Fotos: Divulgação IndyCar Series
Completaram o pódio dois pilotos da Andretti Autosport que protagonizaram uma disputa intensa. Danica Patrick foi a segunda colocada com Tony Kanaan chegando em terceiro.
O australiano Ryan Briscoe da equipe Penske foi o quarto colocado, seguido de seu companheiro de Penske, o brasileiro Hélio Castroneves em quinto. A boa surpresa da prova foi Vitor Meira, que com o carro da equipe A J Foyt completou as 200 voltas de Homestead em sexto. Marco Andretti foi o sétimo colocado.
Cruzando a linha de chegada na oitava colocação, o escocês Dario Franchitti conquistou seu terceiro título na categoria. Franchitti dominou a prova durante boa parte, mas quando Will Power teve problemas, o escocês diminuiu o ritmo de sua corrida. O britânico Dan Wheldon foi o nono colocado, enquanto Graham Rahal foi o décimo.
Entre os demais pilotos brasileiros no grid, apenas Raphael Matos completou a prova na 17ª colocação. Bia Figueiredo não completou a prova devido a um acidente, enquanto Mario Moraes teve um problema mecânico em seu carro.
Como foi a corrida:
A largada em Homestead foi com poucas emoções, apenas Tony Kanaan conseguiu ultrapassagens entre os dez primeiros colocados, o baiano saiu da oitava colocação e na passagem da primeira volta já estava em quarto. Dario Franchitti manteve a ponta da corrida sendo seguido pelo seu companheiro de equipe Scott Dixon no segundo lugar e servindo de fiel escudeiro.
Na volta 37 aconteceu a primeira bandeira amarela da prova devido ao carro de Mario Moraes ficar parado em uma das pistas de rolamento por problemas mecânicos. Esta paralisação foi rápida. Todos os pilotos entraram nos pits para o reabastecimento e a troca de pneus. Dario Franchitti manteve a ponta da corrida e Ryan Briscoe ganhou duas colocações ficando em segundo. Tony Kanaan era o melhor brasileiro nesta altura da prova, em terceiro lugar, mas caiu duas posições após o reabastecimento. A relargada foi na volta 41.
A segunda bandeira amarela foi agitada pelo diretor de prova na volta 45 após um acidente da brasileira Bia Figueiredo. Os primeiros colocados não entraram nos boxes nesta amarela.
Esta paralisação foi um pouco mais longa e a relargada aconteceu sete voltas depois. Sem a intervenção do Pace Car, os pilotos tiveram varias voltas em bandeira verde e realizaram suas trocas de pneus e reabastecimento com a prova a todo vapor. Dario Franchitti entrou no pit em primeiro lugar e na saída manteve o mesmo posto. O brasileiro Tony Kanaan estava na disputa pela liderança da prova com o escocês.
A terceira bandeira amarela foi o auge da prova, pois foi causada pelo líder do campeonato Will Power. O australiano escapou na entrada da curva quatro e raspou no muro de proteção entortando a sua suspensão. Com esta amarela, todos os pilotos foram para o reabastecimento.
Power teve sua atuação na corrida ainda mais comprometida nos pits, o piloto errou o local para parar seu carro. A bandeira amarela foi longa e a equipe Penske decidiu por fazer ajustes no carro Nº 12, que acabou perdendo seis voltas em relação ao líder. A relargada foi na volta152.
Durante a volta 166, o diretor da prova decidiu por mais uma amarela, devido a detritos na curva dois. Nem todos os pilotos que estava nas primeiras colocações pararam nesta amarela. Franchitti, fez sua troca de pneus e reabastecimento.
A liderança da corrida neste momento estava com Scott Dixon, seguido por Hélio Castroneves. Logo na sequencia, a venezuelana Milka Duno acabou batendo na saída da curva quatro provocando a quinta amarela, demorando oito voltas para pintar a verde, na volta 181.
A prova foi liderada por Scott Dixon na parte final e venceu sem dificuldade após uma estratégia ousada de economia de combustível. A grande briga da prova foi entre Danica Patrick e Tony Kanaan nas últimas quinze voltas, com a norte-americana completando em segundo, com Tony Kanaan em terceiro lugar.
