Kentucky Speedway é a próxima parada da Fórmula Indy

Na reta final do campeonato, disputa pelo título da categoria fica acirrada.

A Fórmula Indy realiza na noite deste sábado (04) a 15ª etapa prova da temporada 2010, no circuito oval de Kentucky. A categoria está em sua fase final e restam apenas três provas para o termino do campeonato.

Os principais candidatos ao título da Fórmula Indy são Will Power da equipe Penske e Dario Franchitti do time comandado por Chip Ganassi. O australiano que já venceu cinco provas neste ano e subiu ao pódio em outras três oportunidades, soma 528 pontos na liderança da competição, enquanto que o seu rival escocês tem duas vitórias a menos, mas foi ao pódio em outras seis oportunidades, está 23 pontos atrás. A atual diferença é a menor entre estes dois pilotos desde que eles assumiram o primeiro e o segundo lugar na tabela de pontuação a partir do final da corrida de Watkins Glen, realizada dois meses atrás. O neozelandês Scott Dixon, companheiro de equipe de Franchitti é outro piloto que ainda tem chances matemáticas de título, mas esta 85 pontos atrás do líder do campeonato.

Esta será a 11ª vez que a Fórmula Indy realizará uma prova no circuito oval de Kentucky. O autódromo foi construindo no final dos 90, com capacidade para receber 66 mil pessoas presentes na arquibancada, além de outras mil espalhadas pelo interior do circuito em trailers que acampam durante o final de semana da prova. O autódromo fica localizado no pequeno vilarejo de Sparta, cuja população é pouco superior a 200 habitantes.

A pista tem características semelhantes ao oval de Chicago, última prova disputada da categoria, mas com inclinações nas curvas inferiores. Nas curvas a inclinação máxima chega a 14º, enquanto que a menor angulação da pista é na reta oposta, com apenas 4º. Na linha de chegada a inclinação é de 10º. A pista tem 1,5 milha de extensão.

O circuito de Kentucky Speedway é um dos mais tradicionais da Indy sancionada pela Indy Racing League

Foi nesta pista que pela primeira vez na história da Fórmula Indy uma mulher largou na pole-position, a norte-americana Sarah Fisher, no ano de 2002 defendia a equipe Dreyer & Reinbold Racing. Três anos depois, outra norte-americana, Danica Patrick conquistava mais uma pole para o time das mulheres. Neste sábado à noite, quatro mulheres vão ter a chance de repetir este feito, entre elas, as duas que realizaram estas conquistas.

No ano passado Briscoe venceu com apenas 0.0162 de diferença para Carpenter.

O Brasil tem duas vitórias no Kentucky Speedway, em 2002 Felipe Giaffone venceu sua primeira corrida na Fórmula Indy nesta pista, cinco anos depois, foi a vez de Tony Kanaan vencer no oval de 2.414 km de extensão.

A corrida deste sábado será disputada em 200 voltas com transmissão vivo da Band a partir das 21h30 com Téo José e Felipe Giaffone. O Portal Terra e o canal por assinatura Bandsports também exibem a corrida ao vivo e na íntegra.

Confira a programação para o final de semana em Kentucky:

Sexta-feira (03/09)
11h15 – 12h15 – Treino livre
14h30 – 15h00 – Trino classificatório
20h00 – 20h30 – Treino livre

Sábado (04/09)
21h35 – Grande Prêmio de Kentucky (200 voltas)

Poles

2000 – Scott Goodyear (Panther Racing)
2001 – Scott Sharp (Kelley Racing)
2002 – Sarah Fischer (Dreyer & Reinbold Racing)
2003 – Sam Hornish Jr. (Panther Racing)
2004 – Buddy Rice (Rahal Letterman Racing)
2005 – Danica Patrick (Rahal Letterman Racing)
2006 – Hélio Castroneves (Penske)
2007 – Tony Kanaan (Andretti Green)
2008 – Scott Dixon (Chip Ganassi)
2009 – Scott Dixon (Chip Ganassi)

Vitórias

2000 – Buddy Lazier (Hemelgarn)
2001 – Buddy Lazier (Hemelgarn)
2002 – Felipe Giaffone (Mo Nunn Racing)
2003 – Sam Hornish Jr. (Panther Racing)
2004 – Adrian Fernandez (Fernandez Racing)
2005 – Scott Sharp (Delphi Fernandez Racing)
2006 – Sam Hornish Jr. (Penske)
2007 – Tony Kanaan (Andretti Green)
2008 - Scott Dixon (Chip Ganassi)
2009 – Ryan Briscoe (Penske)

6 comentários:

Anônimo disse...

No final dos anos 90 e início dos anos 2000 foram construídos vários circuitos ovais de uma milha e meia nos Estados Unidos, visando as corridas da Nascar e da IRL. Antes esse tipo de circuito resumia-se aos Atlanta Motor Speedway e Charlotte Motor Speedway.

Então de repente surgiram com poucos anos de diferença o Texas Motor Speedway, o Las Vegas Motor Speedway, o Homestead-Miami Speedway, o Chicagoland Speedway, o Kansas Speedway e o Kentucky Speedway, criando praticamente uma nova forma de correr. São corridas tensas,em alta velocidade,com carros muito juntos e por isso circuitos muito perigosos.

Essa corrida de Kentucky não deve ser diferente e o vencedor deve ser definido na linha de chegada, por milésimos de segundo.

Vicente del Bosque disse...

E muitos desses oais deixaram de serem utilizados pela IndyCar Series. Kansas é carta fora do baralho, enquanto Chicago luta para permanecer.

Las Vegas e Atlanta tiveram seus dias no início da IRL..Vegas ainda sediou provas da Fórmula Mundial.

Acho quea diferença nestas pistas estão nas inclinações...Texas chega a 24º, Chicago 18º e Kentucky 14º.

Alexandre Lourenço disse...

Tenho saudades dos ovais de Nashville e Richmond e ainda mais por que eram corridas noturnas.

Anônimo disse...

Mais sobre o oval de Kentucky: ele foi construído com a intenção de receber provas da divisão principal da NASCAR, mas como isso não ocorreu, os donos do circuito processaram a NASCAR. Obviamente não conseguiram nada e venderam o circuito para a Speedway Motorsports, do poderoso Bruton Smith, que aproveitou e comprou também o oval de New Hampshire. Smith usou a sua influência para incluir uma corrida em Kentucky no calendário da Nascar Sprint Cup a partir de 2011. Resta saber agora como eles resolverão o grave problema de ondulações e bumps da pista, que alguns anos atrás fez com que alguns carros da IRL simplesmente quebrassem a suspensão em plena corrida.

Anônimo disse...

Sinto falta de Las Vegas, também essa era disputada à noite.

Anônimo disse...

Não concordo com essa expressão "tradição". A IRL não tem nem 15 anos e não pode ser enquadrada como o começo de tudo. Tradição pra mim tem que ser dos anos 80 para trás. Afinal, corridas como Long Beach (final dos anos 70, começou com a F1) e Milwalkee (desde de 1909, antes mesmo de Indianápolis) é que podem ser indicadas como "antigas". Já a IRL com as corridas em Nashville, Richmond, Kentucky e outras são novidade, pra mim, até hoje. Na verdade tradição é o curso natural das coisas e categoria fundada pelo T. George foi uma grande ruptura. (Apesar disso, não sou radical e acho que Watkins Glen tem o seu lugar no panteão das grandes corridas).

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics