Por: Jackson Lincoln e Fábio Henrique
Criada na temporada de 2005 da ChampCar, a pista de Edmonton entrou no calendário da extinta categoria substituindo a corrida que acontecia na província vizinha, nas ruas de Vancouver que preferiu se concentrar nos gastos para receber os jogos olípicos de inverno no ínicio desse ano. Após três anos sendo sucesso de público na ChampCar, a categoria passou a ser organizada pela Indy Racing League em 2008.
No entanto, nesta quarta-feira (03) a notícia de que Edmonton não estará mais no calendário da temporada 2011 da Fórmula Indy. A partir de 2009, o evento passou a ser produzido pela Octane Management, que foi acionada para mudar o traçado da pista , permitindo que o Edmonton City Centre Airport ficasse com sua pista de pouso e decolagem principal aberta durante a semana da corrida. Quando a cidade de Edmonton se recusou a contribuir com os gastos do circuito revisado, o acordo entrou em ruínas.
A pista principal do Aeroporto Central da Cidade de Edmonton é utilizada na corrida e interrompe o funcionamento do aeroporto na semana do evento: Mudança de layout seria a solução, mas prefeitura e nem organização do evento quererm abrir o bolso.
Desde que passou a ser realizado pela IndyCar Series, a cidade de Edmonton gastou mais de 12 milhões de dólares para cobrir o evento. A cidade e a Fórmula Indy tinham um acordo de mais três anos para a continuidade da realização o Grande Prêmio, mas os fatores financeiros pesaram no cancelamento da corrida. De acordo com o Jornal de Edmonton, a cidade iria gastar 5,5 milhões de dólares com esses três anos de Grande Prêmio. Mas, a empresa Octane pediu uma quantia maior para a reconfiguração da pista.
“Estamos desapontados que nenhum acordo foi feito para encontrar uma boa saída financeira para ambas as partes. O conselho da cidade colocou limites razoáveis no que poderia ser investido e no fim não conseguimos o dinheiro necessário”, comentou Lorna Rosen, diretora financeira da cidade.
“É tremendamente desapontador, particularmente depois da festa de boas vindas e de já ter acontecido a coletiva de imprensa com o prefeito. Apenas para citar os termos de como isso aconteceu, é uma coisa que não faz você se sentir muito bem vindo. Sempre dissemos que precisamos de lugares que nos querem ter. Pensei que tínhamos Edmonton como um desses lugares. Ter recebido essa ligação é um pouco chocante” disse Terry Angstadt, presidente da divisão comercial da Fórmula Indy.
O dirigente da Indy Car Series prosseguiu. “Eu fui avisado por nossos promotores, pelos quais eu tenho grande respeito, tendo o asfalto da pista recebendo as melhorias que eu pedi. Eu penso que talvez dois ou três milhões foram gastos nisso e ninguém esperava que dessem para trás. Mas nosso promotor recebeu uma ligação e foi avisado que eles pularam fora”
Mesmo com a perca de Edmonton, Terry não vê como grande preocupação e já cita locais para a substituição da prova, que deve continuar em terras canadenses. “Há um número de locais disponíveis que talvez podem ser bons. Não queremos marcar uma data com qualquer evento medíocre. François (presidente da Octane) é um grande profissional. Tenho muita confiança nele. Existem alguns locais os quais já conversei com os responsáveis. Amamos Vancouver e vemos como possibilidade. Calgary também certamente já conversou conosco”, finalizou.
Com isso, o calendário da Fórmula em 2011 segue aberto e com duas datas vagas, já que a corrida final da temporada ainda não foi definida o local, podendo ser em Las Vegas ou em Fontana, ambas em circuitos ovais.
Esta não é a primeira vez que o GP de Edmonton esteve ameaçado. No ano passado, a Prefeitura queria desativar a pista para a construção de residências e uma ampla área comercial, leia aqui.
27 comentários:
pô, por causa da mudança do traçado, ninguém quis pagar a reforma.... sacanagem....
*o GP de Edmonton dava um bom público, 60.000 pessoas no dia da corrida
Embora o layout da pista não fosse lá uma maravilha, mas dava pro gasto
de qualquer modo, quem sabe venha outra praça boa para a Indy no Canadá...falaram em Calgary, e uns tempos atrás teve um boato que o Tagliani e os sócios dele na FAZZT queriam promover uma corrida de rua na cidade do Quebéc
agora, o que vai preocupar é o espaço vazio no calendário de 2011... o GP de Toronto vai ser dia 10 de Julho, e depois só haveria corrida 4 semanas depois, dia 07 de Agosto em Mid-Ohio
Deixar 4 semanas de espaço em pleno verão norte-americano, é tolice... precisam arrumar uma corrida substituta pro dia 24 de Julho
Mosport também seria uma possibilidade?
Isso só pode ser armação do Tio patinhas (Mun Raa Bernie) ... Mas se não for, é uma tremenda burrice ou maluquice do prefeito de Edmonton. Uma corrida que tinha patrocínio oficial, coisa que não é comum nas outras provas do calendário, "dar prejuízo"... Essa corrida conseguia atrair um público imenso de fãs da Indy, já que no Canadá os monopostos são mais populares que os "dojões" da NASCAR. Fico pensando o quanto de grana (tirando por base a SP Indy 300) que esse povo tá perdendo. Acho que, se não houver nenhuma "força oculta" tramando contra a corrida, esse papo de grana vai ser resolvido logo e o pessoal vai resolver isso. Se não, pela tradição do Canadá que sempre teve pelo menos 2 corridas da Indy, vão escolher outro local.
Eu gostaria que Vancouver voltasse , gosto muito mais do que Toronto, azar é o deles se não conseguirem realizar uma segunda prova da Indy!!!
A Indy no Canadá é muito querida.
Burrice do prefeito? PQP...o cara não por dinheiro PÚBLICO como fizeram na SPINDY300 para colocar em educação, saúde, emprego, habitação...é burrice?
Quem organiza é a tal Octane e IndyCar. Tem nego que acha que o mundo tem que parar e mudar o foco para ter corrida, jogo, rodeio...
Chega logo 2012 pro mundo acabar logo...
Foi colocado no texto que "A cidade de Edmonton gastou mais de 12 milhões...." A impressão que fica é que a prefeitura local investiu na corrida. Agora, não sou contra os órgãos de governo participarem da realização de eventos já que trazem investimentos para a cidade. É igual a escolinha que organiza a festa junina: ela compra os comes e bebes, prepara a "fugeira", a decoração e por isso gasta uns trocadinhos. No final, com o lucro das barraquinhas, você tem um dinheirinho pra mais e com ele você pode comprar o DVD ou o computador para a secretaria. Então a Prefeitura de SP investiu em um evento que abarrotou hotéis e atraiu turistas que gastaram em lojas e bares. Além do movimento entre empresas envolvidas no evento. ´Se tem roubalheira, ou não, isso é uma questão de Ministério Público (poder judiciário ) e principalmente a população que tem que fiscalizar o que está acontecendo...
Ótima notícia!
Essa era a corrida mais ridícula do campeonato. Corrida se faz em autódromo, no máximo em circuito de rua, que pessoalmente não gosto. Em aeroporto sempre foi uma piada!
SIM! Corrida em circuito de aeroporto é uma merda sim...Cleveland era chato né JUNIOR? Fassavor sinhá moça.
Para Edmonton a F-Indy era boa no sentido de divulgar o nome da cidade mundialmente.
Além da F-Indy, o que mais de importante acontece em Edmonton a nível internacional?
O fato dela ter um dos maiores shopping centers do mundo há quase 30 anos, o West Edmonton Mall?
Edmonton ficou mais famosa por causa da F-Indy, e a perda da corrida é perda de visibilidade que a cidade teria, e isso gera uma imagem melhor da cidade, que atrai turistas e investidores.
E com mais turismo e investimento, a prefeitura de Edmonton teria como investir em saúde e educação (mesmo que, no caso canadense, esses problemas são bem menos graves do que no caso brasileiro).
Agora Edmonton ficou mais fraca na atração de turistas e investidores por não ter um evento que divulgue internacionalmente o nome da cidade.
E não é a 1ª vez na história que Edmonton dá um tiro no pé ao perder eventos de automobilismo. Entre fins dos anos 60 e início dos anos 80, Edmonton tinha um autódromo misto permanente, o Edmonton International Speedway, que sediou corridas da badalada Can-Am, além de outros eventos canadenses e norte-americanos. Em 1983 o autódromo foi fechado e a área loteada para fins residenciais.