Confira como ficou o resultado final em Homestead:
| P. | Piloto | Equipe | Voltas | Diferença |
| 1º | Scott Dixon | Chip Ganassi | 200 | --.---- |
| 2º | Danica Patrick | Andretti Autosport | 200 | + 2.7587 |
| 3º | Tony Kanaan | Andretti Autosport | 200 | + 2.7698 |
| 4º | Ryan Briscoe | Penske | 200 | + 3.7827 |
| 5º | Helio Castroneves | Penske | 200 | + 5.3324 |
| 6º | Vitor Meira | A J Foyt Enterprises | 200 | + 7.2126 |
| 7º | Marco Andretti | Andretti Autosport | 200 | + 8.3637 |
| 8º | Dario Franchitti | Chip Ganassi | 200 | + 11.1401 |
| 9º | Dan Wheldon | Panther Racing | 200 | + 22.2521 |
| 10º | Graham Rahal | Newman Haas Racing | 199 | + 1 volta |
| 11º | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 199 | + 1 volta |
| 12º | Alex Lloyd | Dale Coyne Racing | 199 | + 1 volta |
| 13º | Ed Carpenter | Panther Vision Racing | 199 | + 1 volta |
| 14º | Alex Tagliani | FAZZT Race Team | 199 | + 1 volta |
| 15º | Bertrand Baguette | Conquest Racing | 199 | + 1 volta |
| 16º | Sebastian Saavedra | Conquest Racing | 199 | + 1 volta |
| 17º | Raphael Matos | De Ferran Dragon Racing | 199 | + 1 volta |
| 18º | Takuma Sato | KV Racing Technology | 199 | + 1 volta |
| 19º | Ernesto Viso | KV Racing Technology | 198 | + 2 voltas |
| 20º | Hideki Mutoh | Newman Haas Racing | 198 | + 2 voltas |
| 21º | Justin Wilson | Dreyer & Reinbold Racing | 198 | + 2 voltas |
| 22º | Sarah Fisher | Sarah Fisher Racing | 197 | + 3 voltas |
| 23º | Simona de Silvestro | HVM Racing | 197 | + 3 voltas |
| Não completaram a prova: | ||||
| 24º | Milka Duno | Dale Coyne Racing | 170 | acidente |
| 25º | Will Power | Penske | 143 | acidente |
| 26º | Ana Beatriz | Dreyer & Reinbold Racing | 42 | acidente |
| 27º | Mario Moraes | KV Racing Technology | 25 | problemas mecânicos |




21 comentários:
Putz, se o Power não batesse talvez conseguiria até chegar na frente do Dario, depois que ele caiu tanto na parte final da corrida..
Dixon é o tipo do cara que sabe ser "chato" e vencer nas horas mais "desnecessárias", o Briscoe também é assim..
Agora o Georges entra para o seleto grupo dos tri-campeões da Indy/CART, palmas para ele!
Acho que o Dario tinha carro para vencer a corrida e só não o fez porque não precisou, a colocação em que chegou era mais do que suficiente para a conquista do título.
Torci pra caramba pro combustível do Dixon acabar e a Danica vencer, na despedida dela da categoria. Seria bom para atrair publicidade para a Indycar, que pelo que se viu nas arquibancadas vazias de Homestead anda muito mal das pernas.
Vergonha nenhuma pro Power dizer que perdeu o título pro Franchitti. Fica pro ano que vem.
Mas que ele e a Penske foram perdendo o campeonato nas últimas provas ele não poderá constestar.
Eu que estava torcendo pelo Power, pelo menos estou conformado pelo fato do campeonato ter sido decidido na última etapa, mas fazer o que , afinal ele não tem tanta experiencia assim nos ovais, faz parte.A Andretti acordou tarde demais pra cuspir mas o Tony e Danica arrepiaram nas ultimas voltas .Agora fiquei muito contente com a corridaça do Vitor Meira que mais uma vez carregou esse carrinho dele nas costas, oras mas isso ele fez em toda a temporada e terminou com chave de ouro, pena que ja se compromeuteu com a Foyt pra 2011,ah se aparecesse uma baita proposta pra ele!!!!
É isso aí. Parabéns ao Franchitti. Fiquei com pena, pq o Power fez uma grande temporada. Destaque para a briga no final pela segunda colocação Danica vs Kanaan. Hehehehehe.
É Will Power. Entregou o título por Dario Franchitti de bandeja.
Merecida e muito merecida mesmo o título por escocês!
parabéns
grande final de temporada, grande desempenho dos pilotos(alguns não)e principalmente parabéns a band por fazer uma transmissão decente.
O Power perdeu por inexperiência nos Ovais(nunca achei que ele ia levar o titulo).
A corrida foi fantástica, a melhor que já tinha visto em Homestead, só não entendi o motivo da longa duração da bandeira amarela causada pelo Power.
Despedida da Danica da categoria???? Onde vc viu isso?!?! No Datena??
Cobertura decente da Band? nao mostraram uma mísera fala do dario ou a opinião do tony sobre a corrida...
Tbm fiquei em dúvida com esse comentário. A Danica deixará a Indy para ficar na NASCAR?
Na Indycar a Danica é competitiva, na NASCAR só fez m... Acho que no fim ela vai participar só de algumas corridas na NASCAR pra ganhar dinheiro mas vai continuar correndo o campeonato todo da Indycar até morrer, se tornar mãe ou se aposentar (o que vier primeiro).
Grande prova do Meira , alguem sabe se ele conseguiu ficar no top 10 do campeonato com esse resultado???
A Penske já tá virando freguês da Ganassi hein ... todo final de temporada a msm coisa , sem sombra de duvidas os pilotos da Ganassi são melhores q os da Penske
Parabéns pelo blog
Flávio
é venceu o pilot mais completo, parabéns ao Dario Tricampeão agora. E o power tem que melhora rnos ovais, pra poder ser soberano na Indy, o que acredito que ainda será.
como a palavra "SE" pode mudar as coisas...
Imaginem "se" o Hélio não tivesse fechado o Power em Edmontom , Power provavelmente passaria e venceria aquela corrida , seria 10 pontos a mais pra ele e 3 a menos pro dario se o hélio não tomasse a puinição.... São nesses detalhes que a Penske anda perdendo nos ultimos anos
Não destaco o título do Dario Franchitti e muito menos o erro cometido pelo Will Power na corrida de Homestead, e sim pela boa corrida do Vitor Meira. Embora tenha um equipe muito limitado, ele conseguiu um ótimo sexto lugar.
Conforme virmos na temporada, certas equipes com seus pilotos não demostraram o que é pilotar um carro da Indy. Então, o Vitor merecia uma vaga, por exemplo, na de Ferran Dragon Racing, que deve ter dois carros em 2011, segundo comentários feitos na transmissão da Indy pelo Téo José e Felipe Giaffone, se, no caso, conseguirem o combustível financeiro, na KV Techonology, onde os seus três pilotos corresponderam muito abaixo do que o esperado, e na Newman Haas, o Senhor Hideki Mutoh decepcionou e muito em 2010...
Se essas equipes citadas querem pilotos que mostrem serviço em 2011, temos o Vitor Meira. Ele merece e muito um carro melhor por ano que vem!
A temporada já chegou no fim, mas ela particularmente não me agradou. Culpa dessa hegemonia Penske - Ganassi??? Pode até ser, mas eu esperava muito mais de alguns pilotos como Danica Patrick, Mário Moraes, Raphael Matos, Takuma Sato e outros.
Esses citados criaram-se muita expectativa de andar melhor. Apontaram a Danica como candidata às vitórias e elas não aconteceram. Ela andava mal em várias corridas e falava que a culpa não era dela. Aí quando conseguia um 5º lugar, posava de fodona.
