Fórmula Indy 2010: Análise das equipes - Parte III


Após a difícil temporada de 2009 quando o time perdeu Vitor Meira após as 500 milhas de Indianápolis, devido a seu grave acidente, a equipe comandada pelo sete vezes campeão da Fórmula Indy, Anthony Joseph Foyt fez um belo papel neste ano. Ficou longe de chegar perto de Chip Ganassi e Penske, é verdade, mas o piloto brasileiro fez um excelente trabalho e quando pode contar com a estratégia e a sorte, conseguiu resultados satisfatórios, como o terceiro lugar em São Paulo, além da sexta colocação em Homestead. A equipe que já foi campeã das 500 milhas de Indianapolis e da Indy Racing League com Kenny Brack, vem tentando reencontrar este caminho vitorioso. Mesmo com o melhor resultado do time sendo em uma pista de rua, foi neste tipo de traçado que a equipe de Vitor teve as maiores dificuldades. A vida de Vitor seria menos difícil na equipe A. J. Foyt se tivesse um companheiro de equipe, algo que o brasileiro não tem desde 2007 quando ainda defendia a Panther Racing.

VITOR MEIRA
Nacionalidade: brasileiro
Nascimento: 27/03/1977
Corridas disputadas: 17
Poles: -
Voltas na liderança: 18
Melhor resultado: 3º (São Paulo)
Classificação geral: 12º
Pontos: 310



A grata surpresa da temporada 2010 entre as equipes, assim podemos definir a FAZZT Race Team. Cansado de saber se ia correr ou não na próxima corrida quando estava na Conquest Racing, o veterano Alexandre Tagliani resolveu montar uma equipe própria através de seus patrocinadores e empresários canadenses. Alinhar no grid na primeira fila logo na estréia nas ruas de São Paulo mostrou que a equipe poderia apresentar bons resultados e nem de longe lembrar que este novo time da IndyCar Series surgiu do espólio da Roth Racing, um fraquíssimo time também canadense que disputou algumas provas na categoria nos últimos anos. Nas 500 milhas de Indianápolis, Alex levou o carro da FAZZT a super pole e largou na segunda fila no Indianapolis Motor Speedway alinhando seu Dallara Honda Firestone em quinto. Para esta prova, a equipe decidiu contratar Bruno Junqueira para o segundo carro do time que foi colocado apenas nesta prova para Tagliani “quitar uma dívida” que tinha com o mineiro desde 2009. Bruno treinou apenas no Bump Day e foi o mais rápido nesta última oportunidade de garantir vaga na corrida mais importante do ano. Mesmo sendo destaque em algumas provas, os resultados finais não mostram o desempenho que Tagliani teve na pista. O melhor resultado do time aconteceu em Ohio, quando o canadense liderou o maior número de voltas daquela corrida e completou a prova na 4ª colocação.

ALEXANDRE TAGLIANI
Nacionalidade: canadense
Nascimento: 18/10/1972
Corridas disputadas: 17
Poles: -
Voltas na liderança: 67
Melhor resultado: 4º (Mid-Ohio)
Classificação geral: 13º
Pontos: 302

BRUNO JUNQUEIRA
Nacionalidade: brasileiro
Nascimento: 04/11/1976
Corridas disputadas: 1
Poles: -
Voltas na liderança: -
Melhor resultado: 32º (Indianápolis)
Classificação geral: 39º
Pontos: 13

O time que buscava ser grande em 2010, não conseguiu ser um time médio e competitivo. A chegada de Gil de Ferran na gerência da equipe e a continuidade de Raphael Matos no carro Nº 2 após o ano de aprendizado em 2009 parecia ser o segredo do sucesso para este ano, acabou não sendo. Não pode dizer que foi uma decepção, mas para um time que é tido como uma promessa na Fórmula Indy não pode obter apenas por quatro vezes no ano o Top10. Matos acabou pontuando menos que em sua temporada de estréia na IndyCar Series. O quarto lugar na primeira corrida do ano nas ruas de São Paulo foi apenas uma ameaça que o time poderia ser competitivo. Outro quarto lugar viria alguns meses depois na tradicional pista de Watkins Glen no nordeste dos Estados Unidos. O veteraníssimo piloto Davey Hamilton competiu em duas provas durante o ano, mas pouco fez. O time de Jay Penske, Gil de Ferran e Steve Luczo apresentou boa performance nas qualificações de Indianápolis, quando classificou os dois carros sem problemas entre os quinze primeiros do grid no Pole Day.

RAPHAEL MATOS
Nacionalidade: brasileiro
Nascimento: 28/08/1981
Corridas disputadas: 17
Poles: -
Voltas na liderança: 18
Melhor resultado: 4º (São Paulo e Watkins Glen)
Classificação geral: 14º
Pontos: 290

DAVEY HAMILTON
Nacionalidade: norte-americano
Nascimento: 13/06/1962
Corridas disputadas: 2
Poles: -
Voltas na liderança: -
Melhor resultado: 18º (Chicago)
Classificação geral: 36º
Pontos: 26



Uma temporada para esquecer, esse deve ser o pensamento de Kevin Kalkhoven e Jimmy Vasser, proprietários da equipe. O time que venceu a última prova realizada da extinta ChampCar, ainda sofre na IndyCar Series. No ano passado teve uma boa temporada quando teve apenas um carro no grid, sendo ele o brasileiro Mario Moraes. Para este ano a equipe resolveu aumentar sua operação de um para três carros, o resultado foi o que se viu na pista, muitos acidentes e falhas mecânicas fizeram da KVRT, uma equipe média na categoria ter desempenho de time pequeno. Takuma Sato fez grandes classificações durante o ano em pistas mistas, como o terceiro lugar em Mid-Ohio, mas quando o japonês que chegou da F-1 para a Indy como estrela acelerava seu carro nas corridas, parecia outro piloto, deixando de completar nove provas, todas elas devido a acidentes, nem sempre ele foi culpado é bem verdade, em alguns casos seus companheiros o tiraram da pista. Ernesto Viso conseguiu o único pódio do time, seu primeiro na categoria, no curto oval de Iowa e foi só. Mario Moraes mesmo com rendimento abaixo do ano passado foi o melhor do time ficando na 15ª colocação no campeonato. Algo de legal aconteceu no time, foi a parceria com a Lotus Cars que resgatou a lendária pintura do carro de Jim Clark.

MARIO MORAES
Nacionalidade: brasileiro
Nascimento: 20/12/1988
Corridas disputadas: 17
Poles: -
Voltas na liderança: -
Melhor resultado: 5º (Glen)
Classificação geral: 15º
Pontos: 287

ERNESTO JOSÉ VISO
Nacionalidade: venezuelano
Nascimento: 19/03/1985
Corridas disputadas: 17
Poles: -
Voltas na liderança: 1
Melhor resultado: 3º (Iowa)
Classificação geral: 17º
Pontos: 262


TAKUMA SATO
Nacionalidade: japonês
Nascimento: 28/01/1977
Corridas disputadas: 17
Poles: -
Voltas na liderança: -
Melhor resultado: 9º (Edmonton)
Classificação geral: 21º
Pontos: 214


PAUL TRACY
Nacionalidade: canadense
Nascimento: 17/12/1968
Corridas disputadas: 2
Poles: -
Voltas na liderança: 14
Melhor resultado: 6º (Edmonton)
Classificação geral: 27º
Pontos: 33


É triste não poder escrever coisas boas da Newman Haas. O fato é que a equipe parece ter perdido o rumo após a morte do saudoso Paul Newman. Jamais a Newman Haas Racing teve uma temporada tão ruim em toda sua história que data desde 1983, isso se deve pelo fraquíssimo piloto escolhido por razões financeiras pela equipe. Hideki Mutoh, um japonês pra lá de medíocre, mas como muito de seus compatriotas, com o dinheiro da Honda e da Panasonic bancando a sua vaga. Definitivamente uma das maiores equipes de todos os tempos do automobilismo mundial, já que soma oito títulos no open wheel norte-americano, não merecia uma temporada tão fraca. Mutoh não merece o cockpit que um dia já foi de Mansell, Da Matta, Mario e Michael Andretti, Bourdais e Junqueira. Na metade final da temporada, através de Graham Rahal, a equipe conseguiu alinhar um segundo carro no grid. O norte-americano conquistou o melhor resultado para a NHR na temporada, um quinto lugar nas ruas de Toronto. Todos os fãs da Indy esperam que a time possa se inspirar na ave fênix, símbolo da equipe e com isso voltar aos seus tempos de ouro o mais rápido possível. Para isso, será necessário um piloto de talento no braço e não no bolso, além de mais seriedade por parte de Carl Haas, que deve honrar melhor a história de sua equipe, já que neste momento ela se encontra tão falecida como um de seus fundadores.

GRAHAM RAHAL*
Nacionalidade: norte-americano
Nascimento: 04/01/1989
Corridas disputadas: 6
Poles: -
Voltas na liderança: -
Melhor resultado: 5º (Toronto)
Classificação geral: 20º
Pontos: 128

HIDEKI MUTOH
Nacionalidade: japonês
Nascimento: 06/10/1982
Corridas disputadas: 17
Poles: -
Voltas na liderança: 1
Melhor resultado: 12º (Texas, Glen e Toronto)
Classificação geral: 18º
Pontos: 250
* Graham competiu em quatro provas pela equipe Sarah Fisher, outra pela Dreyer & Reinbold Racing, além de disputar uma prova pela Rahal Letterman Racing.

 
Clicky Web Analytics