Educar o filho dos outros é fácil...

As decisões de Tony Kanaan cabem apenas a ele próprio.

Olá galerinha da Indy, como vocês estão? Bom, tinha uma coluna semi pronta sobre o Will Power, mas fica para a semana que vem. Hoje, vamos falar sobre o assunto do momento no automobilismo, Tony Kanaan, Andretti Autosport e 7-eleven.


Esta notícia pegou quase todo mundo de surpresa, pouquíssimas pessoas sabiam dessa possível saída da rede de conveniência 7-eleven do carro Nº 11. O que vai aparecer de boatos envolvendo o nome de Tony a outros times da Indy ou até mesmo fora dela, não será pouco, portanto você fã da Indy, não caia na bobeira de acreditar em qualquer coisa que a mídia sensacionalista necessita de vender notícias e ter audiência, pode vir a colocar nos próximos dias com relação ao futuro do nosso último campeão da Fórmula Indy. Esse recado vale não só para os brasileiros, mas também para todos os pilotos que não tem contratos, já que de outubro a dezembro teremos só boatos, apenas boatos.

Resolvi escrever estas linhas, pois tenho visto muita gente dizendo aqui no Blog, em outros sites do gênero, no Twitter, Orkut, enfim, na internet sobre as escolhas de Tony Kanaan no passado.

Como nós, de longe podemos julgá-lo? Que direito temos se sabemos de tão pouco? É aquela tal história, educar o filho do próximo é fácil, difícil é educar o nosso.

É de conhecimento de boa parte do público que acompanha a Indy que Tony Kanaan esteve prestes a assinar um contrato com a Chip Ganassi a partir da temporada 2009, mas resolveu continuar na equipe Andretti. Os motivos? Só ele pode responder. Sabe-se também, que a contraproposta da equipe em que ele foi campeão em 2004 oferecia um contrato de cinco anos, ou seja, até 2013.

Foto: Jackson Lincoln Lopes
Tony Kanaan está no time Andretti desde 2003: conquistou a 1ª vitória do time na IRL em Phoenix e também a última, em Iowa, nesta temporada.

Alguém aqui sabe de quantos anos era a proposta da Ganassi? Alguém aqui sabe quanto ele iria ganhar lá? Alguém aqui apostava na Ganassi no meio de 2008, sendo que a equipe não conquistava um título desde 2003, enquanto a Andretti conquistou três canecos e duas Indy500 neste período

De acordo com o site norte-americano AutoWeek, o salário do piloto baiano é por volta de três milhões de dólares, acredito que seja um dos mais altos da categoria, junto com Hélio, Dario, Scott e Danica. No atual estágio em que a Indy se encontra, somente Penske e Ganassi teriam condições de pagar estes valores.

O que acontece com Tony este fim de ano é semelhante a situação vivida por Kimi Raikkonen na Ferrari ano passado. O piloto tem contrato com o time, mas pode acabar não correndo. Falando em Kimi, tomara que ele volte para a F-1 o quanto antes, pois não agüento mais abrir sites de notícias, e todo dia estar lá Kimi quer voltar, diz alguém, aí no outro dia, Kimi desmente a notícia de seu retorno, já encheu isso, e muito!

As opções de Kanaan no momento são: a Andretti conseguir um patrocinador para bancar o carro Nº 11, procurar outra equipe na Fórmula Indy ou tirar o tal ano sabático como fez Kimi na Fórmula 1. Mais uma vez, só ele e seus agentes sabem o que está acontecendo. Nossos palpites aqui de fora serão puro achismo.

Não sei como é no automobilismo, mas deve ser semelhante ao futebol. Quando um time está com um jogador que tem um salário caro o empresta para outro e paga parte desta remuneração em conjunto com outro time. Isso deve acontecer na categoria também.

Foto: Jackson Lincoln Lopes
Michael Andretti e Tony Kanaan: Muita conversa e propostas devem acontecer nos próximos meses.

Robert Clarke, ex-Honda é o manager de Tony Kanaan, um homem muito forte dentro da Fórmula Indy. Este cara sempre teve excelente relacionamento com o brasileiro Gil de Ferran. Isto é apenas uma informação, nada de especulação.

Tony é um dos pilotos mais experientes da categoria, soma desde 1998 quando estreou na CART, 225 largadas, dos pilotos em atividades que disputam a Indy de forma integral, só perde neste quesito para Hélio Castroneves, com uma a menos. O baiano ainda soma quinze vitórias contando a US 500 de 1999 em Michigan, sendo que dos 25 pilotos que disputam o campeonato, apenas ele e mais três são campeões da categoria.

Seria sonho a esta altura achar que Chip Ganassi poderia alinhar um terceiro carro para o brasileiro. Entre o salário de um piloto de perfil campeão mais uma estrutura de ponta, os gastos da equipe podem ultrapassar os dez milhões de dólares. Se a 7-eleven “reduziu a marcha”, é porque o mercado não está tão bom quanto os mais otimistas dizem. Eu venho falando isso a tempos. Estão tratando o ano de 2012 da Fórmula Indy como se fosse tudo, não é bem assim, precisamos ir mais devagar. A guerrinha IRL x ChampCar durou doze anos, não é em cinco que se recupera.

Foto: Arquivos Blog da Indy
Tony é um dos pilotos mais talentosos e simpáticos do grid da Fórmula Indy.

Por este longo tempo que acompanho a categoria, Tony assim como Hélio, Dario e Dixon, é um daqueles caras que não precisa mostrar nada, apenas sentar no carro e se preocupar em pisar fundo no acelerador. Será muito triste ter que ver Tony batalhando em uma equipe de nível médio no ano que vem.

O ano de 2011 parece incerto para Tony, mas 2012 com certeza terá uma reviravolta. Com o relacionamento que ele tem com a Dallara e Honda, Tony é um dos pilotos do grid que mais conhecem de técnica e tem enorme capacidade para desenvolver o novo chassi, este currículo poucos tem na Indy.

Tony pode ter perdido um grande patrocinador, mas o talento, competência e o carisma, estes continuam, pois nenhum cara que fica atrás de um computador observando os índices da Bolsa de Tóquio e de Nova Iorque analisando os rumos dos investimentos de sua empresa, pode tirar do brasileiro. Talvez o cara que decidiu por retirar a 7-eleven do carro Nº 11, não sabe o poder de marketing que tem o brasileiro. Na Indy, Tony é um dos pilotos que mais retorno gera a quem investe nele, e não estamos falando em tirar o macacão ou fazer shows quando acontece um acidente, mas sim falando dentro da pista.

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Jackson Lincoln Lopes é Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá e pós graduando em Gestão Pública nesta mesma instituição. Colabora com o site Amigos da Velocidade escrevendo notícias relacionadas a Fórmula Indy e também na Marsili Press Team. Criou o Blog da Indy no início de 2009. Também é colecionador de miniaturas da categoria e de corridas da Indy, onde possui um acervo com mais de 500 corridas desde 1979 em sua coleção.
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18 comentários:

Anônimo disse...

O TK apareceu muito nesse ano, vira e mexe ele tava em algum evento publico, acho q só a Danica (claro...) apareceu mais q ele.
A 7-11 ta saindo perdendo.. mas fazer o q... espero q o TK consiga algo bom!
Espero um bom 2011 pra Indy.

Natanael disse...

Claro que Tony Kanaan escolheu aquilo que naquele momento era o que ele queria, o que achava que seria melhor pra ele. Talvez não contasse que a Andretti andasse pra trás nesse período. A Ganassi na metade de 2008, além de estrutura, a equipe já havia se tornado quase imbatível nos ovais de 1,5 milhas. Acredito que essa "liberação" da Andretti pro Tony procurar equipe deve-se ao fato da equipe querer se livrar do ônus de honrar o valor firmado em contrato com o Tony. Acredito que se o Tony vier a sair, pode ser o passo atrás que faltava a Andretti, pois todos os pilotos dependiam dele até pouco tempo atrás, e, principalmente, o Marco deverá sentir essa perda. A própria Andretti deve saber disso no aspecto técnico, mas não sei como seria uma possível cláusula de rescisão do contrato da equipe para com o Tony. A verdade é que se a Ganassi queria um 3° carro ou a Penske estava a procura de uma oportunidade para substituir o Briscoe, essa está caindo de maduro. Mas a novela terá muitos capítulos até seu desfecho.

Alexandre Lourenço disse...

A Penske dificilmente manterá um terceiro carro, a Andretti desgastou muito o Tony e não vamos nos esquecer que a Senhora Patrick vai estar por lá ainda em 2011, acredito que o Tony correrá em uma equipe meia boca em 2011 e ja em 2012 ele vai ser preterido por alguma equipe que tenha grana pra desenvolver o novo carro de 2012 e esta equipe poderá ser a Andretti e estou tranquilo quanto ao futuro dele por que é um piloto completo e muito querido .E parabéns pela matéria !!!!

ALPR disse...

Acho que as únicas explicações relevantes para o Tony não ter aceitado a proposta da Ganassi eram tempo de contrato e/ou salário, porque um piloto top na Ganassi ou na Penske tem bem mais chances de lutar pelo título do que na Andretti com este perfil bagunçado que não vem de hoje.

É claro que ele não tinha como saber que a Ganassi ia fazer o campeão nos dois anos seguintes, mas ao menos a disputa pelo título seria algo meio óbvio para esta equipe. A Ganassi não brinca em serviço, NÃO MESMO. Quem viu Vasser, Zanardi e Montoya correrem nesta equipe sabe bem do que eu to falando.

Mas paciência... ele não tinha como saber, e como eu disse no comentário da notícia, seria um SONHO ve-lo num terceiro carro da Ganassi, mas isso é meio improvável, já que até a Penske quer tirar um carro... a Ganassi não deve querer um terceiro.

Resta esperar pra ver. Espero que ele consiga uma vaga nem que seja numa equipe mediana, ou que a Andretti arranje logo um bom patrocinador pro Tony, porque ele é um dos melhores pilotos da Indy, e diferente do Raikkonen quando saiu da F1, não há qualquer sinal de desmotivação nele! Ainda há também a esperança de uma troca na Penske que poderia ter 3 carros, com o Tony no lugar do Briscoe, mas isso é mais chute mesmo, outro desvaneio.

Vamos ver o que acontece daqui pra frente...

Bruno Miranda disse...

Acredito q na epoca o Tony não saiu da Andretti por lealdade ao Michael Andretti, o cara ensinou mto ao brasileiro.. mas duvido mto q o Chip Ganassi vai perder essa oportunidade de botar 3 carros, não são qualquer 3 carros, são os melhores pilotos da Fórmula Indy na atualidade, eram os 3 primeiros do GP de Homestead até a primeira parada para pitstop..alem do mais o Tony tem um otimo aliado na chip Ganassi, não duvido nada do Dario Franchitti, com muita moral com o chefe botar uma pilha no Chip Ganassi para contratar o melhor amigo TK. Na Penske não acredito... duvido mto. Não se é por causa do Helio, não sei se seu Roger Penske ta ficando cego.. mas não acredito em nada na Penske

Anderson disse...

A Penske não deve dispensar o Briscoe para contratar o TK. Se conseguirem manter 3 carros, é o Briscoe que continua. Não é do feitio deles dispensarem pilotos.

E sobre liberarem o TK pra anegociar, é uma questão de respeito e de dar oportunidade de procurar algo concreto. Andretti deve muito ao TK por todo esse tempo de dedicacão, por isso não vai prende-lo a um contrato incerto.

Alexandre Lourenço disse...

Independente de qualquer coisa, podem acreditar que existe um grande respeito entre o Tony e todos da Andretti, acho muito legal e valiosa essa relação entre eles.

Anderson disse...

E outra: Tony só não dá mais retorno de marketing que a Danica, Helio e talvez o Dario, mesmo com o desempenho abaixo da média nas ultimas temporadas.

Unknown disse...

Interessante que o Tony Kanaan andou falando com Kyle Buch e colocando umas fotos de M&M no seu Twitter...

Renato Gonzales disse...

Só discordo do Jackson quanto à forma da Chip Ganassi. Ela sempre foi uma grande equipe e esteve bem durante toda a temporada 2008. Não sei em que época daquele ano se deram as negociações de contratos, mas dava para prever sim que qualquer um que assinasse com os carros vermelhos se daria bem. Lembro do Celso Miranda comentar também que, nos últimos anos, bons profissionais que estavam na Andretti deixaram o time para atuar na Ganassi. Certamente, Michael Andretti deve ter feito uma proposta financeira muito boa para ao menos não perder o principal piloto.
Mas, na verdade, não enxergo a situação do Tony como sendo tão desesperadora. Como ele tem contrato de longa duração, dificilmente vai perder o lugar que já ocupa. Só se aparecesse alguém com muito dinheiro para comprar o lugar dele e pagar recisão de contrato, o que não parece tão provável. O que deve acontecer é ele ficar com o bolso menos cheio, pela perda desse patrocinador importante. É aquela história: ao invés de comer todos os dias nos restaurantes de luxo de Miami, pode ter que diminuir o ritmo para saborear uma boa comida caseira. Ao menos ele segue fazendo o que gosta e morando nos EUA.

Jackson Lincoln Lopes disse...

Thiago, este evento foi apenas compromisso de mídia. O Tony não vai para a Nascar.

Unknown disse...

Jack, tava me referindo ao "patrocínio" em si.

Quem sabe uma parceria com a M&M.

Li uma notícia que a Andretti quer ficar com o Hunter-Ray também.
http://www.inracingnews.com/indycar-news/indycar/andretti-working-to-keep-hunter-reay/

Pra mim manter o Hunter-Ray e o Rahal em carros competitivos, deveria ser a principal meta da Indycar, são os dois melhores americanos do grid e bons pilotos.

Anônimo disse...

O Randy Bernard ja disse em uma entrevista q quer fortalecer a entrada de pilotos americanos na Indy Lights atraves da USAC.
http://www.racer.com/indycars-bernard-to-boost-usac-drivers-indy-prospects/article/179349/

Anônimo disse...

Eu se sou o Tony eu saio da Indy caso não arrume um carro competitivo. Correr ao lado do Ernesto Viso e do Alex Lloyd no final do grid pra quem já foi campeão é muito deprimente. Se ele arrumar uma vaga na Stock Brasil ou na NASCAR seria uma boa.

Marco Matsumoto disse...

"Até um pé na bunda te empurra pra frente."
Vamos ficar na torcida pra que o Tony consiga um patrocinador melhor ainda que a 7-Eleven.

Anderson Nascimento disse...

E quem disse que a 7-eleven não acredita no potencial de marketing de Tony? Não se deve julgar uma empresa que há tanto tempo vem apoiando o brasileiro sem saber os motivos. A 7-eleven vê o mercado da Indy em baixa e duvido que se você tivesse uma empresa que estivesse investindo em um mercado que só lhe dê prejuízo não a abandonaria. A 7-eleven está correta e mesmo considerando Tony um baita piloto e profissional, o azar e o esforço para conseguir um novo patrocínio é dele.

Paulo César Peréio disse...

Nossa, vendo o tipo de fezes que sai pela boca de alguem como o carinha ai de cima eh que eu perco as esperanças na humanidade de vez!!!!! Como alguem pode falar uma MERDA ao nivel de "duvido se voce tivesse uma empresa que estivesse investindo em um mercado que lhe desse prejuízo", como alguém em pleno século XXI pode mandar os outros se colocarem no lugar de donos de empresa???????

OS DONOS DE EMPRESA SE COLOCAM NO LUGAR DE ALGUÉM??????????MUITO PELO CONTRARIO!!!OS DONOS DE EMPRESA É QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELA MAIORIA DAS DESGRAÇAS QUE ACONTECEM NO MUNDO, FOME, MISÉRIA, PROSTITUIÇÃO, CRIME, EXCLUSÃO SOCIAL, ESTEREÓTIPOS DE BELEZA E ETC!!!!!!!!!!!!!

TODO MUNDO QUE MOVIMENTA A ECONOMIA GLOBAL É RESPONSAVEL POR ESSE LIXO DE MUNDO E OS DONOS DE EMPRESA ESTÃO NO TOPO DA LISTA DOS CULPADOS!!!!!!!!

SÓ MESMO UM COMPLETO IMBECIL PRA JUSTIFICAR UM ATLETA FICAR SEM PATROCÍNIO COM BASE EM "DÓZINHA, PENINHA" EM CIMA DE EMPRESÁRIO QUE FERRA A VIDA ALHEIA, DEMITE OS OUTROS, CORTA VERBAS MAS NUNCA DEIXA DE VIVER NUMA COBERTURA E TER UM MERCEDES-BENZ!!!!!!!

ESPERO QUE VOCE PERCA TUDO O QUE TEM UM DIA, FIQUE DOENTE E DAI VAI VER COMO OS DONOS DE EMPRESA VÃO TER DÓ DE VOCE, DAI VAI SER AZAR E ESFORÇO SEU PRA NAO MORAR EM BAIXO DE UMA PONTE!

VERME!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

deve ser mais 1 imbecil formado por livrinhos de motivação empresarial q viram a bunda pra o mundo corporativo achando que a vontade de meia duzia de engravatados que controlam a grana do mundo e a vontade de deus

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