Mário Moraes ganhou a vaga aos 48 do segundo tempo e numa equipe como a KV eu esperava ele melhor nas corridas. Ledo engano. O Raphael Matos não fedeu nem cheirou, mas a equipe dele, adquirida pelo Gil de Ferran, eu esperava mais pelo investimento feito. Outra foi a KV. Três carros e andando do meio do pelotão pra trás.
O Viso também foi outro que não correspondeu às expectativas de uma equipe melhor estruturada e o Sato, hein???? Muito marketing e muita expectativa pra cima dele, e o cara só apronta em várias corridas, decepcionando muito.
Eu tiraria do grid a Milka Duno (por que será, né???), o Viso, o Moraes, o Dracone, a Sarah Fisher (nada contra ela, até torci pra ela muitas vezes, mas não dá mais pra ela) e o Jay Howard.
A Bia, muito mal assessorada, tem que tomar uma atitude para 2011. A Conquest, pra mim, foi muito bem, com dois carros na maioria das etapas. Pena que o Romancini não pôde disputar as últimas provas, podia ficar com o Rookie of the Year deste ano. E a Simona, face às limitações de sua HVM mandou bem nos mistos, só precisa andar melhor nos ovais, mas promete. Eu notei em blogs e fóruns especializados um certo preconceito contra a presença dela na Indy. Parece que ela incomodou muitos torcedores de outros pilotos.
A Andretti, cada vez mais, decaindo de produção, a Newmann Haas no esquema agora de pague e corra, também tá descendo a ladeira. Enquanto isso, Penske e Ganassi monopolizando as vitórias. O Will Power prometeu muito, venceu na maioria dos mistos, mas pagou pela irregularidade nos ovais. O Dario, que venceu nos ovais, acabou com esse título, mais uma vez. Também notei muita gente torcendo contra o Will Power por causa de Edmonton.
Para 2011, tudo deve continuar esse marasmo de Penske - Ganassi, então é rezar para 2012 chegar logo, assim com um novo chassis e vários kits e quem sabe, motores novos de outras montadoras, poderemos ver a Indy como era até 2005 quando tinha várias equipes brigando por vitórias. Porque do jeito que tá, não dá...
Infelizmente, fiquei muito infeliz com esse desfecho de campeonato. E a Fórmula 1 também tô torcendo para acabar logo.
Parabens ao Dario, vitoria merecida. Eu queria ver o Will Power vencer, ele tbm merecia, mas depois q o carro dele começou a sair de frente algumas voltas depois do inicio da prova (deu pra ver na onboard dele no Race Control) eu perdi as esperanças...
A Danica tem contrato pra 2011 ainda tanto com a Ganassi quanto com a equipe dela na NASCAR.
Josele, por mais q 2 equipes tenham dominado, a temporada foi emocionante...
mas eu entendo, tem gente q é insatisfeita com tudo e todos lol
Pilotos medíocres do ano: Mario Moraes e Raphael Matos.
Ninguém tem q dizer nada do Power, foi o melhor piloto da Penske. Promete para 2011.
O título ficou em boas mãos.
Bia consegue um lugar para 2011?
Pilotos medíocres do ano: Raphael Mattos, Mario Moraes, Takuma Sato, o mais mediocre de todos, Hideki Mutoh e Ernesto Viso.
Esses pilotos tem que pedir para sair nas suas respectivas equipes em 2011.
Eu gostaria de saber como será a repercussão desse feito do Dario na Europa. Com certeza vão lembrar do teste que ele fez na Jaguar em 2000 em que ele alegou ter sido sabotado em sua atuação com um carro de F1.
Sugestão pro Tio Bernie: Fazer uma corrida de GP2 (carros de catogoria diferente da F1 e Indy) com o Dario e o birrento do Alonso. Quem vocês acham que vence???
merecidissimo foi o titulo de dario parabens mais uma vez infelicidade da pensk que mostrou ser um carro encopleto a proxima temporada aguardará um titulo brasileiro infelicidade do power piloto rei dos mistos e de rua mias sim um fracaço nos ovais um time que tanto acreditou não esperava mais o verdadeiro campeão não pode falhar espero por 2011!!!!!!!!!!!
Postar um comentário