Proposta do Blog da Indy II

Corrida deve ser mesmo na região do Anhembi.

Três dias depois de confirmado a cidade sede da etapa brasileira da Fórmula Indy, o local a ser escolhido ainda segue como mistério, ou pode não ter mistério pois pode não ter circuito ainda. O que se sabe é que a região do Anhembi é a mais cotada para ser palco dos carros da Fórmula Indy.

O Blog da Indy mais uma vez se propôs a ajudar e planejou um circuito onde poderia haver alguns pontos de ultrapassagens. O circuito proposto pelo Blog da Indy teria 4,3 km de extensão e foi baseado na área em que está sendo cogitada.

A reta da Marginal Tietê na qual é cogitada tem aproximadamente 1,5 km o que é quase inaceitável em tempos atuais no automobilismo, ainda mais se tratando de uma pista de rua. A solução encontrada por nós foi colocar uma chicane no meio desta reta. A segunda parte era a entrada no sambódromo passando antes pela Avenida Olavo Fontoura. No final da reta do sambódromo haveria uma curva de 90°sendo um ponto de ultrapassagem. Saindo do sambódromo por um “grampo”, os carros voltaria a fazer a Avenida Olavo Fontoura e segue em direção a Praça Campo de Bagatelle fazendo uma curva em altíssima velocidade e completando ¼ do redondo desta praça pegando sentindo a pista oposta da Av. Santos Dumont, sendo outro ponto de ultrapassagem pois teria uma curva de baixa velocidade.

A pista continua virando a direita para a Rua Marechal Leitão de Carvalho em direção ao Pavilhão de exposições e chegando em frente a ele virando em mais uma curva de 90° lembrando um pouco o circuito de Houston que fez parte da CART de 1998 a 2001.

A pista tem seu fim quando os carros contornam a parte leste e sul do pavilhão de exposições somando seus 4,3 km aproximados e a pista seria composta por 13 curvas. Os boxes seriam pararelo a Marginal Tietê onde está em azul.


Deixe seu comentário ou sua proposta clicando aqui.

É um local muito complicado para se fazer uma pista de corrida, possivelmente qualquer traçado imaginado nesta região poderá render uma corrida não muito atrativa para o publico que prestigiar pela TV, mas quem estiver presente certamente curtirá ver os carros da Indy sejam onde for.

15 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde,

Essa corrida era para ser em Interlagos!!!

e se fosse sonhar demais...se houvesse tempo, disposição e principalmente coragem...poderia ser no anel externo!

era um tapa na kra da Globo!

Abraço

Alexandre Medeiros
Natal RN

Anônimo disse...

Hummm, é mais extensa que a proposta que te enviei, o que seria mais interessante. Mas falta segurança: não há áreas de escape no final do trecho do Sambódromo e no final da Marechal Leitão de Carvalho. A curva da Marginal para a Olavo Fontoura utilizaria uma pista estreita ao lado de um posto de gasolina, além de interditar a pista local por uma extensão maior. O espaço da chicana na pista da Marginal que está disponível coloca-se mais à frente, atrás da arquibancada principal, de acordo com o desenho que te enviei, que, aliás, é mais próximo do que foi anteriormente divulgado pelo Estadão do dia 27. Mas é isso aí, muitas opções devem ser divulgadas e divulgadas para chegarmos a uma pista interessante! Sucesso!
Adriano Reis - Goiânia

Iron disse...

Com certeza, o pessoal da Indy está estudando uma melhor alternativa... Não acho que o pessoal das equipes vão gostar de estarem em frente a um rio esgotão feito o Tietê. Deve-se escolher um local turístico e a pista não precisa ser tão extensa... Das tres apresentadas a melhor é a do Campo de Marte aproveitando a pista do aeroporto... É preciso correr contra o tempo...

Marco Matsumoto disse...

No final de semana do evento tudo estará interditado. Nesse traçado proposto existem áreas comerciais e residenciais? Isto pode ser um problema para as pessoas que trabalham ou moram na região. Também é preciso pensar no espaço para o paddock, imprensa, etc.

