corrida – 35 pontos
Campeonato: 1º Power 136 x 94 Franchitti 3º

Toyota Grand Prix of Long Beach – 4ª Etapa

Will Power: pole-position e terceiro lugar na corrida – 36 pontos
Dario Franchitti: 12º lugar na corrida: 18 pontos
Campeonato: 1º Power 172 x 112 Franchitti 5º

Kansas Road Runner Turbo Indy 300 – 5ª Etapa

Will Power: 12º lugar – 18 pontos
Dario Franchitti: segundo lugar – 40 pontos
Campeonato: 1º Power 190 x 152 Franchitti 5º

500 milhas de Indianápolis – 6ª Etapa

Will Power: Segundo lugar no grid – 13 pontos e oitavo lugar na corrida – 24 pontos
Dario Franchitti: terceiro lugar no grid – 12 pontos, liderou maior número de voltas e venceu a prova – 52 pontos
Campeonato: 1º Power 227 x 216 Franchitti 2º

Texas Firestone 550 K – 7ª Etapa

Will Power: 14º lugar na corrida – 16 pontos
Dario Franchitti: quinto colocado na prova – 30 pontos
Campeonato: 1º Franchitti 246 x 243 Power 2º

Iowa Corn Indy 250 – 8ª Etapa

Will Power: pole-position e quinto colocado na corrida – 31 pontos
Dario Franchitti: liderou maior número de voltas e ficou em 18º lugar na prova – 14 pontos
Campeonato: 1º Power 270 x 260 Franchitti

Camping World Grand Prix At The Glen – 9ª Etapa

Will Power: pole-position, liderou maior número de voltas e venceu – 53 pontos
Dario Franchitti: terceiro colocado – 35 pontos
Campeonato: 1º Power 327 x 295 Franchitti 2º

Honda Indy Toronto – 10ª etapa

Will Power: vencedor da prova – 50 pontos
Dario Franchitti: segundo colocado – 40 pontos
Campeonato: 1º Power 377 x 335 Franchitti 2º

Honda Indy Edmonton – 10ª etapa

Will Power: pole-position, liderou maior número de voltas e 2º colocado – 43 pontos
Dario Franchitti: terceiro colocado – 35 pontos
Campeonato: 1º Power 420 x 370 Franchitti 2º

Honda Indy Mid-Ohio 200 – 12ª Etapa

Will Power: pole-position e 2º lugar na corrida – 41 pontos
Dario Franchitti: vencedor da prova – 50 pontos
Campeonato: 1º Power 461x 420 Franchitti 2º

Indy Grand Prix of Sonoma – 13ª Etapa

Will Power: pole-position, liderou maior número de voltas e venceu – 53 pontos
Dario Franchitti: terceiro colocado
Campeonato: 1º Power 514 x 455 Franchitti 2º

Peak Antifreeze and Motor Oil Indy 300 Chicagoland – 14ª Etapa

Will Power: 16º colocado – 14 pontos
Dario Franchitti: vencedor da prova – 50 pontos
Campeonato: 1º Power 528 x 505 Franchitti 2º

Kentucky Indy 300 – 15ª Etapa

Will Power: oitavo colocado – 24 pontos
Dario Franchitti: quinto colocado – 30 pontos
Campeonato: 1º Power 552 x 535 Franchitti 2º

15 comentários:

leonardo-pe disse...

belo trabalho de voces blog da indy.dados pra lá de interessantes mesmo!

Jim Crawford disse...

Uma coisa que eu sempre tive uma dúvida muito grande, o Dario é filho, neto ou ele mesmo é nascido na Itália?
Não pode ser ele "escocês legítimo" tendo este nome...
(não quero dizer que ele é menos escocês que os outros - só acho estranho o fato de que não é citado em nenhuma vez sobre ele a sua ascendência italiano e o grau desta, da mesma forma que, por exemplo a família Andretti)

Anônimo disse...

Existe chances para que a prova de Surfers Paradise volte ao calendário? Faço essa pergunta porque durante quase 20 anos não tivemos nenhum piloto australiano competitivo na categoria (nem mesmo participando. Agora surge o Power e o Briscoe e o circuito está fora do calendário. Tenho referências de pessoas que já foram para a Austrália e me disseram que a corrida em Gold Coast era um grande sucesso e o pessoal ficou muito sentido por lá com a não continuação da corrida.

Marco Matsumoto disse...

A Indy perdeu prestígio na Austrália. Tanto que os jornais falam mais do Mark Webber e pouco do Power e do Briscoe. Pra se ter uma idéia, em Outubro terá a etapa de Surfers da V8 Supercars, que terá participação de vários pilotos da Indy. Mas nos anúncios não se fala da participação especial dos pilotos. Estão tratando como se fosse uma etapa a mais do campeonato.

Alexanre Lourenço disse...

Obaaaa!!!!
A Walker Racing esta de volta em 2011 gente, finalmente quem conhece e sabe como vencer na Indy vem pra fazer bonito, fora as equipes chulés da Indy tipo a Conquest e Dale Coyne, só quero ver profissionais de verdade na IRL.Ahh se a Forsythe voltasse um dia!!!!

leonardo-pe disse...

ou seja:a"IRL"ganha mais a cara da"CART".bem feito tony george.querias destruir da"CART",voce foi destruido!a Walker Racing de volta é sensacional!para quem teve pilotos no nível de Al.Unser jr.Robby Gordon,ficar de fora daINDY era uma pena enorme!

Xupeta disse...

George haehuaeuuhaehue George

VAI POWER!

Jackson Lincoln Lopes disse...

Olha gente, eu gostaria muito que vocês comentassem neste tópico sobre a disputa do Dario e do Power.

Esse lance da Walker, um "colega de blog", o James do Blog 16thandgeorgetown.com que fica em Indianápolis disse que a Walker PODE ter uma parceria com a Team 3G, aquela mesma equipe do ano passado, uma das piores da história da Indy. Se vier para a Indy, será mais uma para completar o fundo do grid e contratar um piloto pagante.

Acho engraçado as pessoas falarem mal do Eric Bachelart e do Dale Coyne hoje em dia. Não fosse por eles, o grid da ChampCar entre 2004 e 2007 não chegaria a 14 carros. Não fosse por eles, o grid da Indy no ano passado não chegaria a 20 carros.

Não pensem que se um dia a Walker voltar a categoria seja com Team 3G, ou não, será forte. Será um fracasso.

A Walker teve uma fase boa só, quando a Valvoline estava na equipe.

Em 1993/94 vendeu vagas para o T Ribbs, em 2000 para o Nakano, em 2001/2002 para o Takagi, em 2003 para o Lavin, em 2004 para o Haberfeld...e em 2005 vendeu o time do para o cara dos vinhos australianos que trouxe o Power.

Acho que devemos ter mais cuidado com o que falamos.

E repito, é apenas um boato que a Walker vai voltar. Depois que o Fábio fala que alguns "JORNALISTAS SENSACIONALISTAS" aqui do Brasil espalham notícias falsas, tem gente que vem defende-los ainda.

O James Black faz um trabalho brilhante com seu Blog, afinal ele mora na cidade onde 80% das equipes da Indy estão instaladas e deve ter vários contatos, mas ele disse que estão conversando com patrocinadores, não que vai voltar.

Natanael disse...

A disputa será intensa nas duas últimas etapas. Mas a Penske tem de errar menos na estratégia do Power se quiser levar o título, os resultados nesse tipo de pista estão levando embora o campeonato do Power. Mesmo com as boas atuações do Power em ovais, ainda acredito no Dario Franchitti que assim empataria com o Sam Hornish Jr e se tornaria também no maior campeão da série administrada pela IRL.

Alexandre Lourenço disse...

Eu estou torcendo muito para o Power levar essa, por que afinal seria mais um campeão na Indy, não gostaria de ver um tri - campeonato do Franchitti ainda por que a Ganassi vai dar um belo passo bem esticado a frente dos outros, embora o Franchitti mereça.Mas eu acredito no Power por que ele realmente se superou nos ovais .Oras eu não vejo nada de mais comentar sobre o possivel retorno da Walker, na Indy a coisa é bem diferente por que não tem aquela fofocaiada que tem na F-1, se alguem levantou essa bola, não foi por acaso.Me desculpem !!!!

Anônimo disse...

Segundo as minhas contas feitas, se fosse competir na Fórmula 1 e usando o mesmo sistema de pontuação adotado nessa temporada, o Dario estaria somente 5 pontos à frente do Will Power, ou seja, Dario Franchitti 200 X 195 Will Power.

Nídia Lysney disse...

Estou torcendo para o Power, acho que ele vai se sagrar campeão esse ano!

Anônimo disse...

Nunca gostei desse circuito de Twin Ring Motegi, acho uma pista bem chatinha com corridas monótonas e sempre que tento assistir a corrida acabo dormindo. É um circuito onde poupar combustível pode decidir uma corrida. Pelo menos este ano a corrida adquire uma importância muito grande porque pode decidir o campeonato. Acho que as arquibancadas vão lotar por causa da presença do Sato no grid.

Tom Sneva disse...

Na minha opinião seria bom se a Walker voltar a Indy. Com disse o Jackson, a equipe não é lá essas coisas, mas é mais uma da extinta Champ Car a ocupar espaço no grid e abrir mais vagas para pilotos. A minha visão é a seguinte, deveria haver um pacto entre as equipes com a IRL em que para cada piloto pagante pelo menos um piloto de potencial comprovado ter também acesso a um cockpit. É necessário que a competitividade entre os pilotos seja preservada, ou seja, seja formada uma "elite" de pilotos talentosos como são os da Penske, Ganassi, Kanaan, Wheldon e Wilson dentre os endinheirados pilotinhos no grid.

Vou torcer para o Power, mas vai ser difícil já que o Dário é um excepcional piloto e também a Ganassi tem ótimo acerto em ovais.

Anônimo disse...

Esse pacto proposto acima seria viável se todas as equipes fossem viáveis economicamente, se tivessem grandes patrocínios e não passassem por dificuldades econômicas. Infelizmente não é assim e a crise econômica nos Estados Unidos parece não acabar, daí o período atual é de vacas magras. Acho que por um bom tempo os pilotos pagantes ou com patrocínios pessoais vão prevalecer. Digo mais, atualmente é mais fácil o Hélio ou o Tony ficarem de fora por falta de equipe do que a Milka Duno, o Ernesto Viso ou o Takuma Sato.

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