Chicago abre série de corridas em circuitos ovais.

Chicagoland Speedway é palco da 14ª etapa do campeonato da Fórmula Indy

Após cinco meses de disputas na Fórmula Indy nesta temporada o líder do campeonato continua o mesmo, o australiano Will Power. Desde que recebeu a bandeira quadriculada na São Paulo Indy 300 em 14 de março, Power não vê ninguém a sua frente na tabela de pontos. O piloto da Penske soma 514 pontos na classificação geral contra 455 pontos do escocês Dario Franchitti, segundo colocado no campeonato.

O oval de Chicagoland Speedway tem 2.4 km de extensão.

A batalha entre estes dois pilotos continua no próximo sábado (28) com a disputa do Grande Prêmio de Chicago, 14ª etapa do campeonato 2010 da Fórmula Indy. A corrida no Chicagoland Speedway marca a abertura da fase final do campeonato, restando apenas quatro corridas a serem disputadas, todas em circuitos ovais de 2.4 km de extensão.

Localizado na cidade de Joliet, com pouco mais de cem mil habitantes, o circuito de Chicagoland receberá pela 10ª vez consecutiva uma etapa da Fórmula Indy. O autódromo começou a ser construído no final da década de 90. A inauguração da pista aconteceu em 2001 com corridas da Nascar e da Fórmula Indy. Esta pista custou aproximadamente 130 milhões de dólares.

O maior susto da vida de Ryan Briscoe em 2005 correndo pela Chip Ganassi Racing.

A configuração da pista de Chicago permite disputas de até três carros lado a lado na pista. Nas curvas, a inclinação chega a 18°, já na reta oposta, a inclinação tem seu menor ângulo, 4°. O autódromo tem capacidade para receber 75 mil pessoas.

Serão apenas dois dias de atividades na pista de Chicagoland Speedway, na sexta-feira (27) e no sábado (28). O Grande Prêmio de Chicago acontece neste sábado a partir das 21h.

Mudança no sistema do treino classificatório

Nesta terça-feira (24) a Fórmula Indy fez uma alteração no regulamento desportivo da categoria. Devido ao grande número de carros inscritos para a corrida, 29, o treino classificatório não será mais disputado em quatro voltas e sim em apenas duas voltas. O piloto sairá do pit-lane e terá direito a duas voltas de aquecimento e na terceira passagem começará a ser cronometrado o tempo de suas duas voltas rápidas.

Confira a programação para o GP de Chicago:

Sexta-feira (27/08)
11h15 – 12h15: Treino livre
15h00 – 16h30: Treino classificatório
19h00 - 19h30: Treino livre

Sábado (28/08)
21h00: Grande Prêmio de Chicago (200 voltas)

Poles

2001 – Jaques Lazier - Menard
2002 – Sam Hornish Jr. – Panther Racing
2003 – Richie Hearn – Menard
2004 – Hélio Castroneves – Penske
2005 – Danica Patrick – Rahal Letterman
2006 – Sam Hornish Jr. – Penske
2007 – Dario Franchitti – Andretti Green Racing
2008 – Ryan Briscoe - Penske
2009 – Ryan Briscoe - Penske

Vitórias

2001 – Jaques Lazier - Menard
2002 – Sam Hornish Jr. – Panther Racing
2003 – Sam Hornish Jr. - Panther Racing
2004 – Adrian Fernandez – Fernandez Racing
2005 – Dan Wheldon – Andretti Green Racing
2006 – Dan Wheldon – Chip Ganassi Racing
2007 – Dario Franchitti – Andretti Green Racing
2008 – Hélio Castroneves – Penske
2009 – Ryan Briscoe - Penske

10 comentários:

Alexandre Lourenço disse...

Eu gostaria de saber se por acaso o Chip Ganassi ainda é o dono da pista de Chicago?

Jackson Lincoln Lopes disse...

Alexandre:

Em Chicago havia dois circuitos ovais, o Chicago Motor Speedway (do Chip Ganassi) e o Chicagoland Speedway (local que será realizado a corrida deste sábado.

O Chicago Motor Speedway foi construído por Chip Ganassi em 1998. Esta pista recebeu corridas da CART entre os anos de 99 e 2002. Cristiano da Matta ganhou duas provas, em 2000 e 2002. Hoje esta pista já está demolida. Estima-se que Chip Ganassi gastou mais de 60 milhões de dólares com o autódromo.

