Mais um ex CART deu certo na Fórmula 1.

Engenheiro de Sebastian Vettel trabalhou na CART por uma década.

Com exceção de Jaques Villeneuve que foi campeão da Fórmula Indy em 1995 pela equipe Green (atual Andretti Autosport) e dois anos depois acabou sendo campeão mundial de Fórmula 1, os demais pilotos que tiveram passagens gloriosas pela Fórmula Indy geralmente são contestados pelos seus desempenhos na categoria máxima do automobilismo mundial.

Com nomes como Michael Andretti, Alessandro Zanardi, Juan Pablo Montoya, Cristiano da Matta e Sebastian Bourdais mais recentemente, que tiveram enorme sucesso e foram ídolos e recordistas na América, esses pilotos de habilidades incontestáveis não conseguiram se firmar na categoria com base na Europa.

Ao lado de Sebastian Vettel na equipe Red Bull Racing.

Uma década depois do título de Villeneuve na Fórmula 1, outro ex – CART vem fazendo enorme sucesso na F1, mas poucos amantes do automobilismo norte-americano tem conhecimento de tal fato. O atual engenheiro de Sebastian Vettel da equipe Red Bull, Guillaume Rocquelin, está na equipe desde 2006 e teve passagem vitoriosa na CART.

Rocky como é conhecido, trabalhou com Scott Dixon em 2001 na equipe Pacwest Racing Group, quando ambos estrearam na categoria. No ano seguinte, o engenheiro foi contratado pela Newman Haas Racing para trabalhar no carro Nº 6, pilotado por Cristiano da Matta, campões de 2002. O engenheiro continuou na equipe até o final de 2005, quando trabalhou com Bruno Junqueira durante mais de dois anos.

Rocky e Bruno Junqueira na equipe Newman Haas em 2004.

No início da temporada de 2006, foi contratado pela equipe Red Bull Racing de Fórmula 1. Rocky já havia trabalhado na Fórmula 1 no final dos anos 90 quando foi criada a equipe BAR.

Confira o currículo de “Rocky”

1993-1995: Engenheiro de pesquisa da Reynard Racing Cars
1995-1999: Engenheiro chefe de pesquisa e desenvolvimento da Reynard
1999-2000: Engenheiro de pista da BAR - British American Racing (F1)
2000-2001: Engenheiro de pista de Scott Dixon – PacWest (CART)
2002-2005: Engenheiro chefe da Newman-Haas Racing (CART / Champ Car)
2006-2010: Engenheiro de pista da Red Bull Racing (Fórmula 1)

5 comentários:

Alexandre Lourenço disse...

Esse sim é campeoníssimo, pena que só agora tivemos conhecimento sobre isso, se pesquisarmos poderemos encontrar mais gente que conhecemos por aquelas bandas.

Anônimo disse...

O Rocky e o melhor engenheiro que ja trablhei, alem de ser uma otima pessoa

José Pedro Morgado disse...

Jackson, o rocky deve ser um dos melhores engelhores da história do automobilismo, pois nao é facil ter sucesso em duas categorias tão dificeis como F-mundial e F-1

Um abraço a vcs do blog da indy

José Pedro Morgado disse...

desculpe, engenheiro!!!

Anônimo disse...

Uma pergunta para o Blog: como é a relação técnica entre F1 e FIndy? Acho que ela data desde a década de 60 quando o Colin Chapman começou a competir lá nas 500 milhas. O Teddy Meyer fazia o circuito F1 + Indy, competindo e vencendo nas duas categorias nos anos 70. Eu sei que o John Barnard, que trabalhou em várias equipes na F1 entre elas Ferrari e McLaren, cooperou (ou projetou) o chassi Chaparral em 1980 que introduziu o efeito solo na Indy. Acho que o fato dos chassis serem europeus de umas 3 décadas para cá, à exceção do Swift utilizado pela Newman Haas no final dos anos 90, trouxe vários técnicos e engenheiros que trabalharam na F1. O caso do Rocky deixa isso claro porque segundo o post de vocês ele começou na Reynard, que todo mundo sabe, fabricava chassis para várias categorias na Europa, principalmente FFord, F3 e F3000 para depois se aventurarem na Indy.

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