O traçado era uma merda, a corrida do ano passado foi um lixo completo sem emoção nenhuma, a não ser pelo Helinho querendo bater no diretor da Indy, essa foi a maior emoção da corrida. PISTA RUIM, adeus.
Tomara que volte uma pista de "aeroporto" de verdade, igual era Cleveland.
Já que Edmonton saiu do calendário do ano que vem, não seria o caso da direção da Indy colocar outra pista canadense que possa substituí-la? Eu não sei se irão concordar comigo, mas uma pista que seria ótima para ocupar o lugar de Edmonton seria o Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, onde a saudosa ChampCar já correu e que atualmente faz parte do calendário da Fórmula-1. Na minha opinião, ele tem um dos melhores traçados e permite muitas ultrapassagens.
Nesse sentido, a corrida de St. Petersburg é uma porcaria também, já que aproveita um trecho de aeroporto. Não concordo... O traçado é meio defasado, mas a corrida é um sucesso. Acho que já anunciavam o fim dela desde o ano passado, mas agora me parece que foi definitivo. Pode ser que até Mont Tremblant pode ser utilizada, vamos ver... Acho que Montreal, Quebec e Vancouver podem entrar na parada!!!
Ao Harry Jr: Não fale asneiras! Corrida em aeroporto é sempre um máximo, não é pq Edmonton não era grandes coisa que "não se faz corrida em aeroporto", é a maior burrice que eu já li, acho que não tinha ferro no leite da sua mãe.. Por mim fariam um campeonato só em aeroporto, bem melhor que correr na rua estreita e cercada de muros..
Sobre a corrida substituta, li em sites americanos que estão realmente aventando o nome de Calgary, cidade grande que também fica no mesmo estado de Alberta, oeste do Canadá, na qual fica Edmonton.
Houve citações de VANCOUVER, cidade que sediou a Fórmula Indy de 1990 até 2004 em um circuito de rua na região do BC Place Stadium. Como Vancouver em 2004 ganhou do COI o direito de sediar as Olimpíadas de Inverno de 2010, a prefeitura desistiu de investir na corrida da F-Indy e passou a concentrar todos os investimentos nas obras para a competição olímpica que aconteceu no último mês de fevereiro.
Agora, com a Olimpíada de Inverno sendo parte do passado, dá para Vancouver voltar a sediar a F-Indy. O problema vai ser o local, já que construíram arenas olimpicas e outras obras no local da área do paddock de ambos os traçados de Vancouver (o traçado de 1990-1997 e o de 1998-2004 usavam o mesmo paddock, mas utilizaram retas diferentes ao lado do paddock como retas dos boxes).
Sobre Montréal, pelo que sei, a prefeitura de Montréal só libera a Octane Management de utilizar a Ilha de Notre Damme para a montagem do Circuito Gilles Villeneuve apenas DUAS vezes por ano: Uma em junho (GP do Canadá de F-1) e outra em agosto (evento da Nascar Nationwide em conjunto com a Rolex/Grand-Am). Conseguir uma 3ª data para a F-Indy vai ser quase impossível...
Mas naquela região do Canadá aventaram mais a possibilidade de levar a corrida ao Quebéc. Circuito de rua na Cidade do Quebéc? Mont-Tremblant?
Se for para viajar na maionese, eu gostaria que a Indy voltasse ao Sanair Superspeedway: Matava 3 coelhos em 1 tiro só, adicionava mais 1 oval ao calendário da Indy (que anda com a tendência de ficar com a maioria de mistos), mantinha a 2ª corrida canadense, e competia próximo da cidade de Montréal. A questão é a infra-estrutura do tri-oval de 0.826 milha que foi pouco utilizado nos últimos anos pela Nascar Canadian Tire Series, e que a F-Indy competiu pela última vez em Setembro de 1986, ou seja, 1/4 de século antes.
Putz, queria mesmo é ver Laguna Seca de volta!
Não é no Canadá, mas seria o máximo!
Essa corrida no Canadá foi a primeira que vi da Indy em 1985 pela Band. Eu estranhei o fato dos carros parecerem correr em linha reta indefinidamente (é claro que sabia que era oval), mas estranhei muito já que estava acostumado com os mistos da F1.
Ótima idéia Thomperson!!!
O Harry Jr. em que planeta vc ta o cara?!!!
Cleveland é um baita pista de sucesso na Indy e muito solicitada novamente no calendário por nós torcedores e saudosistas, procure se informar melhor por que essa é a melhor pista de aeroporto que conheço!!!!
Na minha opinião, Edmonton (com traçado novo ou velho) sempre proporcionou corridas chatas, com um atrás do outro e poucas ultrapassagens. Não pode ser comparado com Cleveland, esse sim o circuito de aeroporto por excelência em se tratando de Indy.
A melhor reposição seria exatamente o retorno ao Burke Lakefront Airport (em Cleveland, Ohio), mas infelizmente pelo que li a Indy tem intenção de substituir Edmonton com outra etapa no Canadá mesmo. Nesse caso, voto em Vancouver.
Na verdade, não são nada animadoras as últimas notícias da categoria (pilotos bons ficando sem equipes, provas dependendo de confirmações, cancelamentos...).
Em termos de calendário, agora podiam entrar tanto Las Vegas quanto Fontana (já que a temporada está encolhendo e não aumentando). Um acordo de última hora com Cleveland seria a grande notícia.
Acho engraçado as pessoas falarem que a Indy é a solução para tudo por onde passa. A maior interessada é ela, IndyCar...alguém sabe a receita que gera o aeroporto gera em uma semana em proporção ao evento?
Se Edmonton está fora do calendário da temporada 2011, a Indy deveria incluir Laguna Seca, Elkart Lake, Cleveand, Surfer's Paradise ou Michigan!
Anônimo, infelizmente ainda vai demorar para termos todas essas pistas de volta. Mas com certeza a saída de Edmonton é interessante por abrir espaço no calendário. A Indy deve realmente avaliar certos negócios nos tempos atuais, acho que tem muita corrida de rua (e sempre sujeitas a "trovoadas e tempestades") por exemplo. Melhor mesmo é ir pra circuitos tradicionais, vide Road America, Michigan, Portland, Laguna...Aos pouquinhos chegamos lá!
A crise nos EUA tá apertando. Tem lugar lá que já está em 14% de desemprego. Há uma forte retração no mercado americano e é claro isso tá influênciando a Indy. Acho que o négócio é buscar novos mercados mesmo. Vão ter que repensar o número de corridas no calendário. De repente não dá pra fazer 17 corridas e tudo pode indicar (se o pessoal pensar de forma sensata) que outro país pode entrar na temporada, caso contráro vai ser menos de 17 corridas.
Pois é, o risco é virar uma categoria caça-níquel que corra aonde ofereçam grana, só para sobreviver.
Posso estar escrevendo besteira (financeiramente falando), mas a meu ver a solução seria voltar a correr aonde o esporte tem tradição= Road America, Cleveland, Portland, Michigan.
Nessas pistas que a Indy correu e viveu sua fase de glória, décadas de 1980/1990. Os fãs se acostumaram com a categoria. Jamais a Indy deveria ter deixado de correr nesses circuitos.
Ruim é pra o Paul Tracy né...em seu twitter ele postou ter grana pra temporada toda, mais, com o cancelamento de Edmonton, isso dificulta sua relação com os patrocinadores...Mais ainda torçamos...Pois como falou-se na comu da F-indy... Ele é monstro em conseguir grana e se olharmos as últimas duas provas neste circuito ele largou lá atrás e chegou em 4º e 6º(em 2010 ele foi jogado pra fora pelo Briscoe na última relargada...rs). Ele é show e sua volta é primordial pra emoção e pros fãs da indy voltarem.
Mid-Ohio tem muito público...
Me lembro que na CART e Champ Car, mesmo lá, a galera começou a sumir. Com a reunificação, as pistas que eram do calendário da Indy antiga (Long beach, Milwalkee, Edmonton, Toronto, Mid-Ohio)que foram incorporadas pela IRL passaram a ter mais gente assistindo. Pra mim acho que poderia ser considerada a possibilidade de Cleveland, Elkhart Lake e Portland voltarem... Mas continuo com a opinião de que outros países interessados poderiam entrar também....
Poderiam inovar e fazer uma corrida na Finlândia (Claro se tiver condições) onde o povo é apaixonado por automobilismo. :)
Sabe que eu ja pensei sobre isso, pelo menos se a Indy resolver se interncionalizar que seja pelo menos para correr em paises da Europa onda a F-1 não passa nem perto.
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