Natanael disse...

Eu apostaria num circuito de rua com no máximo duas retas longas e o restante bem travado, tudo em nome da segurança ainda mais se tratando de circuito de rua. A sugestão 2 acredito que não se "encaixa" no perfil de pista que deve ser utilizado aqui. Fora que teria que saber a largura das ruas. Ou vão querer fazer quem nem St. Petesburgh onde há trechos que cabe um carro só?

Tommy Lee Rola disse...

Para quebrar brigar com a globo basta colocar no tracado da F1, porém seria interessantissimo o anel externo de Interlagos, teriam muitas ultrapassagens, por angulos diferentes ainda sem ser oval o ajuste e braço seriam cruciais.

Anônimo disse...

fora que no autodromo o investimento seria minimo por aproveitar uma extrutura quase totalmente existente, sem foder o fodido transito de sao paulo.

ai sim o retorno lucrativo para a cidade seria de bom tamanho.

eu com 10 milhoes construo ate um autodromo novo, pra que gastar 12milhoes pra correr em um monte de rua esburacada, para todo mundo dizer que foi um fiasco?

Anônimo disse...

Acho que o mais viável é fazer um traçado alternativo dentro de interlagos (acho que dá para usar o traçado atual, mas o organizador brasileiro acha que não). Alguma coisa parecida com o que fizeram no Rio, quando teve corrida lá.

Existe muita coisa que tem que ser feita para um traçado de rua num lugar como este ex: trocar todo o asfalto (já que não pode ter nenhuma irregularidade) e não podem haver ávores em volta. Um piloto da Indy já morreu em Toronto pq o carro decolou e bateu numa árvore. Esse traçado é cheio de árvores em cima da pista e em volta. Não acho que a população irá deixar arrancar as árvores por causa de uma corrida.

Iron disse...

Muito boa sugestão do nosso amigo "Anônimo". Deveria se usar o bom senso e aproveitar algum trecho de Interlagos. Agora, na minha opinião, o pessoal da Indy e os responsáveis aqui no Brasil tem que decidir logo - de preferência até Janeiro - para que as obras já comecem. Alguma coisa tem que começar a sair do papel e uma delas é a definição do lugar onde se vai correr, caso contrário, até março, a prova pode ser adiada.

Douglas Praça disse...

Acredito que circuito sugerido é muito bom e eu até pensei vendo o traçado em inverter o sentido (tetar anti-horario), mas se realmente querem fazer na zona norte poderiam utilizar a braz leme, santos dumont, são avenidas largas. e como todos já comentaram é necessário começar logo, pois, com certeza todo o asfalto da pista tera que ser refeito.

Anônimo disse...

Também prefiro o anel externo de Interlagos, é muito mais velocidade, se possível com a Stock Car como evento suporte.

Guilherme F. - SP/SP

Iron disse...

Os caras parecem estar estudando uma melhor fórmula para o GP... A empresa responsável pelo evento diz que vai alterar alguma coisa no Anhembi, o que já é um progresso. O meu comentário acima tinha a ver com a morosidade para se resolver as coisas, mas ao que tudo indica parece que de forma "mineirinha" a coisa pode sair bem mais calma do que parece...

Anônimo disse...

OVAL DE INTERLAGOS!

Mauricio Moreno disse...

OI gente... tenho um design de uma pista no ibira.. esta no meu site de facebook.. Dêm uma olhada:
http://www.facebook.com/#/photo.php?pid=859386&o=all&op=1&view=all&subj=52534855847&aid=-1&id=1146111853

Valeu!!

Anônimo disse...

ola amigos ! todo circuito de rua e assim mesmo!cheio de paredoes e arvores se envestirem em segurança com certeza vai ser um bom evento eu ja participei de ventos de rua sao perigosos mas o esporte em si e perigoso mas se esta dito que o evento pode ser realizado aqui em sp e porque ja teve um estudo grato davi

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics