Helio Castroneves adota estratégia ousada e vence em Kentucky

Mesmo tendo um pit problemático e parando cinco vezes no total, o piloto brasileiro do Team Penske conseguiu economizar combustível e assumiu a liderança da prova nas voltas finais

Numa prova marcada pela superação de dificuldades e adoção de uma estratégia muito eficiente, o piloto brasileiro Helio Castroneves, de Team Penske de Fórmula Indy, obteve neste sábado, no Kentucky Speedway, a sua 24ª vitória na Fórmula Indy. Embora a disputa tivesse começado repleta de problemas para ele, Castroneves e seu estrategista Tim Cindric souberam administrar as adversidades e as transformaram em uma das mais eletrizantes vitórias de seu currículo, que lhe valeu subir para a 4ª colocação no campeonato da Indy Racing League e se manter matematicamente na disputa pelo título.

“Hoje foi uma noite maravilhosa e só prova o que eu sempre digo. A gente tem de encarar os problemas de frente, não esmorecer, aprender com eles e levantar a cabeça. Foi isso que meus camaradas e eu fizemos hoje. A corrida começou com problemas, mas conseguimos, com união e dedicação, mudar o destino da corrida. Não vou cansar de dizer, eu adoro esses caras e amo o Team Penske”, bradava um exultante Castroneves logo após deixar o seu Dallara Honda #3 e, literalmente, atirar-se nos braços de seus mecânicos.

O fato de assumir a liderança, em definitivo, somente faltando quatro voltas para o final e ter de andar em 18º em um determinado momento dão bem uma idéia de como foi dramática a prova para Castroneves, que largou em 8º e se manteve entre os 12 primeiros na maior parte da prova. Embora tivesse frustrada a sua estratégia inicial de ganhar posições na largada e se manter no bloco dos líderes, por outro lado, conseguia evitar os ataques do bloco intermediário. Essa condição se manteve até a volta 57, quando realizou o primeiro pit e ganhou cinco posições no retorno à pista.

Foto: Dan Helrigel
Brasileiro conquistou sua 24ª vitória na Fórmula Indy: Todas na equipe Penske.

Esse ritmo de corrida foi mantido até o pit da volta 84, precipitado pela bandeira amarela após o acidente envolvendo o brasileiro Vitor Meira, a suíça Simona de Silvestro e o australiano Ryan Briscoe, na volta 80. Mas se o pit da vez anterior tinha sido marcado pela eficiência, o segundo foi repleto de contratempos. A mangueira de combustível não foi capaz de injetar toda a quantidade de metanol programada e, na demora para deixar a posição, o carro acabou “morrendo”.

Essa somatória de infortúnios fizer o piloto brasileiro despencar na classificação, mas imediatamente foi alterada a estratégia para que a situação pudesse ser revertida. “Infelizmente tivemos problemas no pit, mas eu mantive a cabeça erguida e segui em frente. Você tem de lembrar que a corrida tem 200 voltas”, relembrou Castroneves. Imbuído desse espírito, ele retornou aos pits, ainda sob bandeira amarela, na voltas 89 e 92, sempre com o intuito de completar o tanque.

Depois disso, mesmo andando nas posições intermediárias, o piloto do Team Penske evitou disputas desnecessárias de posição e tratou de economizar combustível para se manter o máximo de tempo possível na pista. A estratégia deu sinais de eficiência, pois coube a ele parar novamente, pela quinta e última vez, apenas na volta 147, cerca de cinco voltas depois dos principais líderes naquele momento. Feito isso, passou a rodar entre 9º e 10º lugar, ainda economizando etanol, mas sabendo que, se não houvesse bandeira amarela novamente, o grupo à sua frente necessitaria de nova parada para combustível.

Fiel a esse plano traçado, viu, um a um seus adversários parando para splash and go e subiu de 9º para 1º em quatro voltas. Desta posição, cumpriu as quatro últimas ostentando a eficiente estratégia do Team Penske até a bandeira final, sacramentando uma vitória para marcar com chave de outro a corrida de número 200 da Indy Racing League.

Com o resultado no Kentucky Speedway, Castroneves subiu de 5º para 4º na classificação geral do campeonato e, no certame de ovais, agora é o 3º. No primeiro, está com 104 pontos de desvantagem para Will Power, seu companheiro de Team Penske e líder. Já na competição de ovais, sua pontuação o coloca 29 pontos atrás de Dario Franchitti, o ponteiro. Lembrando que, faltando duas provas para o cumprimento do calendário, estão em jogo, ainda, 106 pontos.
 
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