Fórmula Indy 2010: Análise das equipes - Parte V


A batalhadora Sarah Fisher mantém forte o sonho de ter uma equipe competitiva na IndyCar Series. O time foi fundado em 2008, disputando apenas três provas, sendo que no ano seguinte dobrou o número de sua participação na Fórmula Indy. Neste ano, Sarah conseguiu pela primeira vez alinhar dois carros em algumas provas. Com trinta anos de idade e longe da melhor forma física, Sarah optou por ceder seu carro a Graham Rahal nas primeiras provas do ano que foram disputadas em pistas mistas e de rua, já que estes tipos de traçados não são o seu forte. A decisão foi acertada, pois o melhor resultado da equipe foi nas mãos de Graham na corrida de Saint Petersburg quando o norte-americano ficou com a nona colocação. O segundo carro da Sarah Fisher Racing ficou a bordo de Jay Howard que disputou quatro provas e não conseguiu terminar nenhuma etapa, sem contar o vexame de não conseguir se classificar para as 500 milhas de Indianápolis, algo que Sarah acreditava, pois poderia lhe render milhares de dólares a participação do carro Nº 66 na Indy 500. Aquela Sarah Fisher (piloto) que foi competitiva no início da última década conquistando pole-position e pódio está longe de podermos observar novamente. Pode ser que esteja na hora de abandonar as pistas e apenas gerenciar sua equipe, algo que vem fazendo com mais êxito do que como piloto.

SARAH FISHER
Nacionalidade: norte-americana
Nascimento: 04/10/1980
Corridas disputadas: 7 Poles: -
Voltas na liderança: 10
Melhor resultado: 15º (Texas e Chicago)
Classificação geral: 26º
Pontos: 92

GRAHAM RAHAL
*
Nacionalidade: norte-americano
Nascimento:
04/01/1989
Corridas disputadas:
4
Poles:
-
Voltas na liderança:
-
Melhor resultado:
9º (St. Pete.)
Classificação geral:
20º
Pontos:
59

JAY HOWARD

Nacionalidade: inglês
Nascimento: 16/02/1981
Corridas disputadas: 4
Poles: -
Voltas na liderança: -
Melhor resultado: 22º (Chicago)
Classificação geral: 31º Pontos: 44
* Graham Rahal disputou outras seis provas pela Newman Haas, além de uma prova pela Rahal Letterman Racing e outra pela Dreyer & Reinbold Racing.


A maior e mais importante corrida dos Estados continua sendo as 500 milhas de Indianápolis. Neste evento, além de algumas equipes ampliarem suas operações adicionando um ou mais carros na tentativa de se classificar para a corrida, outros times que não participam do campeonato regular da Fórmula Indy tentam alguma história nesta corrida única. A Rahal Letterman Racing colocou um carro no grid para o filho de Bobby que não teve equipe fixa durante este ano. Graham teve o melhor desempenho dos pilotos destas equipes aventureiras. A Sam Schmidt em parceria com a Chip Ganassi montou uma estrutura para Townsend Bell que foi destaque no Pole Day e conseguiu concluir a prova. A Bryan Herta Autosport que disputa o campeonato da Indy Lights, categoria de acesso a Fórmula Indy, pela primeira vez colocou um carro na Fórmula Indy com o jovem Sebastian Saavedra que na época tinha apenas 19 anos. O colombiano que correu pelo time do ex-piloto Bryan Herta teve uma dramática classificação no Bump Day e garantiu a última das 33 vagas no grid de Indianápolis, mas na corrida o muro foi o seu limite.

GRAHAM RAHAL*
Nacionalidade: norte-americano
Nascimento: 04/01/1989
Corridas disputadas: 1
Poles: -
Voltas na liderança: 18
Melhor resultado: 12º (Indy500)
Classificação geral: 20º
Pontos: 26

TOWNSEND BELL
Nacionalidade: norte-americano
Nascimento: 19/04/1979
Corridas disputadas: 1
Poles: -
Voltas na liderança: -
Melhor resultado: 16º (Indy500)
Classificação geral: 38º
Pontos: 18

SEBASTIAN SAAVEDRA**
Nacionalidade: colombiano
Nascimento: 02/06/1990
Corridas disputadas: 1
Poles: -
Voltas na liderança: -
Melhor resultado: 23º (Indy500)
Classificação geral: 33º
Pontos: 15
* Graham Rahal disputou provas também pela Newman Haas Racing, Sarah Fisher Racing e Dreyer & Reinbold.
** Sebastian Saavedra disputou outra prova pela Conquest Racing.

 
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