Adeus Paul Newman...

Paul Leonard Newman, foi um ator e diretor cinematográfico norte-americano e apaixonado pela velocidade.
Todos os jornais informaram isso. Sim, todos sabemos do grande ator que ele foi, mas o qual o tamanho da paixão pela velocidade que Paul Newman teria?
Como se trata de um primeiro post, vou mostrar a paixão pela velocidade deste homem através de fotos.

Kart:

Sempre que tinha tempo, Paul resolvia "desenferrujar" e partia para umas voltinhas de kart com alguns amigos seus, e não era qualquer um não, veja na foto ao lado com quem Newman(#2) pilotova kart:Jimmy (#12), Tagliani (#8) e Jourdain Jr. (#9).

NEWMAN/HAAS RACING


Paul Newman se destacou como piloto amador, correndo em carros esporte nos EUA e na Europa, onde chegou a conseguir um segundo lugar na categoria esporte das 24 Horas de Le Mans com um Porsche 935. Nos anos 80 se envolveu com a Fórmula Indy, onde se tornou sócio-proprietário da equipe Newman-Haas Racing. O outro sócio da equipe é Carl Haas. A partir de 2007, Mike Lanigan assumiu uma parte da da equipe levando seu sobrenome ao nome da equipe. A equipe Newman Haas Lanigan pode ser considerada uma das mais famosas e importantes equipes da história da Fórmula Indy. Teve pilotos como: Mario Andretti, Michael Andretti, Teo Fabi, Alan Jones, Paul Tracy, Christian Fittipaldi, Roberto Moreno, Cristiano da Matta, Bruno Junqueira, Sebastien Bourdais, Oriol Sérvia, Graham Rahal, e Justin Wilson, estes dois últimos são atuais pilotos da equipe e disputaram o campeonato da IndyCar deste ano, onde cada um deles obteve uma vitória. A equipe é detentora de 8 títulos (considerando a Fórmula Indy, CART e ChampCar) com:

Pilotos/Nº de títulos
Mario Andretti (1)
Michael Andretti (1)
Nigel Mansell (1)
Cristiano da Matta (1)
Senastien Bourdais (4)


Brasileiros: A partir de meados dos anos 90, Paul e Carl quase sempre contaram com ajuda de agum piloto brasileiro, e todos eles conseguiram vitórias em suas passagens pela equipe NHR.

CHRISTIAN FITTIPALDI

O primeiro ate a oportunidade de guiar os carros de Lincolnshire, mas levou três ano e meio para ter seu primeiro triunfo, que foi em Road America no ano de 1999. O piloto brasileiro conseguiu sua segunda vitória um ano depois na última etapa do campeonato, no SuperSpeedway da Califórnia, em Fontana. Christian correu pela escuderia de 1996 a 2002.


ROBERTO MORENO

O segundo brasileiro a passar pela equipe foi Roberto Pupo Moreno, não como titular, sempre como piloto substituto, realizando um total de doze provas pela equipe entre 1997 e 1999, sempre no carro #11 de Christian Fittipaldi. Seu melhor resultado foi um segundo lugar em Laguna Seca em 1999.





CRISTIANO DA MATTA

O mineiro Cristiano da Matta correu apenas duas temporadas na equipe de Paul, mas ele foi o principal nome dentres nossos pilotos a passarem pela equipe. Em seu ano de estréia na NHR, Cristiano ganhou logo em sua primeira corrida no ano e 2001, com o carro #6 onde substituiu Michael Andretti que estava na equipe desde 1995. Da Matta venceu no México, e depois conseguiu vencer em Surfer's Paradise e em Fontana. No ano seguinte Cristiano da Matta conseguiu o título da categoria, o quarto da escuderia. Cristiano venceu mais uma vez no México, novamente a primeira corrid do ano, e por mais seis vezes: Laguna Seca, Portland, Toronto, Chicago, Elkhart Lake e Miami.


BRUNO JUNQUEIRA

Bruno Junqueira foi o quarto piloto brasileiro a passar pela equipe Newman Haas. Entrou na equipe em 2003 e obteve duas vitórias, em Elkhart Lake e Denver. No ano seguinte Bruno conquistou mais duas vitórias, em Montreal e Surfer's Paradise na Austrália. Em 2005, Bruno correu apenas três provas no ano, duas pela ChampCar e venceu em Monterrey no México e uma corrida na IRL, onde bateu e ficou fora das pitas por mais de seis meses. Permaneceu na equipe até o fim de 2006.





Paul Newman 26/01/1925 - 26/09/2008

Valeu por tudo Paul, fique com DEUS.

1 comentários:

rodrigo disse...

po,muito boa a materia sobre o paul newman.um otimo ator,e um apaixonado por automolbilismo.e um otimo piloto tbm!paul newman deve ficar eternizado.a proposito,foi o roberto taborda,de uruguaiana,que me indicou o teu blog.

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics