Após cinco meses de disputas na Fórmula Indy nesta temporada o líder do campeonato continua o mesmo, o australiano Will Power. Desde que recebeu a bandeira quadriculada na São Paulo Indy 300 em 14 de março, Power não vê ninguém a sua frente na tabela de pontos. O piloto da Penske soma 514 pontos na classificação geral contra 455 pontos do escocês Dario Franchitti, segundo colocado no campeonato.
A batalha entre estes dois pilotos continua no próximo sábado (28) com a disputa do Grande Prêmio de Chicago, 14ª etapa do campeonato 2010 da Fórmula Indy. A corrida no Chicagoland Speedway marca a abertura da fase final do campeonato, restando apenas quatro corridas a serem disputadas, todas em circuitos ovais de 2.4 km de extensão.
Localizado na cidade de Joliet, com pouco mais de cem mil habitantes, o circuito de Chicagoland receberá pela 10ª vez consecutiva uma etapa da Fórmula Indy. O autódromo começou a ser construído no final da década de 90. A inauguração da pista aconteceu em 2001 com corridas da Nascar e da Fórmula Indy. Esta pista custou aproximadamente 130 milhões de dólares.
A configuração da pista de Chicago permite disputas de até três carros lado a lado na pista. Nas curvas, a inclinação chega a 18°, já na reta oposta, a inclinação tem seu menor ângulo, 4°. O autódromo tem capacidade para receber 75 mil pessoas.
Serão apenas dois dias de atividades na pista de Chicagoland Speedway, na sexta-feira (27) e no sábado (28). O Grande Prêmio de Chicago acontece neste sábado a partir das 21h.
Mudança no sistema do treino classificatório
Nesta terça-feira (24) a Fórmula Indy fez uma alteração no regulamento desportivo da categoria. Devido ao grande número de carros inscritos para a corrida, 29, o treino classificatório não será mais disputado em quatro voltas e sim em apenas duas voltas. O piloto sairá do pit-lane e terá direito a duas voltas de aquecimento e na terceira passagem começará a ser cronometrado o tempo de suas duas voltas rápidas.
Confira a programação para o GP de Chicago:
Sexta-feira (27/08)
11h15 – 12h15: Treino livre
15h00 – 16h30: Treino classificatório
19h00 - 19h30: Treino livre
Sábado (28/08)
21h00: Grande Prêmio de Chicago (200 voltas)
Poles
2001 – Jaques Lazier - Menard
2002 – Sam Hornish Jr. – Panther Racing
2003 – Richie Hearn – Menard
2004 – Hélio Castroneves – Penske
2005 – Danica Patrick – Rahal Letterman
2006 – Sam Hornish Jr. – Penske
2007 – Dario Franchitti – Andretti Green Racing
2008 – Ryan Briscoe - Penske
2009 – Ryan Briscoe - Penske
Vitórias
2001 – Jaques Lazier - Menard
2002 – Sam Hornish Jr. – Panther Racing
2003 – Sam Hornish Jr. - Panther Racing
2004 – Adrian Fernandez – Fernandez Racing
2005 – Dan Wheldon – Andretti Green Racing
2006 – Dan Wheldon – Chip Ganassi Racing
2007 – Dario Franchitti – Andretti Green Racing
2008 – Hélio Castroneves – Penske
2009 – Ryan Briscoe - Penske
10 comentários:
Eu gostaria de saber se por acaso o Chip Ganassi ainda é o dono da pista de Chicago?
Alexandre:
Em Chicago havia dois circuitos ovais, o Chicago Motor Speedway (do Chip Ganassi) e o Chicagoland Speedway (local que será realizado a corrida deste sábado.
O Chicago Motor Speedway foi construído por Chip Ganassi em 1998. Esta pista recebeu corridas da CART entre os anos de 99 e 2002. Cristiano da Matta ganhou duas provas, em 2000 e 2002. Hoje esta pista já está demolida. Estima-se que Chip Ganassi gastou mais de 60 milhões de dólares com o autódromo.
A IndyCar Series (organizada pela Indy Racing League) nunca realizou provas no Chicago Motor Speedway, apenas no Chicagoland Speedway.
O Chicagoland Speedway pertence a poderosa ISC, que é dona também dos circuitos de Talladega, Daytona, Michigan, etc. e dona da NASCAR. Ela não fica exatamente na cidade de Chicago, mas em Joliet, na região da "Grande Chicago", que é chamada de Chicagoland.
Esse circuito fica próximo do trecho inicial da famosa estrada Rota 66, que ligava antigamente o estado de Illinois ao estado da California e que hoje encontra-se abandonada em sua maior extensão.
Caraca !!!!
O Chip Ganassi levou o maior prejú se metendo a dono de circuito, e olha que hoje em dia eu acho que nem o Roger Penske é mais dono de algum circuito como antigamente, mas obrigado mais uma vez Jackson pela sua atenção.
Ahhh !! o que está achando desse rebú que ta rolando sobre o Dallara 2012 entre as equipes?
O que estaria incluido nesse pacote técnico que serão aplicados nos novos modelos?
O pacote desse Dallara atual não poderia ser aproveitado nesses carros pelo menos no primeiro ano pra baratear mais?
Roger Penske foi dono dos circuitos de Michigan, Fontana, Nazareth, Homestead e Rockingham. Eles foram todos vendidos para a ISC em 1999. Considerando que o Greg Moore morreu num acidente no circuito de Fontana quando ele já havia sido vendido para a ISC, o Roger Penske se livrou de uma bela dor de cabeça.
Sobre o rebu, está me parecendo muito mais jogo de poder do que aspecto econômico. A categoria pertence a IRL e é ela que dita as regras e determina o que deve ser feito. Os donos de equipe devem estar querendo ter maior poder de decisão sobre a categoria, tal como era antigamente na época da CART.
O carro de 2012 é muito mais barato que o atual, que é basicamente o modelo de 2003, então não deve ser problema econôomico.
Quanto ao reaproveitamento das peças da aerodinâmica desse chassi atual no chassi 2012 acho que não dá para usar, pois o bico é diferente, o aerofólio traseiro é diferente e os pneus traseiros devem ser protegidos para evitar que eles encostem nos pneus do adversário e o carro seja catapultado. É um carro completamente novo.
Ouvi que o carro Dallara atual foi desenvolvido em 2003, quando a IRL só corria em ovais. Então é um carro para ovais que acaba correndo em mistos. No caso do carro de 2012, ele será um carro para mistos que correrá também em ovais, ou seja, terá desde o nascimento uma vocação diferente.
e bote preju nisso.U$$ 60 milhões,é dinheiro cara!quais são as outras pistas q já foram indye foram demolidas?soube q nazareth foi demolida.aguardo resposta.
Se alguém lembrar de mais alguma por favor acrescentem:
Circuitos onde a Indy correu e que foram abandonados e destruídos:
- Langhorne Speedway (Pennsylvania)
- Ontario Motor Speedway (California)
- Trenton Speedway (New Jersey)
- Riversidade Raceway (California)
- Oval Emerson Fittipaldi em Jacarepaguá-Rio de Janeiro
- Nazareth Speedway (Nazareth, Pennsylvania)
- Chicago Motor Speedway (Cicero, Illinois)
- Walt Disney World Speedway (Orlando, Florida)
Circuito que foi abandonado e correu sério risco mas renasceu das cinzas:
- Pikes Peak International Raceway (Fountain, Colorado)
Em tempo: é Riverside e não Riversidade como foi escrito. A pista do oval da Disney ainda existe e é usada pela escola de pilotagem do Richard Petty mas as arquibancadas e outras instalações já não estão mais lá. Então corrida na Disney nunca mais. Esse circuito é histórico porque sediou a primeira corrida disputada pela IRL, em Janeiro de 1996.
Grato sr. anonimo pela sua atenção e pra mim ficou bem claro.
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