A IndyCar Series (organizada pela Indy Racing League) nunca realizou provas no Chicago Motor Speedway, apenas no Chicagoland Speedway.

Anônimo disse...

O Chicagoland Speedway pertence a poderosa ISC, que é dona também dos circuitos de Talladega, Daytona, Michigan, etc. e dona da NASCAR. Ela não fica exatamente na cidade de Chicago, mas em Joliet, na região da "Grande Chicago", que é chamada de Chicagoland.

Esse circuito fica próximo do trecho inicial da famosa estrada Rota 66, que ligava antigamente o estado de Illinois ao estado da California e que hoje encontra-se abandonada em sua maior extensão.

Alexandre Lourenço disse...

Caraca !!!!
O Chip Ganassi levou o maior prejú se metendo a dono de circuito, e olha que hoje em dia eu acho que nem o Roger Penske é mais dono de algum circuito como antigamente, mas obrigado mais uma vez Jackson pela sua atenção.
Ahhh !! o que está achando desse rebú que ta rolando sobre o Dallara 2012 entre as equipes?
O que estaria incluido nesse pacote técnico que serão aplicados nos novos modelos?
O pacote desse Dallara atual não poderia ser aproveitado nesses carros pelo menos no primeiro ano pra baratear mais?

Anônimo disse...

Roger Penske foi dono dos circuitos de Michigan, Fontana, Nazareth, Homestead e Rockingham. Eles foram todos vendidos para a ISC em 1999. Considerando que o Greg Moore morreu num acidente no circuito de Fontana quando ele já havia sido vendido para a ISC, o Roger Penske se livrou de uma bela dor de cabeça.

Anônimo disse...

Sobre o rebu, está me parecendo muito mais jogo de poder do que aspecto econômico. A categoria pertence a IRL e é ela que dita as regras e determina o que deve ser feito. Os donos de equipe devem estar querendo ter maior poder de decisão sobre a categoria, tal como era antigamente na época da CART.

O carro de 2012 é muito mais barato que o atual, que é basicamente o modelo de 2003, então não deve ser problema econôomico.

Quanto ao reaproveitamento das peças da aerodinâmica desse chassi atual no chassi 2012 acho que não dá para usar, pois o bico é diferente, o aerofólio traseiro é diferente e os pneus traseiros devem ser protegidos para evitar que eles encostem nos pneus do adversário e o carro seja catapultado. É um carro completamente novo.

Ouvi que o carro Dallara atual foi desenvolvido em 2003, quando a IRL só corria em ovais. Então é um carro para ovais que acaba correndo em mistos. No caso do carro de 2012, ele será um carro para mistos que correrá também em ovais, ou seja, terá desde o nascimento uma vocação diferente.

leonardo-pe disse...

e bote preju nisso.U$$ 60 milhões,é dinheiro cara!quais são as outras pistas q já foram indye foram demolidas?soube q nazareth foi demolida.aguardo resposta.

Anônimo disse...

Se alguém lembrar de mais alguma por favor acrescentem:

Circuitos onde a Indy correu e que foram abandonados e destruídos:
- Langhorne Speedway (Pennsylvania)
- Ontario Motor Speedway (California)
- Trenton Speedway (New Jersey)
- Riversidade Raceway (California)
- Oval Emerson Fittipaldi em Jacarepaguá-Rio de Janeiro
- Nazareth Speedway (Nazareth, Pennsylvania)
- Chicago Motor Speedway (Cicero, Illinois)
- Walt Disney World Speedway (Orlando, Florida)

Circuito que foi abandonado e correu sério risco mas renasceu das cinzas:
- Pikes Peak International Raceway (Fountain, Colorado)

Anônimo disse...

Em tempo: é Riverside e não Riversidade como foi escrito. A pista do oval da Disney ainda existe e é usada pela escola de pilotagem do Richard Petty mas as arquibancadas e outras instalações já não estão mais lá. Então corrida na Disney nunca mais. Esse circuito é histórico porque sediou a primeira corrida disputada pela IRL, em Janeiro de 1996.

Alexandre Lourenço disse...

Grato sr. anonimo pela sua atenção e pra mim ficou bem claro.

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics